Configurando um Nuvi 250...
-
Configurando um Nuvi 250...
Prezados amigos do fórum,
Sou novato no fórum. Sou moderador em outro site e sei qto é ruim qdo colocam tópicos repitidos e pior ainda respondê-los pela enésima vez.
Estou há alguns dias lendo e visitando o fórum, seus diversos sub-tópicos, além de páginas do projeto Tracksource, da Garmin etc.
Comprei um Garmin Nuvi 250 lá fora e estou perdido!
Confesso a vcs q estou muito confuso em relação a forma de proceder em relação a tudo.
Apesar de ter lido bastante coisa, muitos tópicos por aqui, não tenho certeza do q instalar.
O programa ideal é Tracksource? Mapsource? Qual baixar? Como instalar?
Qdo conecto o aparelho ao computador, este p e não permite q se faça mais nada. Fica apenas aparecendo um quadrado indicando q está conectado ao computador.
Eu sei q vcs já postaram muito por aqui, várias vezes, sempre ajudando iniciantes como eu. não peço p q vcs escrevam tudo de novo, mas q apenas me indiquem extamente QUAIS TÓPICOS DEVO PROCURAR DIRETAMENTE P APRENDER O BÃÂSICO e tomar as atitudes corretas.
Desde já agradeço a paciência de todos,
Stefan.
Sou novato no fórum. Sou moderador em outro site e sei qto é ruim qdo colocam tópicos repitidos e pior ainda respondê-los pela enésima vez.
Estou há alguns dias lendo e visitando o fórum, seus diversos sub-tópicos, além de páginas do projeto Tracksource, da Garmin etc.
Comprei um Garmin Nuvi 250 lá fora e estou perdido!
Confesso a vcs q estou muito confuso em relação a forma de proceder em relação a tudo.
Apesar de ter lido bastante coisa, muitos tópicos por aqui, não tenho certeza do q instalar.
O programa ideal é Tracksource? Mapsource? Qual baixar? Como instalar?
Qdo conecto o aparelho ao computador, este p e não permite q se faça mais nada. Fica apenas aparecendo um quadrado indicando q está conectado ao computador.
Eu sei q vcs já postaram muito por aqui, várias vezes, sempre ajudando iniciantes como eu. não peço p q vcs escrevam tudo de novo, mas q apenas me indiquem extamente QUAIS TÓPICOS DEVO PROCURAR DIRETAMENTE P APRENDER O BÃÂSICO e tomar as atitudes corretas.
Desde já agradeço a paciência de todos,
Stefan.
Re: Configurando um Nuvi 250...
Olá
O basico:
não tente enviar mapas para o Nuvi sem antes ter feito um Backup do Nuvi.
A Garmin tem um sistema meio idiota de enviar mapas para os seus GPS, os mapas novos enviados podem apagar os existentes no aparelho. Faça buscas aqui no forum por gmapsupp.img
Existem programas de comunicação com o GPS
O Mapsource é um deles. O Sendmap é outro. Existem mais.
Veja aqui no forum como obter o Mapsource gratis (sem mapas)
Existem Mapas para o GPS, que São enviados para o GPS pelos programas acima.
Tracksource é o projecto de mapas gratis para o Brasil em formato Garmin
City Navigator Brasil v3 São os mapas do Brasil que a Garmin vende
City Navigator é a "sigla" que a Garmin usa para classificar seus mapas roteáveis.
Existe uma infinidade de mapas feitos por particulares para os Garmin (raramente roteáveis)
Procure por "mapcenter" no Google.
Existem programas que permitem fazer mapas para os Garmin - Procure por Trackmaker, Mapdekode, cgsMapper, etc.
[]
O basico:
não tente enviar mapas para o Nuvi sem antes ter feito um Backup do Nuvi.
A Garmin tem um sistema meio idiota de enviar mapas para os seus GPS, os mapas novos enviados podem apagar os existentes no aparelho. Faça buscas aqui no forum por gmapsupp.img
Existem programas de comunicação com o GPS
O Mapsource é um deles. O Sendmap é outro. Existem mais.
