Boa noite pessoal?
não quero ser redundante levando questões já respondidas, mas ainda não vi ninguem com esse problema.
Tenho um iQue3200 (com GPS integrado) + Apontador Iapyx + mapas instalados.
Quando comanda Ligar GPS, vem a mensagem "Esperando dados do GPS"
O apontador não enxerga o GPS embutido.
O gps embutido, segundo o manual do apontador, tem de enviar os dados pelo protocolo NMEA 0183 , estar ativado a 4800 bps, 8 data bits, sem paridade , 1 stop bit.
A minha pergunta, seria o que devo fazer pra acertar a conexão?.
Provavelmente deva ter alguma ferramenta para PalmOS, tipo GPSProxy ou GpsGate para acertar isso !!!
Fico feliz se puder ser orientado por tantos experts que vejo tem aqui.
Nas preferencias do garmin Ique3200, a gente ve as opções de comunicação tipo Stardard Modem / Cradle/Cable/Infra-Vermelho para PC/handhelds, e algumas para network, mas nenhuma delas fez com que a aplicação Apontador pudesse ler as informações de coordenadas etc que vem do GPS,
Um abraçao a todos
Helio
.
Garmin Ique x Apontador
Re: Garmin Ique x Apontador
Pelo o que me consta, o GPS interno do iQUE só funciona com os programas da Garmin, pois só conversa no protocolo Garmin.
[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.
Vou estar triste se for isso realmente, mas leio no manual que há 3 tipos de conexão:
Cradle/cable
Aqui pelo eu entendi é uma conexão direta para o sincronismo com o PC, da agenda, e outros aplicativos aceitos pelo palm PC, usado para o Hotsync que pode ser USB ou COM.
Serial to Modem
Me pareceu aqui que é para definir a comunicação entre um modem anexado para a porta serial do handheld e um modem.
IR to a PC/handheld
Aqui define o tipo de conexão entre a porta Infra-vermelho do PALM e o dispositivo infravermelho do PC ou mesmo outro dispositivo handheld.
Pô, se o palm pode comunicar com outros dispositivos infra-vermelho, o que é de se esperar é que pelo menos CONVERSE com ele próprio.
Antes de ser GPS, esses palm faziam isso, então fizeram a parceria pra enfiar o GPS lá, então, eu entendo que transmitir as insformações de coordenadas, etc por algum protocolo São coisas essenciais; Por essa razão eu ainda estudo uma forma de descobrir qual é o protocolo que o Gps vai mandar essas informações para as aplicações.
Me baseio nas outras aplicações que tenho instalado no palm, e que esta buscando ( está comunicando com o GPS).
Tenho o Pathway 4, (que por sinal muito boa aplicação,) onde navego usando mapas que a propria aplicação faz o geo-referenciamento, do tipo cartas WAC. Eu instalei no cartão do palm , por exemplo, o mapa da cidade de campo grande, captada usando outra ferramenta do google earth, e com o PathWay 4, navego usando o GPS EMBUTIDO.
Uso Também uma ótima ferramenta pra navegar que comunica com o GPS embutido, que é http://www.flight-master.com/
Uso inclusive isso pra voar, como segunda opção de GPS.
Outra aplicação que reconhece o GPS embutido Também instalado no meu garmin IQue3200 é o Compass.
Por essas razões eu gostaria de ouvir mais um pouquinho os experts em comunicação, para me dar um empurrãozinho nesse embate que tenho
com meu Ique3200 x Apontador, que não está lendo o gps embutido.
Provavelmente alguem ira mencionar com esse link, ; então irá me dar mais um nó na minha cabeça, porque não entendo porque tenho minhas aplicações lendo o GPS embutido
http://www8.garmin.com/products/faq.jsp ... 5-00#faq16
Q. Does the iQue 3200/3600 support a NMEA protocol interface?
A. Unlike most of our GPS units, the iQue does not output NMEA data, which is often used for real-time tracking and autopilot systems.
A conclusão antecipada que tenho (não quero acreditar nisso) é que os fabricantes dessas aplicações modificam
o protocolo não padrão Ique para poder ter as aplicações funcionando. Seria o Caso do porque o TomTom Também não vai, porque certamente a TomTom não fez isso com sua concorrente.
