Duvida na Compra Serie Nuvi 260W / 765T e 780

Mensagem
Autor
gcmarini

Duvida na Compra Serie Nuvi 260W / 765T e 780

#1 Mensagem por gcmarini »

Galera, primeiramente parabens pelo forum. Estou pensando em ser um novo usuario de GPS e tirei muitas duvidas aqui no forum.

Bom, como disse já pesquisei bastente, ja me decidi pela compra de um Garmim, pela opção de ter mapas USA e tb Brasil Tracksource que me pareceu a melhor escolha.
Bom, tb ja pesquisei sobre os modelos e preços que são muito diferentes. O 260Wé praticamente 50% do valor dos outros dois. A diferença basica que percebi é o bluetooth , mapas 3d, tracklane, speed limit e alguns outros diferenciais. Mas continuo muito em dúvida em qual modelo optar como primeiro usuario.

O valor é muito diferente. Até não ligaria de comprar o modelo mais caro, mas estou achando muito alto o custo com relação ao beneficio, uma vez que 3D nao fuciona aqui, track lane tb nao, moro em Ribeirão Preto, deve demorar muito pra funcionar, bluetooth até é legal, mas tb uso muito pouco celular no veiculo, se essa é a unica vantagem, e FM é legal.

Bom, minha duvida é essa, de quala escolha, realmente estou mais tendencioso ao modelo mais barato. A unica coisa ruim que vi nele é que ele nao aceita ROTAS. Mas a duvida é tb: com os mapas Tracksource, por exemplo, se eu quiser ir de Ribeirão Preto à Santos é possivel fazer essa rota no proprio GPS 260W e seguir com ele?? Ele ira calcular tudo direitinho? Poderei colocar o endereço em Santos por exemplo, e o inicial em RP e funcionara? ou isso so é possivel com o modelo mais avaçado?

Fico no aguardo de comentarios para me ajudarem na escolha, uma vez que a melhor ajuda é de usuarios ja do sistema. Não quero me arrepender com uma compra cara que nao utilizarei os recursos, mas tb nao quero comprar algo que me sentirei muito amarrado. Dificil....... Mas... Duvida de iniciante.

Desde já agradeço a atenção dos colegas.

Grato,

gcmarini.

Danniel

Re: Duvida na Compra Serie Nuvi 260W / 765T e 780

#2 Mensagem por Danniel »

Todos os modelos que aceitam mapas roteáveis fazem pelo menos a rota com dois pontos (inicial e final)

Os modelos que suportam rotas são aquelas exportadas pelo mapsource, onde vc pode fazer uma rota mais "personalizada"

No meu ver é o único ponto fraco da série 2xx.

Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18

gcmarini

#3 Mensagem por gcmarini »

Agradeço seu pronto retorno Danniel;

Exatamente essa é a minha grande duvida no momento, pois as outras funcionalidades como bluetooth, FM e tal , realmente não vejo grande vantagem. no meu caso. Pode ser que eue steja enganado, pois como nunca tive e nunca usei, talvez se tiver vou passar a usar e gostar, mas no momento não vejo como uma gande vantagem, uma vez que as outras funcionalidades deles como o 3d nao funcionam no Brasil.

Agora, para um usuario incial, vc acha que justificaria o dobro do preço do aparelho para ter essa opção de rotas? Sempre prefiro comprar algo que me sobre do que algo que fique limitado. Mas esse ai com o dobro do valor, relamente estou na duvida. Eu viajo muito pouco. Se as outras funcionalidades me servissem mais..... Eita duvida cruel. Mas... vou ter que me decidir.

Uma coisa que nao encontrei em lugar nenhum:::

Os 3 modelos que me referi, nem no site da garmin encontrei, há diferença em velocidade de processamento, sinal do satelite algo assim? que eu possa usar como fator de decisao da compra tb? ou todos eles tem o mesmo processador, tudo igualzinho?

Agradeço a atenção mais uma vez.

Abraços,

maury sade

#4 Mensagem por maury sade »

Se voce não usa os recursos de mp3 e bluetooth, com certeza não usará Lane assist, msn e traffic porque não estão disponíveis no Brasil.
Se também não usa navegação por rotas, já que sua utilização será navegação ponto a ponto (inicio e fim), fique com o 260W, que atenderá plenamente sua necessidade.

Maury Sade Junior
Garmin Montana 650
Garmin Nuvi 765T
Desenvolvedor Municipal - Tracksource
Curitiba - PR

gcmarini

#5 Mensagem por gcmarini »

Prezado Maury, agradeço seu retorno.

Estou realmente tendendo a esse principalmente com relação ao custo beneficio. Minha duvida agora é:

Nesse exemplo que dei de ir de Ribeirão Preto a Santos por exemplo, ou mesmo Ribeirão Preto à uma cidade qualquer de MG, por exemplo Formiga.

Eu vi no forum que há possibildade no Mapsource de rotear a viagem utilizando 2 mapas com waypoints e ele teoricamente funcionaria muito bem fazendo a viagem tranquila sem me preocupar. No caso do 260W como seria feito isso? já que ele nao tem a opçaod e criar a rota.

Eu criaria a rota inicial seguiria com 1 mapa, até que houvesse a necessiadede de troca de mapas para um mapa TRU-MG talvez. E eu faria isso manualmente, qdo percebesse que o GPS está fora da rota ou nao ha mais tanta informação no mapa que estiver usando.

Esse é o processo? Cheguei a Formiga, altero o mapa que utilizarei no GPS para ver se o novo terá mais detalhes.

Agradeço mais uma vez a atenção.

maury sade

#6 Mensagem por maury sade »

Eu vi no forum que há possibildade no Mapsource de rotear a viagem utilizando 2 mapas com waypoints e ele teoricamente funcionaria muito bem fazendo a viagem tranquila sem me preocupar. No caso do 260W como seria feito isso? já que ele nao tem a opçao de criar a rota.