Veja aqui no forum como obter o Mapsource gratis (sem mapas)
Existem Mapas para o GPS, que São enviados para o GPS pelos programas acima.
Tracksource é o projecto de mapas gratis para o Brasil em formato Garmin
City Navigator Brasil v3 São os mapas do Brasil que a Garmin vende
City Navigator é a "sigla" que a Garmin usa para classificar seus mapas roteáveis.
Existe uma infinidade de mapas feitos por particulares para os Garmin (raramente roteáveis)
Procure por "mapcenter" no Google.
Existem programas que permitem fazer mapas para os Garmin - Procure por Trackmaker, Mapdekode, cgsMapper, etc.
[]
-
Olá Filohipo,
Muito obrigado pela ajuda! Estou tentando ir com calma mesmo p não fazer besteiras.
Muito obrigado pela ajuda! Estou tentando ir com calma mesmo p não fazer besteiras.
-
Pq qdo conecto o Nuvi ao micro ele carrega, mas para completamente. não dá p mexer em nada. Depois q instalar o Mapsource poderei mexer no Nuvi enquanto conectado?
Agradeço toda a ajuda q vcs puderem me enviar!
Alguém no Rio de Janeiro faz serviço de instalação e da suporte pago? Existe algum lugar p fazer isso por aqui?
[]s,
Stefan.
Agradeço toda a ajuda q vcs puderem me enviar!
Alguém no Rio de Janeiro faz serviço de instalação e da suporte pago? Existe algum lugar p fazer isso por aqui?
[]s,
Stefan.
Olá
Se você comprar o cartão SD do mapa Garmin do Brasil - City Navigator v3 Brasil, ele é do tipo "Plug and Play" - você insere o cartão e os mapas ficam imediatamente habilitados.
Se você comprar o cartão SD do mapa Garmin do Brasil - City Navigator v3 Brasil, ele é do tipo "Plug and Play" - você insere o cartão e os mapas ficam imediatamente habilitados.
Sou um quase proprietário de um Nuvi 200W. já comprei, mas ainda não chegou.
Minha pergunta é a seguinte: tem como copiar o Tracksource para o cartão SD sem passar pelo Nuvi, utilizando um leitor de cartões genérico?
Outra pergunta: se eu pegar o cartão que está no MAP60CSx, já com o tracksource, e simplesmente plugar este cartão no Nuvi ele vai reconhecer os mapas, ou seja, o formato dos mapas no cartão é compatÃÂvel entre o MAP60csx e o Nuvi ?
Abraços,
Beto
Minha pergunta é a seguinte: tem como copiar o Tracksource para o cartão SD sem passar pelo Nuvi, utilizando um leitor de cartões genérico?
Outra pergunta: se eu pegar o cartão que está no MAP60CSx, já com o tracksource, e simplesmente plugar este cartão no Nuvi ele vai reconhecer os mapas, ou seja, o formato dos mapas no cartão é compatÃÂvel entre o MAP60csx e o Nuvi ?
Abraços,
Beto
Beto
Belo Horizonte / MG
MAP 60CSx
Nuvi 200W
Etrex Vista
Belo Horizonte / MG
MAP 60CSx
Nuvi 200W
Etrex Vista
-
Olá amigos,
Obrigado pelas respostas. As dúvidas estão sendo esclarecidas, mas ainda São muitas.
Posso transferir todos os mapas do Brasil do TrackSource sem apagar os já existentes dos EUA e Canadá?
Ou precisarei de um cartão de memória p ter tudo no Garmin?
Qual o tamanho da memória do aparelho? Cabe tudo ou tenho q alternar mapas entre o computador e o Garmin?
Tenho q fazer alguma transformação p q meu Nuvi pegue os satélites daqui ou será automático depois de instalar os mapas?
Precisarei de antena?
Pega legal no Rio de Janeiro?
Agradeço a atenção de todos,
[]s,
Stefan.
Obrigado pelas respostas. As dúvidas estão sendo esclarecidas, mas ainda São muitas.
