TRC Brasil = Somatória de todos os TRUs Estaduais?

Espaço para dúvidas, problemas e sugestões gerais sobre o Projeto.
Mensagem
Autor
smarca

TRC Brasil = Somatória de todos os TRUs Estaduais?

#1 Mensagem por smarca »

Ficou ainda uma dúvida, vou perguntar ... e se o Wallace me responder como respondeu para o Ricardo Pires de Campinas (também resido em Campinas) ... vou mandar ele pra aquele lugar, hehehe.

Posso afirmar que, exceto pelas datas de atualização, se eu tiver todos os TRUs Estaduais terei automaticamente o TRC Brasil completo? Com tudo o que há na somatória dos TRUs? Ruas, detalhamentos, etc.?

Pergunto porque, embora o TRU_PE seja apenas 1 dia mais novo que a compilação do TRC_BR (vide página de download onde consta a última compilação de ambos), o arquipélago de Fernando de Noronha não aparece detalhadamente no TRC_BR mas aparece detalhadamente no TRU_PE.

Porque?

Wallace
Contato:

Re: TRC Brasil = Somatória de todos os TRUs Estaduais?

#2 Mensagem por Wallace »

Tem isso informado no forum, pesquise :mrgreen:

Pode afirmar, mas vai estar falando besteira :shock: :mrgreen:

Em:
http://tracksourcebrasil.wikispaces.com ... 7ca9d14e1e

FAQ 3 - O que são e qual é a diferença entre os conjuntos de mapas TRC, TRU, TRR e TM?

TRR – Conjunto Roteável Rodoviário, contendo as rodovias e principais vias de acesso urbanas de todos os Estados do Brasil.

TM – Tradicional conjunto contendo todos os mapas municipais em desenvolvimento no projeto, porém não roteáveis;

TRU – Conjunto Roteável Urbano, que contém, isoladamente, os mapas de teste de todos os municípios que estão sendo convertidos ao roteamento.

TRC – Conjunto Roteável Complementar, que contém os dados Rodoviários de cada Estado ou Região, complementado por dados Urbanos detalhados dos municípios que já foram adequados ao roteamento.

O TRC possui mapas estaduais vazados (TRR menos a área municipal) e mapas municipais (cópias idênticas do TRU) que o complementam e que podem ser selecionados separadamente para envio ao GPS, fornecendo assim maior flexibilidade para usuários que necessitam apenas de algumas áreas específicas para uso no aparelho.

Os dados do TRU são iguais aos do TM, mas o TM não é roteável. Há mais mapas no TM, porque nem todos os municípios têm mapas roteáveis.

Os dados do TRR estão todos no TRC, mas nem todos os dados do TRC estão no TRR, porque o TRR não contém todas as vias das áreas urbanas, somente as principais.

As áreas urbanas que aparecem no TRC são iguais aos TRUs correspondentes.

Posso afirmar que, exceto pelas datas de atualização, se eu tiver todos os TRUs Estaduais terei automaticamente o TRC Brasil completo? Com tudo o que há na somatória dos TRUs? Ruas, detalhamentos, etc.?

Tudo isso achei em menos de 10 segundos de pesquisa.

Explicando melhor:
O TRC é feito partindo do TRR.
Ai ele á vazado para incluir um ou mais municipios do TRU.
Só que cada mapa TRU é colocado manualmente com acerto entre o desenvolvedor municipal e do estadual.
Assim não quer dizer que todo o TRU existente faz parte do TRC (por isso não tem Fernando de Noronha o TRC).
Em SP, por exemplo, não existe na pratica o TRC, pois nenhum TRU foi incluido.
Então tem que se informar o que é melhor usar em cada estado.

Mas normalmente eu indico o conjunto TRR + TRU, pois o TRR é melhor para uso rodoviario que o TRC.
Mas em alguns casos pode ser preciso desativar ou ativar um conjunto para melhor roteamento.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

smarca

#3 Mensagem por smarca »

Pô Wallace, cê acha que não li em http://tracksourcebrasil.wikispaces.com ... 7ca9d14e1e ?

Mesmo assim fiquei com a dúvida e, aqui entre nós, eu demorei menos que 10 segundos para ir lá. Li e reli 3 vezes e ainda fiquei com dúvida. Daí postei aqui. Pode né? Hehehe ...

