Frustrado com os mapas Tracksource / Nuvi

Mensagem
Autor
rebelo

Frustrado com os mapas Tracksource / Nuvi

#1 Mensagem por rebelo »

Pessoal,

é minha primeira mensagem no forum. Há 2 meses tenho usado um Nuvi 760 com os mapas do Tracksource, porque sempre me falaram que os mapas comprados da Garmin não são bons no Brasil. Estou muito frustrado, queria saber se o problema é porque sou muito exigente ou com os mapas, até porque já rodei boa parte dos Estados Unidos de carro com um GPS bem simples que este Nuvi e nunca tive problemas.

Fiz um percurso Recife - Brasília usando o GPS, é um percurso que já fiz muitas outras vezes no passado.

Os mapas mostram numeraçòes diferentes das BRs, por exemplo. De Feira de Santana, descendo pela BR-116, você entra para pegar a BR-020 que vai até Brasília. O mapa entende que é tudo uma BR só, não mostra que é para entrar no trevo para pegar a BR-020, identifica. Algumas cidades históricas e conhecidas, como Lençóis, você passa pela entrada e os "Pontos de Interesse" simplesmente não aparece nada de Lençois, só de outras cidades bem mais distantes e sem detalhe algum.

Mas o pior está sendo aqui em BRASÍLIA. É claro que o GPS tem ajudado muito, mas às vezes dá vontade de jogá-lo pela janela do carro. No Eixão, no sentido ao Sudoeste, se você passar das três primeiras entradas para o Sudoeste, chega uma hora que o GPS vai mandar você entrar a esquerda para fazer o retorno, óbvio, o problema é que ele manda entrar à esquerda num lugar onde não existe rua, pior, passa uma ponte. A primeira entrada à esquerda só vai aparecer muito depois.

Dezenas de ruas no Sudoeste não são mapeadas e o GPS fica no escuro. Outro dia, procurando pelos Pontos de Interesse, descobri que o Clube de Choro em Brasília simplesmente não existe também. Já ocorreu outras duas vezes comigo de o mapa dizer para entrar à esquerda e, quando chego lá, a rua é contramão.

Enfim, queria saber se essas coisas sao normais, se é porque GPS no Brasil ainda é novidade, ou se existe alguma coisa errada comigo aí. Além dos mapas Tracksource, existem outros mapas mais detalhados, mesmo que sejam pagos?

Abração e obrigado a todos,
Rebêlo.
--
www.rebelo.org

Wallace
Contato:

Re: Frustrado com os mapas Tracksource / Nuvi

#2 Mensagem por Wallace »

Esta errado com voce.
Pois se acha um erro e não informa ao desenvolvedor como espera que tal erro seja corrigido.
Editado pela última vez por Wallace em 27 Mai 2009, 16:26, em um total de 1 vez.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

rebelo

#3 Mensagem por rebelo »

Obrigado, Wallace. Ajudou bastante.

Wallace
Contato:

#4 Mensagem por Wallace »

Normalmente quando reporta um erro rapidamente é acertado, algumas vezes já no dia seguinte já tem uma nova compilação dos mapas (no TRU) com a correção feita.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

regis
Contato:

#5 Mensagem por regis »

Talvez você não tenha entendido todo o sistema de desenvolvimento voluntário e colaborativo do Projeto Tracksource. Em rápidas palavras, cada município mapeado possui um desenvolvedor. Existem municípios sem desenvolvedores, e existem desenvolvedores responsáveis por mais que um município. Esses desenvolvedores, utilizando dados próprios ou informações recebidas de colaboradores e usuários, fazem as inclusões/correções/restrições de manobra nos seus próprios mapas. Depois, mandam esses mapas para um Desenvolvedor Estadual (DE) que inclui os mapas municipais no mapa estadual, formando uma espécie de mosaico com os diversos municípios mapeados. As áreas que ainda não estão mapeadas, dentro de um estado, têm seus dados atualizados e corrigidos diretamente pelo próprio DE. Mensalmente, todos os mapas estaduais são compilados num grande mapão do Brasil (o TRC-Brasil).
Existem situações específicas e especiais, como o município de São Paulo, que é dividido em vários desenvolvedores e tem sua versão atualizada no TRU-SP, mas isso é um outro capítulo, do qual o Wallace adora falar.
Instala o TRC-SP, tenta usar, e depois pergunta prá ele o que fazer... hehehe...
Brincadeiras à parte, me parece que você é uma pessoa bem organizada, e teria bastante facilidade de informar aos desenvolvedores (municipais ou estaduais) dos lugares onde passa para que as correções pudessem ser implementadas. Consulte na página do projeto quais são os desenvolvedores dos lugares onde verificou os problemas, e informe para que sejam corrigidos os erros. Aqui em Caxias, que é uma cidade pequena, recebo diariamente diversas sugestões ou correções do mapa, todas são sempre bem-vindas.

