Percursos preferenciais
Percursos preferenciais
Amigos.
citarei alguns exemplos para levantar a discussão.
Chegando àSalvador pelo norte o GPS indica atravessar o Bairro São Critovão para cehgar a AV. Paralela, que é o caminho mais próximo e tem o mesmo limite de velocidade da via alternativa. Ocorre que neste pequeno trecho existem paradas de ônibus e de vãns que geram um engarrafamento quase constante. Justamente por conta disto foi criada uma via expressa alternativa que contorna o bairro. Com percursso obviamente maior, mas com transito totalmente livre.
Saindo de Salvador pelo mesmo trajeto, existe um trecho da Estrada do Coco (que mais adiante muda o nome para Linha Verde) onde não houve largura disponivel para a duplicação. A solução dos construtores foi manter a pista única para atender o comércio local e desviar a via de pista dupla um pouco para a direita, mais uma vez o limite de velocidade é o mesmo e o GPS opta pela via congestinonada e com ponto de ônibus.
Imagino que existam muito outros exemplos, inclusive com desvios bem maiores. já pedindo desculpas pelo texto por demais longo pergunto:
- Existe alguma maneira de definir no mapa um percurso "preferencial"? Algum tipo de hierarquia entra as vias alem da distância e do limite de velocidade? Algo que impessa o usuario de entrar em "roubadas"??
[]
Chegando àSalvador pelo norte o GPS indica atravessar o Bairro São Critovão para cehgar a AV. Paralela, que é o caminho mais próximo e tem o mesmo limite de velocidade da via alternativa. Ocorre que neste pequeno trecho existem paradas de ônibus e de vãns que geram um engarrafamento quase constante. Justamente por conta disto foi criada uma via expressa alternativa que contorna o bairro. Com percursso obviamente maior, mas com transito totalmente livre.
Saindo de Salvador pelo mesmo trajeto, existe um trecho da Estrada do Coco (que mais adiante muda o nome para Linha Verde) onde não houve largura disponivel para a duplicação. A solução dos construtores foi manter a pista única para atender o comércio local e desviar a via de pista dupla um pouco para a direita, mais uma vez o limite de velocidade é o mesmo e o GPS opta pela via congestinonada e com ponto de ônibus.
Imagino que existam muito outros exemplos, inclusive com desvios bem maiores. já pedindo desculpas pelo texto por demais longo pergunto:
- Existe alguma maneira de definir no mapa um percurso "preferencial"? Algum tipo de hierarquia entra as vias alem da distância e do limite de velocidade? Algo que impessa o usuario de entrar em "roubadas"??
[]
Mauricio Valadão
Baiano morando em Aracaju
Finalmente perto de casa
Finalmente perto de casa

OK Ruy, já estou enviando os meus Tracks para o Sérgio e ele podera visualizar o que digo facilmente, ou poderei levantar melhor na minha proxima viagem, caso necessário.Ruy Lerac escreveu:Existem várias possibilidades de resolver este problema. Envie os dados, de forma o mais explicado possÃÂvel, para o Sérgio Barroso que é o desenvolvedor do TRR-BA. Uns croquis ajudariam.
Na verdade estes casos eram apenas exemplos, eu gostaria de discutir um pouco estas várias possibilidades, estou iniciando o desenvolvimento de Sergipe (cheio de dúvidas e produzindo ainda lentamente) e por exemplo tenho uma estrada que é mais curta entretanto envolve ferry boat. Que percurso o GPS irá sugerir? Poderia dar a opção ao usuario?
[]
Mauricio Valadão
Finalmente perto de casa
Finalmente perto de casa

