Nome das Ruas

Espaço para dúvidas, problemas e sugestões gerais sobre o Projeto.
Mensagem
Autor
efba

Nome das Ruas

#1 Mensagem por efba »

Percebo que no projeto Tracksource existe um padrão bastante claro para o nome de ruas, avenidas, etc. visando a abreviação máxima possível. Porém isto cria um inconveniente para quem tem um GPS que "fala" o nome das ruas.

Eu tenho um nuvi 260, que tem esta funcionalidade, e comparando o tracksource ao City Navigator NT v3 a diferença ao navegar (rotear) nas ruas é muito grande. Algumas ruas tornam-se difíceis de entender devido à abreviação.

não quero questionar o padrão adotado, pois deve ter sido discutido anteriormente, somente gostaria de saber quais seriam as vantagens da padronização adotada. Seria o tamanho dos arquivos? Existe alguma perspectiva de colocar o nome completo das ruas?

Obrigado.

paulocarvalho
Contato:

Re: Nome das Ruas

#2 Mensagem por paulocarvalho »

O Tracksource, devido à sua natureza aberta, é um produto que tenta, na medida do possível, ser apropriado a todos os aparelhos cartográficos da Garmin. Ou seja, temos um espectro que varia desde um Etrex até um Chartplotter. Como você já deve ter suspeitado, temos que encurtar os nomes das vias para que nossos usuários com aparelhos de tela pequena (incluindo esse que te escreve) Também possam se beneficiar do projeto.

Temos problemas mais imediatos a solucionar, como por exemplo a lentidão testemunhada por alguns usuários em certos aparelhos, portanto, não espere para já uma adaptação a essa funcionalidade.

Garmin Nüvi 255w
DM Rio de Janeiro Zona Oeste
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ
programador sênior do Tracksource.

nqnnospam

#3 Mensagem por nqnnospam »

efba, como o Paulo mencionou, temos vários problemas para tratar. Contudo, isto não quer dizer que esta questão das abreviaturas não é importante.

Para ser feita uma avaliação, é importante que você envie alguns exemplos dos problemas encontrados, para que possamos pensar numa forma de corrigir o problema.

[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

efba

#4 Mensagem por efba »

Reconheço que a questão da abreviação não é um problema, mas uma funcionalidade que seria muito boa para quem tem GPS que "fala", que tem text to speech (TTS).

O que eu me referi no post anterior eu posso dar um exemplo. Eu ando muito na Rua Marquês de São Vicente, que está no tracksource como "R Mq de S Vicente". Ao ler o nome abreviado é muito difícil entender o que está sendo dito.

Acho que a solução ideal para isso foi sugerida pelo usuário aviegas no tópico "POis de radares e cameras?" (não consegui colocar um link aqui). O ideal seria ter uma Versão como a atual, com nomes abreviados, e outra com nomes completos para quem tem GPS com TTS. A transição de nomes abreviados para não abreviados deve ser fácil, um simples programa que faz o de-para.

já que estou falando no assunto, fiquei com uma dúvida. Entendo que os nomes foram abreviados para atender GPSs que têm tela pequena e o nome das ruas não cabem direito. Mas por que não há acentos nos nomes? há algum GPS que não consegue lidar com nomes acentuados? Lembro que os acentos Também São importantes para se "falar" o nome correto das ruas...
Editado pela última vez por efba em 27 Fev 2008, 01:57, em um total de 1 vez.

nqnnospam

#5 Mensagem por nqnnospam »

efba, você tem o City Navigator, não? Como estão as abreviaturas nele? não existe nada abreviado? Se existe, o TTS sabe "falar" estas abreviaturas? Seria possível você fazer um levantamento das abreviaturas usadas no City Navigator? Assim poderíamos, quem sabe, tentar usar abreviaturas iguais no Tracksource. Estas informações nos ajudariam a reverter este problema.

Outra coisa, o TTS sabe falar a acentuação? não dá problemas?

[]'s Sérgio Barroso

efba

#6 Mensagem por efba »

O TTS em português reconhece todo tipo de acento e só funciona corretamente com eles, ou seja, só há uma pronúncia boa com os acentos nas palavras.

Quanto às abreviações, acho que o city Navigator NT v3 simplesmente não usa abreviação alguma. O GPS que tem a inteligência de não mostrar o tipo de logradouro (rua, avenida, travessa, etc.) quando não é necessário. Em anexo seguem algumas imagens do meu Nuvi 260 para exemplificar. (não sei como se anexa uma imagem direto no post)

Procura de endereço:
Na procura de endereço do City Navigator não aparece o tipo logradouro, enquanto que no Tracksource a abreviação do tipo de logradouro aparece Após o nome.