Posso transferir todos os mapas do Brasil do TrackSource sem apagar os já existentes dos EUA e Canadá?
Ou precisarei de um cartão de memória p ter tudo no Garmin?
Qual o tamanho da memória do aparelho? Cabe tudo ou tenho q alternar mapas entre o computador e o Garmin?
Tenho q fazer alguma transformação p q meu Nuvi pegue os satélites daqui ou será automático depois de instalar os mapas?
Precisarei de antena?
Pega legal no Rio de Janeiro?
Agradeço a atenção de todos,
[]s,
Stefan.
-
Oi
Tambem tenho um nuvi 250W
- Tenho o cartão do Brasil. É só inserir e ligar. Funciona imediatamente.
- Ainda não testei no Brasil pois estou na Italia. Mas pelo tamanho do mapa não é lá grandes coisas. O mapa do brasil tem 17 mb, com SP, BH e RJ + algumas cidades em SP.
- Para vc ter uma idéia o mapa da europa tem 1.6 GB
- O cabo USB tem com alimentação e sem. Se for sem alimentação da para transferir dados. Se for um cabo com alimentaçao ele so fica carregando.
- Por enquanto so coloquei POIs e uns carrinhos que peguei no site da Garmin.
- Um colega copiou o mapa do Brasil e colocou em um SD virgem. NÃO FUNCIONOU! Deve ser necessária alguma manha...
- Paguei 100 euros neste cartão.
- Se descobrir como adicionar outros mapas me avise, tbm estou interessado...
Sds
Jefferson
- Ainda não testei no Brasil pois estou na Italia. Mas pelo tamanho do mapa não é lá grandes coisas. O mapa do brasil tem 17 mb, com SP, BH e RJ + algumas cidades em SP.
- O cabo USB tem com alimentação e sem. Se for sem alimentação da para transferir dados. Se for um cabo com alimentaçao ele so fica carregando.
- Um colega copiou o mapa do Brasil e colocou em um SD virgem. NÃO FUNCIONOU! Deve ser necessária alguma manha...
Sds
Jefferson
Olá,JeffBucaneiro escreveu:Oi
Sds
Jefferson
E como eu sei se o cabo é com ou sem alimentação? Tenho um cabo USB que veio com o MAP60CSx. será que esse serve no Nuvi para transferir dados, ou ele tem alimentação?
Beto
Belo Horizonte / MG
MAP 60CSx
Nuvi 200W
Etrex Vista
Belo Horizonte / MG
MAP 60CSx
Nuvi 200W
Etrex Vista
-
Visualmente não dá para saber.
Eu tenho um cabo usb para HD portátil que precisa ser alimentado. Quando uso este cabo o nuvi carrega.
Tenho outro cabo que usava para descarregar uma maquina fotográfica. Com este cabo o nuvi funciona como se fosse um pen drive.
Portanto não tem risco de queimar. Pode ligar e testar.
Jeff
Eu tenho um cabo usb para HD portátil que precisa ser alimentado. Quando uso este cabo o nuvi carrega.
Tenho outro cabo que usava para descarregar uma maquina fotográfica. Com este cabo o nuvi funciona como se fosse um pen drive.
Jeff
ok, vou testar com os cabos que eu tenho: 1 do gps MAP60CSx e 2 de máquinas fotográficasJeffBucaneiro escreveu:Visualmente não dá para saber.
Jeff
Obrigado pelas dicas.
Beto
Belo Horizonte / MG
MAP 60CSx
Nuvi 200W
Etrex Vista
Belo Horizonte / MG
MAP 60CSx
Nuvi 200W
Etrex Vista
Olá
O cabo que veio com o 60 csx transfere dados e alimenta o GPS mas não carrega as pilhas do 60 Csx
O cabo que veio com o 60 csx transfere dados e alimenta o GPS mas não carrega as pilhas do 60 Csx
-
Isso está muito estranho,
Qdo estava viajando e comprei um cabo, num computador q espetei, o Nuvi ficou travado só carregando, noutro ficou totalmente operacional.
