Iniciante => Qual comprar

Mensagem
Autor
Wallace
Contato:

Iniciante => Qual comprar

#1 Mensagem por Wallace »

De: Rogério Caldas <rogeriocaldas@gmail.com>
Data: Ter Out 4, 2005 10:18 am

Meus caros,
acabei de me inscrever neste grupo com a intenção principal de conhecer
melhor o assunto para que eu faça a escolha certa no momento da compra
do meu GPS.

Como sou um completo ignorante no tema, solicito uma mãozinha dos Gurus
com a pergunta principal: por onde devo começar?

Antecipo minhas desculpas caso o tema já tenha sido exaustivamente
discutido e aproveito para colocar que dispenso comentários e opiniões
com má vontade: quem não puder ou não quiser ajudar, simplesmente
abstenha-se.

Um grande abração,
Rogério
Eu nunca recomendo nada menos que o MAP 60.
Se puder gastar mais tem o MAP 60 C que é colorido e ajuda muito.
Se for usar basicamente no veiculo tem o 276C que tem tela colorida grande e de alta resolução.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Visitante

Re: Iniciante => Qual comprar

#2 Mensagem por Visitante »

Wallace escreveu:Eu nunca recomendo nada menos que o MAP 60.
Se puder gastar mais tem o MAP 60 C que é colorido e ajuda muito.
Se for usar basicamente no veiculo tem o 276C que tem tela colorida grande e de alta resolução.
Caro Wallace,
o uso seria de uns 10% do tempo para trilhas off-road e os 90% restantes para uso urbano, no veículo.

Na Europa e nos EUA já é super comum os veículos já virem equipado com modelos que mostram o mapa da localização em que o veículo se encontra e o próprio equipamento vai dizendo para virar pra um lado ou pro outro, para tomar a bifurcação à direita etc etc etc.

você sabe dizer, neste esquema de utilização comentado acima, quais seriam os modelos mais indicados? O Map60CS atende bem? Como funciona para carregar os mapas de nossas cidades tupiniquins? O aparelho "fala" a rota a ser seguida?

abração,
Rogério

Wallace
Contato:

#3 Mensagem por Wallace »

Pode ser sim um 60CS, eventualmente vai precisar de uma antena externa.
Mas o mapas que temos paar o Brasil no momento não tem roteamento.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

murrer

#4 Mensagem por murrer »

Olá Wallace!

Estou numa situação muito semelhante à do Rogério.
Estou interessado em comprar um GPS principalmente para uso no meu carro em perímetro urbano e em estradas "normais".

Ao ler as suas recomendações fiz uma pesquisa sobre os modelos Map 60C e 276C e fiquei com algumas dúvidas em relação ao custo benefício.

Vendo uma planilha que vc indicou em outro tópico me parece que o 60C tem muito mais funções que o 276...entretanto o custo do 276 é muito maior. O que justifica essa diferença?

abração

Rodrigo Murrer
GPSMap 60CSX + 2Gb

"Tem gente que passa a vida inteira travando a inútil luta com os galhos
Sem saber que é lá no tronco que está o coringa do baralho"

murrer

#5 Mensagem por murrer »

Wallace eu notei Também que na planilha vc coloca na primeira linha "Meu preço"...vc vende os aparelhos?

abração

Rodrigo

Rodrigo Murrer
GPSMap 60CSX + 2Gb

Wallace
Contato:

#6 Mensagem por Wallace »

murrer escreveu:Olá Wallace!

Estou numa situação muito semelhante à do Rogério.
Estou interessado em comprar um GPS principalmente para uso no meu carro em perímetro urbano e em estradas "normais".

Ao ler as suas recomendações fiz uma pesquisa sobre os modelos Map 60C e 276C e fiquei com algumas dúvidas em relação ao custo benefício.

