QUE GPS COMPRAR?

Relação de perguntas frequentes e suas respostas. Pesquise aqui antes de fazer sua pergunta!
Mensagem
Autor
masshdid

QUE GPS COMPRAR?

#1 Mensagem por masshdid »

Olá amigos do forum, sou leigo em relação aos GPSs, estou querendo adquirir um porque viajo muito pelo interior de Minas e pelo Brasil para isso gostaria de tirar umas dúvidas: 1- Para usar o GPS eu preciso pagar alguma operadora (como telefonia celular)? 2- Preciso fazer algum curso, ou estudando o manual seria suficiente para operá-lo. 3- Ele funciona em qualquer parte do mundo? 4- Funciona a pilha ou bateria? Qual a durabilidade? 5- Estou querendo comprar o modelo ETREX GARMIN, este é um bom GPS? 6-Por último gostaria de saber se há algum curso em PDF disponível para download na net. Agradeço por informações.

Ruy Lerac

#2 Mensagem por Ruy Lerac »

1 - não
2 - Existem bons livros. ex: http://www.meuprimeirogps.com.br
3 - Sim
4 - Pilha, na maioria dos casos mais de 20hs
5 - Só para começar, mas recomendo algo como o Map60Cx
6 - A Internet está cheia de informações a respeito. Use o Google.

[ ]'s Ruy Lerac

masshdid

Obrigado

#3 Mensagem por masshdid »

Obrigado Ruy, tirou todas as minhas dúvidas, gostei do modelo Map60Cx. Vou fazer uma pesquisa sobre outros modelos.

AJBH

#4 Mensagem por AJBH »

Amigos experts em GPS, preciso especificar um bom GPS para usar, inclusive, no esporte PROFISSIONAL de orientação no meio de matas densas. Para isso, tenho que tirar algumas dúvidas:

1) CAPACIDADE DE RECEPÇÃO SIMULTÂNEA DE SATÉLITES:
Quanto maior a capacidade de recepção simultânea de satélites, mais caro o GPS, não é? Com essa capacidade maior, torna-se mais provável que pelo menos 4 estejam com o sinal não-bloqueado, correto? Um GPS com capacidade de rastrear 10 satélites é muito mais caro que um com capacidade de rastrear 9? Se eu saltar de 9 pra 12, o preço sobe muito? Qual o maior salto que posso dar sem aumento significativo de preço? Gostaria de um que rastreasse mais de 9, mas que não fosse muito mais caro...
2) NÚMERO DE SATÉLITES UTILIZADOS PARA O CÁLCULO DA POSIÇÃO:
Mas eu gostaria que ele calculasse a posição utilizando os sinais do maior número possível (desde que não encareça muito) dos satélites rastreados. Sabemos que rastrear satélites significa conhecer suas posições, mas não quer dizer que os sinais de todos os satélites estejam sendo utilizados pelo GPS para calcular a posição... Quanto mais sinais de mais satélites estiverem sendo utilizados para o cálculo da posição, resultará em menor erro, não é mesmo?
3) NÚMERO DE CANAIS E VELOCIDADE DE OPERAÇÃO DESSES CANAIS:
Preciso que o meu GPS tenha um bom número de canais, mas tenha Também, ao mesmo tempo, uma boa velocidade de operação desses canais.
4) PRECISO QUE ELE TENHA CAPACIDADE DE SAÍDA/ENTRADA DE DADOS NMEA E NMEA-183 VIA PORTA USB (MAIS RÁPIDA QUE A SERIAL)
5) PRECISO DE BOA AUTONOMIA DE BATERIA. PELO MENOS 24 HORAS. Isso encarece muito?
6) PRECISO DE CAPACIDADE DE PROGRAMAÇÃO DE, NO MÍNIMO, 20 ROTAS. Isso encarece muito?
7) PRECISO QUE O SOFTWARE SEJA TOTALMENTE COMPATÍVEL COM OS WINDOWS E COM O LINUX TAMBÉM.

Wallace
Contato:

#5 Mensagem por Wallace »

1) não, acho que a grande maioria dos GPS atuais São para 12 satelites silmultaneos.

2) Sempre usam todos os satelites disponiveis.

3) Como falei, São normalmente de 12 canais simultaneos, normalmente a atualização é a cada segundo.

4 e 6) depende do aparelho, ou vai ter ou não.

5) depende de como usa e onde usa, mas pode chegar nas 24 horas, mas alguns modelos usam duas pilhas tipo AA, pode trocar em campo, mesmo usando baterias recaregaveis.

7) Normalmente usa o Software que quiser.

Acho que uma boa opção que lhe atende em tudo é o Gamin GPSMAP 60Cx.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

AJBH

#6 Mensagem por AJBH »

Obrigado, Wallace. Estou estudando mais sobre o assunto... Talvez eu precise voltar a contactá-lo para tirar dúvidas.

AJBH

gpstesouro
Contato:

GPS orientação

#7 Mensagem por gpstesouro »

Recepção no meio de matas densas ... é um tanto complicado AJBH.
Sou Também praticante de orientação e no meio de mata densa, nem sonho em utilizar o GPS.
Outra característica que julgo importante constar num GPS para utilização em orientação é a bússola eletrônica. Verifique se o modelo 60CX, sugerido pelo Wallace, dispõe desta caraterística.

Quanto ao número de canais, não se preocupe. A possibilidade de recepção de 12 canais simultaneamente, existente na maioria dos receptores GPS, atende perfeitamente as suas necessidades e a disponibilidade de satélites sobre sua cabeça. Agora, com a chegada dos satélites do sistema Galileo, a situação pode mudar um pouco.

Mario Câmara
http://www.gpstesouro.com

nqnnospam

Re: GPS orientação

#8 Mensagem por nqnnospam »

gpstesouro escreveu:Recepção no meio de matas densas ... é um tanto complicado AJBH.
Sou Também praticante de orientação e no meio de mata densa, nem sonho emã utilizar o GPS.
Outra característica que julgo importante constar num GPS para utilização em orientação é a bússola eletrônica. Verifique se o modelo 60CX, sugerido pelo Wallace, dispõe desta caraterística.

Quanto ao número de canais, não se preocupe. A possibilidade de recepção de 12 canais simultaneamente, existente na maioria dos receptores GPS, atende perfeitamente as suas necessidades e a disponibilidade de satélites sobre sua cabeça. Agora, com a chegada dos satélites do sistema Galileo, a situação pode mudar um pouco.
Bom, eu nunca tive a oportunidade de testar sob mata densa, mas, se o almanaque já tiver sido transferido, o 60CSx/60Cx consegue funcionar sob condições bem desfavoráveis. Vejam o fórum "Reviews".

O 60Cx não tem bússola eletrônica.

[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Wallace
Contato:

#9 Mensagem por Wallace »

A Busola eletronica consome muita bateria, por isso talvez seja melhor um sem e usar uma busola normal a parte.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Trancado Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Dúvidas Frequentes”