Valadão,
O manual do roteamento mostra uma série de tags cuja função é justamente atender estes pontos especiais. Existe tag especÃÂfica para a classe da via, para impedimento de certos tipos de veÃÂculos, etc... . Dê uma olhada lá.
Quanto ao caminho com ferry boat, certamente será o escolhido se a opção for pelo mais curto e não o será se a opção for pelo mais rápido, já que a velocidade média padrão nestes trechos é muito baixa por definição. Nem o MapSource, nem os gps permitem avoid para ferry boats, logo se este track fizer realmente parte da rota automaticamente escolhida em função da opção do usuário não tem como evitar, a menos que o usuário, na fase de planejamento da viagem, faça a edição da rota e "force" um desvio neste local, obviamente se existirem outras opções de caminho.
O manual do roteamento mostra uma série de tags cuja função é justamente atender estes pontos especiais. Existe tag especÃÂfica para a classe da via, para impedimento de certos tipos de veÃÂculos, etc... . Dê uma olhada lá.
Quanto ao caminho com ferry boat, certamente será o escolhido se a opção for pelo mais curto e não o será se a opção for pelo mais rápido, já que a velocidade média padrão nestes trechos é muito baixa por definição. Nem o MapSource, nem os gps permitem avoid para ferry boats, logo se este track fizer realmente parte da rota automaticamente escolhida em função da opção do usuário não tem como evitar, a menos que o usuário, na fase de planejamento da viagem, faça a edição da rota e "force" um desvio neste local, obviamente se existirem outras opções de caminho.
[ ]'s Ruy Lerac
Re: Percursos preferenciais
Bom, já havia respondido em PVT, mas agora estava olhando o mapa e vàque a via alternativa está no mapa. Na realidade é um prolongamento da Av Paralela (oficialmente Luis Vianna Filho) da "primeira" rótula até a "segunda" (a do aeroporto).Valadao escreveu:Amigos.
Chegando àSalvador pelo norte o GPS indica atravessar o Bairro São Cristovão para chegar a AV. Paralela, que é o caminho mais próximo e tem o mesmo limite de velocidade da via alternativa. Ocorre que neste pequeno trecho existem paradas de ônibus e de vãns que geram um engarrafamento quase constante. Justamente por conta disto foi criada uma via expressa alternativa que contorna o bairro. Com percursso obviamente maior, mas com transito totalmente livre.
A via cheia de paradas de ônibus é um trecho da Dorival Caymmi (avenida Também duplicada, aliás eu nem sabia que este trecho já era a Dorival), que leva àpraia de Itapoã (daào nome da avenida...).
O problema é que a via alternativa é mais longa. Como tem a mesma velocidade da Dorival Caymmi, todos os critérios (menor tempo ou menor distância), vão fazer o GPS escolher a Dorival Caymmi.
A única saÃÂda seria forçar uma classe menor para a Dorival Caymmi, usando a tag <RC=>.
[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.
Re:
Alguem sabe dizer qual a velocidade considerada no calculo?Ruy Lerac escreveu:Valadão,
Quanto ao caminho com ferry boat, certamente será o escolhido se a opçà£o for pelo mais curto e não o será se a opçà£o for pelo mais rápido, já que a velocidade média padrão nestes trechos é muito baixa por definiçà£o.
Caso ainda não permitam avoid, existe alguma previsão para permitir.Nem o MapSource, nem os gps permitem avoid para ferry boats,
No aguardo.
Dairton Solano Mondini
Navegantes - SC
Desenvolvedor meia-boca de umas 15 cidades (SC e RS).
Socando o pau, pra ficar tudo legal!
Nuvi 200 + TrackSource
Navegantes - SC
Nuvi 200 + TrackSource
Para ferries é cerca de 10 ou 20 km/h. Não lembro com certeza.
O novo mapsource tem avoid para ferries.
O novo mapsource tem avoid para ferries.
[ ]'s Ruy Lerac
Grato pela resposta, Ruy.
Tu te referes ao MapSource em Português?
E, para GPS não tem previsão de avoids?
No aguardo, novamente.
Tu te referes ao MapSource em Português?
No aguardo, novamente.
Dairton Solano Mondini
Navegantes - SC
Nuvi 200 + TrackSource
Navegantes - SC
Nuvi 200 + TrackSource
A última versão do mapsource (6.14.1).
Não sei se a Garmin vai lançar atualizações de firmware dos gps com este avoid.
Não sei se a Garmin vai lançar atualizações de firmware dos gps com este avoid.
[ ]'s Ruy Lerac
- paulocarvalho
- Contato:
Tem que falar com o Simmonds (desenvolvedor de Salvador) para promover ou rebaixar uma delas. Aqui no Rio, o trecho da Av Brasil que é paralelo à Linha Vermelha foi rebaixado para que as rotas sempre que possível usassem a Linha Vermelha.nqnnospam escreveu:Bom, já havia respondido em PVT, mas agora estava olhando o mapa e vàque a via alternativa está no mapa. Na realidade é um prolongamento da Av Paralela (oficialmente Luis Vianna Filho) da "primeira" rótula até a "segunda" (a do aeroporto).
A via cheia de paradas de à´nibus é um trecho da Dorival Caymmi (avenida Também duplicada, aliás eu nem sabia que este trecho já era a Dorival), que leva à praia de Itapoã (daào nome da avenida...).
O problema é que a via alternativa é mais longa. Como tem a mesma velocidade da Dorival Caymmi, todos os critérios (menor tempo ou menor distância), vão fazer o GPS escolher a Dorival Caymmi.
A àºnica saÃÂda seria forçar uma classe menor para a Dorival Caymmi, usando a tag <RC=>.
Garmin Nüvi 255w
DM Rio de Janeiro Zona Oeste
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ
programador sênior do Tracksource.
Depende do modelo, meu 276C tem.Dairton escreveu:Grato pela resposta, Ruy.
No aguardo, novamente.
Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui
Então, não tou conseguindo entender direito o assunto.
Tenho um Nuvi 200 e sempre deixo no "A Evitar":
_ Ferries (ferry boats e balsas?)
_ Separadores de tráfego (acredito que sejam as estradas particulares, se for, não sei se funciona, pois, não sei onde posso fazer um teste na prática)
_ Estradas não pavimentadas (estradas de terra?). Na frente da minha casa tem uma estrada de terra que, muitas vezes ele gera a rota por ali.

