nuvi w255 ninja

Mensagem
Autor
fenix

nuvi w255 ninja

#1 Mensagem por fenix »

bom ta vindo pro papai um nuvi w255
mas vem com os mapas dos EUA
pequei aqui no forum um link e fiz o download do v5 2010 brasil
o que mais vou presisar para deixar este gps meio que ninja
tipo voz e tudo mais que ele pode fazer?
:twisted:

arvoredo

Re: nuvi w255 ninja

#2 Mensagem por arvoredo »

Para atualizar o Nüvi, basta entrar no site da Garmin, fazer download do Webupdater http://www8.garmin.com/products/webupda ... nstall.jsp e conectar o GPS, uma vez que as atualizações são gratuitas :P , estará pronto para usar.

Sobre mapas, o tal v5 2010 não é necessário, uma vez que os mapas do Brasil são gratuitos e estão disponíveis no site :arrow: http://www.tracksource.org.br/ baixe o arquivo com extensão IMG :idea: e grave no diretório Garmin no GPS. Lembre de fazer um backup geral do GPS antes de começar a mexer.

Para deixar ninja, você pode recorrer a troca de linguagem do GPS, tem japonês, chinês e coreano, por exemplo. Existem vozes alternativas para download na Internet, mas são difíceis de encontrar. Uma interessante que vi mas não testei (portanto não vou postar) é a voz de bêbado. Mas ninja deve ser legal também: "Vire a direita OOOoooooaaaaaaiiiiiIIIII!!!! :shock: ". O ícone do veículo também pode ser trocado, mas você teria de criar um desenho específico :? .

Boa sorte!

fenix

#3 Mensagem por fenix »

:shock: sim mas e para falar o nome da rua?
:?:
outra coisa depois deste gps qual vcs me recomandao como proximo passo
outro melhor que este?

Wallace
Contato:

#4 Mensagem por Wallace »

Depende do uso: Nuvi 755T, 1490T

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

arvoredo

#5 Mensagem por arvoredo »

Você provavelmente já achou a resposta a essa altura, mas enfim, para falar o nome de rua, basta selecionar no menu "voz" uma língua que termine com TTS (text-to-speech). Isso habilitará toda a voz do GPS. Daí você será apresentado ao mundo de Raquel...

Um detalhe: no meu GPS, depois de renovar os mapas, gosto de verificar se o menu "voz" está ok, pois após renovar os mapas a seleção de voz costuma sumir :? . Mas é só ficar atento, não é nada de mais :wink: .

PS: Se alguém achar a Taís TTS para Garmin, eu quero experimentar! Mas nada contra a Raquel, né :)

fenix

#6 Mensagem por fenix »

Wallace, arvoredo se eu falar q vcs sao 10 e pouco :)
bom ele ainda nao chegou
no momento ta naquele terrivel departamento :shock: FISCALIZACAO/CUSTOMS/ 
mas ja vi que ele nao aceita mp3 :( sera que ele vai aceitar wav? ou outro tipo de som? para personalizar os radares? vi uma voz de um cover do maluf extresssado com o engarrafamento
mas to achando que ja nao vai servir para meu modelo
que voz e esta? Taís :mrgreen:

arvoredo

#7 Mensagem por arvoredo »

Caro fenix,

Só num detalhe você trocou a informação. É que para o GPS falar nome de rua e você personalizar os radares, os chamados POI, não é a mesma coisa.

Para falar o nome de rua é lá no menu VOZ.

Para personalizar os POI, radares e tal, você tem de DESENVOLVER todo um esquema de posição do radar, gravar ou angariar as vozes e isso não é fácil.

Recomendo então que você busque no fórum arquivos de aviso de radar já prontos nesse sentido. Tem várias pessoas e sites só sobre isso. Busque esses guias e arquivos .GPI nesse forum mesmo.

fenix

#8 Mensagem por fenix »

arvoredo :mrgreen: sim eu sei sintetizador de voz baseado numa linguagem provavelmente em txt
eu usava o Festival (linux) para fazer programas com voz sintetizadas.
pequei o arquivo que um colega da lista fez para radar mas veio beep beep em mp3 rs :)
e fiquei pasmo meu 255w tem sintetizador de voz mas nao tem codec de mp3 aff
a duvida e saber se aceita wav ou outro formato de som e se da para implantar algum codec de mp3
um exemplo foi meu celular w200 sony que nao tinha flash e lasquei os codec neles usando dica de uma lista ai ele passo a ter menu em flash
to no aguardo e no suspense pelo brinquedo
por isso perguntei como fazer ele ficar meio que ninja ou seja que codecs podemos colocar que tipo de kernel ele aceita ate aonde podemos brincar com os arquivos dele.
c for legal vo fazer o que o Wallace disse e comprar um dos dois modelos que ele me indicou
:mrgreen:
e brincar com o 255w

Danniel

#9 Mensagem por Danniel »

Não toca MP3 porque existem modelos mais caros que fazem isso.

É uma questão mercadológica e não técnica.

Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18

arvoredo

#10 Mensagem por arvoredo »

Veeeje bem,

Eu tenho um Nuvi 760, era um dos melhores navegadores na epoca em que comprei. Bluetooth, mp3, diabo a quatro. Mas olha so', cada vez que ligava, mudava uma configuraço ou conectava no computador ele perdia a lista de mp3 e a ordem, começando automaticamente da primeira musica. SEMPRE a mesma primeira musica. Entao depois de um tempo enchi o saco e parei de usar para musica. Recomendo que use um desses MP4 do camelo (nesse computador nao posso botar acentuacao :P ).

Quanto a mudar o sistema do Nuvi, a voz e o texto ficam em arquivos editaveis, mas o sistema, por outro lado, fica escondido e dai so' mexendo a partir de firmware em binario, disponivel no site da Garmin, da mesma forma que os antigos e-trex. Mas nao vi editor para firmware. Boa sorte.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Serie Nuvi”