Coordenadas do Google Earth e do Mapsource

Mensagem
Autor
victormalheiros

Coordenadas do Google Earth e do Mapsource

#1 Mensagem por victormalheiros »

Caros amigos, estava fazendo um planejamento de uma viagem e, para minha surpresa, comparando o mesmo ponto no Google Earth e no Map source, verifiquei uma diferença de ~ 500m entre os dois. Verifiquei o datum do Mapsource e estava WGS 84(o mesmo que o Google usa). Alguém podria me ajudar?

macatuba

Re: Coordenadas do Google Earth e do Mapsource

#2 Mensagem por macatuba »

Victor:

Vc descobriu de modo diferente o que eu constatei na prática, anos atrás.

Na primeira oportunidade em que usei um GPS eu estava na rodovia marechal Rondon (interior de SP) e o GPS dizia que a rodovia estava 1 km à minha direita...
Como isso era possível, se eu estava sobre a rodovia??

Da mesma foram a comparação GOOGLE EARTH x Mapsource.
O Google "é a realidade" e o Mapsource não.
Os mapas do Mapsource que vêm originalmente no GPS não São "fiéis".

Esta é a razão de ser do projeto Tracksource: criar mapas "fiéis à realidade", através da colaboração dos usuários e trabalho árduo de outros.

Sabe por que São mapas "mais fiéis"? Porque São levantados através de GPS...a pessoa andou num determinado caminho com seu GPS ligado e o registro da sua caminhada comporá os mapas do projeto.

Consegui responder??
Desculpem a longa mensagem.

Luiz Baum

paulocarvalho
Contato:

Re: Coordenadas do Google Earth e do Mapsource

#3 Mensagem por paulocarvalho »

Victor,

1) Qual mapa estava carregado no Mapsource?

2) Saiba que em certos lugares as fotos do Google Earth estão mal referenciadas e isso é um fato que tem sido amplamente debatido aqui no fórum e acho que seja de conhecimento de todos.

Eu garanto a qualidade posicional das ruas do mapa que eu mantenho (municipal do Rio de Janeiro capital), pois ele foi feito usando o levantamento aerofotogramétrico oficial da Prefeitura dessa cidade em 1999, com erro máximo de 13m. já o Google Earth não é um trabalho cartográfico profissional e pode, a pedido dos militares por exemplo, ter erros intencionais de algumas centenas de metros sim em alguns lugares. Portanto a melhor forma de usar os mapas do G.E. é coletar alguns tracks com o GPS e deslocar as imagens de forma a se encaixar nas trilhas coletadas em campo.

Garmin Nüvi 255w
DM Rio de Janeiro Zona Oeste
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ
programador sênior do Tracksource.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Outros Fabricantes”