Olá pessoal
Sou usuário de GPS há mais de 15 anos, e sempre usei os tracklogs em trilhas offroad e expedições.
Ocorre que, nos últimos anos, a Garmin investiu mais em navegadores da linha Nüvi, e estes não permitem que se salve ou carregue um tracklog de alguém que já fez um caminho.
Apesar de ter um Etrex (que permite salvar e carregar), e não querendo pagar o preço de um 276c ou um Montana, pesquisei uma forma de carregar os tracklogs como mapa de fundo, usando os recursos de mapas livres, freeware e programas trial, o que resultou em um tutorial indicando o passo a passo desta operação.
Espero que seja útil, principalmente pra turma de Expedição e Off-Road.
Luiz M F Neto (netojcgv)
São Paulo
Como incluir um tracklog no mapa de fundo do Garmin Nüvi
Como incluir um tracklog no mapa de fundo do Garmin Nüvi
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Re: Como incluir um tracklog no mapa de fundo do Garmin Nüvi
Olá Luiz, parabéns pelo tutorial!! muito bem feito!
Permita-me algumas observaçoes que podem ser uteis... O modelo do seu tutorial, resumidamente, transforma arquivos gpx (tracklogs) em mapas (img), o que é bem pratico usando o gpx2img, mas com algumas vantagens e desvantagens. As vantagens são: praticidade e o fato do programa instalar o "mapa/trilha" diretamente no Mapsource e a compatibilidade com qualquer versão de nuvi, mesmo as mais antigas. As desvantagens: 1. sempre teremos que enviar a "trilha" junto com algum outro mapa pelo Mapsource, 2. O conjunto de mapas enviados pelo Mapsource vai sempre embutida no arquivo gmapsupp.img para a pasta Garmin, sobrescrevendo outros mapas que se encontram instalados lá (dentro do gmapsupp). Isso ocorre principalmente nos gps de mão e nos Nuvis mais antigos como os 2x5, 7x5 e outros, mesmo nos mais novos, pois o Mapsource sempre envia mapas para o gps no formato gmapsupp.img. Nos mais modernos pode se instalar mapas manualmente e com nomes a escolher, na pasta Map, nesse caso uma soluçao seria enviar somente o "mapa da trilha", mudar seu nome para trilhaxyz.img e coloca-lo na pasta Map e em seguida habilitar os mapas de fundo que interessam. Estou supondo que o "mapa" da trilha seja do tipo "transparente", mas acredito que seja. Vários outros programas, com muito mais recursos, também permitem passar de gpx para img, como o gpsmapedit.
Importante saber que existe outro método, que me parece mais prático, e nao tem as implicaçoes acima e permite navegar em cima da trilha. O método é transformar trilha gpx em rota. A desvantagem é que somente modelos de Nuvis que suportam rotas podem usar o processo. Descrevi detalhadamente o procedimento de transformar gpx/rota pelo basecamp, no post do dia 25/07/2012 http://www.portalgps.com.br/viewtopic.p ... &start=200 abs
Permita-me algumas observaçoes que podem ser uteis... O modelo do seu tutorial, resumidamente, transforma arquivos gpx (tracklogs) em mapas (img), o que é bem pratico usando o gpx2img, mas com algumas vantagens e desvantagens. As vantagens são: praticidade e o fato do programa instalar o "mapa/trilha" diretamente no Mapsource e a compatibilidade com qualquer versão de nuvi, mesmo as mais antigas. As desvantagens: 1. sempre teremos que enviar a "trilha" junto com algum outro mapa pelo Mapsource, 2. O conjunto de mapas enviados pelo Mapsource vai sempre embutida no arquivo gmapsupp.img para a pasta Garmin, sobrescrevendo outros mapas que se encontram instalados lá (dentro do gmapsupp). Isso ocorre principalmente nos gps de mão e nos Nuvis mais antigos como os 2x5, 7x5 e outros, mesmo nos mais novos, pois o Mapsource sempre envia mapas para o gps no formato gmapsupp.img. Nos mais modernos pode se instalar mapas manualmente e com nomes a escolher, na pasta Map, nesse caso uma soluçao seria enviar somente o "mapa da trilha", mudar seu nome para trilhaxyz.img e coloca-lo na pasta Map e em seguida habilitar os mapas de fundo que interessam. Estou supondo que o "mapa" da trilha seja do tipo "transparente", mas acredito que seja. Vários outros programas, com muito mais recursos, também permitem passar de gpx para img, como o gpsmapedit.
Importante saber que existe outro método, que me parece mais prático, e nao tem as implicaçoes acima e permite navegar em cima da trilha. O método é transformar trilha gpx em rota. A desvantagem é que somente modelos de Nuvis que suportam rotas podem usar o processo. Descrevi detalhadamente o procedimento de transformar gpx/rota pelo basecamp, no post do dia 25/07/2012 http://www.portalgps.com.br/viewtopic.p ... &start=200 abs
Angelone
Perfeito, inclusive eu uso esta alternativa (carregar somente o gpx2img) em meu 3750, onde o Tracksource tem nome diferente de gmapsupp.
