Formato de arquivo GPX

Mensagem
Autor
emanoeltadeu

Formato de arquivo GPX

#1 Mensagem por emanoeltadeu »

Prezados,

Preciso gerar um arquivo GPX na minha aplicação para ser lido pelo GPS TrackMaker. O objetivo é fazer uma simulação do caminho percorrido por determinado veículo, apresentando a hora e a velocidade desse veículo nesse momento. Tenho os dados do veículo que é rastreado, suas coordenadas, velocidades, data e hora.

Porém, percebi que não existe uma maneira de informar a velocidade do veículo no GPX, somente a hora e data do registro e suas coordenadas (de acordo com o site http://www.topografix.com/GPX/1/1/ ). então penso que deve ter alguma fórmula do trackmaker que calcula a velocidade em função das coordenadas e da hora informada.

Pois bem, fiz isso, gerei o arquivo apenas informando a data e hora, junto com as coordenadas nesse instante. Ele realmente desenha o trecho percorrido do veículo, mas as velocidades não batem. Por exemplo, de acordo com o equipamento GPS, a velocidade do veículo é de 14,08km/h em uma determinada hora, mas o arquivo GPX que tem as coordenadas e horas do veículo, diz que nessa determinada hora a velocidade é 10,9km/h.

Alguém sabe se existe uma especificação do GPX que permita inserir a velocidade no arquivo? Se fosse assim, o problema estaria resolvido. Ou então existe algum formato de arquivo que não o GPX que permita enviar a velocidade? Ou alguma outra solução? Desde já agradeço a atenção dispensada.

Wallace
Contato:

Re: Formato de arquivo GPX

#2 Mensagem por Wallace »

Acho que voce fez algo errado ou tem algum dado errado em mãos.
Peguei um track que eu tinha salvo em .gz e salvei em .gpx e li novamente no TrackMaker e a velocidade esta ok.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

emanoeltadeu

#3 Mensagem por emanoeltadeu »

Bem, creio que não São dados errados, pois os dados vem diretamente do equipamento GPS. oq faço é pegar somente as coordenadas com suas respectiva data e hora e coloco no GPX...mas queria entender como ele calcula a velocidade, pra ter uma variação assim...

Mas será que não há um jeito de inserir a velocidade no .GPX, de modo que o trackkmaker só a apresente?

Wallace
Contato:

#4 Mensagem por Wallace »

pelo formatos do arquivo não tem como.
Só não sei como voce pode afirmar que a velocidade era de 14,08 e não de 10,9.
Ai que acho que voce tem dados errados.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Haigh

#5 Mensagem por Haigh »

Emanoel,

O Trackmaker calcula a velocidade média entre dois pontos de acordo com distância e tempo entre os pontos. O seu aplicativo deve estar gravando a velocidade instantânea no momento da coleta do ponto. Que eu saiba o formato GPX não suporta este parâmetro de velocidade instantânea. Uma alternativa é criar um waypoint em cada ponto do track com o dado da velocidade instantânea como comentário do ponto. não sei se resolve.

Robert

Robert Haigh

It´s a WIKI world..... collaborate!

emanoeltadeu

#6 Mensagem por emanoeltadeu »

É exatamente isso Robert. Somente trabalho com velocidades instantâneas. Mas será que existe algum software, que faça uma simulação no estilo do trackmaker, que se possa enviar além das coordenadase hora de registro, sua velocidade?

Wallace
Contato:

#7 Mensagem por Wallace »

Primeiro para isso o GPS deveria salvar essa informação.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

emanoeltadeu

#8 Mensagem por emanoeltadeu »

o equipamento GPS já salva. tenho os dados salvos a minha disposição, com hora de registro, velocidade e coordenadas.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “GPS TrackMaker”