E o Apontador? Simples como é? Seria porque não escreveram uma opção nas preferencias, para o usuário
Setar as configurações?
Nos fontes de uma aplicação que tenho aqui, o programador escreveu isso:
switch (protocol)
case NMEA:
read string from serial port
identify NMEA sentence and
parse sentence into position/velocity/time/etc variables
case iQue:
call API functions to directly populate PVT variables
Um abração e saudações da terra do pantanal
Helio / Campo grande-ms
http://www.ppxdf.com
Cradle/cable
Aqui pelo eu entendi é uma conexão direta para o sincronismo com o PC, da agenda, e outros aplicativos aceitos pelo palm PC, usado para o Hotsync que pode ser USB ou COM.
Serial to Modem
Me pareceu aqui que é para definir a comunicação entre um modem anexado para a porta serial do handheld e um modem.
IR to a PC/handheld
Aqui define o tipo de conexão entre a porta Infra-vermelho do PALM e o dispositivo infravermelho do PC ou mesmo outro dispositivo handheld.
Pô, se o palm pode comunicar com outros dispositivos infra-vermelho, o que é de se esperar é que pelo menos CONVERSE com ele próprio.
Antes de ser GPS, esses palm faziam isso, então fizeram a parceria pra enfiar o GPS lá, então, eu entendo que transmitir as insformações de coordenadas, etc por algum protocolo São coisas essenciais; Por essa razão eu ainda estudo uma forma de descobrir qual é o protocolo que o Gps vai mandar essas informações para as aplicações.
Me baseio nas outras aplicações que tenho instalado no palm, e que esta buscando ( está comunicando com o GPS).
Tenho o Pathway 4, (que por sinal muito boa aplicação,) onde navego usando mapas que a propria aplicação faz o geo-referenciamento, do tipo cartas WAC. Eu instalei no cartão do palm , por exemplo, o mapa da cidade de campo grande, captada usando outra ferramenta do google earth, e com o PathWay 4, navego usando o GPS EMBUTIDO.
Uso Também uma ótima ferramenta pra navegar que comunica com o GPS embutido, que é http://www.flight-master.com/
Uso inclusive isso pra voar, como segunda opção de GPS.
Outra aplicação que reconhece o GPS embutido Também instalado no meu garmin IQue3200 é o Compass.
Por essas razões eu gostaria de ouvir mais um pouquinho os experts em comunicação, para me dar um empurrãozinho nesse embate que tenho
com meu Ique3200 x Apontador, que não está lendo o gps embutido.
Provavelmente alguem ira mencionar com esse link, ; então irá me dar mais um nó na minha cabeça, porque não entendo porque tenho minhas aplicações lendo o GPS embutido
A. Unlike most of our GPS units, the iQue does not output NMEA data, which is often used for real-time tracking and autopilot systems.
A conclusão antecipada que tenho (não quero acreditar nisso) é que os fabricantes dessas aplicações modificam
o protocolo não padrão Ique para poder ter as aplicações funcionando. Seria o Caso do porque o TomTom Também não vai, porque certamente a TomTom não fez isso com sua concorrente.
E o Apontador? Simples como é? Seria porque não escreveram uma opção nas preferencias, para o usuário
Setar as configurações?
Nos fontes de uma aplicação que tenho aqui, o programador escreveu isso:
switch (protocol)
case NMEA:
read string from serial port
identify NMEA sentence and
parse sentence into position/velocity/time/etc variables
case iQue:
call API functions to directly populate PVT variables
Um abração e saudações da terra do pantanal
Helio / Campo grande-ms
http://www.ppxdf.com
não é o pontador que só funciona com o GPS deles?
O mapa do grupo TrackSource não lhe atende?
O mapa do grupo TrackSource não lhe atende?
Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui
você mesmo respondeu sua pergunta.ppxdf escreveu:Provavelmente alguem ira mencionar com esse link, ; então irá me dar mais um nó na minha cabeça, porque não entendo porque tenho minhas aplicações lendo o GPS embutido
Estes aplicativos que você mencionou que funcionam, o fazem porque aceitam o protocolo GARMIN do GPS interno do iQUE.
O Apontador não.
[]'s Sérgio Barroso