Quando teremos o Tracksource com numeros?

Espaço para dúvidas, problemas e sugestões gerais sobre o Projeto.
Mensagem
Autor
Dani Stain

Quando teremos o Tracksource com numeros?

#1 Mensagem por Dani Stain »

Olá pessoal,

Em primeiro lugar parabens ao desenvolvedores do projeto Tracksource.

Tenho usado eles e gosto cada vez mais, do site, dos treinamentos e dos mapas.

Mas ainda é um problema para mim os mapas não terem numero de prédios e casas.

Alguem tem uma previsão de quando teremos isso no Tracksource ?

Obrigado.

Daniel

Leonardo Piga

Re: Quando teremos o Tracksource com numeros?

#2 Mensagem por Leonardo Piga »

Olá,

O projeto já aceita números, cabe ao desenvolvedor acrescentá-los. Mas não é a prioridade agora.
Algumas cidades já é possível obter o endereço com números em outras não. Não é fácil colocar números, é bem trabalhoso e acredito que não seja a prioridade.

Para contornar o problema, ao perguntar o endereço pergunte uma rua próxima que cruza. Assim você põe a intesecção e acha o endereço mais fácil.

Abraços
Editado pela última vez por Leonardo Piga em 22 Ago 2009, 12:12, em um total de 1 vez.

felipe_cota

#3 Mensagem por felipe_cota »

Ou então usa outro mapa como google maps ou outros para achar onde fica a tal interesecção. O fogo é se tiver na rua... rs ai só com um 4 rodas... rs

Abraços!!

Garmin Etrex Vista HCx
Ubuntu+Wine+MapSource+TrackSource

nqnnospam

#4 Mensagem por nqnnospam »

Algumas cidades já têm numeração parcial. Sei que Belo Horizonte, por exemplo, está com numeração completa.

No caso de BH, um usuário conseguiu os dados de numeração com um órgão público, e se ofereceu para fazer todo o (complicado) serviço de programação necessário para converter os dados para o formato do Tracksource.

O Tracksource funciona na base da colaboração (não estou falando só de dinheiro). O caso de BH é uma exceção, pois nem sempre é possível conseguir os dados de numeração da cidade inteira. Mas se cada usuário enviar para o desenvolvedor a numeração da rua onde mora, de onde trabalha, daquelas por onde passa com frequência e etc., aos poucos os mapas vão ganhando numeração. Não é preciso enviar a numeração da rua inteira de uma vez. De quadra em quadra, quarteirão em quarteirão, a numeração vai ficando cada vez mais completa. O desenvolvedor não tem condições de rodar a cidade inteira para fazer esse levantamento.

Para entrar em contato com o desenvolvedor, basta consultar o sistema Tracksource em http://www.tracksource.org.br/desenv, na função de consulta dos endereços eletrônicos.

[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Wallace
Contato:

#5 Mensagem por Wallace »

A informação mais importante para o desenvolvedor é o ultimo numero da via, com essa informação e sua localização normalmente se faz com grande aproximação a numeração de toda a via.
Mas se tiver o maior e o menor numero de cada quadra ai é o ideal.
No mais o que tiver normalmente pode ser usado.
Somente um numero em uma via é que muitas vezes não adianta em nada, a não ser que informe para onde a numeração aumente ou diminue.

Estou num grande esforço na colocação da numeração na cidade de SP (Centro e Sul), vejam:
http://www.portalgps.com.br/viewtopic.p ... 086#p63086

Em anexo um exemplo de arquivo de como ajudar, de preferencia usando o TRU GTM como fundo.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

wellguimaraes

#6 Mensagem por wellguimaraes »

Definir o ínicio da numeração e o sentido de crescimento é suficiente. A aproximação pela distância em metros do início é bastante satisfatória.

lugodri

#7 Mensagem por lugodri »

Leonardo Piga escreveu:Olá,

O projeto já aceita números, cabe ao desenvolvedor acrescentá-los. Mas não é a prioridade agora.
Algumas cidades já é possível obter o endereço com números em outras não. Não é fácil colocar números, é bem trabalhoso e acredito que não seja a prioridade.

Para contornar o problema, ao perguntar o endereço pergunte uma rua próxima que cruza. Assim você põe a intesecção e acha o endereço mais fácil.

Abraços
Bacana a ideia... era o que eu tinha pensando em fazer. O único problema é: como faz isso? Tenho um Garmin Nuvï.
No mais, os mapas têm funcionado muito bem. Comecei usar há quase dois anos, até meu GPS ser roubado e eu comprar outro... Já senti diferença na atualização dos mapas (algumas ruas mudaram por aqui)

aelfwine

#8 Mensagem por aelfwine »

nqnnospam escreveu:Algumas cidades já têm numeração parcial. Sei que Belo Horizonte, por exemplo, está com numeração completa.