Eu optei por fazer o tutorial para o MapSource porque ele é mais fácil de usar.
Normalmente eu uso o BaseCamp para fazer rota, transformá-la em tracklog e então fazer o processo de mapa de fundo.
Outra coisa, eu procurei fazer o mais simples possível pois o público alvo original são jipeiros, que nem sempre tem intimidade com GPS
Abs
Perfeito, inclusive eu uso esta alternativa (carregar somente o gpx2img) em meu 3750, onde o Tracksource tem nome diferente de gmapsupp.
Eu optei por fazer o tutorial para o MapSource porque ele é mais fácil de usar.
Normalmente eu uso o BaseCamp para fazer rota, transformá-la em tracklog e então fazer o processo de mapa de fundo.
Outra coisa, eu procurei fazer o mais simples possível pois o público alvo original são jipeiros, que nem sempre tem intimidade com GPS
Abs
Luiz, em relaçao ao uso do Basecamp, note que a minha proposta de uso é oposta a que voce usa, ou seja, voce traça uma rota, transforma em tracklog e entao faz o mapa de fundo img como no seu tutorial. No meu caso, a sugestão é oposta: fazer ou importar um tracklog, transforma-lo em rota e enviar diretamente ao gps, o que nao implica em mais processos e nem interfere nos mapas já instalados (confira no link indicado). Por sinal, traçar caminhos (tracks) via ferramenta especifica do Basecamp, oferece liberdade total, independente do mapa ser rodoviário, topográfico, nautico.. Abs
Angelone
Vejo os seguintes problemas em usar rotas:
1- somente pode ser usado em navegador que aceita rota (não são todos da linha Nüvi)
2- os mapas usados devem ser exatamente iguais, assim como a configuração de tipo de rota e detalhes do mapa
Já fiz rota no MapSource (ou BaseCamp) que, depois de transferida para o navegador, indicou um caminho diferente. Para evitar isto teria que incluir vários pontos de passagem.
Meu uso (e do pessoal off-road) é seguir um tracklog já feito por alguém, no Wikiloc existe às centenas, assim como no site dos viajantes 4x4 e diversos outros.
De qualquer forma, são técnicas alternativas.
Abs
Vejo os seguintes problemas em usar rotas:
1- somente pode ser usado em navegador que aceita rota (não são todos da linha Nüvi)
2- os mapas usados devem ser exatamente iguais, assim como a configuração de tipo de rota e detalhes do mapa
Já fiz rota no MapSource (ou BaseCamp) que, depois de transferida para o navegador, indicou um caminho diferente. Para evitar isto teria que incluir vários pontos de passagem.
Meu uso (e do pessoal off-road) é seguir um tracklog já feito por alguém, no Wikiloc existe às centenas, assim como no site dos viajantes 4x4 e diversos outros.
De qualquer forma, são técnicas alternativas.
Abs
Concordo Luiz! O ideal mesmo seria poder passar os tracklogs diretamente para os nuvis, como acontece nos montanas e nos outudoors hand helds. Os métodos que sugerimos servem, mas tem vantagens e desvantagens, como salientamos. Ambos resolvem a limitaçao dos Nuvis, mas o método fica a gosto do fregues. Nunca precisei usar o recurso em nuvis, na realidade a "soluçao" foi uma resposta a um questionamento de usuário, mas acredito que deva funcionar na prática. A questão da rota ser mudada (recalculada) no gps é o problema mais desagradável que se pode encontrar quando transferimos rotas do computador para o gps, que pode ter mapas e diferentes configuraçoes do Mapsource ou Basecamp. A causa mais comum para o recalculo é o reduzido numero de pontos de rota que definimos, normalmente, ponto inicial e ponto final. Para contornar essas questões temos que "forçar" o gps a sempre calcular a mesma rota, independente de mapas e configuraçoes. A saida, como vc mesmo disse é incluir vários pontos de passagem. No caso de uma rota rodoviária "on road" basta colocar pontos de passagem (ou rota) em locais chave que impeçam outro possível trajeto. No caso tratado, quando um registro de trilha (tracklog) é transformado em rota, todos os pontos da trilha (trackpoints), passam a ser pontos de rota, o que é algo inviável. Ai que entra a técnica: primeiro o Basecamp já sugere uma redução automática desse pontos. Segundo é muito fácil também reduzi-los em lote, uma tarefa tranquila, como descrevi no link do post anterior. Dessa forma, a rota nao vai perder o seu traçado e com a vantagem de poder ser navegada. Nunca testei na prática com meu Nuvi, pois nao faço off-road, só trilhas mesmo com meus handhelds, mas se voce tiver curiosidade e paciencia para testar, seria legal ter um feedback. Abs