Estas telinhas são somente pra enfeite, ou, o "a evitar" dele somente funciona quando o caminho alternativo é somente um pouco maior.
Também no MapSource ele não evita (Uso a 6137, em inglês. Porém, já testei na 6141, em Português).
No aguardo, novamente.
E, agradecendo a atenção dispensada por todos.
Tenho um Nuvi 200 e sempre deixo no "A Evitar":
_ Ferries (ferry boats e balsas?)
_ Separadores de tráfego (acredito que sejam as estradas particulares, se for, não sei se funciona, pois, não sei onde posso fazer um teste na prática)
_ Estradas não pavimentadas (estradas de terra?). Na frente da minha casa tem uma estrada de terra que, muitas vezes ele gera a rota por ali.

Estas telinhas são somente pra enfeite, ou, o "a evitar" dele somente funciona quando o caminho alternativo é somente um pouco maior.
Também no MapSource ele não evita (Uso a 6137, em inglês. Porém, já testei na 6141, em Português).
No aguardo, novamente.
E, agradecendo a atenção dispensada por todos.
Dairton Solano Mondini
Navegantes - SC
Nuvi 200 + TrackSource
Navegantes - SC
Nuvi 200 + TrackSource
Recomendo usar em ingles para descobrir efetivamente o que é o que, pois estas traduções são horiveis.
Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Quais traduções são horríveis? As minhas ou as do portuga? rs rs.
No MapSource, pelo que vejo, eles estão na mesma ordem. Daí, fica fácil pra saber quem é quem.

Obs.: o risco vermelho não indica nenhuma estatística, era pra ser uma linha reta. Hehehe.
E, parece que no Nuvi 200, também ocorre o mesmo:
Na imagem abaixo coloquei as telinhas do inglês e do português, e ao lado uma tentativa de Português Brasil.

No aguardo.
No MapSource, pelo que vejo, eles estão na mesma ordem. Daí, fica fácil pra saber quem é quem.

Obs.: o risco vermelho não indica nenhuma estatística, era pra ser uma linha reta. Hehehe.
E, parece que no Nuvi 200, também ocorre o mesmo:
Na imagem abaixo coloquei as telinhas do inglês e do português, e ao lado uma tentativa de Português Brasil.

No aguardo.
Dairton Solano Mondini
Navegantes - SC
Nuvi 200 + TrackSource
Navegantes - SC
Nuvi 200 + TrackSource
U-Turns para mim seria mais como cotovelo (rs rs) ou retorno em U.
Carpool Lanes ao pé da letra seria algo como "via de carona" que são vias onde só podem circular veiculos com motorista + um certo numero de passageiros. Ou seja, só com o motorista não pode circular nesta via que normalmente é somente uma faixa de uma via maior. Desconheço alguma via assim no Brasil.
Seasonal Road Closures para mim é via que é fechada ao trafego em algum momento, como um pedaço da minha rua que tem feira as sextas-feiras
Carpool Lanes ao pé da letra seria algo como "via de carona" que são vias onde só podem circular veiculos com motorista + um certo numero de passageiros. Ou seja, só com o motorista não pode circular nesta via que normalmente é somente uma faixa de uma via maior. Desconheço alguma via assim no Brasil.
Seasonal Road Closures para mim é via que é fechada ao trafego em algum momento, como um pedaço da minha rua que tem feira as sextas-feiras
Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Bem, fiz uma atualização de firmware, conforme abaixo:

Mas, o bagulho continua loco, mano. Pois, tracei uma rota para que ele passasse pelo ferry boat e fizesse um retorno. Daí, coloquei no modo de simulação.
O mais engraçado, ou estranho é que quando é pra ele entrar na linha marítima, ele volta pra umas das ruas anteriores da rota, ficando dando voltas no quarteirão e não pegando a linha marítima, conforme imagens (se quiserem, acredito que posso fazer um vídeo):
Percebam que, na sequência, ele diz para virar em 80m, 60m, 20m e depois em 450m (voltando pra rua anterior).

