Carregador de parede - 260W

Mensagem
Autor
Edsonmtd

Carregador de parede - 260W

#1 Mensagem por Edsonmtd »

Pessoal,
Meu GPS veio sem o carregador de parede.
Vocês saberiam me dizer se o carregador do Blackberry com output de 5V e 500mA é compatível?
Abs,
Edson

Paulo2501

Re: Carregador de parede - 260W

#2 Mensagem por Paulo2501 »

Olá, Edson!
Precisa saber qual a tensão e corrente de alimentação do seu GPS. Se não tiver no manual, procure no próprio GPS ou no carregador veicular. Se for 5 Vdc e acima de 500 mA, sendo o mesmo conector, tudo bem; se for mais alta que os 500 mA, vai demorar para carregar. Quanto mais alta, mais vai demorar. Nunca deve ser inferior. Tem umas dicas importantes aqui:

http://www.portalgps.com.br/viewtopic.php?f=375&t=15743

Abraço!

Edsonmtd

#3 Mensagem por Edsonmtd »

Olá Paulo,
Obrigado pela dica.
Somente tirando mais uma dúvida de leigo... no carregador veicular esta 5v = 1A, desta forma, como vc comentou da sua resposta, o meu carregador (5V = 500mA) demorará mais. Isto pode prejudicar a bateria? Tem algum problema eu utilizar este carregador por enquanto?
Abs,
Edson

Paulo2501

#4 Mensagem por Paulo2501 »

Não tem problema; depois vc compra um de maior capacidade. O ideal é ver qual a corrente especificada no manual, se tiver ou no próprio GPS. Se não encontrar, tenha como referência 1A, mesmo. Vê se vc acha um carregador acima de 0,8 até 1 A. Só para desencargo, verifique o símbolo da polaridade, se é o mesmo.

Paulo2501

#5 Mensagem por Paulo2501 »

Pesquisei no site da Garmin e encontrei o manual do seu aparelho (série 200W):
http://www8.gar*min.com/manuals/nuvi200_OwnersManual.pdf
Na pg 35, informa que a potência de entrada é 5 Watts (máx); isto quer dizer que a corrente máxima de entrada é 1 A mesmo.

jardel olive

#6 Mensagem por jardel olive »

Paulo2501 escreveu:Olá, Edson!
Precisa saber qual a tensão e corrente de alimentação do seu GPS. Se não tiver no manual, procure no próprio GPS ou no carregador veicular. Se for 5 Vdc e acima de 500 mA, sendo o mesmo conector, tudo bem; se for mais alta que os 500 mA, vai demorar para carregar. Quanto mais alta, mais vai demorar. Nunca deve ser inferior. Tem umas dicas importantes aqui:

http://www.portalgps.com.br/viewtopic.php?f=375&t=15743

Abraço!
Paulo,
Se puderes me ajudar, fico muito grato.
Estou com o mesmo dilema: tenho um Nuvi 205 cujo carregador veicular tem saída de 5V/1A. Queria usar o carregador de parede de um motorola, cuja especificação é 5V/550mA.
Pelo seu comentário, não posso usar o carregador do motorola (V3, acho) por ter uma corrente menor, é isso mesmo? O que acontece? Eu sempre achei que a regra pra corrente era igual à da tensão, ou seja, maior seria sempre proibido, menor eventualmente se poderia usar...
Se puder esclarecer, fico muito grato.

iberems

#7 Mensagem por iberems »

Desculpe-me intrometer nesta sua pergunta mas vamos em breves palavras tentar ajudar no conhecimento de eletrônica.

Antes de mais nada é importante que seu carregador seja de 5V. Isto se dá pelo fato de existirem carregadores de 3,6V que são destinados a um modelo de celular, com a mesma terminação de mini usb. Felizmente já existe um acordo internacional que vai fazer que todos celulares adotem o mesmo padrão de tomadas.

Vamos fazer comparações com algo simples que é a água.

Corrente=> medida em Amperes Imagine um rio. Olhe para uma linha perpendicular ao rio. A quantidade de agua que passa nesta seção por segundo é a corrente.
Tensão, Voltagem pelo popular , DDP (Diferença de Potencial)=> medido em Volts Imagine uma cachoeira. A diferença entre a parte de cima e a parte de baixo é a diferença de potencial ou tensão.
Potencia=> medida em Watts Agora imagine a mesma queda da cachoeira e leve em consideração a quantidade de agua que passa por uma seção. Ou seja Potencia é igual à Corrente vezes a Tensão. Se Vc aumentar a ltura da cachoeira aumentou a potencia. Se vc aumentar a corrente aumenta a potencia.

Legal?

Fonte que é a sua bateria. Ela é uma nascente que se esgota quando não chove. Para ela se encher precisamos fazer chover. Isto se dá quando Vc carrega a bateria. Para não haver transbordamentos, o que é maléfico, existe um máximo que podemos fazer chover. A nascente pode ser carregada pois até um determinado ponto. Agora, se fizermos com chuvas mais fracas, a nascente apenas demorará mais a se encher e deixar a nascente plena.

Deu para entender?

