GPS Nav 730 / 740 - Reunir Info Aqui
Re: GPS Nav 730 / 740 - Reunir Info Aqui
Dionísio,
me junto aos colegas do forum agradecendo por todas as suas dicas e pela sua colaboração inestimável. Gostaria de saber se você pode me ajudar com o seguinte problema:
Eu instalei o miomap conforme seu tutorial e ele está funcionando perfeitamente com o mapa do Brasil. Porém, eu baixei uns mapas da Europa (um arquivão torrent de mais de 1GB cheio de mapas), mas quando copio qualquer mapa (os .fbl com versão 2007 que estão na pasta maps) para a pasta de mapas o Miomap mostra uma mensagem "Alguns mapas estão desatualizados" e não consigo abrir os mapas. O arquivo que baixei veio com várias pastas além da maps (lang, texture,poi, etc)... Será que eu preciso copiar algum outro arquivo de outra pasta além do .fbl? O que estou fazendo de errado?
Agradeço desde já!
Maik
me junto aos colegas do forum agradecendo por todas as suas dicas e pela sua colaboração inestimável. Gostaria de saber se você pode me ajudar com o seguinte problema:
Eu instalei o miomap conforme seu tutorial e ele está funcionando perfeitamente com o mapa do Brasil. Porém, eu baixei uns mapas da Europa (um arquivão torrent de mais de 1GB cheio de mapas), mas quando copio qualquer mapa (os .fbl com versão 2007 que estão na pasta maps) para a pasta de mapas o Miomap mostra uma mensagem "Alguns mapas estão desatualizados" e não consigo abrir os mapas. O arquivo que baixei veio com várias pastas além da maps (lang, texture,poi, etc)... Será que eu preciso copiar algum outro arquivo de outra pasta além do .fbl? O que estou fazendo de errado?
Agradeço desde já!
Maik
- dionisioprado
Já tentei a instaação e não consegui fzr o programa rodar, pois o Gamin MobileXT é um software desenvolvido exclusivamente para PDA/PPC, que roda o windows Mobile e não o WindowsCE.net, como é o caso dos PNA.fvrocha escreveu:Pessoal. Sendo Win CE. Seria possível instalar o garmim pocket x... (??). Acho que é assim o nome do aplicativo para instalar em smartphones e etc e aí usar os mapas do tracksource também?
Obrigado
Mas neste final de semana, estive pesquisando algumas alternativas para os recursos encontrados nos sistemas Garmin, li bastante em foruns internacionais sobre o OziCE Explorer, este soft roda perfeiramente em sistamas PNA (GPS como o NAV730), pois baixei do site oficial a versão Demo e instalei no meu, para verificar compatibilidade.Rodou perfeito, porém como trata-se da versão Demo, estou apenas com um mapa Mundi, importado de um JPG, o que não me dá uma definição mais detalhada do local de navegação, mas já vi que é possível colocar e calibrar mapas personalizados através de vários tipos de arquivos , inclusive imagens em BMP e JPG, e a calibração é feita através do aparelho e também de um software gratuito baixado do site oficial, que efetua a conversão para o formato que é lido pelo Ozi.
Não tenho ainda maiores detalhes sobre o programa, pois acabo de baixar e instalar no GPS, porém já verifiquei a possibilidade de inserir Cartas Nauticas para navegação, mapas detalhados para roteamento em estradas, mapas para offroad e mapas de aviação. Além de fazer as funções de Tracking e Track rollBack (para retorno por uma trilha criada através do trajeto percorrido).
Estou agora a procura de mais informações sobre os mapas, tipo de roteamento sobre os mapas criados, existência ou não de mapas da região da América do Sul e possibilidade de uso dos mapas do Projeto Tracksource, através de conversão dos mesmos pelo software do fabricante do OziCE.
Realmente, é bastante coisa a ser pesquisada, e pouquissimas informações em sites ou foruns nacionais, mas sou bastante persistente e vou continuar a procura em foruns gringos mesmo

Caso alguém tenha mais informações sobre o software, favor postar aqui, será de grande valia para todos
[]s Dionisio
Welcome to the Hackers Zone
Hardware:
V7 - NAV730 e NOKIA N-95, Atualmente Motorola Spice XT300 meu & AIRIS T930, Aquarius Ipiranga, Xing Ling adquirido diretamente da china por US$ 48,00 Família
Hacking for Fun!