Deve ser alguma coisa relativa ao reconhecimento do computador. Os cabos São todos iguais, apenas extenções de USB p USB mini.
Eu tenho 3 cabos aqui em casa e em todos os 3 o Nuvi fica travado.
Agora, a questão é a seguinte... será q depois q eu instalar o MapSource ele não passa a reconhecer o Nuvi de outra forma? será q não é essa a diferença?
Algum expert pode dar uma luz?
Um abração a todos,
Stefan.
Qdo estava viajando e comprei um cabo, num computador q espetei, o Nuvi ficou travado só carregando, noutro ficou totalmente operacional.
Deve ser alguma coisa relativa ao reconhecimento do computador. Os cabos São todos iguais, apenas extenções de USB p USB mini.
Agora, a questão é a seguinte... será q depois q eu instalar o MapSource ele não passa a reconhecer o Nuvi de outra forma? será q não é essa a diferença?
Um abração a todos,
Stefan.
-
Prezados amigos,
Por favor me ajudem...
aparelho - Nuvi 250
Depois de duas noites lendo e aprendendo...
- já instalei o Mapsource e está funcionando plenamente
- Para evitar q os mapas da memória fossem apagados, instalei os novos mapas no cartão SD
- Baixei o Tracksource Rodoviário Integrado
- O Nuvi leu o cartão, achou o sinal de satélite, me achou no mapa e NÃO ACEITOU Q ENTRASSE COM UM ENDEREÇO - qq tentativa de entrar com o nome do estado dava não existente
- apaguei o cartão e instalei dessa vez o Tracksource 5.00 Rodoviário Roteável
- Mais uma vez, apesar de me achar, não consigo colocar nenhum endereço. não aceita nenhum nome de estado
- Qdo tentei baixar o Tracksource Urbano Roteável - só encontrei mapas de algumas cidades (não tem o Rio nem SP)
O q estou fazendo de errado?
Como faço p o meu Nuvi aceitar a busca por endereço?
O meu Nuvi não pode achar endereços?
O q devo instalar no Nuvi exatamente p ficar Roteável e poder navegar colocando destinos?
Vcs sabem dizer se vou apagar os mapas existentes caso baixe no próprio Nuvi e não no cartão?
há diferença entre baixar no cartão ou diretamente na memória?
Obrigado, agradeço,
Stefan.
Por favor me ajudem...
aparelho - Nuvi 250
Depois de duas noites lendo e aprendendo...
- já instalei o Mapsource e está funcionando plenamente
- Para evitar q os mapas da memória fossem apagados, instalei os novos mapas no cartão SD
- Baixei o Tracksource Rodoviário Integrado
- O Nuvi leu o cartão, achou o sinal de satélite, me achou no mapa e NÃO ACEITOU Q ENTRASSE COM UM ENDEREÇO - qq tentativa de entrar com o nome do estado dava não existente
- apaguei o cartão e instalei dessa vez o Tracksource 5.00 Rodoviário Roteável
- Mais uma vez, apesar de me achar, não consigo colocar nenhum endereço. não aceita nenhum nome de estado
- Qdo tentei baixar o Tracksource Urbano Roteável - só encontrei mapas de algumas cidades (não tem o Rio nem SP)
O q estou fazendo de errado?
Como faço p o meu Nuvi aceitar a busca por endereço?
O meu Nuvi não pode achar endereços?
O q devo instalar no Nuvi exatamente p ficar Roteável e poder navegar colocando destinos?
Vcs sabem dizer se vou apagar os mapas existentes caso baixe no próprio Nuvi e não no cartão?
há diferença entre baixar no cartão ou diretamente na memória?
Obrigado, agradeço,
Stefan.
Eu Também tenho quase certeza que todos os cabos USB São iguais. Todos transmitem dados e energia (5v).Stefan GPS escreveu:Isso está muito estranho,
Um abração a todos,
Stefan.
Quando meu Nivi chegar daqui a umas 2 semanas eu vou testar com os 3 cabos que eu tenho e posto aqui os resultados.
