Arquivo GIS

Mensagem
Autor
jmarcinho

Arquivo GIS

#1 Mensagem por jmarcinho »

Olá pessoal,

Tenho os mapas aqui da minha cidade em GIS, consegui com a prefeitura há algum tempo, e na época tentei usar com o programa ArcView, mas acabei abandonando a idéia, pois não consegui fazer funcionar como eu queria, pois São varios arquivos com extensões diferentes e não entendo nada disso.
Dá para aproveitar esses mapas para, de alguma forma, usar no gps ?
Os mapas São bem completos, nome de rua, número, etc.

Obrigado

jmarcinho

Re: Arquivo GIS

#2 Mensagem por jmarcinho »

será que ninguém conhece esse tipo de arquivo ?

Obrigado

paulocarvalho
Contato:

#3 Mensagem por paulocarvalho »

Bom, GIS é um termo genérico para qualquer formato de arquivo contendo informações geográficas. já tentou abrí-lo no Bloco de Notas? De repente é um arquivo XML ou coisa assim para o qual é fácil de construir um programa que o transforme em um arquivo GPX, por exemplo. Se o arquivo não for binário, coloca uma amostra dele aqui.

Garmin Nüvi 255w
DM Rio de Janeiro Zona Oeste
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ
programador sênior do Tracksource.

Jarbas Dias

#4 Mensagem por Jarbas Dias »

Oi Jmarcinho

quando você trabalha com um programa de GIS como o ArcGIS ele necessariamente tem três arquivos: o primeiro com extensão *.shp onde é guardado as informações da geometria do arquivo, um segundo *.dbf onde é armazenado os atributos referente ao dado (informações numéricas e textuais) e um terceiro que faz o link entre este dois arquivos. Basicamente São estes mas há alguns outros, como poor exemplo o arquivo *.prj que guarda a projeção do dado. você pode verificar que o mesmo nome de arquivo é utilizado para *.shp, *.dbf, *..shz, *.prj, etc. O ArcGIS trabalha separadamente com arquivos formados por pontos, linhas e polígonos, cada um é um tipo, linha não está presente no mesmo arquivo de ponto, poligono com ponto, linha com ponto, etc. O Trackmaker (pro) consegue converter arquivos *.gtm para *.shp e vice-versa. Arquivos shapes abertos no Trackmaker podem ser enviados para o GPS. Experimente e coloque suas dúvidas novamente.

Jarbas Dias

Jarbas Lima Dias
eTrex Vista Hcx

UTM: 23K E 611456 N 7793227

jmarcinho

#5 Mensagem por jmarcinho »

Olá pessoal,

Obrigado pelas respostas.
Estive ausente por um tempo, pois estava sem GPS, agora comprei um Colorado 300 e quero contribuir com pelo menos o mapa da minha cidade, pois não há nada a respeito dela no projeto e o desenvolvedor está parado desde 2004, mandei e-mail para ele e disse que está sem tempo, vou pedir para ele passar o municipo para mim.
Verifiquei que os arquivos fornecidos pela prefeitura tem diversos nomes e cada nome se repete com pelo menos tres extensoes diferentes. Por exemplo :

(Este suponho que diz respeito aos bairros)
bai.shp
bai.dbf
bai.sbn
bai.sbx
bai.shx

(Este suponho que diz respeito a hidrografia)
hi3.shp
hi3.dbf
hi3.sbn
hi3.sbx
hi3.shx

Estou anexando todos os arquivos que me foram fornecidos pela prefeitura e peço para que deem uma olhada e veja se é possivel aproveita-los para o desenvolvimento do mapa para adicionar ao projeto tracksource.
Obrigado
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Ruy Lerac

#6 Mensagem por Ruy Lerac »

São os arquivos shp (e seus complementos obigatórios) da cidade. Parecem estar corretamente referenciados (talvez precise de pequeno ajuste). Pena que não contém os nomes das ruas, mas podem ser abertos no Trackmaker e usados para aproveitar os eixos das vias do arquivo seg.shp

Resumindo: Podem e devem ser usados, desde que a Prefeitura autorize.

