Entretanto, nos modelos mais novos de navegadores, como na linha Nuvi, quando em modo de navegação, uma função inibe os alertas para os POIs que se encontram deslocados lateralmente a mais de 30 metros da via em uso na rota.
Aproveitando esta característica, no caso de vias com traçado duplicado, podemos posicionar o POI em relação à via, de forma que o alerta só soe quando em navegação pela pista correspondente. Na figura a seguir, mostramos a posição recomendada para posicionamento dos POIs para que os alertas funcionem de forma otimizada:

Observações Importantes:
1- Esta formatação só é válida para o caso de vias de mão única com traçado duplicado no mapa. Se a via estiver representada por uma única linha, não é possível esta configuração e então o POI deverá ser posicionado exatamente sobre a via;
2- No caso de vias espaçadas em mais de 30 metros, não é necessário o deslocamento lateral do POI. Neste caso eles deverão ser posicionados exatamente sobre a pista e o alerta seletivo irá funcionar naturalmente;
3- Se o radar monitora as 2 vias e estas estiverem afastadas a mais de 60 metros, o POI deverá ser duplicado e colocado sobre as duas vias;
4- Esta configuração não é válida apenas para Radar. O mesmo procedimento deve ser adotado para outros POIs típicos de alerta como Polícia, Quebra-mola e outras áreas de perigo.
5- O Alerta seletivo só irá funcionar quando o usuário estiver navegando em uma rota. Quando estiver com o GPS ligado, porém não navegando, o alerta irá soar para todos os POIs contidos dentro do raio de aproximação definido.
Coordenação Projeto Tracksource