Vendo uma planilha que vc indicou em outro tópico me parece que o 60C tem muito mais funções que o 276...entretanto o custo do 276 é muito maior. O que justifica essa diferença?

abração
Uma tela do dobro do tamanho já justificaria o preço.
Ou uma tela com muito maior resolução.
Ou quem sabe um processador muito mais rápido.
E por ai vai.
Vamos fazer uma comparação, o 276C é uma Mercedes, uma C 240 K, e o 60C é um Santana.
Um Santana pode levar voce aonde quiser, mas certamente é melhor estar numa mercedes. E garanto que vai ficar com inveja do seu amigo quando comparar o seu Santana com a Mercedes dele.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

Wallace
Contato:

#7 Mensagem por Wallace »

murrer escreveu:Wallace eu notei Também que na planilha vc coloca na primeira linha "Meu preço"...vc vende os aparelhos?

abração

Rodrigo
não, é meu preço de referencia para voce poder fazer uma comparação.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

murrer

#8 Mensagem por murrer »

[quote="Wallace]Uma tela do dobro do tamanho já justificaria o preço.
Ou uma tela com muito maior resolução.
Ou quem sabe um processador muito mais rápido.
E por ai vai.
Vamos fazer uma comparação, o 276C é uma Mercedes, uma C 240 K, e o 60C é um Santana.
Um Santana pode levar voce aonde quiser, mas certamente é melhor estar numa mercedes. E garanto que vai ficar com inveja do seu amigo quando comparar o seu Santana com a Mercedes dele.[/quote]

Ok...Entendi.
Mas o 276 não tem cálculo de área, bússola eletrônica, altímetro barométrico e calendário...o que me parece ser interessante para um usuário amador iniciante...o que vc acha?

abração

Rodrigo Murrer
GPSMap 60CSX + 2Gb

Wallace
Contato:

#9 Mensagem por Wallace »

murrer escreveu:Ok...Entendi.
Mas o 276 não tem cálculo de área, bússola eletrônica, altímetro barométrico e calendário...o que me parece ser interessante para um usuário amador iniciante...o que vc acha?

abração
O 276C tem calculo de área sim, minha planilha esta errada ai, mas para que diabos precisaria disso?
Calendario? Outra coisa inutil.
bússola eletrônica, altímetro barométrico o 60C Também não tem, quem tem isso é o 60CS.
Bússola eletrônica gasta muita bateria e no caso do 60CS tem que estar com ele na horizontal, o que normalmente não é uma posição que se usa no veiculo.
Altímetro barométrico normalmente mais atrapalha quem não precisa disso, pois não tem como desligar e muitas vezes se que a altitude via satelite e não a barometrica, como na cabine presurizada de um avião.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

nqnnospam

#10 Mensagem por nqnnospam »

Existem vários fabricantes e cada fabricante tem um monte de modelos.

Se você quer um GPS "inteligente" (que tenha uma tela capaz de exibir informações e um mapa), pretende usar o GPS num carro e gostaria de carregar mapas do Brasil no GPS, então recomendo um Garmin GPSMap 60C.

- Fabricante Garmin porque os unicos mapas do Brasil gratuitos para uso em GPS São feitos para receptores da Garmin, pelo grupo Tracksource Brasil.

- Modelo GPSMap 60C porque é o mais simples adequado para uso veicular (aceita antena externa), que aceita mapas e tem tela colorida (muito importante quando se quer usar mapas). Além disso ele é a prova d'água, e é pequeno o suficiente pare ser usado na mão ou numa bicicleta/moto.

Se você realmente precisa da bússola eletrônica e do altímetro barométrico, então recomendo o Garmin GPSMap 60CS. Vale lembrar que a bússola eletrônica só funciona com o GPS na horizontal, e o altímetro barométrico não pode ser desligado, isto é, é meio complicado medir alturas em ambiente pressurizados (aviões, por exemplo).

