Parou de localizar satelites

Mensagem
Autor
walter de lima jr

Parou de localizar satelites

#1 Mensagem por walter de lima jr »

Tenho um 76S que parou de localizar satelites.
Lendo os topicos deste forum já fiz o seguinte.
1) coloquei pilhas novas.
2) Descarreguei a memória.
3) Atualizei no site da garmim os softwares disponíveis (fiquei com dúvida no firmaware, pois nao sei o que é? nem onde encontra-lo).
4) Deixei o gps ligado em cima de um morro por mais de 2 horas (porém num dia nublado).
5) Indiquei busca automatica e manual do local durante a localização de satelites e nada.

Por vezes ele localiza (fica com a barra em negrito) um ou dois satelites mas retrocede e os perde, parecendo ficar inativo por mais de 1 hora.
De vez em quando muda o número dos satelites no campo a direita.

não dei reset pois não sei como fazê-lo.

Existe algo mais a tentar?

Agradeço
Walter Lima

rodrigodemarque
Contato:

Re: Parou de localizar satelites

#2 Mensagem por rodrigodemarque »

:idea: Use o WebUpdater para atualiza-lo:
Mais detalhes abaixo:

http://www.portalgps.com.br/forum/viewt ... 3.0#p16275

Imagem
Imagem
Imagem
60CSx

walter de lima jr

#3 Mensagem por walter de lima jr »

Ola

O GPS 76S está funcionando perfeitamente.
Com pilhas novas, software atualizado no site da garmin, e deixando-o ligado por 12 horas ele voltou a funcionar.

Com 2 horas ligado em cima de um morro num dia nublado o GPS não localizava nenhum satelite.

Insistindo, ele passou a funcionar.
Valeu, obrigado
Walter Lima

Filohipo

#4 Mensagem por Filohipo »

Olá
Para que não volte a acontecer:
Ligue seu GPS 1 vez por semana e deixe ele adquirir o "Fixing". Deixe ele ligado por 20 minutos.
Assim ele estará sempre atualizado em relação aos satélites e demorará pouco tempo a procurar os satélites toda a vez que você o acender.
Faça buscas no Forum por Almanaque e efemérides e você perceberá o que sucedeu. O dia nublado não tem culpa. Pode atrapalhar algo mas não explica a demora.
(não vou escrever um tratado sobre que tipo de nuvens interfere com recepção de GPS, pois o fenómeno existe...Outras variáveis atmosféricas e ionosféricas São bem mais importantes)

rodrigodemarque
Contato:

#5 Mensagem por rodrigodemarque »

:arrow: Concordo com o Filohipo... mas considere trocar de GPS.
Pois pra mim é inconcebível, inaceitável ter de ficar ligando o GPS pra ficar atualizando as efemérides mesmo que seja 1 vez por semana ou deixá-lo ligado por 12 horas!!!
:idea: Meu GPS (60CSx) fica sem pilha nenhuma guardado por semanas e quando ligo não demora nem 5 minutos e já está com minha localização e aprimorando a acurácia...
:idea: Quanto a pilha já usei de tudo e hoje utilizo pilhas recarregaveis de boa qualidade simplesmente pra evitar vazamentos e outros eventos catastróficos no meu GPS.
:o já usei pilha Ray-o-Vac (as amarelinhas; as mais toscas que tinham no supermercado) que duraram pouco mas não afetaram de modo algum a aquisição de satélites ou a navegação.
:!: Exceto se você der um "hard reset" pois aí o GPS tem de refazer muitos calculos e pode demorar até 24 horas pra tudo se normalizar...

Agora se você está a céu aberto, com céu de brigadeiro, em um local sem grandes interferencias eletromagnéticas; e seu GPS demora 1, 2 , 3 ou até 12 horas!!!! pra adquirir satélites...isso com certeza não é normal.
Aquisição é em minutos e não em horas...
Agora caso isso seja inerente ao seu GPS é inviável; imagine que quero viajar e daqui a meia hora quero sair; vou ter de esperar 1 hora pra poder navegar... imagine então 12 horas.......
Algo não está bem...

Imagem
Imagem
Imagem
60CSx

Filohipo

#6 Mensagem por Filohipo »

Olá
O 76 S é um bom GPS. Foi ultrapassado por não ter um chip SIRF III mas eu tive um por muito tempo - não tenho mais porque não deu uma queda bem feia e quebrou.

Mesmo seu GPS com chip Sirf III pode demorar mais de uma hora a adquirir o fixing se você não ajudar ele. Experimenta desligar, e voltar a conectar 1000 km distante e não fazer nada - Deixar o GPS "situar-se" (E aí ele tem um almanaque actual mas não válido para esse lugar)
Agora experimenta ter um GPS que perde o almanaque e não está mais no lugar "que pensa" que está. Me conta depois....

E quando você escreve "inaceitavel" ou "inconcebivel" você esquece que até há 5 anos atrás GPS de processamento paralelo (12 canais) e com mapas era algo quase inacessivel.

Meu primeiro GPS foi um 45 XL da Garmin, monocanal e que a gente "ajudava" introduzindo a altura (altitude) para que o fixing fosse mais rápido. E era normal esperar 25 a trinta minutos para ter quatro satélites.