Hardware:
V7 - NAV730 e NOKIA N-95, Atualmente Motorola Spice XT300 meu & AIRIS T930, Aquarius Ipiranga, Xing Ling adquirido diretamente da china por US$ 48,00 Família
Hacking for Fun!
- dionisioprado
Boa tarde, o MIOMAP que postei para download, já está desbloqueado, não sendo necessário copiar nenhum outro arquivo além dos ".fbl" de mapas, o que pode estar acontecendo é de os mapas que vc baixou, serem para alguma outra versão do MIOMAP, provavelmente mais atual do que a 3.3 que postei, ou então, os arquivos estão corrompidos realmente, já peguei vários mapas pelo m-torrent, que não se tratavam de mapas para esta versão, e sim para a versão 2.X, desta forma, nenhum deles funcionou no MM 3.3. Se a mensagem exibida fosse relacionada à um cadeado ou licença, bastaria copiar o liscence.db, mas aparentemente não é o caso postado.kalydor escreveu:Dionísio,
Maik
Para uma resposta mais precisa, seria necessário uma análise mais aprofundada dos arquivos baixados, o que infelizmente não posso fzr no momento, por pura falta de tempo...
A solução mais rápida, seria a busca por mapas individuais para MioMap, os locais recomendados, seriam aqui mesmo no forum ou então no forum http://www.gpspassion.com, onde eles tem uma boa quantidade de materiais para download. Basta na busca colocar "maps for MIOMAP", no search, ou ainda, no próprio google, onde tb tenho obtido bons resultados.
]s Dionisio
Hardware:
Hacking for Fun!
Hardware:
Hacking for Fun!
Da moderação:
Não faz sentido fazer o cote da mensagem imeditamente acima e até atrapalha a leitura do tópico
Ok Dionísio, muito obrigado. Acredito que os mapas sejam realmente de uma versão mais nova. Vou tentar achar mapas para a versão 3.3. Valeu pela ajuda!
Não faz sentido fazer o cote da mensagem imeditamente acima e até atrapalha a leitura do tópico
Ok Dionísio, muito obrigado. Acredito que os mapas sejam realmente de uma versão mais nova. Vou tentar achar mapas para a versão 3.3. Valeu pela ajuda!
Pessoal, alguém sabe de alguma antena externa pro NAV730?
O meu leva muitos minutos para sincronizar.
-
Lista de radares do Brasil
Ola,
Comprei um Nav730 essa semana. ainda não recebi, mas gostaria que ele me avisasse a localização de radares.
O aparelho faz isso, ou tenho q instalar alguma coisa nele?
Se tiver q instalar, consigo estes arquivos onde?
Obrigado.
Ola,
Comprei um Nav730 essa semana. ainda não recebi, mas gostaria que ele me avisasse a localização de radares.
Obrigado.
- dionisioprado
Desconheço a existência de uma antena externa para o NAV730, afinal nunca precisei de uma, pois o meu costuma efetuar o GPSFix em menos de 2 minutos, o que é um tempo bastante aceitável, logo após ligar o aparelho "frio" pela manhã. Depois de feita a primeira sincronização, quando estou com ele ligado durante o trajeto, todas as vezes que ele por ventura perca o "sinal", o retorno é quase que instantaneo.Kazin escreveu:Pessoal, alguém sabe de alguma antena externa pro NAV730?
Para o seu caso, acredito que valha algumas informações sobre como efetuar a sicronização inicial para torna-la mais rápida...
1º, faça a sincronização, sempre a ceu aberto, se vc tentar efetuar dentro de garagens, ou mesmo dentro de casa, ficará mais dificil de "pegar" o sinal e por vezes impossível.
2º Tente fazer a sincronização inicial com o GPS parado, nunca com o veículo em movimento, pois isto dificulta e amplia muito o tempo de resposta do GPSFix...quando saí de casa mais apressado e tentei efetuar a sincronização inicial com o veícuilo em movimento, levou quase 10 minutos para obter um GPSFix de qualidade baixa...