[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

AAS

#11 Mensagem por AAS »

Wallace,

Tambem estou no forum pela primeira vez, e uso o meu 76S principalmente para viagems off road em motocicleta.
Ainda sei muito pouco sobre GPS em geral, mas estou aprendendo aos poucos.
Mais adiante vou comprar um 276C para uso automotivo, mas no momento quero trocar o meu 76S por um modelo colorido, e gostaria de ter alguma opiniao sobre optar pelo 76CS ou um 60CS.

Muito Obrigado,

Tonhao

Wallace
Contato:

#12 Mensagem por Wallace »

60CS só pelo fato de ter o teclado na parte inferior para mim já justifica para o uso no carro

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

FernandoC

#13 Mensagem por FernandoC »

Alguem ja utilizou o Garmin Quest aqui?

Pequeno, especifico para o uso no carro/moto, mas pode ser
facilmente utilizado em caminhadas, possue uma bateria com
duracao de 20hs, e apesar da tela ser pequena eh de otima
qualidade, pra mim eh o ideal!

Abracos
Fernando

Ruy Lerac

#14 Mensagem por Ruy Lerac »

Os equipamentos da linha Map60 da Garmin lhe dariam maior flexibilidade de uso, resistência e autonomia. Eu não compraria um Quest.

[ ]'s Ruy Lerac

Wallace
Contato:

#15 Mensagem por Wallace »

O Quest e a linha Street Pilot São muito dependentes dos mapas, normalmente roteaveis.
Assim sem estes mapas o GPS fica meio capenga e normalmente tem menos telas e capacidade de tracks que os modelos "normais".
O proprio V que é automotivo não tem uma tela, acho que a da busola.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

FernandoC

#16 Mensagem por FernandoC »

Wallace escreveu:O Quest e a linha Street Pilot São muito dependentes dos mapas, normalmente roteaveis.
Assim sem estes mapas o GPS fica meio capenga e normalmente tem menos telas e capacidade de tracks que os modelos "normais".
Voces ja usaram um Quest (1 ou 2), SP3, 26xx, 27xx?

Acho que as informacoes aqui sao otimas, porem acredito que algumas informacoes sao passadas de forma erronea pela falta de utilizacao das unidades.

A pergunta que deve ser feita eh, pra que o GPSR sera utilizado?

Se for no carro, utilize os que eu citei acima, se for carro e navegacao utilize um 276C, se for caminhada/montanhismo 60C (e os outros da mesma linha), se for aviacao 296 etc...

Nao da pra comparar Laranja com Limao...Just a thought :D

Wallace
Contato:

#17 Mensagem por Wallace »

fcasado escreveu:
Wallace escreveu:O Quest e a linha Street Pilot São muito dependentes dos mapas, normalmente roteaveis.
Voces ja usaram um Quest (1 ou 2), SP3, 26xx, 27xx?

Acho que as informacoes aqui sao otimas, porem acredito que algumas informacoes sao passadas de forma erronea pela falta de utilizacao das unidades.

A pergunta que deve ser feita eh, pra que o GPSR sera utilizado?

Se for no carro, utilize os que eu citei acima, se for carro e navegacao utilize um 276C, se for caminhada/montanhismo 60C (e os outros da mesma linha), se for aviacao 296 etc...

Nao da pra comparar Laranja com Limao...Just a thought :D
já usei sim varios modelos, se bobear quase todos os modelos da linha Street Pilot da Garmin.
Parte porque vendia tais aparelhos (não vendo mais) e muitas vezes emprestados de quem queria uma ajuda pois não estava satifeito.
O Quest é inferior ao 60C, menos waypoint, menos autonomia de bateria,
o 60C tem ambos as portas (seria e USB) que o Quest não tem, pontos de proximidade, celestial, voltagem de alimentação ampla, etc e ainda custa menos. As eventuais vantagens do Quest se perdem com a falta de mapas especificos aqui no Brasil.
A propria tela do Quest é identica a do 60C, assim nenhum dos dois é ideal para uso em veiculos. Mas o 60C como você falou é bom para uso na mão e quebra o galho no veiculo.
O Quest 2 não tem nenhuma grande vantagem nem sobre o Quest, e ainda custa muito mais.
O que é navegação para você?
E você, já teve um 276C na mão para comparar com estes outros modelos?
O 276C tem tanto o modo automotivo como o nautico e em todas as comparações com os automotivos da linha garmin ele só tem vantagem.
Faz roteamento com comando de voz e tem as telas que os da linha Street Pilot tem se quiser usar. E muitas vezes por muito menos
o Street Pilot III já é fora de linha e é muito ultrapassado, perde até para o 176C.
Os 26xx, 27xx, custam mais que o 276C, tem tela pior, pobre em pontos no track log, pobre em waypoints, etc... ou seja não tem vantagem sobre o 276C, mas voce pode (e deve) colocar aqui quais as vantagem que entende que eles tem sobre o 276C.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