Qualquer dia boto aqui um texto de um engenheiro geógrafo americano que no inicio dos anos 70 e numa plataforma petrolifera no golfo do México usava os sinais do satélite (ainda não GPS) para determinar a posição, tinha antena parabólica rotativa, e tinha de esperar que o mesmo satélite fizesse várias orbitas para ter um "fixing" com um erro satisfatório à epoca de 150 metros (cento e cinquenta) Demorava de 12 a 24horas (acho que vivia feliz, pois que pode um cara fazer a bordo de uma plataforma senão trabalhar ?) !!

rodrigodemarque
Contato:

#7 Mensagem por rodrigodemarque »

Comecei a lidar com GPS em Agosto de 2007... e comecei justamente com um GPSMAP 60CSx... então meu conhecimento de mundo restringe-se a NUVI, GPSMAP 276c, 60CSx... não passei por exemplo por aquela fase onde os EUA inseriram um sinal para que a o GPS perdesse acurácia :!:
Além disso comecei a mexer no TrackMaker Versão 13.3...
:arrow: Assim muitos dos problemas enfrentados anteriormente não fizeram parte do meu dia a dia... o que é uma pena pois somente com problemas temos discussão e evolução.
E quanto ao que você citou, realmente eu nunca desliguei o GPS e depois o religuei em um local 1000km distante... mas ainda vou fazer o teste quando estiver de viagem...
Quanto ao texto do engenheiro geógrafo coloque aqui no post ou mande em MP, por favor.
:D Filohipo vamos compartilhar seu conhecimento... sempre vejo você respondendo aos tópicos e ajudando nas dúvidas da galera...
:idea: Mas vamos compatilhar esse conhemento... essas experiências que não tive terão de vir através de você... Vamos começar...
Aguardo MP.

Imagem
Imagem
Imagem
60CSx

moraes19

#8 Mensagem por moraes19 »

Afinal, deixar ou não as pilhas no GPS ?

Exemplo: Em um computador temos na placa principal, uma bateria que pode ser:

1- Níquel-cádmio: Bateria recarregável com formato cilíndrico e geralmente com a cor azul.
Esta bateria pode ficar descarregada caso o micro fique desligado por longos períodos de tempo,
perdendo a configuração do setup.

2- Lítio: Bateria não recarregável com formato de uma moeda, o mesmo tipo das baterias usadas em relógios.
Vida útil em torno de dois anos.

3- Dallas NVRAM (Non-Volatile RAM): Bateria não recarregável na forma de uma "caixinha" com a cor preta.
Vida útil em torno de dez anos.

Qual o tipo de bateria interna que o GPS usa ?

Afinal não é ela que possibita manter na memória ROM o SETUP personalizado, o relógio, o último
"Fixing" do Almanaque e Efemérides guardado ?

Tenho um E-Map, mantenho-o sempre com pilhas regarregáveis.
Quanto a bateria interna, "Acho" que é o caso 1- Níquel-cádmio, sem as pilhas estarei correndo o risco da
bateria interna descarregar, e ter que ficar uma eternidade para recuperá-lo, além do SETUP personalizado.

Ver Também http://www.portalgps.com.br/forum/viewt ... ?f=10&t=12

Filohipo

#9 Mensagem por Filohipo »

Olá

O problema é que o Almanaque e as efemérides têm uma validade temporal - e necessitam portanto de ser actualizados.
há alguns fabricantes que permitem que isso aconteça via Net - Caso da Tomtom, ou de fabricantes de chips - Caso da SIRF.
O GPS precisa saber de algum modo onde estão os satélites para mais facilmente os identificar - ou via Net ou pelo processo tradicional, recebendo essa informação diretamente dos próprios satélites, o que pode ser um pouco demorado, apesar do tamanho reduzido dos ficheiros para os padrões atuais.

Mais informação aqui:

http://gpsinformation.net/main/warmcold.htm (Sobre Garmin)

De um forum da TomTom: (Chip Sirf III)

To understand what GPSfix is all about you would need to understand how GPS calculate your position. For the initial position calculation your GPS chipset need to find at least 4 satellites with strong enough signal (28 dbHz or more) and keep those satellites and the signal strength for about a minute to download a data from the satellite that is essential for calculating your position (called ephemeris).

If at any time it looses the signal of any satellite or the signal will go below 28dbHz it has to start again and track that satellite for another minute. Real life scenario you are driving between high buildings (urban canyon) and the received gps signal keeps changing all the time.

Now the GPSfix file you donwload from the internet is a part of solution from your GPS chip maker company called SiRF and their solution is called Instant Fix (I Edition) or A-GPS (assisted GPS). This file contains specially prepared ephemeris data that is valid for 7 days that your GPS chip uses instead of the one received from satellites for calculating your first fix.

This allows the chip to skip that so called "download ephemeris from satellite part" and start calculating your position immediately after powering on. And this takes around 5-15 on average.

Also one important point is that the signal strenght required for downloading ephemeris data from satellites is 28dbHz, signal strength required for calculating your position once your GPS have the ephemeris is only 15dbHz.

So valid GPSfix file on your TomTom allows your device to calculate your position quickly 5-15 sec instead of around a minute (when stationary), and lowers the minimal signal strength required for calculating your position from 28dbHz to 15dbHz.

If at any time your GPS chipset finds the downloaded ephemeris is not valid or highly out of date it calculates your position traditional way... 4 satellites, 28dbHz signal continously for around a minute.

And by the way... real ephemeris downloaded from satellites is valid only for
around 4 hours.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Outros Fabricantes”