Beto
Belo Horizonte / MG
MAP 60CSx
Nuvi 200W
Etrex Vista
Belo Horizonte / MG
MAP 60CSx
Nuvi 200W
Etrex Vista
-
Perguntas diretas p vcs...
Eu não vou conseguir usar a função "para onde" no NUvi 250?
Ela não funciona com o Tracksource??
Estou usando TM + TRR e não consigo fazer busca de endereços.
Eu carreguei TM + TRR + TRU e desabilitei o Base Map. já tentei fazer várias combinações possÃÂveis(TM, TRR, TRU) e qdo coloco o ESTADO, o Nuvi sempre diz INEXISTENTE!
Como vou usar meu GPS sem a função de buscar endereços? Existe função p o aparelho sem esta busca?
Serei obrigado a comprar o City Navigator Brasil p habilitar a função de busca?
Por favor me ajudem. Passa o tempo, perco noites, leio o fórum todo e não estou conseguindo configurar perfeitamente meu Nuvi
[]s,
Stefan.
Eu não vou conseguir usar a função "para onde" no NUvi 250?
Ela não funciona com o Tracksource??
Estou usando TM + TRR e não consigo fazer busca de endereços.
Eu carreguei TM + TRR + TRU e desabilitei o Base Map. já tentei fazer várias combinações possÃÂveis(TM, TRR, TRU) e qdo coloco o ESTADO, o Nuvi sempre diz INEXISTENTE!
Como vou usar meu GPS sem a função de buscar endereços? Existe função p o aparelho sem esta busca?
Serei obrigado a comprar o City Navigator Brasil p habilitar a função de busca?
Por favor me ajudem. Passa o tempo, perco noites, leio o fórum todo e não estou conseguindo configurar perfeitamente meu Nuvi
[]s,
Stefan.
-
Calma amigo, vais ter um enfarto já já!
Eu já baixei um monte de coisas e estou testando, enviando mapas somente para um cartão SD. até agora, não consegui visualizar nenhuma estrada no nuvi 250W diferente das que já possuo.
Pelo que eu já li no forum, a função "para onde", para traçar rotas, vc só vai conseguir usar com os mapas já carregados e se comprar o cartão do Brasil. Eu comprei e funciona perfeitamente, porém São poucas cidades(pelo menos tem a minha...)
Qdo eu conseguir carregar algum mapa, acredito que será possÃÂvel apenas ter a localização e a linha da rodovia. Seria como ativar apenas o mapa, sem usar a "função para onde".
Assim que eu conseguir algum progresso envio a receita.
Sds
Jeff
Eu já baixei um monte de coisas e estou testando, enviando mapas somente para um cartão SD. até agora, não consegui visualizar nenhuma estrada no nuvi 250W diferente das que já possuo.
Pelo que eu já li no forum, a função "para onde", para traçar rotas, vc só vai conseguir usar com os mapas já carregados e se comprar o cartão do Brasil. Eu comprei e funciona perfeitamente, porém São poucas cidades(pelo menos tem a minha...)
Qdo eu conseguir carregar algum mapa, acredito que será possÃÂvel apenas ter a localização e a linha da rodovia. Seria como ativar apenas o mapa, sem usar a "função para onde".
Assim que eu conseguir algum progresso envio a receita.
Sds
Jeff
http://www.portalgps.com.br/forum/viewt ... =14&t=1164Stefan GPS escreveu:Eu não vou conseguir usar a função "para onde" no NUvi 250?
http://www.portalgps.com.br/forum/viewt ... =15&t=1817
http://www.portalgps.com.br/forum/viewt ... f=1&t=1520
http://www.portalgps.com.br/forum/viewt ... 15&p=11434
http://www.portalgps.com.br/forum/viewt ... f=1&t=1908
http://www.portalgps.com.br/forum/viewt ... =10&t=1658
http://www.portalgps.com.br/forum/viewt ... =15&t=1808
http://www.portalgps.com.br/forum/viewt ... f=30&t=754
http://www.portalgps.com.br/forum/viewt ... f=31&t=860
não.Stefan GPS escreveu: Ela não funciona com o Tracksource??
