Garmin 1490T e 1300 - Mapas Tracksource

Mensagem
Autor
alexandre_machado_

Garmin 1490T e 1300 - Mapas Tracksource

#1 Mensagem por alexandre_machado_ »

Ola amigos

Como tantos outros, sou mais um novato curioso sobre o projeto Tracksource e a melhor forma de utiliza-lo.

Adquiri dois GPS Garmin (nuvi 1490T e nuvi 1300) nos EUA e venho pesquisando a melhor forma de instalar os mapas do Brasil neles.
Moro em Sao Paulo capital e faco viagens constantes pelo interior do estado e para Rio e Minas. Qual seria a melhor combinacao de mapas para o meu nuvi 1490T?
O outro nuvi 1300 e' meu pai que mora no Maranhao. Ele faz viagens constantes pelo Nordeste e pensei em instalar o pacote de toda a regiao. Devo instalar tambem o TRC-Brasil?

Tenho tambem algumas duvidas basicas no que diz respeito `a instalacao. Tenho que baixar o Mapsource ou algum outro programa para poder instalar meus mapas? Esse programa (Mapsource) e' pago?
Tenho cartoes microSD de 2GB para ambos os GPSs. Devo carregar os mapas na memoria interna (que por sinal, esta completamente ocupada com os mapas do EUA e Canada) ou ponho no microSD?

E como se dao as atualizacoes? Tenho que baixar os mapas atualizados mensalmente no site ou eles sao atualizados automaticamente por satelite ou coisa parecida?

Desculpem a ignorancia sobre alguns temas :oops: . Depois que comprei o GPS pensei ter feito uma grande besteira, mas esse Forum me deu esperanca sobre ter um mapa confiavel por um preco razoavel.

Agradeco desde ja.
Abs

Alexandre Machado

juaumkiko

Re: Garmin 1490T e 1300 - Mapas Tracksource

#2 Mensagem por juaumkiko »

Olá,

Sou novato mas já posso dar a minha sugestao com base no que eu ja utilizei o mapa TRC.

Possuo um nuvi 1440t e tenho instalados as ultimas versoes do CN Brazil e TRC.

Por padrao deixo o TRC pois ele esta mais atualizado e as direcoes das ruas estao mais corretas.
Quando vou para um lugar q o TRC ainda nao cobre eu mudo para o CN Brazil.

Essa combinacao inicialmente supriu todas as minhas necessidades.

No meu GPS eu só preciso copiar o arquivo gmapsupp.img que o pessoal da TrackSource distribui nas atualizacoes, para a pasta MAPS (no diretorio principal) do meu garmin.

Depois eu escolho qual mapa usar nas configuracoes do GPS. Ou utilizo o TRC ou o CN. Por padrão uso o TRC.

Eu tenho o MapSource instalado só por curiosidade, pois quando atualizo eu uso o .img que eles distribuem nas atualizacoes. Nao uso o MapSource para copiar o mapa para o GPS.

Espero ter ajudado.
João Henrique

alexandre_machado_

#3 Mensagem por alexandre_machado_ »

Ajudou sim Joao.
Obrigado pela atencao.

Infelizmente, nao tenho o CN no meu GPS, pois o aparelho foi comprado nos EUA e nao pretendo pagar 50 dolares no site pelo mapa brasileiro.
Minha alternativa e' utiliza o Tracksource mesmo.
Posso simplesmente baixar o mapa para cartao SD no link http://www.tracksource.org.br/index.php ... &Itemid=52 e introduzir o chip diretamente no aparelho? Depois basta ativa-lo no GPS, ne?!

Espero que os mapas do eixo Rio-Sao Paulo sejam bons, pois nao sou tao bom em me localizar. hehe

Obrigado novamente e ate a proxima.

juaumkiko

#4 Mensagem por juaumkiko »

Olá..

Sim teoricamente é isso.
Eu preciso ter uma pasta chamada MAPS no diretorio principal... e copiar para lá o arquivo .img, mas acho q isso varia de aparelho para aparelho.

Eu gosto do CN pq tem cidades, do interior paulista por exemplo, que o TRC ainda nao cobre, e o CN (mesmo que de maneira não satisfatoria) já cobre. Então são nessas horas que eu mudo o meu mapa do TRC para o CN.

Preferi pagar os $50 e ter mais uma opção de mapa, para nao ficar na mão nos casos que relatei acima.
Mas se não gostar do CN vc pode optar pelo AutoGuia que dizem ser excelente.