Régis Candeia
Caxias do Sul - RS
Pirataria é crime. Não roube navios.

Wallace
Contato:

#6 Mensagem por Wallace »

A divisão da cidade de SP esta indo por agua a baixo, pois já estou tendo que cuidar de 3 dos 4 mapas (Sul, centro e norte).

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

rebelo

#7 Mensagem por rebelo »

Regis, demais:

obrigado pelas dicas, com o tempo irei me acostumando a enviar as correções aos desenvolvedores. Toda minha frustração talvez seja fruto dos variados elogios que ouvi sobre o Tracksource em relação aos mapas que são instalados de fábricas nos GPS, inclusive os aparelhos da Garmin. Como consumidor e leigo, para mim é uma frustração real e realmente incompreensível (ou inaceitável, escolham o termo) alguns pequenos detalhes que fazem muita diferença no uso diário.

Até compreendo que possa haver certas dificuldades em capitais menores (como Aracaju, Maceió, Natal e outras), talvez até mesmo pela falta de popularidade dos aparelhos GPS nesses locais. No Recife, por exemplo, só conheço duas pessoas que usam em carros particulares. Por outro lado, é difícil entender como uma cidade feito Brasília tem tão poucos 'pontos de interesse' cadastrados, tantas ruas não-mapeadas e alguns erros curiosos como os que relatei na primeira mensagem.

E falo com a sinceridade de consumidor apenas, pois não conheço quem é o 'desenvolvedor' daqui, não faço idéia e nem sabia que geralmente só existe um. Sempre achei que fosse um grupo grande e interessado, em cada Estado, fazendo as atualizações no tempo livre que tivessem. Se é apenas um desenvolvedor, acho que esse cidadão é um herói. Mas, como consumidor, acho produtivo falar um pouco dessas frustrações aqui também.

Em breve irei novamente para São Paulo, pela primeira vez com um GPS a tiracolo, irei seguir sua sugestão.

Abraços,
Rebêlo.
--
www.rebelo.org

Danniel

#8 Mensagem por Danniel »

Olá,

Você não disse qual conjunto de mapas utilizou.

Estranho dizer isso, pois o DF tem mais de 2.000 POIs no conjunto TRC. Veja só:

http://www.tracksource.org.br/desenv/po ... a=55300100
http://www.tracksource.org.br/desenv/po ... a=55300104

O sudoeste também está bem mapeado, juntamente com o resto do plano piloto (mapa Brasilia – existem outros 5 no DF)

Só os nomes das ruas não é 100% pois aqui no DF o nome da rua não corresponde ao endereço, mas isso é algo difícil de deixar perfeito pelo fato dos mapas serem voltados ao esquema tradicional, de rua/número ao invés de quadra.

Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18

rebelo

#9 Mensagem por rebelo »

Oi, Daniel

prazer em conhecer-lhe por aqui. O conjunto de mapas que utilizei é o TRC-Brasil, o qual segundo o site oficial do Tracksource é o que contém a versão oficial mais atualizada de Brasília. A versão foi a anterior a atual 6.03, ou seja, usei a 6.02 que fora justamente a mais atualizada até poucos dias atrás. Não sei, talvez eu esteja sendo exigente, mas 2000 POIs para o Distrito Federal inteiro parece um número bem aquém.

Exemplos: além de não existir o Clube do Choro (cuja entrada é bem complicada para quem não é da cidade, aliás) e tantos outros lugares conhecidos, quando procuro por 'Entertainment'->Movie Theaters (cinemas), o que eu vejo são 3 POIs. Cine Brasília e dois Cine Academia. O próximo listado é o Cine Pireneus, a 111 km daqui. Ao mesmo tempo, o mapa solicitar para entrar à esquerda no meio de uma ponte no Eixão também me deixou frustrado com todo o sentido de eu usar um GPS por aqui.

Enfim, teria um monte de outras coisas, tipo uma das mais conhecidas galeterias do Sudoeste não estar listada (a Grelha Galeteria), nem o Capital (ou Capitol, sei lá), um dos lugares mais conhecidos e bacanas naquela CLSW. Na lista de restaurantes chineses, só aparecem 11, pois o 12º já fica a 870 km (!!!).

Me desculpe se sou o único a achar isso um número risível. De todo modo, meus parabéns pelo belo trabalho de desenvolvedor, não deve ser nada fácil, ainda mais em caráter colaborativo e (aparentemente) com tão pouca gente contribuindo. Quem sabe um dia as pessoas se interessem mais em se tornar desenvolvedoras também, melhorando o conjunto total dos mapas brasileiros. Se você não estiver tão chateado, outro dia vamos sentar para tomar uma cerveja e você me explica como posso ajudar melhor nos POIs, pois geralmente gosto de conhecer lugares novos. Só tem de ser num lugar listado no GPS, se não eu me perco! :-)

Abração,
Rebêlo.
--
www.rebelo.org

Danniel

#10 Mensagem por Danniel »

Oi Rebelo,

Eu cuido só do mapa DF-Oeste, que contém Taguatinga, Ceilândia, Samambaia e demais satélites do eixo sudoeste.

