PND para uso veicular - dúvidas específicas

Espaço dedicado aos que ainda não se decidiram por qual fabricante e modelo comprar.
Mensagem
Autor
Guilap

PND para uso veicular - dúvidas específicas

#1 Mensagem por Guilap »

Olá,

Possuo dois GPS Garmin (ETrex Legend e MAP 60CSX), mas gostaria de adquirir um PND ("Navegador Pessoal") para uso veicular. O GPSMAP 60CSX faz um bom trabalho, mas fiquei impressionado recentemente ao ver um TomTom funcionando na Austrália (rapidez para achar informações pelo in-screen-keyboard, rapidez de atualização da tela, bem como mais clareza na exibição da rota, já que a tela é bem maior que o 60C). E vejam que a Austrália é o país mais complicado para GPS que eu já vi (mesmo nome de rua em vários lugares da mesma cidade, números são da construção e não em metros e zeram quando mudando de bairro, entre outras coisas).

Li as dicas iniciais

Saiba o que observar na compra de GPS no exterior....
Qual GPS Comprar? Guia completo para ajudar os novatos
Airis, Delphi, Nuvi, TomTom, 4Rodas, etc: (Não) Comprar?

mas ainda estou em dúvida.

Provavelmente comprarei um Garmin Nuvi 265W mesmo (um amigo está voltando dos EUA e pode me trazer) e verei na prática, já que pareceu um ótimo custo benefício, mas quem sabe o pessoal daqui do fórum tem alguma outra idéia.

Vamos lá. A lista é grande mas qualquer comentário a qualquer item já é uma ótima ajuda.

Coisas que busco num navegador:
  • a. Processamento rápido (buscas rápidas, sincronia com satélites rápida ao ligar, recalcular rotas rapidamente, atualização de tela rápida). Acho o 60C meio lento nisso, mesmo com poucos mapas.

b. Tela de tamanho razoável (já que o uso é veicular e tenho o 60C pra andar a pé, creio que posso comprar um de tela 4.3")

c. Possibilidade de incluir mapas de usuário (como os mapas do Tracksource)

d. Se não possível usar o Tracksource: Mapas completos e, se possível, custo não exorbitante para manter atualizados (já ouvi falar que a subscricao dos mapas atualizados via GPS dos Nokia eh uns 200 conto por ano! Procede?)

e. Se não possível usar o Tracksource: Atualizações de mapas, POIS e acertos possíveis de serem feitos pela comunidade usuária (supostamente, o TomTom faz isso)

f. Interface. Uma coisa que não consigo fazer no 60C: estou indo sentido norte numa rodovia e quero saber qual o posto de gasolina mais próximo. Não, eu não quero saber o mais próximo pro sul. E não, tambem não quero saber o mais proximo ao norte na pista de sentido contrário (no caso de pista dupla).

g. Interface. Idem do item F, mas para radares: só me importa se eles estiverem na minha via. Quando tentei usar isso no GPSMap 60C (alarme de aproximação), ele avisava qualquer radar que chegasse próximo, mesmo numa rua 3 quadras paralela à minha, mas não tentei isso nos mapas roteáveis do tracksource ainda.

h. Acho que deve ter em todos, mas gostei da funcionalidade (vi no TomTom): exibição constante na tela do PND da velocidade máxima da via que estou percorrendo.

i. Algum PND tem um recurso "no caminho"? Por exemplo, quero passar numa farmácia a caminho de casa desviando minha rota o mínimo possível.

j. Já existe algum PND que receba informações de tráfego no Brasil e recalcule a rota? Se não, algum recurso "marcar via como congestionada"? Recalcula a rota tomando como a velocidade da pista atual como 5 km/h (por exemplo).

k. Rota evitando vias proibidas de circulação - como no caso de rodízio de automóveis. Existe algum PND que faça isso? (o PND informaria se é possivel - e, neste caso, mostraria a rota - fazer o percurso de um ponto a outro sem usar vias reservadas para rodízio).

l. Comandos de voz: alguém já usou? Funciona bem/vale a pena? (não me importo se for necessário falar em inglês para isso)
Agradeço antecipadamente a ajuda. (e a qualquer um que só tenha lido o post inteiro 8) )

Guilherme
Etrex Legend, GPSMAP 60C
Campinas SP

Voltar para “Qual seria o melhor GPS para mim?”