O importante é sempre saber se pra onde vc vai o TRC já cobre. Se cobrir... é TRC na cabeça.

Abraços
Joao Henrique

TIJOLOBR

#5 Mensagem por TIJOLOBR »

e como eu faco pra alternar entre os mapas atraves do gps? eu joguei uns maps la no cartao, porem nao sei como que escolhe cada um...

Bongiovani
Contato:

#6 Mensagem por Bongiovani »

Tenho um 1490 T, sou também usuário novo, mas esse recurso eu uso com frequencia.
vá em Menu (ferramentas), em seguida "Definições", em seguida opção "Mapa", na linha inferior selecione "Info Mapa" e ira abrir todos os mapas instalados, mas sempre deverá deixar apenas 1 mapa selecionado, pois gera conflito na memória interna.
Durante o trajeto vc pode mudar quantas vezes quiser de mapa, sem parar a rota.
espero ter ajudado, mas cuidado, não é bom alterar de mapa com o veiculo em movimento!

daniel.landrino

#7 Mensagem por daniel.landrino »

Tenho um Garmin 1300, tenho pouca experiencia com GPS, uso rodovias do RS e espero compartilhar boas dicas.
A região de porto alegre está muito bem coberta pelos mapas TRC e CN, mas cuidado: algumas vezes o mapa indica uma rua contra-mão!!!
Santa Maria também está bem suprida, mas tenho tido dificuldade para operar na região noroeste (Panambi, Santa Rosa, Palmeira, Três de Maio...)

Joao360br

#8 Mensagem por Joao360br »

Fala Galera, blz ?

Adquiri recentemente direto dos EUA o Navi 1300

Comprei um micro sd de 4gb, baixar o mapa do TRC, criei uma pasta Map e joguei o arquivo .img lá dentro

Até ai tudo beleza, quando ligo o GPS já aparece o mapa do Brasil certinho, e desabilitei o mapa dos EUA em Denifições como disse o Bongiovani e deixei só do Brasil

O problema é que não pega nenhum sinal do satélite, fica "A adquirir sinal" e fica no máximo uma barrinha vermelha

Será que é porque estou testando da minha casa ? nem indo pra varanda que é tudo aberto pega sinal

Abraço

juaumkiko

#9 Mensagem por juaumkiko »

Joao360br escreveu:Fala Galera, blz ?

Adquiri recentemente direto dos EUA o Navi 1300

Comprei um micro sd de 4gb, baixar o mapa do TRC, criei uma pasta Map e joguei o arquivo .img lá dentro

Até ai tudo beleza, quando ligo o GPS já aparece o mapa do Brasil certinho, e desabilitei o mapa dos EUA em Denifições como disse o Bongiovani e deixei só do Brasil

O problema é que não pega nenhum sinal do satélite, fica "A adquirir sinal" e fica no máximo uma barrinha vermelha

Será que é porque estou testando da minha casa ? nem indo pra varanda que é tudo aberto pega sinal

Abraço
Eu tive o mesmo problema com o meu nuvi 1440t quando cheguei ao Brasil.
Mas para resolver eu liguei o GPS dentro do meu carro, com o carregador e a antena ligados.
Obs: Na Europa meu nuvi só funcionou com a antena.

Depois que ele reconheceu o satélite e a minha posicao atual, eu consegui usar o GPS sem carregador e antena, antes disso nao.

Eu tambem atualizei tudo oq tinha para atualizar no meu GPS pelo site da garmin.

Fica ae a dica... quem sabe nao funciona.

Espero ter ajudado
João Henrique

alexandre_machado_

#10 Mensagem por alexandre_machado_ »

Ae galera, baixei o arquivo para Cartao SD no site e deixei ele num pen drive. Para passar pro SD tenho que decompactar ou basta copiar e colocar no chip direto?
Ele ta zipado, entao nao sei se vai funcionar direto.
Baixei do site Tracksource e o arquivo veio como gmapsupp_v1012 e dentro desse arquivo tem o gmapsupp zipado.
Outra duvida: pra rodar em Sao Paulo capital e alguns interiores proximos o mapa TRC-Brasil é suficiente? Ele ja vem com os potos de interesse instalado ou tenho que baixa-los separadamente? Como instalo esse pontos de interesse?