"Assim não quer dizer que todo o TRU existente faz parte do TRC (por isso não tem Fernando de Noronha o TRC)." Ok, entendido, porém vou perguntar mais uma coisa e ... comporte-se na resposta ...

"Mas normalmente eu indico o conjunto TRR + TRU, pois o TRR é melhor para uso rodoviario que o TRC. Mas em alguns casos pode ser preciso desativar ou ativar um conjunto para melhor roteamento." Isso se refere às áreas limítrofes entre os mapas, ainda não ajustadas pelos desenvolvedores, ou seja, não sendo áreas limítrofes dos mapas, tudo rola em perfeita harmonia?

Wallace
Contato:

#4 Mensagem por Wallace »

Com o TRR e TRU se tem muitas vezes dados duplicados ai pode ter problema com ambos ativos.
Como muitas vezes os TRU não estão perfeitos nas ligações entre os mapas pode precisar do TRR para passar de um mapa para outro.

O TRC pode ter o mesmo problema de ligações como o TRU, por isso o TRR é melhor e de toda forma tem menos dados o que facilita o roteamento e gera menos problemas.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Simmonds
Contato:

#5 Mensagem por Simmonds »

SMARCA

Como o Wallace disse "cada mapa TRU é colocado manualmente com acerto entre o desenvolvedor municipal e do estadual".

É como ocorre aqui na Bahia.... temos o TRC que contem todas as Rodovias estaduais e Federais e alguns Municípios que já fazem parte do TRC, mas a Maioria ainda está so no TRU em fase de testes.

Particularmente, se alguem me perguntasse qual seria a melhor opção, no caso da Bahia eu diria que colocasse todo o TRC-BA e adicionasse somente as cidades do TRU-BA que não fazem parte do TRC e quando estiver nestes municípios (Que não estão no TRC), desativar o TRC.

Outros já preferem diferente, ou seja.... voce tem que descobrir o que é melhor para voce ou em qual situação voce se adapta.

Imagem
Imagem

smarca

#6 Mensagem por smarca »

Muito obrigado a todos. Particularmente eu fechei assim:

- No cartão SD eu tenho os TRU_SP + TRU_MG + TRU_RJ + TRU_PE.
Obs.: TRU_PE porque devo estar em Recife e Fernando de Noronha no próximo mês.

- Na memória interna o City Navigator BR (que não tem Fernando de Noronha, diga-se de passagem) além dos POIs do Maparadar (além do mapa-base original do Nuvi).

Porque minha rua em Campinas não consta do TRC_BR, acabei instalando o City Navigator BR for MapSource e desinstalando o TRC_BR.

Wallace
Contato:

#7 Mensagem por Wallace »

Sua rua não tem no TRU-SP ?
E se não tiver entre em contato com o desenvolvedor da cidade para ajudar ele a incluir.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

JulioCL

#8 Mensagem por JulioCL »

amigos, lendo tudo isso e ainda estou perdido, coloquei em meu cartao de memoria, TRC-Brasil e TRU-SP, mas por exemplo, na minha cidade (Amparo-SP) não acho nenhuma rua, é porque ainda não estão mapeadas ou estou fazendo algo errado ?? ou preciso por algum mapa a mais ??

moraes19

#9 Mensagem por moraes19 »

É porque ainda não estão mapeadas.

JulioCL

#10 Mensagem por JulioCL »

ah, entao é isso. Tem algum outro mapa que eu possa pegar que possa ter mais cidades mapeadas ??
grato.

phninke

#11 Mensagem por phninke »

Na linha de produtos Tracksource se não tem no TRU então não irá encontrar em outro mapa.
Mas a cidade oficialmente tem desenvolvedor municipal e você pode ajudá-lo a desenhar a cidade.
Pode começar pelo Google Earth. Basta olhar as fotos e verificar se elas representam a cidade atualmente e se podem ser usadas como ferramenta de apoio. Se vc tiver um GPS que grave trilhas, também ajudará bastante.