Noutra rota que tracei, "sugerindo" que ele fizesse um retorno e com o avoid para evitar retornos, ele fez o retorno.
Se quiserem, posso enviar o arquivo do MapSource, com a rota.
Outra coisa, após abrir o WebUpdater, ele me pergunta se quero reinstalar a mesma versão. Será que seria a solução?
Claro que, fazendo backup de tudo, antes.

O que me dizem quem tem, também, o nuvi 200?
Bem, prolonguei-me demais. Mas, acho que foi necessário deixar bem embasado.
No aguardo de mais colaborações.

Mas, o bagulho continua loco, mano. Pois, tracei uma rota para que ele passasse pelo ferry boat e fizesse um retorno. Daí, coloquei no modo de simulação.
O mais engraçado, ou estranho é que quando é pra ele entrar na linha marítima, ele volta pra umas das ruas anteriores da rota, ficando dando voltas no quarteirão e não pegando a linha marítima, conforme imagens (se quiserem, acredito que posso fazer um vídeo):
Percebam que, na sequência, ele diz para virar em 80m, 60m, 20m e depois em 450m (voltando pra rua anterior).

Noutra rota que tracei, "sugerindo" que ele fizesse um retorno e com o avoid para evitar retornos, ele fez o retorno.
Se quiserem, posso enviar o arquivo do MapSource, com a rota.
Outra coisa, após abrir o WebUpdater, ele me pergunta se quero reinstalar a mesma versão. Será que seria a solução?
Claro que, fazendo backup de tudo, antes.

O que me dizem quem tem, também, o nuvi 200?
Bem, prolonguei-me demais. Mas, acho que foi necessário deixar bem embasado.
No aguardo de mais colaborações.
Dairton Solano Mondini
Navegantes - SC
Nuvi 200 + TrackSource
Navegantes - SC
Nuvi 200 + TrackSource
Informa o problema da rota no mapsource ao desenvolvedor do mapa em questão.
Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Então, no caso, o desenvolvedor de Navegantes, sou eu.
E, o desenvolvedor de Itajaí, é o Casaretto.
Agora, a não ser que estejamos nos esquecendo te colocar alguma tag, ou, alguma coisa assim. Ser desenvolvedor meia-boca, não é fácil, não! Hehehe.
Wallace, se não for te pedir demais, já que o teu GPS funciona direito os avoids, poderias testar a rota no teu GPS?
Pois, se o avoid funcionar no teu GPS, é sinal de que o problema tá no meu GPS. E, se não funcionar o avoid no teu GPS, pode ser problema no mapa.
Quebra essa pra mim?
No aguardo.
E, o desenvolvedor de Itajaí, é o Casaretto.
Agora, a não ser que estejamos nos esquecendo te colocar alguma tag, ou, alguma coisa assim. Ser desenvolvedor meia-boca, não é fácil, não! Hehehe.
Wallace, se não for te pedir demais, já que o teu GPS funciona direito os avoids, poderias testar a rota no teu GPS?
Pois, se o avoid funcionar no teu GPS, é sinal de que o problema tá no meu GPS. E, se não funcionar o avoid no teu GPS, pode ser problema no mapa.
Quebra essa pra mim?
No aguardo.
Dairton Solano Mondini
Navegantes - SC
Nuvi 200 + TrackSource
Navegantes - SC
Nuvi 200 + TrackSource
Mas fazendo a mesma rota no MapSource acontece a mesma coisa?
Pois se acontece é problema no mapa.
Mas se não acontece NÃO pode dizer com certeza que é o aparelho
Pois se acontece é problema no mapa.
Mas se não acontece NÃO pode dizer com certeza que é o aparelho
Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Uma coisa que acabei de reparar no meu Mapsource (6.12.2) que o Avoid é na realidade Try to Avoid, ou seja, tentar evitar mas não obrigatoriamente evitar.
Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP