MAGELLEAN DATUM

Mensagem
Autor
João Gonçalves

MAGELLEAN DATUM

#1 Mensagem por João Gonçalves »

Pessoal tenho um magellean meridian gold e uso as coordenadas lat/long/min/mmm e não sei qual o datum que devo usar.
Li no manual que o datum aparece na legenda do mapa instalado mas nao consigo encontrar alguem sabe onde esta?
Encontro me em portugal e precisava que alguem me esclarecesse as minhas duvidas.

Haigh

Re: MAGELLEAN DATUM

#2 Mensagem por Haigh »

O Datum só deve ser usado para fazer transferências entre sistemas distintos. Por exemplo, as coordenadas retiradas de um mapa em papel feito em um datum São diferentes das coordenandas de outro mapa de outro datum. Sistemas eletrônicos tem o Datum registrado junto com o mapa, portanto não há problema na utilização de qualquer Datum. Quando você exprota ou transfere dados entre sistemas, o Datum vai junto e o sistema faz a oorreção automaticamente. Quando você envia coordenadas na forma de texto (como em um e-mail) para um amigo, ele deve presumir que o Datum utilizado é o WGS-84 que é o mais comum. Deixe seu GPS neste setting e esqueça, a não ser que você esteja usando um mapa em papel para auxiliar a navegação. Se este for o caso, precisará ajustar o Datum do GPS ao do mapa.

abração
Robert

Robert Haigh

It´s a WIKI world..... collaborate!

paulocarvalho
Contato:

#3 Mensagem por paulocarvalho »

João Gonçalves escreveu:Pessoal tenho um magellean meridian gold e uso as coordenadas lat/long/min/mmm e não sei qual o datum que devo usar.
Li no manual que o datum aparece na legenda do mapa instalado mas nao consigo encontrar alguem sabe onde esta?
Encontro me em portugal e precisava que alguem me esclarecesse as minhas duvidas.
João, o datum é a forma como se projetam coordenadas esféricas numa superfície plana, seja ela papel ou o LCD de um GPS. Ela não tem a menor influência na coordenada geográfica de um ponto da Terra, que é constante (desconsiderando a deriva continental).

O datum so é relevante quando se compara dois mapas. Por exemplo, você tem um mapa de papel desenhado através do SAD-69, então você deve configurar o seu GPS para desenhar os mapas na tela usando SAD-69 Também, para que eles tenham a mesma aparência e você possa compará-los.

Garmin Nüvi 255w
DM Rio de Janeiro Zona Oeste
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ
programador sênior do Tracksource.

Haigh

#4 Mensagem por Haigh »

Paulo,

Um mesmo ponto no globo, representado em dois Datums (ou Data para os puristas do latim) vai ter duas coordenadas distintas. Por isso, ao transferir coordenadas lidas de um mapa produzido em um datum para o GPS, este deve estar configurado no mesmo datum do mapa. Depois que a coordenada estiver em meio eletrônico em GPSs ou softwares de GPS, estes fazem a conversão automática ao mudar de Datum.

Faça o teste. Marque um waypoint, mude o datum e veja as coordenadas mudarem.

abração
Robert

Robert Haigh

It´s a WIKI world..... collaborate!

paulocarvalho
Contato:

#5 Mensagem por paulocarvalho »

Haigh escreveu:Paulo,

Um mesmo ponto no globo, representado em dois Datums (ou Data para os puristas do latim) vai ter duas coordenadas distintas. Por isso, ao transferir coordenadas lidas de um mapa produzido em um datum para o GPS, este deve estar configurado no mesmo datum do mapa. Depois que a coordenada estiver em meio eletrônico em GPSs ou softwares de GPS, estes fazem a conversão automática ao mudar de Datum.

Faça o teste. Marque um waypoint, mude o datum e veja as coordenadas mudarem.

abração
Robert
não, Haigh, o que acontece é que, por exemplo, no Trackmaker, quando você muda o datum ele pergunta se você quer modificar a coordendas dos pontos ou não. Se você responder sim, ele vai recalcular os pontos de forma a compensar a diferença da projeção entre os dois datums, de forma que os pontos caiam no mesmo lugar aparente de antes. A rigor a coordenada não pode mudar, isso seria fisicamente um absurdo. você pode pensar nos datums como lentes objetivas: de 38mm e 20mm, por exemplo. Minha aparência vai ficar diferente se eu tirar fotos com ambas (vou ficar menor com a de 20mm), assim, para que a foto tirada com a de 20mm fique igual à tirada com a de 38mm, eu tenho que aplicar uma ampliação, mas isso não muda o fato que continuo com 1,83m de altura. É só um problema visual e de interface com o usuário.

Garmin Nüvi 255w
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ

paulocarvalho
Contato:

#6 Mensagem por paulocarvalho »

Vou ver se a matemática ajuda:

Um datum é uma função que mapeia coordendas esféricas (α, β) para coordendas cartesianas (x, y).

Suponha dois datums d1 e d2. Elas vão mapear a mesma coordenada em pontos x, y diferentes.

Quando você quer imprimir um mapa ou mostrá-lo no display (OUTPUT):

d1(α, β) -> (x1, y1)
d2(α, β) -> (x2, y2)

Agora quando você quer marcar um ponto ou plotá-lo num mapa (INPUT), de um mesmo ponto x, y da tela, mas usando datums diferentes:

d1ˉa‚¹(x1, y1) -> (α, β)
d2ˉa‚¹(x1, y1) -> (α', β')

O resultado São duas coordenadas diferentes para o mesmo ponto da tela, e isso, de forma alguma, quer dizer que as coordenadas geográficas reais São diferentes.

O que isto tudo quer dizer é que a coordenada medida (lida do GPS, por exemplo) é a real e a marcada não é. Coordenadas marcadas manualmente só têm validade no datum onde elas foram obtidas, aí eu concordo contigo. Agora coordenadas obtidas através da geometria feita diretamente com o objeto não têm datum. A coordenada real vai aparecer em pontos diferentes dependendo do datum do dispositivo de saída. Daí a grande importância de validar os dados do Tracksource contra tracklogs coletados em campo e, se necessário, corrigir os dados coletados através de plotagem.

Garmin Nüvi 255w
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Magellan”