Boa tarde amigos,
Adquiri recentemente um Garmin Nuvi 780 e ainda estou aprendendo a usar o aparelho. Uma as funções que não consigo fazer funcionar de forma alguma é o Transmissor FM, dessa forma gostaria de saber se alguém poderia me orientar, caso exista algum macete e etc....
Se tiver algum colega de more em Curitiba - PR, qual q frequência que está utilizando para o transmissor no Nuvi??
Desde já agradeço a todos,
abraço,
Fábio
Transmissor FM Nuvi 780
Re: Transmissor FM Nuvi 780
Olá fcbcwb
Leia no manual página 35 link abaixo caso não tenha o manual...
http://www8.garmin.com/manuals/nuvi750- ... Manual.pdf
O macete: o transmissor é de potência baixa, então tem que escolher uma frequência não usada e não muito adjacente a uma emissora local (aqui em São Paulo é quase impossível devido às piratas). Outra dica - funciona melhor em carros cuja antena seja eletrônica, que fica perto do espelho retrovisor. Antenas externas são mais difícíceis de captar a RF.
Há um modo de aumentar a potência do transmissor, mas é ruim pois só funciona enquanto o gps estiver ligado. Após seu desligamento a condição de potência reduzida volta ao normal. Tiveram que fazer isso em função de legislação européia.
abs
Osiris Serra
O macete: o transmissor é de potência baixa, então tem que escolher uma frequência não usada e não muito adjacente a uma emissora local (aqui em São Paulo é quase impossível devido às piratas). Outra dica - funciona melhor em carros cuja antena seja eletrônica, que fica perto do espelho retrovisor. Antenas externas são mais difícíceis de captar a RF.
Há um modo de aumentar a potência do transmissor, mas é ruim pois só funciona enquanto o gps estiver ligado. Após seu desligamento a condição de potência reduzida volta ao normal. Tiveram que fazer isso em função de legislação européia.
abs
Osiris Serra
-
Olá amigo. Entrei no site do Amazon e coloquei a página para traduzir. Quando fui nas especificações do nuvi 780, vi em características que o transmissor FM infelizmente só funciona nos EUA, Canadá e em outro lugar que não recordo.
Tente fazer o que fiz e confira
Abraços
Tente fazer o que fiz e confira
Abraços
Prezados.
Utilizo um 780, sendo que um dos motivos pela escolha deste modelo foi justamente devido ao fato de ter transmissão FM.
Em primeiríssimo lugar, nunca esqueça que vc pode achar todo o tipo de informação neste endereço: <www.lapdm.com.br> Aqui tem resposta pra tudo. Mas vamos lá.
O transmissor de FM funciona sem problema algum. Tudo o que vc deve fazer é ajustar a frequencia no GPS para uma não utilizada (como já dito pelo colega OSERRAJR) e evidentemente, sintonizar a mesma frequencia no seu rádio. O GPS vai transmitir o som através desta frequencia FM, ao invés de ser pelo alto-faltante do GPS. Estando com o seu rádio ligado, vc estará apto a receber as mensagens do GPS no sistema de som do seu carro. E mais, como vc deve ter percebido, este modelo tem MP3 player. Ou seja, dá pra andar bem tranquilo, escutando MP3 e as instruções do GPS (ele interrompe a música quando tem uma instrução) no som do seu carro. É muito fácil. Não esqueça de acessar o site acima. Lá tem maiores informações.
Agora, importante. Não confundir com o serviço de informação de tráfego via FM (que é uma funcionalidade deste aparelho). Isto é outra coisa e daí sim, só funciona nos EUA e Europa <http://www8.garmin.com/traffic/fm/index.html>
Sds.
Utilizo um 780, sendo que um dos motivos pela escolha deste modelo foi justamente devido ao fato de ter transmissão FM.
Em primeiríssimo lugar, nunca esqueça que vc pode achar todo o tipo de informação neste endereço: <www.lapdm.com.br> Aqui tem resposta pra tudo. Mas vamos lá.