3º Verifique a sua volta a presença de predios altos ou fontes de interferencia, como antenas de rádio transmissão ou torres de celular, isto costuma funcionar como barreira para os sinais advindos do satelite para o receptor GPS. Se este for o caso, se afaste um pouco das barreiras e então aguarde o fix, que se dará em menos de 2 minutos com o aparelho parado na mesma posição (Em dias chuvosos com ceu encoberto, pode demorar até 1 minuto a mais)
Todas estas informações, foram retiradas do próprio manual do NAV730, na resolução de problemas. Caso nenhuma das opções tenha dado resultados satisfatórios, acho que seria melhor entrar em contato com o suporte da V7 no Brasil, pois o seu aparelho pode estar com algum problema de hardware, e o mesmo pode e deve ser consertado em garantia pelo fabricante, uma vez que a garantia do apareklho é de 2 anos.
[]sa Dionisio
Hardware:
Hacking for Fun!
Hardware:
Hacking for Fun!
- dionisioprado
Primeiramente é necessário aguardar o recebimento do aparelho e efetuar uma boa leitura dos manuais, nos quais constam várias informações para efetuar o cadastramento de qualquer coisa no mesmo. rsFabricio Pergher escreveu:Lista de radares do Brasil
Ola,
Obrigado.
Feito isto, temos aqui9 mesmo no forum, várias fontes de arquivos para atualização dos POI e radares, basta utilizar o mecanismo de busca e somente se não encontrar o que deseja, ai sim postar questionamentos. Mas como estou de bom humor hj, vou ajudar, vc tem na página 4 deste mesmo tópico, um post meu mesmo, com todas as informações necessárias para inserção e atualização da base de radares no V7 Navigatos que é o sistema original do aparelho e ujm pouco antes, um tutorial sobre como é possível efetuar o desbloqueio do aparelho e instalação de outros softwares. Acredito que esteja muito bem explicado e simples de ser seguido, afinal muitos outros usuários já conseguiram. Nestes posts constam também links para download das bases de radares.
É de bom tom, sempre antes de postar qualquer questionamento, verificar no forum se o mesmo já foi postado e devidamente respondido, pois desta forma, o forum fica muito mais organizado e com informações postadas uma única vez, facilitando a vida de todos que buscam informações.
[]s Dionisio
Hardware:
Hacking for Fun!
Hardware:
Hacking for Fun!
Obrigado pela resposta dionisio, eu havia lido isso no manual do 730, o problema é que moro em são paulo. Se eu parar com o carro na rua o pessoal acho que me metralha por atrapalhar o transito.
Estou quase do lado da paulista, a quantidade de antenas de radio transmissão, celulares, tvs, rádios e afins é absurdamente alta.
E meu prédio é cercado por prédios.
Logo sou obrigado a sincronizar parado na garagem (que é a ceu aberto) durante uns bons 10 a 15 minutos. E se eu sair sem sincronizar, um abraço. Não sincroniza mesmo.
Quando não estou aqui perto da paulista ou depois do aparelho já ter pego o GPS Fix realmente é rápido e qd ele erde o sinal (qd entra em um tunel por exemplo) ele recupera instantaneamente ao sair do mesmo.
Por isso, no meu caso, eu preciso d euma antena externa mesmo para tentar melhorar esse tempo hehe.
Estou quase do lado da paulista, a quantidade de antenas de radio transmissão, celulares, tvs, rádios e afins é absurdamente alta.
Logo sou obrigado a sincronizar parado na garagem (que é a ceu aberto) durante uns bons 10 a 15 minutos. E se eu sair sem sincronizar, um abraço. Não sincroniza mesmo.
Quando não estou aqui perto da paulista ou depois do aparelho já ter pego o GPS Fix realmente é rápido e qd ele erde o sinal (qd entra em um tunel por exemplo) ele recupera instantaneamente ao sair do mesmo.
Por isso, no meu caso, eu preciso d euma antena externa mesmo para tentar melhorar esse tempo hehe.
- dionisioprado
Conheço bem a região e é assim mesmo... rsKazin escreveu:Obrigado pela resposta dionisio, eu havia lido isso no manual do 730, o problema é que moro em são paulo. Se eu parar com o carro na rua o pessoal acho que me metralha por atrapalhar o transito.
