Etrex Vista HCX - computador de viagem

Mensagem
Autor
claudio_gui

Etrex Vista HCX - computador de viagem

#1 Mensagem por claudio_gui »

Olá, tenho um vista hcx a pouco tempo, e tenho observado variações no computador de viagem nos campos referentes ao deslocamento, mesmo estando totalmente parado. As variações são pequenas, mas ao longo do tempo vão se acumulando. A elevação também sobre pequena variação.

Desde já, agradeço

Abraços

claudio_gui
vista hcx

claudio_gui

Re: computador de viagem

#2 Mensagem por claudio_gui »

Tentando descobrir o que está acontecendo, notei a função WAAS/EGNOS no ícone de definições/sistema, essa função estava desativada, acho que ela tem como função tentar corrigir esse tipo de erro e outros também que não sei ao certo ainda. Ativei o WAAS/EGNOS e o problema teve alguma correção , havendo ainda uma pequena variação, mas não como antes, talvez isso seja normal, como não conheço ninguem que tenha gps para comparar na prática, estou tentanto obter essa informação com o amigos aqui do forum.

Desde já agraceço

claudio_gui
vista hcx

claudio_gui

#3 Mensagem por claudio_gui »

Olá amigos, como ninguem me respondeu, estou pesquisando para ver se encontro uma resposta ao fato do gps apresentar variações de vel. estando o gps parado. Estou lendo algo sobre o STATIC NAVIGATION, que é um recurso dos ' sirf III ' que quando desabilitados reconhecem essas variações em velocidades baixas ou parado. Quando ligado o static navigation não reconhece essas variações e o controle de velocidade passa a ser mais ou menos de 5km para cima, que para uso pedestre não é interessante, acho que é isso, por favor, se eu estiver errado, me corrijam, ou acrescentem conteúdo .

Desde já agradeço

claudio_gui
vista hcx

Hélcio Assis
Contato:

#4 Mensagem por Hélcio Assis »

- Boa noite Claudio, acesse o link abaixo e dá uma olhada, acho que tem uma explicação lá que pode te interessar!

http://www.portalgps.com.br/viewtopic.php?f=14&t=3896

Espero ter ajudado.

Abraços,
Hélcio G. Assis
276 C
Desenvolvedor de Sete Lagoas - MG
https://helciomoicano.webnode.com.br/
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique AQUI

Wallace
Contato:

#5 Mensagem por Wallace »

Recomedo desativar a função WAAS/EGNOS, pois aqui no Brasil vai piorar a precisão do GPS.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

claudio_gui

#6 Mensagem por claudio_gui »

Caros amigos, obrigado pelas respostas. Vou tentar deixar o wass/egnos desligado, apesar de observar que diminuiu as variações quando parado. Sem querer abusar, onde fica a opção de configurar o speed filter, o meu gps é vista hcx, e não consequi encontrar no manual. Li algo a respeito que os aparelhos com o chip sirf III, como o 60 map csx, tem que usar um programinha para mudar essa configuração ( seria o statit navigation ? ) não sei se é a mesma coisa que speed filter.
Caso possam mais uma vez, continuar a me ajudar, fico muito grato, pois uso o gps mais para ciclismo de longa distância e fazemos muitas paradas, por isso a minha preocupação nesse caso.

Desde já agradeço

claudio_gui
vista hcx

Wallace
Contato:

Re: Etrex Vista HCX - computador de viagem

#7 Mensagem por Wallace »

Não conheço essa função no 60 CSx, mas acho que o Vista não tem o Speed Filter, alias o unico que conheço que tem isso é o 276C, mas não conheço todos os modelos a fundo.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

claudio_gui

#8 Mensagem por claudio_gui »

Olá amigo, fico grato pela resposta. Pelo que entendi até agora , é que aparelhos dotados do chip sirfIII, ( não sei se outos chips de alta sensibilidade como o que equipa o vista hcx, também são enquadrados nesse assunto ), quando estão com o static Navigation desabilitados, indicam movimentação " falsa", quando parados ou com pouca recepção dos satélites ( deve ser o meu caso ), e quando estão com a função habilitada, não reportam essa movimentação "falsa" , ou seja, se você está andando bem devagar ou parado, as funções de velocidade não se alteram. Existem programinhas grátis como o sirfteck e o sirfdemo, que permitem habilitar ou desabilitar o static navigation. Não tentei isso, nem vou tentar agora, vou esperar adquirir mais experiência nesse campo, ou que outra pessoa já tenha feito, e indique o caminho para que não danifique o aparelho.
Seque um link com alguma informação sobre o assunto, e obrigado pela atenção.

http://www.etenblog.com/2007/11/20/stat ... explained/
http://www.oziexplorer3.com/ozice/faq_staticnav.html

claudio_gui
vista hcx

luiztw

#9 Mensagem por luiztw »

Nossa! Bem assustador esse primeiro link, hein? Tá doido... :shock:
Deixa quieto que é mais negócio mesmo...