Tente colocar o nome da rua diretamente. No meu (60CSx) funciona assim. não sei se no Nuvi há está opção.Stefan GPS escreveu: Eu carreguei TM + TRR + TRU e desabilitei o Base Map. já tentei fazer várias combinações possÃÂveis(TM, TRR, TRU) e qdo coloco o ESTADO, o Nuvi sempre diz INEXISTENTE!
várias, pode buscar por POI, por exemplo.Stefan GPS escreveu: Como vou usar meu GPS sem a função de buscar endereços? Existe função p o aparelho sem esta busca?
não. Funciona no Mapear, por exemplo. Vai funcionar no Tracksource Também, mas é preciso paciência...Stefan GPS escreveu: Serei obrigado a comprar o City Navigator Brasil p habilitar a função de busca?
[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.
-
Depois de baixar o mapsource, sendmap, tracksource, etc, fiz alguns testes:
- usei um cartão SD virgem
- consegui gerar o arquivo GMAPSUPP.IMG no cartão, selecionando um estado no mapsource, por exemplo.
- Quando tento ver no nuvi só aparece uma caixinha laranja na zona onde gerei o mapa, mais nada.
Ou seja, o nuvi está "entendendo" alguma coisa do arquivo gerado, mas falta alguma configuração ou estou fazendo algo errado.
Caso alguem já tenha feito este processo com sucesso no nuvi, solicito ajuda.
Sds,
Jeff
- usei um cartão SD virgem
- consegui gerar o arquivo GMAPSUPP.IMG no cartão, selecionando um estado no mapsource, por exemplo.
- Quando tento ver no nuvi só aparece uma caixinha laranja na zona onde gerei o mapa, mais nada.
Ou seja, o nuvi está "entendendo" alguma coisa do arquivo gerado, mas falta alguma configuração ou estou fazendo algo errado.
Caso alguem já tenha feito este processo com sucesso no nuvi, solicito ajuda.
Sds,
Jeff
-
Good News...
Consegui fazer funcionar. Tudo certo!
Minhas dicas São:
1) Ler o manual no site http://www.tracksource.org.br
2) Usar um cartão SD virgem para "brincar" sem preocupações com a unidade.
3) Usei apenas o sw Map source, baixado do site da Garmin
4) Os mapas, pegar no http://www.tracksource.org.br
5) Carregar para o SD(o sw reconhece automaticamente o SD) os mapas, selecionando o estado que desejar na opção Tracksource Roteável Rodoviario 5.00
6) DESATIVAR O MAPA BASE NO NUVI
Ligar com o cartão inserido e já está OK.
Consegui até traçar rotas, mas sem buscar por endereço. Para isto fixei uma posição, cliquei em outra posição no mapa e depois SIGA. O simulador começou a funcionar, aparentemente tudo certinho.
Mais do que isto, só qdo eu voltar para o Brasil.
Abraços
Jefferson
NUVI 250W
Consegui fazer funcionar. Tudo certo!
Minhas dicas São:
1) Ler o manual no site http://www.tracksource.org.br
2) Usar um cartão SD virgem para "brincar" sem preocupações com a unidade.
3) Usei apenas o sw Map source, baixado do site da Garmin
4) Os mapas, pegar no http://www.tracksource.org.br
5) Carregar para o SD(o sw reconhece automaticamente o SD) os mapas, selecionando o estado que desejar na opção Tracksource Roteável Rodoviario 5.00
6) DESATIVAR O MAPA BASE NO NUVI
Ligar com o cartão inserido e já está OK.
Consegui até traçar rotas, mas sem buscar por endereço. Para isto fixei uma posição, cliquei em outra posição no mapa e depois SIGA. O simulador começou a funcionar, aparentemente tudo certinho.
Mais do que isto, só qdo eu voltar para o Brasil.
Abraços
Jefferson
NUVI 250W