Adicionando rotas ao Igo8.3

Mensagem
Autor
kura1

Adicionando rotas ao Igo8.3

#1 Mensagem por kura1 »

Um recurso bem interessante que alguns aparelhos de GPS oferecem é a possibilidade de criar rotas usando o Google Maps (the best!) ou o Google Earth para depois transferi-las aos aparelhos.
Criar rotas é um recurso importante, por exemplo, na busca de caminhos alternativos. Vamos supor que queremos ir do aeroporto de Guarulhos até a Freguesia do Ó sem usar a marginal do Rio Tiete para casos onde esta via esteja intransitável.

No caso de aparelhos equipados com o Igo isso é bastante simples.

1) Criar a rota usando as ferramentas do Google.
Eu prefiro o Google Maps que traça primeiramente o caminho mais curto entre dois pontos. Depois é só ir arrastando o caminho traçado para o percurso que desejamos e o Google vai redesenhando o novo trajeto. Podemos ir fazendo os ajustes necessários até que a rota esteja da forma que desejamos.

2) Clicar em um pequeno ícone com o nome de KML. Esse ícone esta na mesma pagina da rota que acabou de ser desenhada

3) Criar uma pasta no GPS
SHELL\CONTENT\USERDATA\ROUTE
- Na verdade até “SHELL\CONTENT\USERDATA” já vai estar criado no GPS. Apenas acrescente “ROUTE”
- Essa pasta SHELL normalmente esta oculta e para poder vê-la é necessário ajustar o Windows para que ele mostre conteúdos ocultos.

4) Copie o arquivo KML para dentro desse novo caminho

5) Após ligar o GPS o caminho vai estar lá. Nâo se preocupe com o nome do arquivo porque o GPS vai mostrar o nome da rota como sendo a composição do primeiro endereço e do ultimo da rota criada.

That's all.

kura1

Re: Adicionando rotas ao Igo8.3

#2 Mensagem por kura1 »

Duas informações importantes:

- É necessário acrescentar alguns "Placemarks" na rota traçada no Google Maps. Caso contrario quanto exportada ao GPS, o aparelho vai considerar apenas o endereço inicial e o endereço final, exatamente como ele faz quando entramos com o destino manualmente. Colocando alguns placemarks, o GPS entende que a rota traçada deverá passar necessariamente por esses placemarks.
No meu aparelho, quando abro a rota escolhida, ele mostra o enderereço de partida, o endereço de chegada e avisa que existem por exemplo 10 etapas. Cada etapa é um placemark adicionado na pagina do Google Maps.

- Para conseguir exportar o arquivo KML, é necessario estar "logado" na pagina do Google Maps. Se estiver traçando uma rota mas sem fazer login, não vai aparecer o link de exportação

- Para exportar existe um hiperlink na pagina do Google Maps (se você estiver logado) e um icone com um desenho (que também exporta para KML). Exporte usando o hiperlink.
Fiz um teste usando o icone. Apesar de também exportar para KML, a rota exportada não funcionou no meu GPS. O aparelho simplesmente ignora o arquivo e não mostra a rota.

calmidoro

Re: Adicionando rotas ao Igo8.3

#3 Mensagem por calmidoro »

Bom dia Kura 1, sei que este post é de 2011, mais como sou novo por aqui e o assunto é muito interessante gostaria de saber como acrescentar os "Placemarks" no google maps, pois não sei como fazê-lo se puder me ajudar ficarei grato, pois gostaria de criar uma rota e transferi-la para meu gps com igo.

Obrigado,

Carlos Almidoro

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Geral”