Vocês São minha unica esperança para tirar algumas duvidas rs

Pois então, meu pai é piloto privado e em 1995 foi pra Oshkosh, onde comprou um GPS garmin 90 para usar com nosso J3. Ele nunca foi muito ligado a tecnologia, portanto acabou encostando o aparelho e quase nunca usou, mal sabe liga-lo, hoje não temos mais nosso J3, e o gps esta encostado de vez. Sou fascinado por MTB, e treking, ja conheci alguns lugares bem bonitos do brasil, então decidi pegar ele para dar uma olhada, e descobri que há como atualizar as cartas nele contidas e o firmware etc.( que nunca foram atualizados desde o final de 2004 acho ). O problema é que eu não sei onde achar informacoes de como fazer tais alterações e nem como ele funciona realmente. até hoje antes de ler o topico aqui, eu não sabia que havia diferença entre um GPS terrestre e um aeronautico. há alguma maneira de eu colocar cartas terrestres neste garmin 90?.
So consegui achar o guidebook dele em PDF, pois o produto foi descontinuado ( deve ter sido o primeiro GPS inventado ) haha
Quanto vale atualmente um GPS deste? pelo que vi ele é praticamente uma bussola comparado aos modelos mais baratos atuais, estou correto?
Agradeceria se alguém me enviasse algum link, ou site, ou nome de algum livro onde possa buscar informações que eu preciso. Estou realmente perdido com essa bucha nas mãos, haha
abração a todos
Douglas Campos