Ola pessoal
Bom to precissando muito da ajuda de voces!
So desenvolvedor de sistemas e estou desenvolvendo um sistema de piloto automatico para um aeromodelo.
na verdade quero que meu aeromodelo voo totalmente via GPS.
O negocio é o seguinte, ja construi toda a programação de controle do aeromodelo, mas nao entendo muita coisa de GPS.
bom gostaria de saber oque significa ao certo o protocolo NMEA.
Bom estou com o seguinte problema, meu aeromodelo esta vooando normalmente, mas ainda nao com o GPS, pois gostaria de saber se e possivel, traçar uma rota dentro do GPS, e fazer com que a os dados de longitude latitude autitude etcc.. seje passado para o computador num formato texto??
Vi um tempo atraz um GPS que eu traçava a rota toda dentro dele. E quando eu ligava no computador, ele envia os dados todo para o PC
Ex: Digamos que eu traçe uma reta na rota do GPS, quando eu ligava ele no PC e ia me movimentando com o GPS, ele enviava para o PC os dados de movimento, caso eu sai-se da rota, ele me envia-va pro pc, qual o lado tenho que vira e quantos graus tenho que vira para entrar na rota novamente, acho que o nome disso é alguama coisa como Sight 'N Go.
Para ser mais claro gostaria de um modelo de GPS eu trace uma rota, e ele me retorne em formato texto, os dados desta rota, caso eu saia da rota ele me informe quantos graus tenho que virar novamente para entrar na rota correta.
E meio dificil de explicar mais caso queira ver o funcionameto ai vai um video sobre este funcionamento.
se perceber no lador esquerdo na parte superios vai mostrar uma setinha e um numero dizendo a direcao que o aviao tem que virar e a quantidade de graus que ele tambem tem que virar para entrar na coordenada novamente.
https://www.dpcav.com/avi/inspire_demo_lg.wmv
pessoal to desesperado para terminar isso, pois so ta faltando isso.
Estou disposto a pagar por uma consultoria sobre GPS.
Qualquer coisa entrar em contato no msn e e-mail vinasenna@hotmail.com
Obrigado
Piloto Automatico com gps
Re: Piloto Automatico com gps
Se você desenvolve e programa talvez o link abaixo você encontre informações que precisa:
http://www.hackaday.com/2007/05/04/gps- ... -database/
http://www.hackaday.com/2007/05/04/gps- ... -database/
Re: Piloto Automatico com gps
O complicante que vejo nesta utilização do GPS é a precisão do mesmo... Um GPS funcionando com uma precisão "normal" tem margem de erro na ordem de +-7 metros.. Se isto for aceitavel, tudo bem.
Além, é claro, de não ter a menor ideia se o GPS vai te passar as informações da forma que vc precisa ou nao.
Abraços.
Além, é claro, de não ter a menor ideia se o GPS vai te passar as informações da forma que vc precisa ou nao.
Abraços.
Re: Piloto Automatico com gps
Eu não acho isso o pior, acho o pior que só vai ter as informações a cada segundo.
Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui
Re: Piloto Automatico com gps
Olá
Um Aeromodelo já fez uma conexão EUA - Irlanda e usou o GPS para navegar entre os dois paises. Os dois comandos foram somente usados na decolagem e aterragem.
Mais info em: http://tam.plannet21.com/
[]
Um Aeromodelo já fez uma conexão EUA - Irlanda e usou o GPS para navegar entre os dois paises. Os dois comandos foram somente usados na decolagem e aterragem.
Mais info em: http://tam.plannet21.com/
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Re: Piloto Automatico com gps
Ola pessoal
Na verdade o tempo de resposta que o gps ira se comunicar com o computador, isso nao sera incomodo, pois realmente e a cada
segundo, mas porque digo que isso nao sera incomodo??
Dentro do aeromodelo esta nao somente o gps, mais uma parafernalha de outras coisa para poder estabilizar o aviao, como giroscopio, acelerometro, etcc....
No caso do controle da altitude tambem nao sera problema controlar, pois estou usado sensores barometricos, que fazem um calculo da pressao do ar, naquele momento que me entrega a altitude correta. Caso o relevo do terreno seje problematico, com muitos sobe e dece, tem tambem um sistema de infravermelho que emite um sinal para o chao e ve o tempo de resposta de retorno do sinal, mas o sistema de infravermelhor so funciona quando estou a 12metros do chao. Isso e bastente util caso o aermodelo faca uma leitura do sensor barometrico informado uma altitude, mas quando a frete uma uma gigastesca montanha....
O segredo deste projeto e nunca deixar o aviao entrar em perigo em voo, por isso é usado os giroscopios, para que nao venha sair da sua posição.
Na verdade o GPS seria mesmo so ele saber onde esta, pois traço a coordenada dentro do meu programa.