Tela de Navegação:
Também na tela de navegação não aparece o tipo de logradouro para não ocupar muito espaço da tela e cortar o nome da rua.

Tela de Mapa:
Neste caso, aparece o nome completo, inclusive com tipo de logradouro.

Outro detalhe é que mesmo não aparecendo em uma tela, quando o logradouro é "falado" pelo GPS, o seu tipo é falado Também. Por exemplo, apesar de aparecer na tela somente "Mário Ribeiro", o GPS "fala" normalmente "Rua Mário Ribeiro".

Espero ter ajudado, mas se quiser mais informações é só falar.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

nqnnospam

#7 Mensagem por nqnnospam »

efba, suas informações foram muito úteis.

Mais uma informação, usando o seu exemplo da Rua Mário Ribeiro. No meu GPS (60 CSx), usando o Tracksource, quando vou fazer uma busca pelo nome da rua, posso localizá-la de duas formas na busca de endereços:

1) Digitando, na sequência: R, espaço, M, a, r, i, o, etc.
2) Digitando, na sequência: M, a, r, i, o, espaço, etc.

(Vou tentar colocar dois screenshots para exemplificar.)

Pela descrição que você está fazendo do City Navigator, imagino que seja possível encontrar a Rua Mário Ribeiro de duas formas:

3) Digitando, na sequência: R, u, a, espaço, M, á, r, i, o, etc.
4) Digitando, na sequência: M, á, r, i, o, espaço, etc.

Imagino que você use a forma 4) acima, mas você poderia verificar se a forma 3) funciona no City Navigator? Obrigado.

[]'s Sérgio Barroso

efba

#8 Mensagem por efba »

Sim, é possível encntrar a rua do jeito 3 ou 4 que você descreveu. A única diferença é que quando eu digito "rua", aparece "rua" no resultado da busca e quando não digito não aparece (imagens em anexo). Mas se trata da mesma rua.

Outro detalhe é que não preciso digitar acentos para procurar. Neste caso, por exemplo, se digitar "m,á,r,i,o" ou "m,a,r,i,o" dá no mesmo. Mas não sei se isso é devido ao GPS ou ao City Navigator.

nqnnospam

#9 Mensagem por nqnnospam »

efba, suas informações foram valiosas, obrigado.

Aguarde melhoras dentro de um ou dois meses.

[]'s Sérgio Barroso

nqnnospam

#10 Mensagem por nqnnospam »

Fiz vários testes no meu 60CSx, e agora acho mais provável que você esteja correto, isto é, os Navegadores (Nüvi, StreetPilot, etc.) com suporte PT_BR ou PT têm um recurso para excluir certos prefixos quando vão gerar a instrução de voz ou escrita:
efba escreveu:Quanto às abreviações, acho que o city Navigator NT v3 simplesmente não usa abreviação alguma. O GPS que tem a inteligência de não mostrar o tipo de logradouro (rua, avenida, travessa, etc.) quando não é necessário. Em anexo seguem algumas imagens do meu Nuvi 260 para exemplificar. (não sei como se anexa uma imagem direto no post)
efba, é possível passar o idioma do Nüvi para Inglês? Eu gostaria de saber se, configurado para Inglês, ele ainda continua excluindo os prefixos das instruções escritas.

[]'s Sérgio Barroso

efba

#11 Mensagem por efba »

efba, é possível passar o idioma do Nüvi para Inglês? Eu gostaria de saber se, configurado para Inglês, ele ainda continua excluindo os prefixos das instruções escritas.
Passei para o inglês e continua a mesma coisa (imagem abaixo).
Fiz vários testes no meu 60CSx, e agora acho mais provável que você esteja correto, isto é, os Navegadores (Nüvi, StreetPilot, etc.) com suporte PT_BR ou PT têm um recurso para excluir certos prefixos quando vão gerar a instrução de voz ou escrita
A instrução de voz não exclui os prefixos, eles São falados normalmente. Somente na instrução escrita (na tela) que os prefixos não aparecem.

Qualquer outro teste que você queira que eu faça não tem problema, mas acho que se você instalar o City Navigator pode ajudar. Postaram um tópico onde parece ser possível baixar e instalar o mapa: http://www.portalgps.com.br/forum/viewt ... =14&t=2897

Simmonds
Contato:

#12 Mensagem por Simmonds »

Me desculpem ressuscitar um assunto que a principio ou esta na gaveta do aguarde-se ou no armário de arquive-se

Acho muito bom que os GPS falem os nomes das ruas para o usuário não perder a atenção no transito a frente.

Mas fica a pergunta no Ar.

Imagine esse Carioca de Nascido no Antigo Estado da Guanabara, que saiu do Rio de Janeiro aos 16 anos de idade(com extrema raiva por isso) e que, foi forçado a ir para Brasilia por causa do Pai e lá ficando até os seus 49 anos contra seu gosto, e agora, para sua felicidade mora em Salvador a 8 anos graças a Deus.

De que vai adiantar um GPS que fala o Nome das Ruas se eu não conheço a Cidade ?
(Vou ter que parar o carro e procurar o nome da Rua que muitas vezes não esta naquelas plaquinhas na esquina, esta numa placa presa a parede depois que voce vira na rua).

E em São Paulo ? Quantas pessoas moram em São Paulo e não sabe os nomes das Ruas, quer dizer, sabe, mas não sabe onde fica.

Na minha Opinião o GPS deve ser usado para lhe conduzir por vias ou lugares que não se conhece, se não conhece de que adianta os nomes? Se conhece, o GPS é apenas um companheiro de Viajem.

Adoro ouvir o meu GPS dizer com aquela voz melosa com sutaque Portugues (de Portugal) para que eu "Conduza por 300m e entre na Retunda e saia na segunda a direita",

Acho até que vou colocar no mapa de Salvador mais e mais Retuntas só para ficar ouvindo ela dizer isso.

A gente que conhece a Cidade em que vive, muito ou pouco, e que faz parte do do Projeto, o uso do GPS na maioria das vezes vai servir para que gradativamente vá se detectando incoerencias, falha nas conecções de ruas, ruas que não existem, ou ruas que faltam.

Ou seja...... captar o maior numero possível de informações concretas para disponibilizar nos Mapas que serão obviamente utilizados pelos Visitantes daquela cidade.

Se o mapa esta bem feitinho e bem definido, o simples fato do GPS que fala dizer para o usuário,
Conduza por X metros e vire a direita ou a esquerda , ou entre na Retunda , ou retorne, etc , já alcançou os seus objetivos.

Imagem
Imagem

elderluis

#13 Mensagem por elderluis »

Acho que o ponto chave dessa questão não é o nome das ruas em si, isso é apenas perfumaria. O importante é dizer: "vire à esquerda; vire a segunda à direita; etc..." e é aquele negócio, já que está falando para virar, pq não falar tb o nome da rua? já que está falando msm... sem falar que qdo vc ouve o nome da rua, vc tem a possibilidade de visualizar em alguma placa e confrmar se entrou certo ou errado.

...Ante bellum memento mori...
Desenvolvedor do ABCD Paulista

casaretto
Contato:

#14 Mensagem por casaretto »

Pessoal

Nosso projeto é uma evolução constante e esse problema de pronuncia dos nomes das vias está em estudo. Tudo indica que deveremos eliminar as abreviaturas para solucionar isso. Por enquanto, nada deve ser feito nos mapas atuais, mas nos mapas que estão sendo criados ou revistos, aconselhamos a usar os nomes completos, como Rua ou Avenida, etc.

Paulo

Paulo Casaretto F
Baln Camboriu - SC
Não respondo mensagens privadas.

fcgcastro

#15 Mensagem por fcgcastro »

Pessoas,
Acho que a pronúncia correta dos nomes das ruas é um diferencial na qualidade dos mapas. É muito ruim ouvir "vire à direita na ERRE Alvarenga Peixoto e depois vire à esquerda na Avamazonas" (ênfase no ERRRRRE e Avamazonas dito assim, tudo junto, como uma palavra só, e não Avenida Amazonas).

O TTS é uma funcionalidade muito bacana, e acredito que os desenvolvedores (esses santos!) poderiam voltar a discutir a questão das abreviações. Confesso que não sei a dimensão de trocar todas as abreviações de todos os mapas já criados (um localizar e substituir resolve?), mas quem sabe não era o caso de se pensar em fazer duas versões de cada mapa disponibilizado: uma com abreviações (para telas pequenas) e outra versão para TTS.

Vamos voltar a debater?
Abraço.

nqnnospam

#16 Mensagem por nqnnospam »

Não se preocupe. A solução está a caminho. Nada mais de ERRRES logo logo.

[]'s Sérgio Barroso

casaretto
Contato:

#17 Mensagem por casaretto »

Pessoal

Para acabar a agonia de alguns :-), já estamos testando o TiraAbreviaturas.
É um aplicativo que deverá eliminar as abreviaturas iniciais de ruas, avenidas, becos, que vinhamos usando. Com isso, a pronuncia das orientações deverá ficar perfeita. A versão Beta 0.0.2 foi liberada para testes hoje e se não apresentar nenhum erro, ainda este final de semana poderemos disponibilizar para os desenvolvedores.

As abreviaturas dos endereços nos comentários extendidos, assim como todas as outras abreviaturas que não interferem na comunicação, serão mantidas.