A parte central, bem como outros mapas, é administrada pelo Rodrigo. Foi ele quem me "iniciou" nessa empreitada, pois me ofereci para adequar o mapa do DF ao roteamento a quase dois anos.

Não sei os outros mapas, mas tenho recebido pouquíssimas contribuições e esse foi um dos motivos que o mapa oeste ficou uns 3 meses sem atualizações. Acredito que a vontade de todos os desenvolvedores é colocar todos os pontos em "seus" mapas. Eu quase sempre estou com o meu GPS ligado, mas o fato de sempre fazer os mesmos caminhos praticamente esgota os pontos a serem cadastrados.

Quanto aos cinemas, os cinemas dos shoppings não foram cadastrados. Eu não sei qual a abordagem do padrão para estes casos (assim como os restaurantes da praça de alimentação), mas em caso positivo vou adicioná-los.

Para contribuir com POIs não é difícil, é só salvá-lo no gps (não tenho certeza, mas acho que no NUVI é no "my places") copiar pro computador, agregar o máximo de informações (nome, telefone, tipo de comida se for o caso) e enviar pro desenvolvedor. O email de todos os desenvolvedores está nesta página:

www.tracksource.org.br/desenv

E da próxima vez que passar no retorno do eixo monumental em frente ao clube do choro vou ver se marco o POI. :mrgreen:

abs

Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture

nqnnospam

#11 Mensagem por nqnnospam »

rebelo escreveu: Os mapas mostram numeraçòes diferentes das BRs, por exemplo. De Feira de Santana, descendo pela BR-116, você entra para pegar a BR-020 que vai até Brasília. O mapa entende que é tudo uma BR só, não mostra que é para entrar no trevo para pegar a BR-020, identifica.
Caro rebelo, sou o responsável pelo mapa estadual da Bahia. Muito obrigado por informar que há erros no mapa, mas infelizmente eu não tenho como corrigi-los sem maiores detalhes.

Não sei se entendi bem o problema, mas as denominações das rodovias são copiadas do mapa oficial DNIT 2005 (o mais atualizado que eu tenho).

Sobre os trevos, também não tenho condições, pelas dimensões do estado da Bahia, de fazer o levantamento pessoalmente de todos eles. Se você tiver tracklog detalhado dos trevos que estão faltando e puder me enviar, terei imenso prazer em atualizar o mapa.
rebelo escreveu: Algumas cidades históricas e conhecidas, como Lençóis, você passa pela entrada e os "Pontos de Interesse" simplesmente não aparece nada de Lençois, só de outras cidades bem mais distantes e sem detalhe algum.
A cidade de Lençóis não possui mapa urbano roteável, por falta de desenvolvedor interessado. Todos os dados estão no mapa Estadual. Há vários POIs da Chapada cadastrados no mapa estadual, e, novamente, terei prazer em incluir quaisquer contribuições. Sempre que viajo por locais novos marco tudo que é novo e ainda não está no mapa, mas, novamente, o estado da Bahia é muito grande, sendo inviável para mim levantar todos os dados do estado.

Se você costuma passar por estes locais, pode contribuir para melhorar o mapa. Habilite o recurso de tracklog do seu Nuvi (creio que ele tem a função de tracklog escondida, que é muito melhor que a função normal), sem o Lock on Road. Marque com waypoints o início/fim de estradas de terra e trevos, a denominação das estradas, e os POntos de interesse, e depois envie para mim, para que eu possa atualizar o mapa.

Muito obrigado.

[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

ricardoors

#12 Mensagem por ricardoors »

Respondendo: "A cidade de Lençóis não possui mapa urbano roteável, por falta de desenvolvedor interessado. Todos os dados estão no mapa Estadual."

Caro Sérgio Barroso!

Eu ganhei recentemente um GPS Garmin Nuvi 205w. Estou muito empolgado com o equipamento e estou lendo bastante a respeito.
Uma das primeiras coisas que eu pensei foi em montar um mapa urbano roteável da cidade de Lençóis. Eu morei lá 19 anos e conheço a região. Gostaria de ter algumas orientações a respeito. Eu estou, inicialmente, seguindo as instruções do site do projeto Tracksource (...consulte o Manual Geral etc.).

Forte abraço.

Danniel

#13 Mensagem por Danniel »

O ideal é que vc tenha tracklogs registrados com seu aparelho da cidade, aí vc consegue começar a desenhar a sua cidade.

Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Outros Fabricantes”