TomTom HOME. Dica para não perder Mapa Brasil "desbloqueado"

Mensagem
Autor
syyukikaze

TomTom HOME. Dica para não perder Mapa Brasil "desbloqueado"

#1 Mensagem por syyukikaze »

Olá pessoal,

Aqui vai uma dica simples para o pessoal que usará o TomTom HOME pela primeira vez e não quer perder os mapas do Brasil, caso eles sejam "desbloqueados". Bem, esta dica é para TomTom GO 720 e com Windows XP, mas acho que serve para outros modelos e para o Windows Vista.

1. Ao ligar o GPS no PC via USB, aparecerá na tela do aparelho, a mensagem "Computador / Deseja conectar a 'Computador'?" com a opção "NÃO SIM"

2. Se o programa TomTom Home (no meu caso o ver.2.7.2.1825) estiver já instalado no PC, escolha a opção "SIM"

3. A tela do GPS mudará para uma figura do GPS e no canto direito em cima, terá o nome do modelo TomTom GO 720

4. O programa TomTom HOME se iniciará automaticamente, com título "Obter atualizações automaticamente" com uma barra de carregamento. Neste instante, o Programa está procurando atualizações novas para o seu GPS. E uma delas com certeza será a atualização de software do GPS que fará com que o Mapa "destravado" pare de funcionar.

5. Após terminar a procura, aparecerá uma lista de vários itens a serem instalados. Agora o mais importante. Você irá DESATIVAR a primeira opção de atualização "TomTom GO 720, TomTom GO 920, TomTom GO 520. The latest version of application... [ ]", pois ele instalará a versão 8.35 (ou mais atual) do software em seu aparelho. O bom é que pelo que percebi, uma vez DESATIVANDO o item, ele ficará desligado ao iniciar o TomTom HOME novamente.

6. Eu fiz as demais opções de atualização, parece que não houve problemas. Não sei dizer mais para o futuro. Um item que acho muito legal de deixar ligado para atualizar é o último, que fica separado dos demais, com o título "Compartilhe as suas correções cartográficas" , que é o Map Share. Que em poucas palavras, são atualizações feitas por usuários de todo o mundo e que podem ser compartilhados com outras pessoas. Eu mesmo já fiz algumas correções.

7. Certificado que o primeiro item NÃO está ticado, clicar no botão "Atualizar e instalar". O programa começará a baixar cada atualização escolhida e instalá-la.

8. Feito a instalação, a tela programa mudará para a tela inicial com o título "TomTom HOME Gerencie o equipamento..." e aí é só navegar e instalar os aplicativos.

9. Lembrete final, se a TomTom lançar outra versão de software TomTom HOME diferente da ver.2.7.2.1825, não sei dizer se tudo o que escrevi acima ainda irá valer. O melhor é ter cautela e não sair clicando em todo "SIM" ou "Atualizar" sem ler primeiro.

Mas tirando isso, não deixem de usar o TomTom HOME, já que atualizações do Mapshare, dowloads de POIs, vozes, cores de mapas, radares, etc, são feitas por ele (não sei se existe outra forma sem ele).

Bem pessoal, espero que este tópico não tenha ficado cansativo de ler e que esta dica simples seja útil para vocês.

Um grande abraço à todos.

PS: Lancei outro tópico "Há formas de "LEGALIZAR" um TOMTOM GO 720 desbloqueado?", se alguém puder me ajudar, eu agradeço muito!

felippe.ventrue

Re: TomTom HOME. Dica para não perder Mapa Brasil "desbloqueado"

#2 Mensagem por felippe.ventrue »

Parabéns pela dica!!!! O meu Go720 está chegando dos EUA no sábado (31/10/09) e eu não sabia que não podia atualizar. Se bem que daí surgiu uma dúvida: o meu vai vir com os mapas do EUA e Canadá. Tem algum problema de fazer a atualização destes mapas (caso eu queira ver como funciona antes de instalar os mapas do Brasil)? E o principal, onde encontro um tutorial completo de como "desbloquear" o meu Go720, baixar e instalar os mapas do Brasil?
Fico no aguardo de dicas...

TKs!

syyukikaze

#3 Mensagem por syyukikaze »

Primeiramente obrigado felippe!

Pelo que sei, a TomTom te dá 30 dias de atualização gratuita (caso os mapas sejam OFICIAIS), a partir do momento que você fez a primeira atualização dos mapas usando o TomTom HOME. E esta atualização não poderá ser feita se você não tiver uma conta já feita na TomTom, pois acredito (não tenho certeza pois o meu TomTom é da StandCenter) que TomTom HOME verifica seu login e o código de seu aparelho, e quando você escolhe no TomTom HOME, a opção em "Ferramentas" -> "Use a Garantia do mapa mais recente", ele atualiza os mapas, e daí, deve alterar algum arquivo no seu aparelho para lembrar que já se iniciou o processo dos 30 dias.

Bem, independente disto, já que não posso te dar garantias que é assim que funciona, o que aconselho, caso esteja querendo fazer "experiências" no bixinho, é fazer um Backup COMPLETO do seu GPS. Faça isso antes mesmo de instalar o software TomTom HOME no PC. E para isso, siga os passos abaixo:

1. Como descrevi no tópico, ao ligar o GPS no PC via USB, aparecerá na tela do aparelho, a mensagem "Computador / Deseja conectar a 'Computador'?" (no seu caso deve ser em inglês) escolha "YES"

2. Nessa, vai aparecer um diretório novo (Ex. TomTom (E:)) no gerenciador de arquivos do Windows. Pois ele é que nem um Pen-drive USB. E se você der uma olhada dentro, vai haver diversas pastas e arquivos. Certifique-se que você consegue ver arquivos ocultos, por garantia.

3. Crie uma Pasta em algum lugar do seu PC e nomeie com algo que você lembre, por exemplo "Backup_GO_720_Americano_Original", sei lá.

4. Copie tudo, realmente "TUDO" que estiver no TomTom para esta nova pasta. Por que isso? Porque você está copiando tanto as vozes, POIs, etc, mas também o Software original + Mapas FUNCIONAIS que vieram no seu TomTom. Então, mesmo se você formatar o seu TomTom, é só copiar tudo de volta para ele, e ao desconectá-lo como você faz com Pen-drives USB, o TomTom vai reiniciar do jeito que você comprou.

5. Com isso, você pode fuçar pelos sites e foruns sem ter medo de perder seu GPS caso cometa um erro.

Por último, quanto ao tutorial completo, não encontrei um que fala tudo passo a passo. É uma mistura de sites brasileiros e americanos. Se você é micreiro e gosta de fuçar, comece procurando no Google por "tomtomhome.org" e também "ipmart-forum.com". No segundo nome que você vai procurar no Google, não se assuste quando ver um monte de coisa escrita em chinês, lá em baixo tem um link TomTom navigation systems que tem muita coisa sobre TomTom, mas tudo em inglês.

Já que o forum Portal GPS! não permite assuntos que falem de pirataria, não posso dar mais dicas do gênero. MAS! Aconselho que tenha um bom Internet security instalado no PC, pois vai rolar sites e programas "obscuros" para fazer o que você quer. E vai saber se tem (e tem) vírus e Trojan no meio.

Abraços e boa sorte em sua procura!

flcneto

#4 Mensagem por flcneto »

Por que razão não se deve baixar e instalar a atualização 8.35? Como obter os mapas mais atuais sem baixá-la? Que outros mapas podem ser utilizados no tomtom? O Quatro Rodas é compatível?

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Geral”