mapas em autocad, como usa-los no trackmaker

Mensagem
Autor
kALIEL

mapas em autocad, como usa-los no trackmaker

#1 Mensagem por kALIEL »

:D Tenho alguns mapas de minha cidade e municipio, gostaria de usa-los no trackmaker, so que estão em arquivos do autocad, como converte-los e qual o melhor formato ?
Agradeço a ajuda :P

casaretto
Contato:

Re: mapas em autocad, como usa-los no trackmaker

#2 Mensagem por casaretto »

Meu amigo,
Procure na página http://www.tracksource.org.br o link Manual
No manual, além de aprender a usar e criar os mapas, foi feita uma seção especialmente dedicada ao uso de informações do Autocad no GTM.

Bem vindo,
Paulo

Paulo Casaretto F
Baln Camboriu - SC
Não respondo mensagens privadas.

Simeão Dias Gomes
Localização: Jaguarão e Pelotas S31° 46' 09.3" W52° 20' 27.1" - RS
Contato:

#3 Mensagem por Simeão Dias Gomes »

kALIEL escreveu::D Tenho alguns mapas de minha cidade e municipio, gostaria de usa-los no trackmaker, so que estão em arquivos do autocad, como converte-los e qual o melhor formato ?
Agradeço a ajuda :P
Estive com o mesmo problema ao usar o mapa de Fraiburgo SC, que possui detalhamento para os terrenos e lotes, mas as ruas estão com muitas linhas e entrecortadas.
Segui as dicas do manual do Tracksource, como recomenda o Paulo.
Primeiro usei o ACAD para aobrir o .dwg e salvei o mapa no formato .dxf.
Depois usei o GTMPRO (Versão paga do Trackmaker) para abrir o .dxf e encontrei o problema de indicar as coordenadas do ponto de origem, como mostra a figura anexa.
Como eu tinha feito alguns levantamentos de diversos pontos com o GPS, abri os mesmo no Trackmaker e usei Ferramentas > Opções > Coordenadas Retangulares e comparei esses valores em metros com os do ACAD. Ficou mais fácil usar uma regra de três com o Excel e ajustar o mapa usando apenas um ponto.
Acho que esse assunto é de grande interesse para que necessita aproveitar levantamentos em ACAD, como é comum acontecer em mapas de empresas agropecuárias e de lavouras.
Com essa experiência, vou poder aproveitar o mapa em .dwg de Jaguarão RS.
Destaco que esses levantamentos São uteis para guia dos dados que passei a colher com o GPS.
Para rios, sangas e arroios, o GoogleMaps serve de ajuda: usei o excelente editor do Brad Culberson (http://cc2.bradculberson.com/course_creator/cc2), que usa o GoogleMaps, mas depois é precisso georreferenciar, pois os mapas do Google sempre estão fora de posição. Nas regiões onde a qualidade das imagens do Google é ruim, pode-se acessar diretamente as imagens dos satélites usando o GlobalMapper, mas geralmente elas São de alguns anos atrás.
Simeão
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

wanderson

#4 Mensagem por wanderson »

:arrow: :o Olha só, eu procedo da seguinte forma:
:arrow: 1º) Abro o arquivo no Autocad, seleciono a figura e digito o comando wmfout, abrirá uma janela pedindo para você salvar em metafile(*.wmf);
:arrow: 2º) Fecho o Autocad e abro o Trackmaker, vou no fuso UTM correto e insiro a figura através do a­cone "inserir imagem de mapa";
:arrow: 3º) Com o a­cone "ajuste de imagem" eu georreferencio a imagem

:arrow: Sempre deu certo comigo, a vantagem é que na figura há a grade de coordenadas UTM, o que facilita o georreferenciamento; utilizo o Autocad Map 2004 e Trackmaker 13.3.

[]s
Wanderson B. Cirillo
Geógrafo (CREA 6891/D)
02° 32' 12,9" S / 44° 06' 45,1" W (SAD 69)
GPS GARMIN Etrex Camo 2.2
VISITE O MARANHÃO!!!

Wallace
Contato:

#5 Mensagem por Wallace »

Wanderson, aparentemente voce fala de imagem e eles falavam de dados vetoriais.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

kainzaum

#6 Mensagem por kainzaum »

Bom dia,

Galera estou com uma dúvida, como coloco a grade das coordenadas para imprimir e configurá-las no autocad 2004, tenho que colocar as grades em um mapa que está com as coordenadas em UTM, utilizo o autocad 2004 e o GPS TrackMaker 4.1.258, alguém pode me ajudar, desde de já agradeço.
:mrgreen:

Edit: Achei algumas grades prontas só peguei os mapas e joguei dentro, mas não tinha as coordenadas certas, acabei fazendo manualmente mesmo, mas valeu.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “GPS TrackMaker”