O que o Robert esta dizendo faz todo sentido, afinal a TomTom certamente vai querer lucrar com a venda dos mapas brasileiros, então é apenas uma questão de tempo para estarem disponibilizados.
Na pagina da amazon.com (USA) existem mais de 80 "reviews" (comentários) de usuarios do TOMTOM ONE XL - a grande maioria bastante satisfeita c/ o aparelho, e coisa rara hoje em dia: com o bom suporte técnico ao usuario através do telefone 0-800 da empresa (chamada gratuita nos USA - quem é do Brasil pode ligar do Skype pagando quase nada...).
Lógico, quem pesquisou na Internet ficou sabendo que a empresa estava em fase de instalação no Brasil, com os mapas ainda por vir. Eu comprei um TT ONE XL nos USA a semana passada, sabendo da situação, e tudo leva a crer que os mapas brasileiros logo estarão disponiveis. No meu caso, pretendo usa-lo tambem no exterior, e parece que o TT é muito bom p/ USA e Europa.
Nestes comentários postados no site da amazon.com (a maioria de Julho/07, porém um deles de 8/Nov/07) varios clientes tiveram SÉRIOS PROBLEMAS com este modelo de GPS quando fizeram a instalação do software HOME (para ser instalado no computador) e deixaram marcadas as opções "atualizar software" e "atualizar mapas". Segundo estes comentários, isto estaria causando uma pane geral no GPS, sinalizada na tela por um grande "X" vermelho dentro de um circulo, e o travamento total do aparelho. Mesmo tendo feito o backup prévio dos mapas pré-instalados, a maior parte dos usuarios teve que retornar o aparelho a TomTom p/ troca por um novo (nos USA isto é feito via correio, é uma dor de cabeça, porém bem menor do que aqui no Brasil...). Alguns mencionam que nem mesmo um reset (via botão especifico p/ isto) resolveu esta pane.
Mesmo assim, a maioria dos usuarios elogiou o bom atendimento da TomTom, com atendentes bastantes solicitos e falando o Ingles correto (hoje grande parte das empresas americanas tem seus call centers na India, e nem todos atendentes conseguem falar um Ingles razoavel...). não deixaram de criticar a empresa por permitir uma falha tão grave acontecer por tanto tempo - inclusive um usuário que se diz analista de sofware, comentou que o programa HOME é realmente cheio de falhas...
Intrigado c/ esta pane no GPS liguei p/ o suporte dos USA ontem - e fui muito bem atendido. Recomendaram DESMARCAR as opções "atualizar software" e "atualizar mapas" do software HOME, na primeira vez que o GPS for ligado ao computador. Ficou a duvida se este problema era apenas nas versões anteriores do HOME ou se ainda pode vir a ocorrer... (a Versão atual é 2.1 - e só para comparar, a que veio no CD do meu GPS comprado recentemente na loja BestBuy - é Versão 1.6). Como recomendaram desmarcar estas opções, creio que é algo que ainda pode acontecer, embora nos comentários mais recentes na amazon.com não aparecem novos relatos.
Ainda não liguei meu GPS ao computador, mas se alguem tiver algum relato sobre esta pane, favor comentar. Para quem gosta de ler em Ingles, tem um excelente teste ilustrado do TT ONE XL - assim como links p/ os comentarios no amazon.com e diversos outros locais em:
http://gpstracklog.typepad.com/gps_trac ... _xl_r.html ...o teste não é lá muito favoravel ao aparelho - o que é constestado pelos usuarios do dia-a-dia que comentam o teste em seguida - porém as telas ilustradas valem a pena e ensinam como programar todas a opções e menus do TT ONE XL.