Ja fizemos varios testes de voo do aeromodelo, consegui fazer o aviao voor a 17 KM de distancia sozinho, so pelo computador de bordo que tem dentro dele, mas o problema que esta se encontrando neste caso e o seguinte, dentro do computador de bordo coloco 2 programas diferentes que fica rodando a cada segundo.O primeiro programa e o programa feita com as coordendas o segundo e por tempo, quando coloco o aviao na pista ativo o programa 1 que é o da coordenada, ele ate consegue voar dentro das coordenadas indicadas por mais ou menos 3 km, mas se por qualquer motivo dar uma ventania e ele acabar saindo fora da coordena, ele nao sabe como voltar na coordana, no caso eu nao sei como fazer ele voltar na coordena, por isso precissava de um GPS que me entrege os dados da Bussula eletronica em formato testo, ex traco a rota nele, e a bussula fica me enviando os dados a cada segundo fizendo a quantidade de graus que tenho que virar para retornar a coordena novamente. Mas voltando a oque estava dizendo acima, caso o aviao se perca nas coordenas, entao o meu programa desativa o programa 1 e passa a executar o programa 2 que seria o voo por tempo.
Mas e isso ae galera valeu pela forca !!!
Gostaria de uma referencia na net de tutorial que fale sobre o protocolo NMEA !
abracos
Na verdade o tempo de resposta que o gps ira se comunicar com o computador, isso nao sera incomodo, pois realmente e a cada
segundo, mas porque digo que isso nao sera incomodo??
Dentro do aeromodelo esta nao somente o gps, mais uma parafernalha de outras coisa para poder estabilizar o aviao, como giroscopio, acelerometro, etcc....
No caso do controle da altitude tambem nao sera problema controlar, pois estou usado sensores barometricos, que fazem um calculo da pressao do ar, naquele momento que me entrega a altitude correta. Caso o relevo do terreno seje problematico, com muitos sobe e dece, tem tambem um sistema de infravermelho que emite um sinal para o chao e ve o tempo de resposta de retorno do sinal, mas o sistema de infravermelhor so funciona quando estou a 12metros do chao. Isso e bastente util caso o aermodelo faca uma leitura do sensor barometrico informado uma altitude, mas quando a frete uma uma gigastesca montanha....
O segredo deste projeto e nunca deixar o aviao entrar em perigo em voo, por isso é usado os giroscopios, para que nao venha sair da sua posição.
Na verdade o GPS seria mesmo so ele saber onde esta, pois traço a coordenada dentro do meu programa.
Ja fizemos varios testes de voo do aeromodelo, consegui fazer o aviao voor a 17 KM de distancia sozinho, so pelo computador de bordo que tem dentro dele, mas o problema que esta se encontrando neste caso e o seguinte, dentro do computador de bordo coloco 2 programas diferentes que fica rodando a cada segundo.O primeiro programa e o programa feita com as coordendas o segundo e por tempo, quando coloco o aviao na pista ativo o programa 1 que é o da coordenada, ele ate consegue voar dentro das coordenadas indicadas por mais ou menos 3 km, mas se por qualquer motivo dar uma ventania e ele acabar saindo fora da coordena, ele nao sabe como voltar na coordana, no caso eu nao sei como fazer ele voltar na coordena, por isso precissava de um GPS que me entrege os dados da Bussula eletronica em formato testo, ex traco a rota nele, e a bussula fica me enviando os dados a cada segundo fizendo a quantidade de graus que tenho que virar para retornar a coordena novamente. Mas voltando a oque estava dizendo acima, caso o aviao se perca nas coordenas, entao o meu programa desativa o programa 1 e passa a executar o programa 2 que seria o voo por tempo.
Mas e isso ae galera valeu pela forca !!!
Gostaria de uma referencia na net de tutorial que fale sobre o protocolo NMEA !

abracos
Re: Piloto Automatico com gps
Protocolo NMEA:
Pagina Oficial:
http://www.nmea.org/pub/0183/
Outras paginas:
http://www.gpsinformation.org/dale/nmea.htm
http://www.kh-gps.de/nmea-faq.htm
Pagina Oficial:
http://www.nmea.org/pub/0183/
Outras paginas:
http://www.gpsinformation.org/dale/nmea.htm
http://www.kh-gps.de/nmea-faq.htm
Re: Piloto Automatico com gps
Os pilotos automáticos de barco funcionam exatamente como desejado e utilizam o protocolo NMEA, que é uma forma simples do GPS se comunicar via RS232 com outros dispositivos.
O problema é a frequencia de atualizaçoes que 1/s, mas como vc mesmo disse não acredito que seja importante
O problema é a frequencia de atualizaçoes que 1/s, mas como vc mesmo disse não acredito que seja importante