O Mapa do Brasil baixado é menor que o pre-existente no GPS

Mensagem
Autor
crislindern

O Mapa do Brasil baixado é menor que o pre-existente no GPS

#1 Mensagem por crislindern »

Pessoal, estou com uma dúvida, meu GPS é um Garmin Nuvi 205W, baixei a última versão do TRC-Brasil - Tracksource Roteavel Completo - Mapa completo do Brasil (gmapsupp.img), no Tracksource, e conforme orientção do site, iria substituir pelo arquivo de mesmo nome existente na pasta "garmim" do meu GPS, porém, verifiquei que o arquivo baixado é bem menor que o arquivo que veio no meu GPS, já fiz o Backup do aquivo original, mas mesmo assim fiquei na dúvida em substituir, pois tenho medo de atualizar e perder os mapas do mercosul, que já vieram de fábrica no meu GPS. Alguém sabe me responder por que o aquivo é menor, e se existe risco de o arquivo que veio no meu GPS ser mais completo que o baixado?

cuge

Re: O Mapa do Brasil baixado é menor que o pre-existente no

#2 Mensagem por cuge »

cris,
o teu arquivo gmapsupp.img pode ser maior por varios motivos:
- pode ter mais de um mapa no arquivo.
- no caso do cnbr, ha uma compactacao dos dados, o que por vezes gera um arquivo menor.
- o mapa nao eh do brasil, ou seja, comtempla uma area maior e tem um tamanho de arquivo maior.

eu acho que o teu gmapsupp.img tem varios mapas, brasil e mercosul, por isso esta com tamanho maior do que somente o TRC baixado por voce.
se vc substituir pelo gmapsupp.img baixado por vc, que contem somente o TRC, provavelmente (quase ctza que tem os mapas do mercosul no arquivo) vc ira perder os mapas do mercosul.

Outra saida eh colocar com outro nome.
gmapprom.img
gmapprom1.img
gmapsupp.img
gmappoem.img

Os nomes acima são aceitos na memória interna do GPS.
No cartão SD soemnte o gmapsupp.img é aceito.

abraço.

O fórum é excelente, porem um membro é uma ferida do fórum, estou me retirando...

crislindern

#3 Mensagem por crislindern »

Valeu Cuge,

Mas se eu colocar com outro nome, poderei usar simultaneamente os doid mapas? Eles irão funmcionar?

Aguardo,

Abraço.

cuge

#4 Mensagem por cuge »

sim, irao funcionar.
mas vale ressaltar que se vc deixar dois mapas ativos de uma soh vez, podera gerar erros de roteamento.

abraço.

O fórum é excelente, porem um membro é uma ferida do fórum, estou me retirando...

fujita

#5 Mensagem por fujita »

crislindern,

pela sua descrição, com certeza o arquivo antigo é maior por que ele tem o mapa do mercosul inserido. Saiba porém que o arquivo gmapsupp.img como o nome sugere é um mapa suplementar e ao contrario do que voce imagina ele não vem "de fábrica", os aparelhos Garmin vem com o mapa com o nome gmapprom.img (primary map) e geralmente é o City Navigator North America ou Europe.
Eu já vi varios casos em que 2 versões do TRC no GPS geram conflito, mesmo da mesma versão e não habilitados simultaneamente. Eu sugiro que substitua o arquivo e se quiser ter o mercosul, baixe do site do Proyecto Mapear e use uma das nomenclaturas sugeridas pelo Cuge.

[]s

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Serie Nuvi”