Luiz Eduardo
Etrex Vista
Map60 CSx

claudio_gui

#10 Mensagem por claudio_gui »

Luiz, sem querer ofender, você poderia ter deixado quieto mesmo !

claudio_gui
vista hcx

luiztw

#11 Mensagem por luiztw »

Juro que não entendi... :?: :?: :?:
Somente comentei que li o link e achei a operação arriscada demais para um benefício pequeno, e que o melhor a fazer seria não mexer mesmo, exatamente como você postou.

Não houve a intenção de comentar nada que não fosse isso

Se houve algum outro entendimento da sua parte, peço minhas sinceras desculpas.

Pô, a gente concorda e ainda leva... :lol:

Luiz Eduardo
Etrex Vista
Map60 CSx

claudio_gui

#12 Mensagem por claudio_gui »

Olá Luiz, então me desculpe, foi má interpretação minha à sua resposta.

Abraços

claudio_gui
vista hcx

luiztw

#13 Mensagem por luiztw »

Claro! Tá tudo certo!
Esquenta não...

Abraços,

Luiz Eduardo
Etrex Vista
Map60 CSx

nqnnospam

#14 Mensagem por nqnnospam »

Bom, em primeiro lugar, a linha H (com ou sem C ou x) usa o chipset Mediatek, e não o SirfStarIII. Há mais detalhes no tópico sobre a linha H (seção Reviews ou Novidades, não lembro agora).

O chipset Mediatek tem mesmo esse efeito (chamado de "random walk"), que afeta as indicações no computador de viagem. A Garmin lançou umas atualizações do chipset GPS para tentar minimizar esse efeito.

claudio_gui, os firmwares do aparelho e do chipset GPS estão atualizados? Use o Webupdater da Garmin.

[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

claudio_gui

#15 Mensagem por claudio_gui »

Olá, atualizei com a última versão, se não me engano é 2007. Por enquanto, resolvo o problema desligando o gps enquanto não estou navegando. Uso o gps mais para ciclismo de longa distância, fazendo várias paradas, e no final tenho que saber os resultados, e deixando o gps conectado com os satélites, no final de 12/15 horas de pedal, faz muita diferença. Outra situação que observei, é quando no trackmaker vamos ver os resultados na opção de velocidades, lá no painel onde é mostrado todos os ítens, como vel.max. etc..., ocorre que a vel.max. é absurdamente alta, ex. 230 km, ou seja, a gamin tem que corrigir esse problema do chipset, isso se para ela, valer o investimento de correção por um ítem que poucas pessoas reclamam.

Muito obrigado pela resposta, veio direto no motivo, o problema do chip. Então só me resta esperar por uma correção.

Abraços

claudio_gui
vista hcx

nqnnospam

#16 Mensagem por nqnnospam »

A última atualização é de 2008. Use o Webupdater. O problema não deveria ser tão grande assim.

Se inglês não for problema, veja mais detalhes em:

http://www.gpspassion.com/forumsen/topi ... C_ID=87583

[]'s Sérgio Barroso

claudio_gui

#17 Mensagem por claudio_gui »

Olá amigo, fui conferir no Garmin Webupdater, e as atualizações estão assim:

- Vista Cx = última atualização em maio/08 - versão 3.0

- Vista Hcx = última atualização em 02/07 - versão 2.60, que foi essa que conferi com o meu gps, e ele já veio com essa 2.60.

Agora me surgiu uma dúvida, se essa atualização do vista cx, pode ser usada para corrigir esse problema hcx , já que é o " H " que identifica o chip.

Desde já agradeço sua atenção

Abraços

claudio_gui
vista hcx

nqnnospam

#18 Mensagem por nqnnospam »

São duas atualizações possíveis, uma do software e outra do chipset. Verificou se ambas estão na última versão?

[]'s Sérgio Barroso

claudio_gui

#19 Mensagem por claudio_gui »

Olá amigo, as versões no meu gps estão assim:

versão do progama - 2.60

versão sw gps - 2.60

no site da garmin, relativo ao vista hcx, a última vesão do progama é 2.60 de fevereiro de 2007, só que meus limitados conhecimentos sobre esses recursos, (pois estou iniciando a pouco tempo a lidar com esse tipo de equipamento), não me permitiram identificar qual seria o ítem do chipset para verificar sua versão, caso o amigo possa me ajudar, fico inteiramente grato desde já.

Abraços

claudio_gui
vista hcx

claudio_gui

#20 Mensagem por claudio_gui »

Olá Sergio, rodei o Webupdater, e o progama não achou nada para atualizar. Acho que esse procedimento identifica tanto o programa, quanto o chip, então, se estivesse com alguma versão antiga, iria ser identificada. Por favor, faça alguma correção caso haja algum procedimento que não tentei.

ps. - no webupdater da garmin, quanto a última versão do progama, lá diz ser de fevereiro/07, creio que nessa data ainda não tinha os "hcx", então concluo ser 02/2008.

Desde já agradeço,

Claudio

claudio_gui
vista hcx

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Outros Fabricantes”