Realmente nos pontos próximos à Paulista, com a infinidade de antenas de trasnmissão fica bastante complicado, para contornar a situação, uma vez que ainda não encontrei uma antena externa para nosso aparelho, acho que seria tentar efetuar um GPSFix ainda antes mesmo de sair do seu Apto, isto pq, como vc mesmo disse, o retornoi do sinal nop caso de perda, é bastante rápido, desta forma, vc deve deixar seu aparelho próximo de uma janela ou varanda, onde tenha pelo menos algum acesso ao ceu aberto, e enquanto se prepara para sair, deixa a antena interna "Aquecendo", pois ela trabalha muito melhor quando já está devidamente aquecida (no sentido literal da palavra, afinal todo compenente eletrônico, libera calor quando em funcionamento). Assim, quando vc sair de casa, apesar de ele perder o sinal por alguns instantes, enquanto está no elevador, escadas etc... ao entrar no veículo na garagem e esta sendo a ceu aberto, o sinal seria localizado bem mais rapidamente, quase que instantaneamente. Sei das dificuladdes poisa tenho parentes da minha esposa que moram próximo à Paulista (Brig Luiz Antonio) e percebi que a quantidade de satélites detectada é mto aquem do que consigo em outras regiões.Kazin escreveu:Estou quase do lado da paulista, a quantidade de antenas de radio transmissão, celulares, tvs, rádios e afins é absurdamente alta.
Se descobrir algo sobre antenas externas para o aparelho posto por aqui.
[]s Dionisio
Hardware:
Hacking for Fun!
Hardware:
Hacking for Fun!
Sofro do mesmo problema do Kazin, trabalho na regiao da paulista, garagem em subsolo em casa e no trabalho, e moro em região com muitos prédios. Hoje levou 8 minutos para sincronizar enquanto andava. (o dia estava chuvoso) Fiquei preocupado e até achei que era defeito. Cheguei a fazer o teste de colocar o gps perto da janela e ele sincronizou. Quando sai demorou a mesma coisa.Kazin escreveu:Estou quase do lado da paulista, a quantidade de antenas de radio transmissão, celulares, tvs, rádios e afins é absurdamente alta.
Quando não estou aqui perto da paulista ou depois do aparelho já ter pego o GPS Fix realmente é rápido e qd ele perde o sinal (qd entra em um tunel por exemplo) ele recupera instantaneamente ao sair do mesmo.
Algo que percebi logo no começo é que eu estava colocando o gps a esquerda da direção e quando passei a colocar a direita no meio do vidro o sinal melhorou.
Quero fazer um teste qq hora de sair com outro gps lada a lado para ver se outro modelo sincroniza mais rápido ou é são as circunstancias mesmo.
abs
mkings
olá galera, primeiro gostaria de agradecer a todos deste forum pela ajuda de destravar e instalar o miomap.. valeu mesmo galera.
agora vamos as duvidas.
eu gostaria de incluir mais poi's... quero editar alguns mudando o telefone, mais informações.
se q tem o poiedit mais nao sei como utilizar alguem poderia me dar uma ajudar uma luz?
Obrigado
agora vamos as duvidas.
eu gostaria de incluir mais poi's... quero editar alguns mudando o telefone, mais informações.
se q tem o poiedit mais nao sei como utilizar alguem poderia me dar uma ajudar uma luz?
Obrigado
- dionisioprado
Bom dia...mkings escreveu:Algo que percebi logo no começo é que eu estava colocando o gps a esquerda da direção e quando passei a colocar a direita no meio do vidro o sinal melhorou.
Quero fazer um teste qq hora de sair com outro gps lada a lado para ver se outro modelo sincroniza mais rápido ou é são as circunstancias mesmo.
abs
mkings
Quanto ao tempo levado para a sicronização com os satelites, eu mesmo já fiz o teste com o meu NAV730 e com o T930 da AIRIS, e percebi que são muuuito próximos, se alternando entre qual consegue o fix primeiro, portanto nestes 2 aparelhos, não detectei qualquer diferença, não cheguei a testar outros modelos para saber, em breve estarei com um Orange de um colega para desbloqueio e configuração, então poderei efetuar tb alguns testes com ele.