FernandoC

#18 Mensagem por FernandoC »

Wallace escreveu: Os 26xx, 27xx, custam mais que o 276C, tem tela pior
Vc tem certeza do que vc ta falando???Ja viu um 2720? Provavelmente nao pra falar que a tela eh pior...

Mas desencana...

Ah, eu ja usei um 276C sim, e pra mim nao vale a pena pq o Memory Card da Garmin eh uma fortuna e nao cabe nada, e como eh confortavel carregar um 276C pra la e pra ca, fora a bateria longa que possue...Mas como ja disse acima, desencana!

A diferenca do Quest para o Quest 2 eh a possibilidade de post code search, speed cameras database, memoria maior e utilizacao do NT...

Como eu disse, nao da pra comparar Limao com Laranja, mas pra que discutir com quem possui a verdade absoluta :wink:

I'll get my coat

FernandoC

#19 Mensagem por FernandoC »

Ahh...E vc ja pode dar um Update no seu 276C:

Software update:

http://www.garmin.com/software/GPSMAP276C_400.exe

Voice Update:

http://www.garmin.com/support/downl...ils.jsp?id=1423

Wallace
Contato:

#20 Mensagem por Wallace »

fcasado escreveu:
Wallace escreveu: Os 26xx, 27xx, custam mais que o 276C, tem tela pior
Vc tem certeza do que vc ta falando???Ja viu um 2720? Provavelmente nao pra falar que a tela eh pior...

Mas desencana...

Ah, eu ja usei um 276C sim, e pra mim nao vale a pena pq o Memory Card da Garmin eh uma fortuna e nao cabe nada, e como eh confortavel carregar um 276C pra la e pra ca, fora a bateria longa que possue...Mas como ja disse acima, desencana!

A diferenca do Quest para o Quest 2 eh a possibilidade de post code search, speed cameras database, memoria maior e utilizacao do NT...

Como eu disse, nao da pra comparar Limao com Laranja, mas pra que discutir com quem possui a verdade absoluta :wink:

I'll get my coat
Melhor que opinar São dados tecnicos:
O 2720 tem tela com 454x240 pontos quando o 276C tem 480x 320, assim São 40% a mais de resolução para o 276C para um tamanho de tela similar (3,8 polegadas de diagonal).
Com os mais de 300 dolares que o 2720 custa a mais voce compra um cartão de 512 Mb para o 276C e ainda sobra...
O 276C é 30 gramas mais leve que o 2720.
O 276C tem tamanho similar ao 2720, alias é 1,5% menor em volume.
Mesmo com menor peso o 276C tem bateria que o 2720 não tem, assim pode usar o 276C na mão, coisa impossivel para o 2720. E a bateria do 276C dura um dia tranquilamente sem precisar ser caregada, o que pode ser feito a noite.

E como já falei não tem como comprar com o Quest que deve ser comparado ao 60C, ou mesmo com os 60Cx, 60CS ou até com o 60CSx, com claros diferenciais para estes ultimos.

Lembrando que aqui é uma lista onde devemos opiniar, e sempre que possivel com argumentos palpaveis.
O fato de eu ter um 60CS não quer dizer que eu não ache um 60CSx melhor.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Outros Fabricantes”