Cabo de dados, Suportes para carro e Moto - Home Made

Mensagem
Autor
Roney Marques
Contato:

Cabo de dados, Suportes para carro e Moto - Home Made

#1 Mensagem por Roney Marques »

Olá pessoal!

Recentemente estou de posse de um GPS Garmin Etrex, amarelinho e estou me divertindo muito com ele. Sei que ele não e o mais recomendado para quem espera um pouco mais de um GPS, mas está me atendendo plenamente. Basicamente uso ele pra fazer trilha de moto e voltar pelo mesmo caminho, ou desenhar um caminho pelo google earth, jogar no trackmaker e depois no gps para seguir.

Sei que pelo preço, seria mais negocio adquirir um modelo com mapa, pois a diferença não e muita, mas eu não paguei por ele.

Mas teria que pagar pelo cabo de dados e pelos suportes para o carro e moto. A Garmin cobra uma boa grana por eles, e eu preferi economizar esse valor, fazendo meu proprio cabo de dados e suportes. Assim a grana que eu gastaria com isso, eu posso investir na compra de um aparelho melhor, um pouco mais pra frente.

Bom, vamos ao que interessa:

Eu procurei informações sobre cabos e suportes home made e achei pouca coisa. Geralmente a duvida aparecia, e o assunto nao ia adiante. Com o que eu consegui pesquisar, fiz estes suportes para carro e moto que vcs podem ver nas fotos abaixo.

O suporte do carro, nada mais e do que aqueles bloquinhos de taxista com ventosa, onde fiz um recorte atras, para poder passar a argolinha do GPS que serve para abrir a tampa das pilhas. Para ele nao ficar com o peso todo nesse ponto, coloquei um pino que serve de apoio na base do gps, sendo assim, a argolinha do GPS que abre e fecha a tampa, não seria forçada pelo peso do aparelho.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O suporte da moto seria mais complicado, pois minha moto nao dispoe de muito espaço. O suporte da garmin e fixo pela tampa das pilhas e li relatos sobre a trepidação estraga-lo tanto pela tampa qto o display, e me preocupei com isso. Estao ai as fotos do suporte pra moto. Eu usei de base o cross bar do guidao da moto, usei uma caixinha de cartoes para fazer uma a‚´cama´para o aparelho. ele e preso nela por uma trava na parte de tras e uma borracha (de camera de bicicleta) pela frente. essa borracha permite acesso aos botoes numa boa. A caixa de acrilico como vcs podem ver, esta apoiada e algumas borrachinhas que servem de a‚´amortecedor´para o suporte todo e o gps junto. Ele esta apoiado dentro da caixinha tbem, em uma borracha de silicone. Ou seja, bem amortecido por todos os lados, ele nao esta sujeito a trancos que o prejudiquem. O que comprova isso, é que a caixinha é de acrilico, e não esta se rachando com o uso, mesmo que seja mais radical. A caixinha de acrilico foi o que eu achei para fazer no momento, a intenção era trocar por outra coisa, mas to vendo que vai poder ser ela mesma, que ate ja serve de a‚´termometro´ para avaliar se trancos no aparelho estao ocorrendo. (se rachar, os trancos estao ocorrendo, mas depois de muitos testes ela continua intacta). Por dentro da caixinha, uma chapinha de metal, que serve para reforçar o fundo e apoiar os parafusos.

Imagem

Imagem

Imagem

O cabo eu fiz conforme achei nesses links:

http://www.jens-seiler.de/etrex/datacable.html

http://www.jens-seiler.de/etrex/andere_stecker.html

e funcionam!

Bom, espero ter conseguido reunir informações sobre como fazer seus suportes e cabos home made, e se alguem precisar de alguma ajuda, ou ter alguma ideia a acrescentar, estamos ai.

[ ]s
Roney Marques - Santos/SP

nqnnospam

#2 Mensagem por nqnnospam »

http://www.portalgps.com.br/forum/viewtopic.php?t=1368

Muito interessante o tópico. As fotos ajudam bastante quem quer reproduzir a idéia.

Contudo, já existe um tópico sobre suporte caseiro (ver link acima).

Como a idéia do fórum e manter as informações sobre um determinado assunto agrupadas num único tópico, vou trancar este aqui, é peço as pessoas que tenham dúvidas que usem o outro tópico.

Grato pela compreensão.

Moderador.

[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Trancado Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Outros Fabricantes”