Paulo

Paulo Casaretto F
Baln Camboriu - SC

casaretto
Contato:

#18 Mensagem por casaretto »

Pessoal

Já está disponível para download o aplicativo TiraAbreviaturas.
O objetivo é trocar as abreviaturas como R ou Av pelo literal por extenso de forma a permitir que a pronuncia seja a mais adequada possível.

A partir do mês que vem, o Validador não aceitará mais as abreviaturas.

Paulo

Paulo Casaretto F
Baln Camboriu - SC

Wallace
Contato:

#19 Mensagem por Wallace »

Rapidamente pelo que pude notar só troca R por Rua e Av por Avenida.
Mas não seria melhor mudar o que pode estar no nome, como Prof, Dna, etc.
De toda forma já achei um erro.
Ve que seria Viela esta sendo mudado para Vieal.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

casaretto
Contato:

#20 Mensagem por casaretto »

Wallace

Talvez voce tenha razão e no futuro a gente ache conveniente trocar também essas abreviaturas intermediarias como Dr, Ver, etc.
Não quisemos alterar agora, tentanto fazer o mínimo de alterações possíveis para não aumentar muito o tamanho do comentário (coisas como Comendador e outras).
Achamos melhor avaliar primeiro esta etapa que sozinha já vai trazer algumas mudanças, incluindo a melhoria nas buscas de endereços.

Já está disponível a versão Beta 0.0.4 com a correção que voce detectou. Basta rodar a nova por cima do que já havia sido corrigido.

Paulo

Paulo Casaretto F
Baln Camboriu - SC

Wallace
Contato:

#21 Mensagem por Wallace »

Aqui ainda deu rolo no mapa de Itu SP que acusava um erro, então fiz a troca na mão.
Estou com outro problema em outro mapa o de São Vicente SP.
O validador diz que tem pontos fora do mapa amarelo e cria os diamentes vermelhos dentro do mapa amarelo.

De toda forma enviei 105 dos 106 mapas que sou desenvolvedor para compilação com as alterações.
Faltou só o de Tiete SP que ainda estou convertendo para o formato do TRU.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

casaretto
Contato:

#22 Mensagem por casaretto »

Wallace

Se possível, me envie os dois mapas que deram erro para que eu verifique a causa e corrija.

Paulo

Paulo Casaretto F
Baln Camboriu - SC

fcgcastro

#23 Mensagem por fcgcastro »

Pessoal,
Não sou desenvolvedor. Como faço para corrigir as abreviações nos meus mapas?
Abraço.

Wallace
Contato:

#24 Mensagem por Wallace »

Se voce não é desenvolvedor não tem mapa para corrigir.
No maximo pode informar os erros ao desenvolvedor do mapa.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

fcgcastro

#25 Mensagem por fcgcastro »

OK.
Então qual é a idéia? Os desenvolvedores utilizarão a ferramenta das abreviações em seus mapas e estes serão disponibilizados na área de download?
Não há como cada um alterar os mapas já baixados?
Outra coisa, como faço para reportar erros encontrados nos mapas que baixei, tipo mãos de direção erradas? Deve haver algum tópico sobre isso, mas ainda não encontrei.
Obrigado.

Wallace
Contato:

#26 Mensagem por Wallace »

Exatamente.
Recomendo ler os manuais do grupo e também uma lida aqui no que já foi postado.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

Wallace
Contato:

#27 Mensagem por Wallace »

casaretto escreveu:Wallace

Se possível, me envie os dois mapas que deram erro para que eu verifique a causa e corrija.

Paulo
Enviados.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

casaretto
Contato:

#28 Mensagem por casaretto »

Wallace

Disponível a Beta 0.0.8
Havia um cálculo errado do tamanho do nome do arquivo.

Paulo

Paulo Casaretto F
Baln Camboriu - SC

Wilson Ximenes

#29 Mensagem por Wilson Ximenes »

Pessoal,

Estou tentando baixar o TiraAbreviaturas e está dando o erro:
Arquivo não encontrado ---> ../ftp/desenvolvimento/InstalaTiraAbreviaturas_Beta_0.0.8.exe

Problemas?

Wilson Ximenes

[ ]´s

Wilson Ximenes
Desenv. Tracksource
Zumo 660
Etrex Vista HCx

casaretto
Contato:

#30 Mensagem por casaretto »

Oops !

Acertei o link e esquecei de fazer o upload do arquivo.

Já está lá.

Paulo

Paulo Casaretto F
Baln Camboriu - SC

Wallace
Contato:

#31 Mensagem por Wallace »

Não tem como por a versão e data lá na pagina, no minimo a versão.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “TrackSource Geral”