[ ]'s Ruy Lerac

jmarcinho

#7 Mensagem por jmarcinho »

Ruy Lerac escreveu:São os arquivos shp (e seus complementos obigatórios) da cidade. Parecem estar corretamente referenciados (talvez precise de pequeno ajuste). Pena que não contém os nomes das ruas, mas podem ser abertos no Trackmaker e usados para aproveitar os eixos das vias do arquivo seg.shp

Resumindo: Podem e devem ser usados, desde que a Prefeitura autorize.
Olá Rui,

Obrigado pela resposta.
Quanto aos nomes das ruas vou solicitar a prefeitura, pois provavelmente esqueceram de enviar o arquivo contendo os dados. Quanto a autorização não há problema.

Pessoal,

Tenho lido alguns guias de como construir mapas, mas talvez ainda leve algum tempo para realmente conseguir algum resultado, porém se alguém com prática se dispuser a fazer a conversão dos arquivos para o formato do tracksource ganharíamos tempo, alguém se habilita ?

Obrigado

Ruy Lerac

#8 Mensagem por Ruy Lerac »

O arquivo com os eixos das vias eu já passei para gtm já ajustando um pouco o referenciamento. Quando tiver o arquivo com os nomes eu posso converter pra vc.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

[ ]'s Ruy Lerac

jmarcinho

#9 Mensagem por jmarcinho »

Ruy,

Finalmente consegui separar o arquivo com o nome das ruas no ArcView, salvei o arquivo .shp, porém ao tentar abrir no Trackmaker não consigo fazer aparecer o nome das ruas.

No ArcView gravei o projeto com o nome ruas_nomes.apr

Nesse projeto adicionei o tema ruas_nomes.shp (onde contém as linhas das ruas e os nomes)

Para fazer aparecer o nome das ruas no Arcview fui em

Theme > Properties > Text Labels > Label Field = Nomelogext

Mas abrindo o arquivo ruas_nomes.shp no Trackmaker não consigo acessar os labels do campo Nomelogext, que contém os nomes das ruas.

Não consegui anexar os arquivos aqui, não lembro como se faz isso.

Ruy Lerac

#10 Mensagem por Ruy Lerac »

Envie os arquivos para mim em ruy.lerac@gmail.com

[ ]'s Ruy Lerac

jmarcinho

#11 Mensagem por jmarcinho »

Arquivos enviados.

Ruy Lerac

#12 Mensagem por Ruy Lerac »

Realmente os nomes não aparecem. Como não tenho muita experiência com o ArcView, não posso disser o que está acontecendo. Mas isso não impede de vc utilizar o arquivo com os eixos das vias e depois, no trackmaker, edita-los colocando os nomes das ruas.

[ ]'s Ruy Lerac

jmarcinho

#13 Mensagem por jmarcinho »

Percebi que Trackmaker tb está abrindo só as ruas do centro da cidade, deixando a maior parte da cidade sem abrir. Se fossem só as ruas do centro seria fácil, mas não é nem 10% do total de vias dos bairros.

Seria tão bom se conseguissemos aproveitar esses dados de alguma forma.

Será que alguém aqui trabalha com ArcView GIS 3.2 ?

Ruy Lerac

#14 Mensagem por Ruy Lerac »

Será que os layers que não estão sendo exportados para o shp não estariam trancados (locked)?

[ ]'s Ruy Lerac

jmarcinho

#15 Mensagem por jmarcinho »

Ruy,

Estava até agora pesquisando uma forma de aproveitar os dados e consegui converter o arquivo com os nomes das ruas para o formato .DXF (AutoCad), baixei um Viewer e está mostrando as ruas com o nomes.
Será que agora dá para usar ?

Estou lhe enviando por email o arquivo theme1.dxf para dar uma olhada.

Abraço

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Outros Fabricantes”