No caso de BH, um usuário conseguiu os dados de numeração com um órgão público, e se ofereceu para fazer todo o (complicado) serviço de programação necessário para converter os dados para o formato do Tracksource.

O Tracksource funciona na base da colaboração (não estou falando só de dinheiro). O caso de BH é uma exceção, pois nem sempre é possível conseguir os dados de numeração da cidade inteira. Mas se cada usuário enviar para o desenvolvedor a numeração da rua onde mora, de onde trabalha, daquelas por onde passa com frequência e etc., aos poucos os mapas vão ganhando numeração. Não é preciso enviar a numeração da rua inteira de uma vez. De quadra em quadra, quarteirão em quarteirão, a numeração vai ficando cada vez mais completa. O desenvolvedor não tem condições de rodar a cidade inteira para fazer esse levantamento.

Para entrar em contato com o desenvolvedor, basta consultar o sistema Tracksource em http://www.tracksource.org.br/desenv, na função de consulta dos endereços eletrônicos.
Baixei o TRR e o TRU-MG, mas nao consegui encontrar nada... alias, até qdo digito uma cidade para encontrar, (naquele para onde) nao encontra.... so da mesmo para ir identificando as ruas onde estou....
quais os mapas q eu deveria ter baixado para poder localizar corretamente o meu destino?
obrigado

Hélcio Assis
Contato:

#9 Mensagem por Hélcio Assis »

- Boa tarde aelfwine, utilize o TRC-BRASIL e veja se seus problemas vão continuar!

Abraços,
Hélcio G. Assis
276 C
Desenvolvedor de Sete Lagoas - MG
https://helciomoicano.webnode.com.br/
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique AQUI

aelfwine

#10 Mensagem por aelfwine »

Muito obrigado pela resposta, Hélcio!

Ainda tenho muitas duvidas, se puder me ajudar ficarei muito grato. Se eu so instalar o trc-brasil pode dar alguma incompatibilidade com os outros mapas, nao é? Li no manual q varios mapas do mesmo lugar da incompatibilidade. Há alguma forma de desabilitar o TRR-brasil, por exemplo, pelo GPS (meu GPS é o nuvi205), ou terei que desinstalar? Utilizo o Sendmap, e li no manual tb q ele deleta todos os mapas instalados. O GPS veio com todos os mapas dos EUA. Se eu tentar desinstalar os mapas, irei desinstalar os dos EUA tb, ou estes vem na memoria de base do GPS?

Outra coisa, vc acredita q o TRC basta para eu conseguir localizar as ruas, ou eu teria q baixar um outro mapa ainda? Por exemplo em BH, se eu digitar q quero ir a Avenida Afonso Pena 2500 o GPS me indicará o caminho?

Muito obrigado

Danniel

#11 Mensagem por Danniel »

Ter o TRR e o TRC é redundante, poque os dados rodoviários são os mesmos.

Tirando algumas exceções, o recomendado é sempre o TRC, pois contempla os dados rodoviários e municipais, desde que já tenham sido integrados ao conjunto de mapas.

O sendmap funciona mas recomendo o mapsource, além de mais recursos alguns aparelhos mais novos só funcionam com ele. Tem as instruções de como instalar lá no fórum do mapsource.

Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18

aelfwine

#12 Mensagem por aelfwine »

obrigado! vcs estao sendo de grande ajuda...

Entao basta o TRC? nao preciso ter o TRC+TRU? com o TRC-brasil eu conseguirei localizar os meus destinos?

e qto ao mapa dos EUA, estao na memoria de base ou sera deletado qdo eu substituir os mapas?

obrigado

Danniel

#13 Mensagem por Danniel »

TRC + TRU vai dar uma mistureba danada. Só em raros casos.

O mapa dos eua só será sobreescrito se estiver na mesma unidade e com nome gmapsupp.img

Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture

aelfwine

#14 Mensagem por aelfwine »

mais uma pergunta: tem como eu desativar mapas q já estão instalados no meu GPS? Por exemplo, tenho os mapas TRU no meu GPS, e se eu quiser desativar o mapa de São Paulo, por exemplo, tem algum recurso no aparelho que me permite isso?

obrigado

P.S.: como descubro se o mapa dos EUA esta na mesma unidade e com nome gmapsupp.img?

Danniel

#15 Mensagem por Danniel »

Sim, tem uma interface de seleção de mapas.

É só procurar qual arquivo de mais de 1GB que deve ser dos eua

Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture

aelfwine

#16 Mensagem por aelfwine »

Ola!
Ainda tinha algumas duvidas quanto a deletar o recolocar mapas e tal, e mesmo com medo de perder os mapas dos EUA instalei os TRC (mas fiz backup antes).

No entanto, ainda nao consigo localizar as ruas com os numeros no gps. Se eu clico no "Para onde" e digito Belo Horizonte, nem sequer a Cidade localiza!!!... Haveria outros mapas q eu consigo isso? Citaram anteriormente no topico q BH tinha as ruas com os numeros, mas mesmo baixando o TRC como o Helcio sugeriu, nao consegui encontrar o destino....

nqnnospam

#17 Mensagem por nqnnospam »

Você está fazendo alguma coisa errada.

Tenho 4 modelos de GPS diferentes (ver minha assinatura), e em todos os quatro consigo localizar endereços de BH (e de quase milhares de outras cidades). Eu uso só o TRC-Brasil no meus aparelhos.

Sugiro que você comece pelo básico:

- Leia o FAQ Tracksource na seção Dúvidas Frequentes.
- Faça backup do GPS como indicado no FAQ.
- Apague todos os arquivos de mapas do GPS (memória interna e cartão SD). o FAQ explica como identificar os arquivos de mapa e onde eles estão.
- Copie o arquivo gmapsupp.img disponível na página de download em http://www.tracksource.org.br para o cartão SD, de acordo com as instruções disponíveis na página de download do arquivo gmapsupp.img.

[]'s Sérgio Barroso

aelfwine

#18 Mensagem por aelfwine »

Ola! Obrigado pela resposta
O modelo do gps é o nuvi 205.
Ja fiz tudo q vc disse para ter feito. A unica coisa q nao fiz antes é copiar o gmapsource.img... mas isso tem nos arquivos do gps. Acredito q o problema q eu esteja tendo seja devido a limitação do tracksource. Eu consigo localizar outras cidades, consigo localizar hospitais, lojas, postos, consigo percorrer o mapa e localizar a rua com o numero e chegar ao destino dessa forma. A unica coisa q eu nao consigo é localizar pelo endereço. (o primeiro icone do para onde).

No link http://tracksourcebrasil.wikispaces.com/ManualUsuario encontrei as limitações do projeto:

1.5.4 Limitações dos mapas do Projeto Tracksource (autoroteamento, endereços, etc.)

Os mapas do Projeto Tracksource são gerados utilizando ferramentas alternativas e gratuitas, isto é, não é usada nenhuma ferramenta fornecida pela Garmin. Tais ferramentas foram desenvolvidas sem apoio da Garmin (não existe documentação oficial do formato de mapas da Garmin) e são fruto de trabalho voluntário. Estas ferramentas não permitem a inclusão nos mapas de todos os recursos disponíveis nos mapas da Garmin.

Por isso, os seguintes recursos não funcionam nos mapas TM do Projeto Tracksource:

* Busca por endereços (Find Addresses).
* Busca de interseções (Find Intersections).
* Autoroteamento ("auto route" ou "Follow Road").

Nos mapas do TRR, os recursos acima funcionam mas não devem ser seguidos cegamente pelo usuário, que sempre deve estar atento a sinalização no local.
Vc consegue fazer a busca por endereços? Se essa limitação nao existe mais, vou tentar refazer tudo...
obrigado

nqnnospam

#19 Mensagem por nqnnospam »

Se você está usando os mapas TM (Tracksource Municipal), não vai conseguir fazer quase nada mesmo. Os mapas TM são velhos e desatualizados, e, como explicado no item 1.5.4 do Manual do Usuário (citado por você), não suporta os recursos "modernos".

Como eu disse na minha mensagem, eu uso o TRC-Brasil, e não o TM (TM é diferente de TRC).

[]'s Sérgio Barroso

aelfwine

#20 Mensagem por aelfwine »

Engano meu... Eu realmente uso o TRC.... aquele manual havia lido antes, qdo comecei a mexer com o gps, e instalei os TRR e TRU. Mas depois q o Helcio falou para eu instalar o TRC, eu baixei o icone mapsource (TRC-Brasil_v609.exe), instalei no meu pc e passei via sendmap (antes deletei tudo com o programa). Baixei agora o gmapsupp.img como vc disse... o gps nao é meu, entao nao sei qdo eu estarei com ele novamente para testar. assim q conseguir falo aqui...
Pelo q eu me pareceu pelo site (http://www.tracksource.org.br/index.php ... &Itemid=20) o arquivo q eu havia baixado antes (TRC-Brasil_v609.exe) e o gmapsupp.img sao a mesma coisa... nao sei o q devo ter feito de errado q impossibilita a busca... mas vou tentar copiar o gmapsupp diretamente

abraços e muito obrigado

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “TrackSource Geral”