Posicionamento de POIs de Alerta em Vias Duplicadas

Espaço para dúvidas, problemas e sugestões gerais sobre o Projeto.
Mensagem
Autor
Chicão

Posicionamento de POIs de Alerta em Vias Duplicadas

#1 Mensagem por Chicão »

Ao carregar no GPS um POI de Radar utilizando o POI Loader, o usuário especifica uma distância de aproximação para soar o alerta. Mas existe o inconveniente do Alarme ser acionado indevidamente ao entrar no raio de aproximação de um radar posicionado na outra pista da rodovia ou avenida.

Entretanto, nos modelos mais novos de navegadores, como na linha Nuvi, quando em modo de navegação, uma função inibe os alertas para os POIs que se encontram deslocados lateralmente a mais de 30 metros da via em uso na rota.

Aproveitando esta característica, no caso de vias com traçado duplicado, podemos posicionar o POI em relação à via, de forma que o alerta só soe quando em navegação pela pista correspondente. Na figura a seguir, mostramos a posição recomendada para posicionamento dos POIs para que os alertas funcionem de forma otimizada:

Imagem

Observações Importantes:
1- Esta formatação só é válida para o caso de vias de mão única com traçado duplicado no mapa. Se a via estiver representada por uma única linha, não é possível esta configuração e então o POI deverá ser posicionado exatamente sobre a via;
2- No caso de vias espaçadas em mais de 30 metros, não é necessário o deslocamento lateral do POI. Neste caso eles deverão ser posicionados exatamente sobre a pista e o alerta seletivo irá funcionar naturalmente;
3- Se o radar monitora as 2 vias e estas estiverem afastadas a mais de 60 metros, o POI deverá ser duplicado e colocado sobre as duas vias;
4- Esta configuração não é válida apenas para Radar. O mesmo procedimento deve ser adotado para outros POIs típicos de alerta como Polícia, Quebra-mola e outras áreas de perigo.
5- O Alerta seletivo só irá funcionar quando o usuário estiver navegando em uma rota. Quando estiver com o GPS ligado, porém não navegando, o alerta irá soar para todos os POIs contidos dentro do raio de aproximação definido.

Coordenação Projeto Tracksource

dazhdbogg

Re: Posicionamento de POIs de Alerta em Vias Duplicadas

#2 Mensagem por dazhdbogg »

Olá Chicão.
andei fazendo uns testes com meu nuvi 765, e observei que numa rodovia de pista dupla ele só emite o alerta quando o poi está à direita. tambem não é necessário estar navegando para um ponto especifico, basta somente estar ligado.
isto seria uma nova função?

obrigado.

Chicão

#3 Mensagem por Chicão »

Quando a navegação em uma rota está desligada, o Alerta sempre soa ao entrar no raio de proximidade e se a velocidade for maior que a permitida. Isso independente da posição do radar.
A posição do radar (deslocamento lateral) só é considerada quando navegando emn uma rota que passa pela via.

O que vcê está dizendo é que no 765 este deslocamento lateral está sendo considerado mesmo quando não está navegando?

Se for isso, realmente é novidade para mim e pode ser alguma nova implementação deste modelo.

Se possível, faça mais alguns testes para comprovarmos.

Chicão
Equipe de Coordenação e Compilação do Projeto Tracksource
Desenvolvedor de MG, Belo Horizonte e Contagem
GPS-276C - Nuvi-750

nqnnospam

#4 Mensagem por nqnnospam »

dazhdbogg escreveu:Olá Chicão.
andei fazendo uns testes com meu nuvi 765, e observei que numa rodovia de pista dupla ele só emite o alerta quando o poi está à direita. tambem não é necessário estar navegando para um ponto especifico, basta somente estar ligado.
isto seria uma nova função?

obrigado.
Qual era a distância de alerta?

Se a distância entre a posição atual e o radar que estava "à esquerda" for maior que a distância de alerta, ele não vai soar.

[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Simmonds
Contato:

#5 Mensagem por Simmonds »

Me desculpem ativar um assunto que estava parado ou esquecido desde o mes passado.

Mas em discussão com Casaretto atraves da lista de Distribuição com o assunto POI LOADER, eu coloquei uma situação que ocorre aqui em Salvador e como disse lá no e-mail, certamente acontece em outras localidades.

Se não vejamos:

O Chicão coloca muito bem a questão do posicionamento dos POIs de Radares e aproveito para incluir os Semáforos, quando se supõe que as vias tem um espaçamento entre elas de aproximadamente 30m, mas a distancia pré-estabelecida no Download dos POIs para Radares é de 150 metros, logo, quem estiver na outra pista vai receber o aviso de aproximação e não saberá onde esta o Radar, (para quem não conhece a cidade=Visitante).

Uma das pistas que estão mais distantes uma da outra em Salvador é a Paralela (distancia média entre pistas é de 60 metros)

A meu ver não há solução para este tipo de situação

Para se ter uma idéia, a figura abaixo ilustra a situação, vejam o raio de ação da proximidade de cada POI.

Imagem

Imagem
Imagem

Chicão

#6 Mensagem por Chicão »

Simmonds,
A distância de aproximação definida pelo usuário para o alerta não tem nenhuma relação com a distância lateral de 30 metros que é colocada na orientação aos Desenvolvedores que eu postei aqui. São duas coisas completamente independentes.
Desde que o radar esteja posicionado a mais de 30 metros lateralmente à via ele não será ativado para quem trafega naquela via.

Cabe entretanto ressaltar que esta é uma capacidade de apenas alguns aparelhos, como os Nuvi.

Já foi testado e está funcionando em vários pontos de radar do Projeto, como por exemplo em Belo Horizonte e assim a Coordenação julgou por bem emitir uma recomendação aos Desenvolvedores. Eu apenas postei a orientação em nome da Coordenação.