Nossa, acho que nunca vou me acostumar com toda essa coisa de tira/poe/baixa/instala/atualiza mapa. hehe

Abraços

Joao360br

#11 Mensagem por Joao360br »

alexandre_machado_, Cria uma pasta Maps dentro do cartão SD e dentro desta pasta coloca apenas o arquivo gmapsupp.img descompactado e pronto, conecta o SD no GPS e já irá reconhecer os mapas

João Henrique,

Obrigado pela dica, eu estava mesmo desconfiando de que precisa conectar no carregador do carro para o GPS captar o sinal do datélite. Assim que meu pai chegar do trabalho eu faço este teste

E uma pergunta, que antena ligada é esta que você mencionou ? precisa conectar mais alguma coisa além do carregador no carro ?

Grato,

João Gabriel

alexandre_machado_

#12 Mensagem por alexandre_machado_ »

Imaginei isso. O problema é que o WinZip não consegue descompactar o arquivo. Aparece uma mensagem "Error: WinZip only supports IMG files that are in the ISO format."
AHHHH

Joao360br

#13 Mensagem por Joao360br »

Opa, deu certo !!

Testei aqui e realmente, só foi funcionar o sinal do satélite depois que já estava uns 10min andando com o carro... valeuu

Agora só preciso ver para instalador o Poi, da para fazer que nem os mapas, só baixar o arquivo e colocar no SD na pasta Poi ?
alexandre_machado_ escreveu:Imaginei isso. O problema é que o WinZip não consegue descompactar o arquivo. Aparece uma mensagem "Error: WinZip only supports IMG files that are in the ISO format."
AHHHH
Tenta descompactar usando o WinRar, no site do baixaki tem para baixar, é gratuito e na hora de instalar seleciona todos tipos de arquivos

Abraços

juaumkiko

#14 Mensagem por juaumkiko »

A antena que me referi é uma que veio com o aparelho para melhorar a captação do sinal. Creio que depende do aparelho para ela acompanhar o produto. Na Europa sem essa antena nao pega sinal de jeito nenhum.

O POI é o mesmo esquema dos maps...

[]´s
Joao H

Kovalsk

#15 Mensagem por Kovalsk »

criei a pasta map dentro do cartao e coloquei no meu garmin 1300 e ele me pergunta se quero copiar os arquivos pra nao precisar usar o cartao da proxima vez...mas estou com medo de aceitar e ele apagar o mapa original dos EUA e como estou clicando em nao ele também nao entra o mapa do Brasil.
O que fazer?

flmuniz68

#16 Mensagem por flmuniz68 »

Gostaria de saber se o nuvi 1490t é um bom gps, pois vi uma declaração de que ele fica recaculando rota sempre e não mostra ruas transversais. Obrigado.

TIJOLOBR

#17 Mensagem por TIJOLOBR »

Eu to gostando do meu, achei o sistema rapido e pegam um bom sinal, nao ficou recalculando e nem dando os outros problemas.

Galera me tira uma duvida, meu gps veio com alguns mapas, CN 2011, Autoguia, Tracksource 10.12, entre outros da argentina chile etc..., porém vi que no site ja tinha o tracksource atualizado na versao TRC-Br 11.01, pois bem, renomeei para o arquivo citado anteriormente e nao dar conflito com o gmapsupp original que contem os varios mapas. Porem ele nao leu o tracksource novo, somente o antigo, sera q é por estar com nome diferente do gmapsupp???

Obrigado a todos!

Marbargui

#18 Mensagem por Marbargui »

Olá amigos,

Recentemente adquiri um 1390T. Eu já o comprei com um sd de 4gb, no qual há um arquivo gmapsupp, em que há vários mapas nesse único arquivo que ocupa um pouco mais de 2gb. Assim, gostaria de saber se há uma forma de separar esses mapas, pois baixei o mapa do Brasil mais recente pelo projeto tracksource, mas tem o mesmo nome do arquivo.

Obrigado!!!

flmuniz68

#19 Mensagem por flmuniz68 »

O meu GPS veio com o CN Brasil e quando instalei o TRC BR na memória interna ele apagou o CN Brasil, como faço para ter os dois mapas em meu gps?

cap.caverna

#20 Mensagem por cap.caverna »

ola,

Estou precisando de uma luz. Eu usei o MapSource, baixei o arquivo do Tracksource e enviei para a memória do GPS, como manda o FAQ que li.

Mas o GPS continua me mostrando apenas o mapa dos USA. É um Nuvi 1260T, comprei nos USA. Ele tem algum bloqueio? Após descarregar o mapa no microSD, devo fazer mais alguma coisa?

Obrigado

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Serie Nuvi”