Outra dica, com relação ao teste de várias marcas, este já foi realizado pela equipé da PCWorld, e pode ser visto no seguinte link: http://pcworld.uol.com.br/reviews/2007/ ... ticia_view, é um teste que aparece meio desatualizado (PC WORLD 09-04-2007), porem a maior parte dos aparelhos ainda encontram-se em comercialização no mercado, portanto ainda é bastante válido, infelizmente, não consta no teste o NAV730, porém como o hardware do NAV é identico ao do AIRIS T930 e T920, e sabendo-se ainda que o fix é independente do software que estamos utilizando (o fix para destinator e para MIOMAP-iGO levou exatamente o mesmo tempo para 2 NAV730 colocados lado a lado, a ceu aberto e cada 1 rodando 1 software), pode-se perceber pelo comparativo do PCWorld que a deficiência maior está realmente no local onde é ligado o aparelho para tentar o fix.
[]s Dionisio
Hardware:
Hacking for Fun!
Hardware:
Hacking for Fun!
- dionisioprado
Bom dia pelucio,
[]s Dionisio
A inclusão de POI pode ser feita de 2 maneiras, pelo próprio GPS, localizando o endereço e adicionando o mesmo como POI ou Radar, e ou com o uso do software para PC iGo POIExplorer, que pode ser facilmente encontrado para download aqui mesmo pelo forum. Mas temos algumas restrições em ambos os casos, os POI adicionados, ficarão disponíveis apenas na guia Favoritos, nos POI do GPS, isto ocorre pois os POI onde constam telefones, conforme mencionado, em sua grande maioria não estão no arquivo "igo.db" (este presta-se a armazenar apenas a categoria de Favoritos conforme citado acima e é o mesmo que pode ser aberto e editado pelo POIExplorer), e sim inseridos diretamente no arquivo .fbl do mapa que está sendo utilizado. Infelizmente ainda não tenho conhecimento de nenhum soft capaz de alterar ou sequer de abrir este tipo de arquivos. Caso alguém saiba alguma forma favor postar por aqui pois também tenho interesse.pelucio escreveu:olá galera, primeiro gostaria de agradecer a todos deste forum pela ajuda de destravar e instalar o miomap.. valeu mesmo galera.
agora vamos as duvidas.
[]s Dionisio
Hardware:
Hacking for Fun!
Hardware:
Hacking for Fun!
Oi Dionisio,
Primeiramente obrigado por toda sua contribuicao ao forum. Gracas ao seu tutorial, estou usando o mapa da Airis e estou muito satisfeito....
Li uma materia que diz que quem tem GPS da Airis consegue atualiza-lo semanalmente com a programacao da semana para cinema, shows, etc.
http://www.s2.com.br/scripts/release.as ... seId=21481
Sera que eh possivel ter essa atualizacao tb nos nossos T730 rodando MioMaps com mapas da Airis ?
Abraco,
Luiz
Primeiramente obrigado por toda sua contribuicao ao forum. Gracas ao seu tutorial, estou usando o mapa da Airis e estou muito satisfeito....
Li uma materia que diz que quem tem GPS da Airis consegue atualiza-lo semanalmente com a programacao da semana para cinema, shows, etc.
Sera que eh possivel ter essa atualizacao tb nos nossos T730 rodando MioMaps com mapas da Airis ?
Abraco,
Luiz
V7 Nav730 - Usando o software original ... por enquanto ... 

Concordo com vários usuários sobre a central de atendimento.
Tive que esperar 24 horas pra saber se meu mac reconheceria o GPS.
E a resposta foi não. Então tenho que encontrar um PC pra fazer qualquer tipo de atualização que precisar.
Realmente um absurdo as atendentes só dizerem "não sei informar".
Tive que esperar 24 horas pra saber se meu mac reconheceria o GPS.
E a resposta foi não. Então tenho que encontrar um PC pra fazer qualquer tipo de atualização que precisar.
Realmente um absurdo as atendentes só dizerem "não sei informar".