Chicão
GPS-276C - Nuvi-750

Danniel

#7 Mensagem por Danniel »

Vou testar direito antes de afirmar com certeza, mas acho que no GPSMap também é válido a regra dos 30m.

Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18

Chicão

#8 Mensagem por Chicão »

Danniel,
Vamos aguardar os testes e seria muito bom se outras pessoas pudessem testar em outros aparelhos, como por exemplo os smartphones com Mobile XT.

Chicão
GPS-276C - Nuvi-750

arvoredo

#9 Mensagem por arvoredo »

Olá,

Tenho um Nuvi 760 e tenho tido resultados mistos com POI's em diversas situações.
Os POI's marcados sobre uma via, regra geral, tem apitado para ambas as pistas. Há tempos tentei fazer como no deslocamento do POI conforme ricamente ilustrado no post anterior, mas o que acontece é que aqui no sul do país as pistas duplicadas são em geral quase coladas (<10m). O resultado prático é que uma separação lateral do POI em relação a estrada, somado ao erro normal do GPS de 6 metros (ou mais), acarretou para mim num alarme errático, pois o POI acabou não tocando em nenhuma pista. Dessa forma, após experimentar essa técnica, voltei e refiz os POI sem quaisquer deslocamentos.

Não desenvolvo cidades que tenham pardais em estrada, portanto mexo com os POI's somente para fazer meu GPI'zinho básico de radares e ouvir a Raquel mais um pouco :P .

Uma observação é que quando fui tentar essa técnica de separar os pardais (radares) da pista esquerda e direita, para POI's no estado de Santa Catarina (novamente para meu uso pessoal) com grandes avenidas duplicadas forradas desses dispositivos pardalísticos, me deparei com os radares indo parar numa rua paralela :shock: uma vez que lá 30 metros é o tamanho de uma quadra de cidade. Aí desisti de vez :| .

A teoria é excelente, mas se alguem tiver uma solução prática mais geral, eu agradeço.
Essa foi minha experiência

Abraços.

Chicão

#10 Mensagem por Chicão »

É claro que o procedimento do afastamento não se aplica a todas as situações.
Em radares urbanos, como comentado, muitas vezes este afastamento pode trazer mais prejuizos do que ganho, pois poderá aproximar o POI de outras vias próximas e gerar falsos alertas nestas vias. É necessário avaliar caso a caso para verificar a viabilidade da alteração.

Quanto às rodovias, quase sempre é possível e o caso citado de vias duplicadas separadas com menos de 10 metros, na prática não acontece.
Vale dizer que a recomendação ao traçar pistas duplicadas, é que o Desenvolvedor posicione o traçado de cada pista próximo à linha divisória do acostamento e assim, mesmo só havendo um guard-rail separando as pistas, o afastamento entre as 2 linhas será superior a 20 metros.
Outro fato a considerar é que a imprecisão do Nuvi também não afetará, pois todos sabemos que no modo de navegação o lock-on-roads destes aparelhos é automáticamente ativado.

Em resumo, não há outra solução "prática mais geral", esta solução só se aplica a alguns casos e cada um deve ser avaliado quanto à viailidade da solução.

Chicão
GPS-276C - Nuvi-750

arvoredo

#11 Mensagem por arvoredo »

A discussão sobre esse tópico é muito interessante e congratulo Chicão e os demais por abrir essae thread aqui no fórum, especialmente devido a verdadeira "explosão" de radares que tem ocorrido no Brasil desde o início desse ano.
Creio que esse tipo de discussão de como explorar os recursos dos POI acaba também melhorando os mapas.
Lembro de várias ocasiões em que eu, trafegando em estradas duplicadas numa determinada rota, a função lock-on do meu Nuvi se transformou em "locão", achando que eu estava na pista errada e disparando a famosa frase "volte para a rota em destaque... recalculando... recalculando... :roll: ". Sei que em parte isso acontece porque o GPS estava com a precisão baixa, as estradas são simplificadas para deixar o mapa mais leve, etc. Mas talvez se o desenvolvimento da estrada tivesse seguido um espaçamento entre pistas maior conforme sugerido, mesmo que artificial, talvez esse tipo de mensagem não ocorresse e quem sabe, por consequência, os radares tocassem mais na pista certa e menos na pista errada :? .

joelsobrinho

#12 Mensagem por joelsobrinho »

Ola Chicão,
Infelizmente eu desconhecia este post :( , pois fui afetado por ele em minha ultima viagem. No percurso Jaboticabal Fernando Prestes existe UM ÚNICO pedagio, e na entrada do pedágio existe um poste de indicação de pedágio e velocidade máxima de 60km a quase uns 3 ou 4 km, mais ou menos.... É obvio que NINGUEM entra no pedagio a esta velocidade e foi colocado atrás do poste um maldito radar e fui multado. Inconformado verifiquei nos POIs se existe este radar e ele EXISTE e está com deslocamento lateral a direita, mais ou menos no meio do pasto, pois o radar eh de somente uma direção. Agora entendi o porque ele foi colocado para pegar as vaquinhas em alta velocidade.. rsrsrsrsrs. :lol:
Este deslocamento lateral eh seguro considerado os erros dos hardwares do GPS + o erro do sistema em si? No meu caso acredito que possa haver erro de escolha do ponto.
Atualmente estou usado um 3790T, mas gosto muito do meu velho e bom 255W com metamorfose para 465W.
Abraços,

Nota: Observei também que no anel viário de Sampa, estão usando a mesma técnica. Colocar um radar de 60km na entrada de pedágio e numa pista de 100km!!!!!!! VI isto no sentido Santos/Campinas.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “TrackSource Geral”