1- Não se deve e não se usa 2 mapas ao mesmo tempo no gps para não criar conflitos de roteamento. Pode -se carregar mais de 2 mapas simultaneamente, porem existe o recurso de desabilitar temporariamente o mapa para não criar o problema acima.

2- Não confunda roteamento com Mapsource com roteamento no Gps. As vezes uma coisa não é igual a outra pois dependem dos parametros internos de configuração, tais como tipo de vias a serem utilizadas, preferencia por via de terra ou não, rota mais rapida ou mais curta, restrições de trafego, tipo pedagios, estradas sem asfalto, etc.

3- No caso do 260, voce deve ter sempre, ou o waypoint desejado, ou o endereço, ou o cadastro do Poi, ou ainda a coordenada do ponto destino para que o gps faça o roteamento. Nestas condições, não é necessário criar rota. Usa se o roteamento ponto-a-ponto.
Funciona assim: Saia do ponto A, sua origem, peça para o gps te levar ao ponto B, desde que seja conhecido conforme a descrição acima. Ao atingir o ponto B, peça ao gps que te leve ao ponto C, ou de volta ao ponto A, tanto faz, e assim sucessivamente.

O recurso de rotas só é necessário se voce quiser passar por múltiplos pontos na mesma rota.

Mas para que o roteamento funcione é necessário que seu mapa de fundo tenha as vias necessárias.

Eu criaria a rota inicial seguiria com 1 mapa, até que houvesse a necessiadede de troca de mapas para um mapa TRU-MG talvez. E eu faria isso manualmente, qdo percebesse que o GPS está fora da rota ou nao ha mais tanta informação no mapa que estiver usando.

O gps não ficaria fora da rota, ele apenas seguiria talvez um outro caminho, ja que as vias locais não aparecem no mapa estadual daquela região. Ao chegar próximo da região, troca o mapa para um mais detalhado daquela região, e então o gps recalcula o caminho. Verifique as coberturas dos mapas do Tracksource para ver se a região ja não faz parte do TRC-Brasil, que deve ser o mapa ativo no Gps. Caso contrario sera necessário carregar o TRC-Brasil para chegar a cidade, e então o TRU para dentro da cidade.

Esse é o processo? Cheguei a Formiga, altero o mapa que utilizarei no GPS para ver se o novo terá mais detalhes.
Sim, voce pode trocar de mapas sempre que precisar de maior detalhamento da região.

Maury Sade Junior
Garmin Montana 650
Garmin Nuvi 765T
Desenvolvedor Municipal - Tracksource
Curitiba - PR

gcmarini

#7 Mensagem por gcmarini »

Prezado Maury,

Agradeço realmente tua explicação. Muito bem colocado. Acho que partindo do principio de um uso mais urbano e possiveis viagens, e o bluetooth nao é tão necessario, acho que vou me iniciar nesse mundo de GPS com uma versao mais basica e mais barata. Acho que vai atender plenamente a minha necessidade e não vou gastar tanto nesse primeiro momento. Seus esclarecimentos foram muito bem colocados e consgui entender bem sobra o uso real do equipamento.

Espero tb que o topico sirva para novos usuarios se decidirem e se guiarem sobre as opçòes que eles tem e necessidades. As vezes nos confundimos com uma infinidade de opções de acessorios e funcionalidades, que como usuarios novos, não temos noçao se vamos utilizar ou não, se vai ser de serventia ou nao.

Mais uma vez agradeço seu tempo perdido em me ajudar. Perdido não, pois foi muito útil. Me refiro a disponibilizar o seu tempo para ajudar um iniciante.

Abracos,

Danniel

#8 Mensagem por Danniel »

Lembrando que o recomendado é usar o mapa TRC que contém todas as informações (municipais e estaduais) dos mapas já aprovados.

Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18

gcmarini

#9 Mensagem por gcmarini »

Bom galera,

Agradeço imensamente as informações e opiniões de todos.

Como eu disse, eu sempre prefiro comprar algo melhor e que sirva por um bom tempo a comprar algo limitado, mas nesse caso eu realmente estava propenso a comprar o mais simples, por não achar que as funcionalidades seriam tão necessarias, MAS, por força maior acabei fazendo como de costume. Impressionante!!!!!

Qdo fui efetuar a compra do 260W o equipamento acabou. Iria demorar mais 15 dias para chegar. Entao acabei renegociando de novo o e ja que assim o foi, optei pelo modelo mais novo e mais moderno. O 765T. Pelo menos esse é mais novo e ainda está inclusive no site da Garmin. Paguei parcelado, não foi um ótimo negocio, mas pelo menos fico com um equipamento que me servira por um bom tempo com todas as funcionalidades. Acho que acabei fazendo uma boa escolha. E uma boa compra, nao muto financeiramente, mas sou da opinião que mais vale um gosto do que o dinheiro no bolso. Até o momento estou feliz. Realmente iria ficar com a pulg atras da orelha por ter comprado o mais limitado.

Agora, é esperar 2 dias a entrega e começar a utlizar e se tudo correr bem ificar satisfeito tb com o aparelho. É mais do que necessito no momento, mas tenho motor de sebra se precisar.

Agora passo para o outro processo de aprendizagem e pesquisa para o uso real do aparelho. Sempre pesquiso bastente primeiro, mas so com a mão na massa é que sabemos o que fazer e o que esquisar realmente. Agora, mais do que nunca vou precisar do forum e já tive uma ótima impressão do mesmo.

Ansiosamente, (hehehe para a chegada)

GCMARINI.

Abraços,

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Serie Nuvi”