Paulo Henrique

"No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz." (Ayrton Senna)

joaocarlos

#12 Mensagem por joaocarlos »

Na minha opininao deveria existir apenas o TRC

Veja pelo lado do usuario leigo em GPS

Ficar escolhendo entre esse ou aquele conjunto desestimula o uso dos mapas.

Claro que nos dias de hoje deveriamos pre-supor que se um individuo entra na internet para fazer o donwload de um mapa
instalar no Mapsource e transferir para o GPS esse individuo tem a total nossao de que conjunto utilizar ou qual combo entre os conjuntos instalr no GPS, desabilitando e habilitando os mapas que melhor lhe atenderem.

Porem na realidade nao funciona assim, as pessoas gostam da coisa pronta e mastigada, a grande maioria de usuarios de GPS gostaria de conectar o dispositivo na porta USB e atualisar seus mapas sem nenhum trabalho. Nada de ficar lendo manuais ou
tutoriais.

Vemos isso em tudo enquanto pe forum de tudo enquanto é coisa, tem sempre um grupo interessado em ajudar e a grande maioria esmagadora querendo informacoes mastigadas mesmo. Nao estou nem me referindo a usar a busca ou nao. Mas sim em
se esforcar para entender e quem sabe ajudar outras pessoas.

Porem nao é essa a cultura em nosso pais. Por isso acho que a existencia de um unico conjunto seria ideal.

Assim o usuario comum, poderia baixar o mapa com toda informacao disponivel instalar no GPS e pronto.

Lembrando que a grande maioria ja compra o GPS com mapas comerciais prontos que nunca sofrem atualizacoes.

Entendo que a divisao de conjuntos ajuda no desenvolvimento. Porem o que parece e é muito simples para algumas pessoas
pode ser um grande quebra-cabeças para uma grande maioria.

bem essa é a minha opiniao, nao a considero como a verdade absoluta, mas se olharmos pelo ponto de vista dos leigos no assunto, ajudaria muito mais esse tipo de usuario .

Etrex Legend HCX

Garmin 60Csx

phninke

#13 Mensagem por phninke »

Prezado João Carlos,

Olhando pelo lado do usuario leigo em GPS, sabemos que a primeira coisa que ele aprende é como piratear os mapas comerciais City Navigator e Autoguia...
Para isso ele acessa foruns, lê comentários de outras pessoas e aprende bem rapidamente (rs).
Mas para tentar entender como funciona a "hierarquia" dos mapas do Tracksource esse usuário leigo muitas vezes não se dá ao trabalho de ler coisa alguma...rs

Porém, pode-se considerar que na prática só existe o TRC-Brasil. Tanto que na página de Downloads do Projeto Tracksouce, no item "Mapas Rodoviários e Urbanos" você baixa somente o TRC-Brasil para uso.

O TRU conforme aviso que existe no site encontra-se na condição de "Mapas em Teste", bem como os TRC's estaduais que são (digamos) temporários até a versão final que será incorporada ao TRC-Brasil.
Assim, esses mapas em teste "Podem ser baixados por qualquer usuário, mas se destinam principalmente aos testes dos Desenvolvedores e o seu uso requer alguns cuidados especiais que serão melhor detalhados na página específica".

Ou seja: enquanto o mapa em TRU não atingir a maturidade para ser promovido ao TRC, o que o Projeto Tracksource lhe oferece é uma prévia do mapa (um rascunho) para que você como usuário possa instalar no seu GPS ou Mapsource, TESTÁ-LO e sugerir correções.

Já nas versões comerciais dos mapas do Brasil, o fornecedor lhe fornece o produto como está e você muitas vezes não tem sequer como sugerir correções.

E para aqueles usuários que querem simplesmente "conectar o dispositivo na porta USB e atualisar (sic) seus mapas sem nenhum trabalho, nada de ficar lendo manuais ou
tutoriais", para eles existe a versão do TRC-Brasil para cartão SD. Basta fazer o download, descompactar e copiar para dentro do cartão de memória (na pasta Garmin) e terá o TRC-Brasil funcionando. Não precisará nem do Mapsource. Simples e fácil...

Paulo Henrique

"No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz." (Ayrton Senna)

joaocarlos

#14 Mensagem por joaocarlos »

phninke

Vc tem toda razao

Etrex Legend HCX

Garmin 60Csx

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “TrackSource Geral”