Para outras associações que não interessam no caso damos

Resistor, Resistencia no popular=> medido em ohms Imagine uma pedra grande jogada no Rio. Ela vai causar uma resistencia ou obstáculo à passagem da água. Ela causará uma diferença de potencial entre os dois extremos da pedra no sentido que corre a água.
Capacitor=> medido em Farads como é uma medida muito grande usamos milifarads, microfarads, nanofarads ou até mesmo picofarads. Imagine uma caixa d'água. Ela é abastecida por cima com água. Por baixo tem uma saida que sempre vai deixar sair a mesma quantidade de água. Qundo Vc desliga a água que entra, ainda por certo tempo vai continuar a sair água até a caixa se esvaziar. A caixa tem um ladrão. Este ladrão limita a altura que a caixa pode se encher.
Transistor=> Tem tres perninhas, em geral: Coletor, emissor e base. Imagine uma barragem de agua com uma comporta acionada manualmente. A parte que chega na parte de cima é o coletor. A parte que sai embaixo da barragem é o emissor. O registro que abre e fecha a comporta é a base. Agora vc ve que se mexer no registro com pequeno esforço, a agua que entr será modificada na saida de acordo com sua ação no registro. Temos aí , pois uma amplificação do seu esforço no registro passando para o fluxo de água entre o coletor (parte de cima da barrage) e o emissor (parte de baixo da barragem).
Diodo=> tem duas perninhas. Imaginea agua lançada de baixo para cima num cano dágua´por uma bomba. No meio dela colocamos uma valvula. Ela só deixa passar água para cima, ou seja no sentido que a bomba está lançando. Quando a bomba é desligada a valvula se fecha não deixando a água que está no cano descer. O diodo é esta válvula. Só deixa passar a água num sentido.

Se foi útil, ótimo. Se não foi, desculpe-me

Eduardo.SR

#8 Mensagem por Eduardo.SR »

Iberems,

Gostei da sua explicação... é bastante visual e não deixa dúvidas! ;)

Edsonmtd

Tome cuidado com as fontes que você possui, pois como ela apenas fornece +5V e 0V nos terminais que vão diretamente à porta USB, podem ocorrer alguns inconvenientes.

A porta USB é composta de 4 pinos, onde os externos são a alimentação de 5V e os internos são para transferência de dados.

Como padrão da USB, os pinos devem ter uma configuração específica para que ao conectarmos no GPS ele automaticamente entra em modo de dados. Isto é feito internamente no equipamento ou na fonte de alimentação.

Se você for colocar uma fonte normal, ele pode entrar no modo de dados, ou seja, o GPS vai entender que ele está espetado na porta USB de um computador e isso pode acarrtar em alguns problemas.

Em alguns carregadores domésticos, é fornecido um adaptador justamente para dizer ao GPS que ele está com uma fonte externa e não em uma porta USB.

O problema é que, dependendo da configuração, pode ser que além de entrar em modo de dados, o carregador também envie uma tensão nos pinos de dados que podem prejudicar seu equipamento.

Se você não quiser investir em um carregador doméstico específico para GPS, existe outra opção que é comprar uma fonte que na ponta possui um adaptador semelhante ao utilizado no acendedor de cigarros de seu carro. Com isso você pode utilizar o adaptador veicular também em casa.

[ ]s

Eduardo

nüvi 1300
nüvi 765T
E precisando urgentemente de um Astro®... Tenho uma Setter Irlandesa fujona!

sven

#9 Mensagem por sven »

Tenho um Nüvi 205 e costumo usar os carregadores do celular Motorola ROKR E8 e do fone bluetooth Motorola H375: ambos fornecem 5V (que é a tensão padrão nos carregadores com conector mini USB) e coincidentemente fornecem a mesma corrente máxima de 550mA.

Ao serem conectados ao Nüvi este entra em modo de transferência de dados, da mesma forma quando é conectado a um pc. Isso ocorre porque ao contrário do carregador veicular original do Nüvi esses carregadores da Motorola não possuem um resistor entre os dois pinos de dados.

Como o Nüvi "entende" que está ligado a uma porta USB 2.0 passa a consumir no máximo 500mA, que é o limite de corrente fornecida por esta por padrão. Desta forma os carregadores Motorola funcionam sem problemas, já que fornecem 550mA.

No eBay existem à venda carregadores de parede para Nüvi que fornecem 1A ou até mais, mas como estes já possuem esse resistor fazem com que o Nüvi entre em modo de navegação, e não de transferência de dados.

Abs

pipou-GPS

#10 Mensagem por pipou-GPS »

Eu comprei no mercado livre (r$ 25,00 + frete) um adaptador 110/220 que é ligado na tomada e tem uma fêmea para se conectar a tomada de isqueiro.

Mas o vendedor ainda não me entregou!!! rsrsrsrs

Marco

Da moderação:
Favor não citar a mensagem imediatamente acima, pois atrapalha a leitura e o mecanismo de busca do site

jardel olive

#11 Mensagem por jardel olive »

Obrigado a todos pelas respostas, inclusive ao Paulo que gentilmente respondeu-me também por e-mail e informou que, sendo tensão e corrente (apenas um pouco) mais baixas, o único problema seria a demora em carregar.
Obrigado também ao colega que fez a exposição didática - não foi excessiva. Ajudou a clarear, embora uma idéia geral eu tivesse, o que não compreendo são as sutilezas, como a história que o navegador entra em modo de dados por interpretar que a entrada mini-usb o está conectando a um computador... putz! Acho que vou é ver o carregador AC original e parar de esquentar a cabeça! Mas obrigado a todos pela ajuda.
Abraços!

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Serie Nuvi”