conexão do Etrex e Trackmaker via conversor serial-usb

Mensagem
Autor
Márcio Severo Martins

Conexão do Etrex e Trackmaker via conversor serial-usb

#1 Mensagem por Márcio Severo Martins »

:? Estou tentando conectar um Etrex (amarelinho) ao Trackmaker via conversor usb-serial (meu PC não tem porta serial). Instalei o driver que vem junto com o cabo (o Windows XP SP2 configurou automaticamente a porta como COM3), acertei a configuração do Trackmaker para a mesma COM3, mas tudo que eu consigo é a mensagem a¢â‚¬Å“sem dados na porta serial”. já verifiquei o funcionamento do driver no Gerenciador de Dispositivos do Painel de Controle do Windows e tudo parece OK. Apesar disso o Windows não está reconhecendo o GPS como novo hardware quando conecto o cabo na porta USB. já tentei alterar a configuração da porta serial para COM1, COM2 e COM4, tanto no Windows quanto no Trackmaker e nada deu resultado. Alguém pode me ajudar?

Grato pela atenção.

Márcio

FORTUNA IMPERATRIX MUNDI

paulocarvalho
Contato:

#2 Mensagem por paulocarvalho »

Márcio, em primeiro lugar somente o adaptador é reconhecido automaticamente. O GPS nunca será, pois o mesmo usa o protocolo serial que é muito primitivo e não implementa plug-and-play.

Sendo o protocolo serial não-plug-and-play, você terá que configurar as partes (GPS e computador) manualmente. você tem que ter as mesmas configurações de bytes por segundo, pareamento, stop bits, etc. Normalmente a velocidade é 9600Bps e o resto da configuração é o famoso 8-N-1 (8 bits de dados por quadro, sem paridade (hoje em dia paridade não é necessária), e 1 bit de parada). Se houver uma configuração chamada "controle de fluxo" ou "flow control", coloque "hardware", pois todas as UARTs de hoje em dia implementam controle de fluxo de dados on-chip.

Se as configurações não coincidirem, as partes não vão se falar e o que você terá é a mensagem de erro.

não custa nada lembrar que o GPS deve estar ligado para que a comunicação aconteça, ele não vai ligar sozinho como uma câmera USB ou pen-drive de hoje em dia.

Garmin Nüvi 255w
DM Rio de Janeiro Zona Oeste
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ
programador sênior do Tracksource.

Márcio Severo Martins

#3 Mensagem por Márcio Severo Martins »

Oi, Paulo.

Conferi as configurações conforme você sugeriu (sempre com o GPS ligado). A única diferença era o controle de hardware que não estava habilitado no Windows (agora já está). Tanto o GPS quanto o Trackmaker (vr. 13.1) estão configurados para comunicação utilizando a interface GARMIN, padrão para o Etrex, via COM3. A auto-detecção está ativada no Trackmaker, mas acho que esse é um detalhe que não influencia neste caso. Detalhe: Continuo sem obter comunicação. você falou em configurar manualmente o GPS. A que você estava se referindo exatamente? Poderia ser um problema no cabo serial do GPS? Ou no próprio aparelho?
Grato pela atenção.

Márcio

FORTUNA IMPERATRIX MUNDI

mpansan

Re: Conexão do Etrex e Trackmaker via conversor serial-usb

#4 Mensagem por mpansan »

Oi Marcio entrei hoje neste forum e vi sua duvida nao sei se ja consegui fazer com que o gps funcionase com o conversor usb serial eu utilizo meu gps com um corversor e ele funciona normalmente se voce nao consegui fazer ele funcionar voce precisa escolher no seu gps o protocolo que vai ser usado pois ele pode estar ajustado para nao utlizar nenhum protocolo ai o Trackmaker dara a mensgem de sem dados na porta serial
Espero ter ajudado.

Abraços

Milton

aghardt

Re: conexão do Etrex e Trackmaker via conversor serial-usb

#5 Mensagem por aghardt »

Pois é: Eu ainda nao consegui conectar meu etrex H no computador.
Tenho o cabo que conecta o gps ate o computador via USB.
Ja instalei o driver tambem.
o bichinho nao quer saber de se conectar no motion based ou no trackmaker...

alguma sugestao? :(

acrisio pozzatti jr

#6 Mensagem por acrisio pozzatti jr »

eu tambem estou a quase 1 mes tentando conectar um etrex amarelo ao ozi explorer com cabo serial e adptador usb quando tento pegar waipoints da uma mensagem error com port , como configurar a porta com do ozi p\ o etrex amarelo???

Santiferri

#7 Mensagem por Santiferri »

o meu etrex amarelo também não está conectando...tentei de várias maneiras e como sugerido neste tópico..não tem jeito...to achando que é problema do aparelho ou do cabo mesmo...

iabmatos

#8 Mensagem por iabmatos »

Prezados,

Tenho problema similar com um GPS Receiver BU-353-S4 da GlobalSat que não consigo fazer funcionar com o TrackMaker. Porém o GPS funciona normalmente com o Google Earth, com o OziExplorer, e com software de diagnóstico que acompanha o GPS, que me mostra todas as mensagens enviadas pelo GPS.

Sugestões?

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “GPS TrackMaker”