Iniciante

Mensagem
Autor
aligebre

Iniciante

#1 Mensagem por aligebre »

Boa noite, colegas!
Comprei um GPS Garmin Nuvi 1490 nos EUA. Gostaria de saber o passo a passo para fazer o download de mapas brasileiros. Nao gostaria de descartar o mapa americano. Isso eh possivel? Como fazer para ativar um mapa ou outro?

mabroglia

Re: Iniciante

#2 Mensagem por mabroglia »

Caro aligebre

Se você quiser a opção paga: www.garmin.com, ou www.autoguiagps.com.br
Se você quiser uma opção free: www.tracksource.org.br

Você pode manter o mapa americano, entre no tracksource e veja os tutoriais de como faze-lo, se tiver problemas poste aqui novamente.

Abraços

Marco Aurélio Broglia
Nüvi 255W, Nokia E72 + Garmin MobileXT + Loadstone
Desenvolvedor Municipal Tracksource:
SP-São Paulo-Zona Leste
SP-Itanhaém/Hortolândia/Olímpia

aligebre

#3 Mensagem por aligebre »

Marco, sabe me dizer se nos mapas do autoguiagps eh possivel pesquisar por endereco? Me parece q no tracksource isso nao eh possivel nao eh?
Obrigada,
Aline

mabroglia

#4 Mensagem por mabroglia »

Cara Aline

Tudo é processo, nem todos os mapas tracksource estão com numeração completa isso é fato, mas um belo dia todos estarão sem dúvidas, e existem formas de contornar o problema.

Recomendação pessoal:
Uma coisa você já fez certo que é comprar um Garmin, recomendo que instale os mapas tracksource e começe à usar, você não pagará nada por isso e não colocará se aparelho em risco, depois tome suas próprias conclusões.

Pergunta:
Aonde pretende usar o GPS(qual cidade)?

Abraços

Marco Aurélio Broglia
SP-São Paulo-Zona Leste

Dilsonpb

#5 Mensagem por Dilsonpb »

É interessasnte que voce teste alguns mapas e tire suas proprias conclusões, pois cada pessoa tem preferencia de uso de acordo com sua aplicabilidade.

Dilson Brito
Garmin Nuvi 255; Nuvi 765T; 60Cs; Tablet 7 Android"; Smarthphone 5" Android.

aligebre

#6 Mensagem por aligebre »

Marco, então pelo tracksource eu consigo pesquisar ao menos o nome da rua, mas não necessariamente encontrarei tb o número, é isso?
Estou aguardando a chegada de um cartão de memória pra instalar o mapa, já que o espaço livre no gps foi insuficiente.
Pretendo usar inicialmente em Vitória, Vila Velha e Cariacica/ES, destinos q rodo todos os dias, para testar.
Preciso encontrar um site para fazer download de mapa da África do Sul. No site da Garmin tá 99 dólares. Não compensaria para uma viagem de apenas 10 dias, sem pretensão de retorno. Vc conhece algum?
Obrigada pelas orientações.

mabroglia

#7 Mensagem por mabroglia »

Marco, então pelo tracksource eu consigo pesquisar ao menos o nome da rua, mas não necessariamente encontrarei tb o número, é isso?
Sim correto..., no caso de o mapa não estiver com numeração na rua em questão, você pode escolher uma das alternativas abaixo:
1) Digite como numero "0", o GPS leva para o inicio da rua.
2) Se tiver o City Navigator: Carregue o City, busque o endereço e depois volte o mapa Tracksource novamente.
3) Se tiver acesso à internet procure no Google e insira as coodenadas no GPS em vez de endereço(Latitude, Longitude).
Lembrando que os métodos 2, 3, você não lhe dará garantia que a numeração está correta(é por isso que muitos mapas do Tracksource não tem numeração, não é nada fácil inserir numeração com precisão).
Estou aguardando a chegada de um cartão de memória pra instalar o mapa, já que o espaço livre no gps foi insuficiente.
É mandatório que você compre o SD pois se no processo de transferencia de arquivos algum file se corromper aí você terá um problema sério pois o GPS não ligará mais, no caso do SD, é só formata-lo novamente e começar de novo!
Pretendo usar inicialmente em Vitória, Vila Velha e Cariacica/ES, destinos q rodo todos os dias, para testar.
Não conheço os mapas mas estão ativos e em desenvolvimento, ultima atualização em: 2011-09-04 14:29:00

Africa do Sul:
Não sou a melhor pessoa para ajuda-la, abra um tópico separado no forum para ver se alguém te ajuda.

Abraços

Marco Aurélio Broglia
SP-São Paulo-Zona Leste

aligebre

#8 Mensagem por aligebre »

Obrigada, Marco! Já me ajudou bastante!
Abraços,
Aline

jpgon

#9 Mensagem por jpgon »

Aline,
boa tarde.
Procure no site/forum americano Noeman.org/ Garmin maps
Voce terá oportunidade de verificar se tem alguma coisa que lhe atenda.
abs

Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

aligebre

#10 Mensagem por aligebre »

Gostaria de saber como faço um backup para meu pc do mapa americano que veio no meu GPS Garmin Nuvi 1490, para posterior exclusão desse mapa e inclusão dos mapas do projeto. Já vi um video tutorial dizendo que tem que copiar o arquivo gmapsupp.img para o computador, mas não tem esse arquivo no meu gps. Alguém poderia me ajudar?

Batedor

#11 Mensagem por Batedor »

aligebre,

Na verdade, o que você tem que fazer mesmo, é um backup geral de tudo o que tem dentro da memória interna do seu GPS, para dentro de uma pasta no PC. Inclusive pasta/arquivos ocultos. Aí o mapa vai junto.

Mas, se você quer só a cópia do Mapa, ele está dentro da pasta (oculta) ".system", com a nomenclatura de "gmapprom.img".

Abs.

aligebre

#12 Mensagem por aligebre »

Preciso mesmo apagar o mapa americano para instalar o brasileiro, ou tem alguma maneira de selecionar qual deles quero usar?
Acho que a memória interna dele é insuficiente. Comprei um cartão SD. Basta fazer o download do arquivo gmapsupp para o cartão?

jpgon

#13 Mensagem por jpgon »

aligebre, boa tarde.
No seu Nuvi 1490,
vc estando com ele conectado ao seu computador pela porta USB, e o cartão instalado no mesmo, vá ao drive corresponde ao cartão e crie 3 pastas na raiz do mesmo.
-a primeira com o nome de Garmin
-a segunda com o nome de Map
-e a terceira com o nome de Poi
Na pasta Garmin voce coloca um unico mapa com o nome de gmapsupp.img
Obs>: a maioria dos mapas, após ter feito o download do arquivo, e descompactado, geram um arquivo com o nome gmapsupp.img
Na pasta Map voce coloca quantos mapas quiser, desde que todos tenham o formato xxxxxxx.img.
Para isso voce os renomeia de uma maneira que possa identificar cada um, tal como TRC1201.img; AutoGuia303.img; etc etc
Na pasta Poi voce instala os arquivos .gpi de alertas, tais como radarfixo.gpi; radarmovel.gpi; policia rodoviaria.gpi; lombadas.gpi; etc etc.
Como recomendou o nosso companheiro Batedor, é recomendável fazer o backup de toda a memoria interna do GPS.
Para isso voce deve habilitar o seu computador para ler arquivos ocultos e arquivos de sistema.
Abs

Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Serie Nuvi”