O transmissor de FM funciona sem problema algum. Tudo o que vc deve fazer é ajustar a frequencia no GPS para uma não utilizada (como já dito pelo colega OSERRAJR) e evidentemente, sintonizar a mesma frequencia no seu rádio. O GPS vai transmitir o som através desta frequencia FM, ao invés de ser pelo alto-faltante do GPS. Estando com o seu rádio ligado, vc estará apto a receber as mensagens do GPS no sistema de som do seu carro. E mais, como vc deve ter percebido, este modelo tem MP3 player. Ou seja, dá pra andar bem tranquilo, escutando MP3 e as instruções do GPS (ele interrompe a música quando tem uma instrução) no som do seu carro. É muito fácil. Não esqueça de acessar o site acima. Lá tem maiores informações.
Agora, importante. Não confundir com o serviço de informação de tráfego via FM (que é uma funcionalidade deste aparelho). Isto é outra coisa e daí sim, só funciona nos EUA e Europa <http://www8.garmin.com/traffic/fm/index.html>
Sds.
Luis Fernando Prado
Garmin NUVI 255W e 780
São Leopoldo, RS
-
oserrajr escreveu:Olá fcbcwb
abs
Osiris Serra
Olá Osiris
Onde posso encontrar as instruções para aumentar a potência do transmissor FM?
Um abraço
Marcio
-
Olá
Depois de uma busca no google achei este tópico que mostra como aumentar a potência do transmissor de FM do nuvi 760:
http://www.gps-data-team.com/pda-gps-na ... /2411.html
O resumo do processo:
Depois de uma busca no google achei este tópico que mostra como aumentar a potência do transmissor de FM do nuvi 760:
http://www.gps-data-team.com/pda-gps-na ... /2411.html
O resumo do processo:
I experienced the same problems with the FM transmitter.
The solution
The solution is remarkable simply in theory, but requires some trail and error.
The fact is that the FM transmitter is plenty powerful, but is limited based on the country (Locale) that is set when initiating the unit.
Legislation varies from country to country and so does the maximum allowed FM Power output.
How can I see what power output is used?
On the main screen press on the battery sign (when on external power press left from clock) continuously for about 10 seconds. A diagnostics screen will appear. Use the Next button (lower right) to go to the Audio Output Test Page.
If you press FM power you will see your current settings. In most European Community countries this will be 90 dB. You can change the settings by pressing the Up or Down buttons. Tapping the High Pwr will set it to 115dB directly..
The problem is storing these settings. Once you exit, the unit will revert to the settings allowed for the country you have selected.
So you just select the first country which allows maximum output?Not necessarily, because changing the country also changes (amongst other things) the road sings used.
So the trick is to find a country with good FM power settings AND the right road signs. After extensive trail and Error I have figured out the best setting for The Netherlands.
How do I change the country settings (locale)?
Before switching the unit on, press the right bottom part of your screen. While keeping it pressed, turn on the unit. Keep the right bottom part pressed (also during the booting process) until a question is shown asking if you want to delete all user data.
Press Yes (only Home data and various settings (Bluetooth, keyboard layout etc) will be wiped). Now you can select your country.
Be aware that once the country and languages are selected, you might have to change the time zone as well . This can be done in the normal setup screens of the unit.
So what do I nee to do?
For Dutch (and countries using similar road signs) users: select Moldavia and check that power is now 106 dB (coming from 90!). I was not successful in setting it to 115 dB but 106 dB is enough to get noise-free reception on my radio.
For America: Select Canada and check /change the power settings.
Ótima dica.
O meu já estava em 115db, embora eu às vezes tenha dificuldades com o sinal de FM. E nem é por inteferencia das rádios externas. Parece que o sinal fica mais fraco mesmo. Mas acabei de conferir e o meu estava ok.
Fica aí a dica pra quem está com dificuldades.
Apenas mais uma coisa. Nesta tela de "configuração", mexa com muito cuidado.
Sds.
O meu já estava em 115db, embora eu às vezes tenha dificuldades com o sinal de FM. E nem é por inteferencia das rádios externas. Parece que o sinal fica mais fraco mesmo. Mas acabei de conferir e o meu estava ok.
Sds.
Luis Fernando Prado
Garmin NUVI 255W e 780
São Leopoldo, RS
olá, fiz este procedimento no meu nuvi 750, mas ele acaba reiniciando qdo sai do menu de configuração e volta a ficar c/ 99db, como faço pra sair do menu e ir p/ tela normal do gps?lfprado escreveu:Ótima dica.
Sds.
um abraço
daniel