- dionisioprado
Boa Tarde Luiz:luizff escreveu:Oi Dionisio,
Abraco,
Luiz
Para efetuar as atualizações, pego o GPS de um amigo, que tem justamente o AIRIS T930, e é cadastrado no site da AIRIS, faço as atualizações para ele e depois transfiro para o meu NAV730, ainda não descobri uma forma para baixar o conteudo sem ser cadastrado no MeuGPSAiris.com.br, infelizmente, pois para efetuar o cadastro, é necessário que se tenha em mãos o Número de série do aparelho e também que seja passado para o SAC uma cópia da NF do mesmo, para posterior liberação do cadastro e consequentemente das atualizações, feito isto, vc deve baixar um programa (Meu GPS AIRIS v 1.0), que fará a conexão direta do GPS com a net para efeito de atualização, atraves do active sync e fornecendo o user e senha previamente liberados, portanto, é bem bloqueado e não tem como baixar o conteúdo diretamente para o PC para posterior atualização, ele é baixado diretamente para o GPS

[]s Dionisio
Hardware:
Hacking for Fun!
Hardware:
Hacking for Fun!
-
Caros colegas,
acabo de adquirir um NAV730, estou um pouco frustrado. Confesso que no primeiro momento me empolguei com o preço, agora vejo que deveria ter investido um pouco mais para ter algo melhor. Os mapas poderiam ter um view mais convidativo, as velocidades estão registradas de forma errada, pelo menos aqui em São Paulo – Capital. Faltam algumas ruas, para piorar não tem sistema de mapeamento dos radares de velocidade. Tenho algumas perguntas e conto com o apoio dos nobres colegas que tem mais experiência neste brinquedo, existem outros sistemas de navegação para essa versão? É possível incluir a posição dos radares neste sistema atual? É possível atualizar as velocidades limite de acordo com a regras atuais vigente pelo código de trânsito de São Paulo?
Agradeço o apoio.
Rubens Junior – São Paulo – j.rubens@folha.com.br
acabo de adquirir um NAV730, estou um pouco frustrado. Confesso que no primeiro momento me empolguei com o preço, agora vejo que deveria ter investido um pouco mais para ter algo melhor. Os mapas poderiam ter um view mais convidativo, as velocidades estão registradas de forma errada, pelo menos aqui em São Paulo – Capital. Faltam algumas ruas, para piorar não tem sistema de mapeamento dos radares de velocidade. Tenho algumas perguntas e conto com o apoio dos nobres colegas que tem mais experiência neste brinquedo, existem outros sistemas de navegação para essa versão? É possível incluir a posição dos radares neste sistema atual? É possível atualizar as velocidades limite de acordo com a regras atuais vigente pelo código de trânsito de São Paulo?
Agradeço o apoio.
Rubens Junior – São Paulo – j.rubens@folha.com.br
Boa noite pessoal.
Eu baixei e coloquei pra funcionar o MioMap3.3 que o Dionisio postou neste topico em um DVD automotivo que roda GPS atraves do cartao SD, mas o skin so ocupa 2/3 da tela sendo que a tela do DVD e de 7 polegadas.
Eu procurei nas configuracoes do MioMap, mas la nao tem como alterar o tamanho do skin.
Como que eu faco para alterar o tamanho? E so alterar as medidas no SYS.txt? Ou eu tenho que baixar um arquivo com as medidas pra colocar na pasta SKIN?
Eu baixei e coloquei pra funcionar o MioMap3.3 que o Dionisio postou neste topico em um DVD automotivo que roda GPS atraves do cartao SD, mas o skin so ocupa 2/3 da tela sendo que a tela do DVD e de 7 polegadas.
Eu procurei nas configuracoes do MioMap, mas la nao tem como alterar o tamanho do skin.
Como que eu faco para alterar o tamanho? E so alterar as medidas no SYS.txt? Ou eu tenho que baixar um arquivo com as medidas pra colocar na pasta SKIN?
Qual a marca e modelo do seu DVD-GPS?
Da moderação:
Favor não escrever em letras maiúsculas, pois parece que esta gritanto
Da moderação:
Favor não escrever em letras maiúsculas, pois parece que esta gritanto
Colorado 300 + Nüvi 855 + Legend Cx
iPhone 16GB c/ GPS
Note DELL C2D W7 Ultimate
iPhone 16GB c/ GPS
Note DELL C2D W7 Ultimate