gps para serviços de engenharia

Mensagem
Autor
marcelo5678

gps para serviços de engenharia

#1 Mensagem por marcelo5678 »

Ola, quero comprar um gps pra mim mas nao sei que modelo me atenderia, gostaria de receber a opinião de voces.

Trabalho com engenharia civil e faço o levantamento de terrenos e estruturas, minha vontade é comprar um gps que me de as coordenadas e que eu consiga passa-las diretamente para o computador, mais especificamente para o programa de autocad, para que ai eu consiga montar o terreno e alocar a estrutura a ser desenhada.

Podem me ajudar?

agradeço.

Ruy Lerac

#2 Mensagem por Ruy Lerac »

Paras trabalhos profissionais, de grande precisão, esqueça os gps de navegação. Sobram os gps geodésicos que São proibitivamente caros.

Se for só para ter uma idéia, com margem de erro na faixa de 10m, qualquer gps permitirá que as coordenadas de qualquer ponto sejam levantadas e depois exportadas.

Faça comparativos em http://www.garmin.com

[ ]'s Ruy Lerac

marcelo5678

#3 Mensagem por marcelo5678 »

sou leigo em gps e quero te fazer mais uma pergunta.

por exemplo marco um ponto qualquer, este ponto marcou (1000) por exemplo. marco um segundo ponto a 20 metros deste (1020). o erro do gps é que o primeiro ponto marcado seria na realidade 1040 e não 1000 ?
o erro e sobre a posição real do ponto???

quero saber se marcando este ponto 1000 e a 20 metros marco outro 1020 se adistancia entre eles vai ser correta ou seja 20 metros.

agradeço.

Ruy Lerac

#4 Mensagem por Ruy Lerac »

Num gps de navegação de boa qualidade, a exatidão (ou inexatidão) das coordenadas indicadas para um determinado ponto pode variar de alguns poucos metros (1 ou 2) até muitos metros (mais de 20). Isso é função de muitas variáveis que interferem ou prejudicam a qualidade e geometria dos sinais recebidos pelo gps. Essa inexatidão pode ocorrer em qualquer direção e vc não vai saber qual seu valor.

Se vc levantar as coordenadas de 2 pontos distintos, a inexatidão da distância entre eles pode chegar a ser a soma das inexatidões do levantamento das coordenadas de cada ponto.

Os gps manuais (de navegação) tem este nome pois se destinam a orientação. Para isso São ótimos, já que, na prática, saber onde vc está, ou esteve, com margem de erro de 20m no mundo, é uma maravilha.

Mas para realizar trabalhos de engenharia, onde a precisão sub-métrica é desejável, estes gps de navegação São completamente desaconselháveis, sob pena de prejudicar todo o trabalho feito. Para estes casos existem equipamentos especiais, cujos dados São posteriormente processados com técnicas que garantem exatidões na faixa dos milímetros.

[ ]'s Ruy Lerac

marcelo5678

#5 Mensagem por marcelo5678 »

poderia citar um modelo mais barato de um gps geodesico por favor?

agradeço muito sua ajuda.

Ruy Lerac

#6 Mensagem por Ruy Lerac »

Marcelo,

Esqueça isso. São caríssimos. Alguns devem estar entre R$50.000 e R$100.000. Sai muito mais em conta, quando vc for precisar, contratar o serviço de empresas especializadas que já possuem tal aparelho.

A menos que vc vá se especializar neste tipo de prestação de serviço, não vale a pena comprar.

Se quiser ter uma idéia mais completa destes gps, visite a página da Trimble, por exemplo, e faça pesquisas com o Google.

[ ]'s Ruy Lerac

marcelo5678

#7 Mensagem por marcelo5678 »

entao realmente não vale a pena. muito obrigado pelas dicas.

wanderson

#8 Mensagem por wanderson »

você pode alugar um para esses trabalhos, existem empresas que alugam GPS topográficos e geodésicos, nesse caso, vale a pena.

[]s
Wanderson B. Cirillo
Geógrafo (CREA 6891/D)
02° 32' 12,9" S / 44° 06' 45,1" W (SAD 69)
GPS GARMIN Etrex Camo 2.2
VISITE O MARANHÃO!!!

Trancado Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Outros Fabricantes”