Nuvi 200: demora para início do recálculo automático
Re: Nuvi 200: demora para início do recálculo automático
Nao sei o que é, mas sinto uma diferença no tempo do recalculo de rota no meu 250w entre os mapas do TRACKSOURCE e da GARMIN.
Os mapas da GARMIN sao sensivelmente mais rapidos nesse recalculo. Independente do nivel de complexidade do mapa.
Tendo observado isso, creio que a questão não está no aparelho em si, mas em alguma coisa ligada aos mapas.
O pessoal desenvolvedor talvez possa ajudar a responder esta questão.
abs,
marcelo
Os mapas da GARMIN sao sensivelmente mais rapidos nesse recalculo. Independente do nivel de complexidade do mapa.
Tendo observado isso, creio que a questão não está no aparelho em si, mas em alguma coisa ligada aos mapas.
O pessoal desenvolvedor talvez possa ajudar a responder esta questão.
abs,
marcelo
Eu sou pessoal desenvolvedor, pessoal coordenador e pessoal moderador e não sei responder.

[ ]'s Ruy Lerac
hehehehehe !!!!
Mistéeeeerrriiiioooooooooo !!!

Mistéeeeerrriiiioooooooooo !!!

Ruy, tenho hipóteses, mas nada comprovado.
Imagino ter relação com os parâmetros de compilação do mapa que determinam a "precisão" dos objetos.
Imagino ter relação com os parâmetros de compilação do mapa que determinam a "precisão" dos objetos.
[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.
Eu também tenho uma, que é baseada numa singularidade do nosso projeto, que é constituído por mapas com divisas irregulares. Somando isso àquela já identificada tendência do algoritmo de roteamento da Garmin de evitar usar os mapas vizinhos se a origem e o destino estiverem no mesmo mapa, fico pensando se não é por aí. Todos os demais projetos usam divisas retangulares. Esta importante singularidade, de alguma forma, poderia estar causando um aumento de alternativas a serem processadas e, consequentemente, do tempo de recálculo. Mas, assim como para vc, é apenas uma hipótese.
[ ]'s Ruy Lerac
Ois, se precisarem de algum voluntário para testar o mapa de BH compilado com essas alterações de parametro, let me know, pois eu tenho um mapa Brazil NT v3 que dá pra comparar.
Abraços,
Marcelo Franco.
Abraços,
Marcelo Franco.
Abraco,
Marcelo Franco
Marcelo Franco
Só pra clarificar mais, segue aqui uma explicação retirada do suporte da Garmin:
Question: How does the Routing work on handheld GPS units?
Answer:
With the route set to automatic the switch to the next waypoint is as follows.
Consider the route A B C.
The GPS will "draw" an imaginary line that bisects the angle between A-B and B-C.
When the GPS detects that it has crossed this line, it will switch to the next waypoint, however please remember that there is a 15 metre position error 95% of the time.
<................>Switch line
/
A--------------B
/ \
\
\
\
C
When you view your position on the GPS map page, we draw a circle around your current position. This circle is designed to tell you the area you can expect your actual position to fall within. If we have less confidence in your position, the circle will be larger. The diameter of this circle considers both your GPS accuracy and the accuracy of the map you are trying to plot your position onto. The GPS does this calculation based on the centre of the accuracy circle. Once your GPS thinks that you have crossed the imaginary line that bisects the angle between A-B and B-C, it will switch to that waypoint.
Infelizmente, a formatação automática do site não permite a exibição correta do gráfico. Para ver o texto original, vá até http://www.garmin.com/garmin/cms/site/u ... rchsupport e pesquise pelo texto How does the Routing work on handheld GPS units?
Como explicado em Inglês, o GPS desenha uma "linha imaginária" que ele espera cruzar, antes de mudar para o próximo ponto numa rota. Talvez o mesmo se aplique ao recálculo, assim ele espera cruzar alguma linha imaginária para entender que está fora da rota, e assim iniciar o recálculo. No 60CSx, percebi que ele só recalcula a rota para um destino adiante se você passar da linha imaginária horizontal onde fica o destino, ou segue por uma via que não vai diretamente a ele, depois de algumas manobras. Tudo depende muito das configurações do cálculo das rotas, como U-turns, obstáculos, etc.
Question: How does the Routing work on handheld GPS units?
Answer:
With the route set to automatic the switch to the next waypoint is as follows.
Consider the route A B C.
The GPS will "draw" an imaginary line that bisects the angle between A-B and B-C.
When the GPS detects that it has crossed this line, it will switch to the next waypoint, however please remember that there is a 15 metre position error 95% of the time.
<................>Switch line
/
A--------------B
/ \
\
\
\
C
When you view your position on the GPS map page, we draw a circle around your current position. This circle is designed to tell you the area you can expect your actual position to fall within. If we have less confidence in your position, the circle will be larger. The diameter of this circle considers both your GPS accuracy and the accuracy of the map you are trying to plot your position onto. The GPS does this calculation based on the centre of the accuracy circle. Once your GPS thinks that you have crossed the imaginary line that bisects the angle between A-B and B-C, it will switch to that waypoint.
Infelizmente, a formatação automática do site não permite a exibição correta do gráfico. Para ver o texto original, vá até http://www.garmin.com/garmin/cms/site/u ... rchsupport e pesquise pelo texto How does the Routing work on handheld GPS units?
Como explicado em Inglês, o GPS desenha uma "linha imaginária" que ele espera cruzar, antes de mudar para o próximo ponto numa rota. Talvez o mesmo se aplique ao recálculo, assim ele espera cruzar alguma linha imaginária para entender que está fora da rota, e assim iniciar o recálculo. No 60CSx, percebi que ele só recalcula a rota para um destino adiante se você passar da linha imaginária horizontal onde fica o destino, ou segue por uma via que não vai diretamente a ele, depois de algumas manobras. Tudo depende muito das configurações do cálculo das rotas, como U-turns, obstáculos, etc.
Luzemário Dantas
Garmin GPSmap 60C
GPS Genérico + Garmin Mobile XT + 4GB SD
Nokia E71 + Garmin Mobile XT + 8GB MicroSD
Serviços de Internet bons e baratos
http://www.luzehost.com.br
Garmin GPSmap 60C
GPS Genérico + Garmin Mobile XT + 4GB SD
Nokia E71 + Garmin Mobile XT + 8GB MicroSD
Serviços de Internet bons e baratos

Caros, visando contribui com mais um depoimento, constatei que também no Nuvi 760 o início do recalculo com os mapas Tracksource é de aproximente 30 segundos, contra 2 segundos usando o Brazil NT v4.
Tenho ficado num impasse pois o NT v4 é muito desatualizado. Moro em BH e verifiquei que o NT considera conversões e mãos-de-direção que deixaram de existir a mais de 5 anos!!! Por outro lado, recalcula rapidíssimo quando o caminho muda.
Já o Tracksource é espetacular em termos de atualização, mas o recalculo só na mão. Muito chato isto.
Será que temos uma luz no fim do túnel para esta questão?
Sérgio, esta questão dos parâmetros de compilação dos mapas... sobre a precisão... vocês tiveram a oportunidade de testar isto? Estou a disposição para tentar ajudar como puder.
Tenho ficado num impasse pois o NT v4 é muito desatualizado. Moro em BH e verifiquei que o NT considera conversões e mãos-de-direção que deixaram de existir a mais de 5 anos!!! Por outro lado, recalcula rapidíssimo quando o caminho muda.
Já o Tracksource é espetacular em termos de atualização, mas o recalculo só na mão. Muito chato isto.
Será que temos uma luz no fim do túnel para esta questão?
Sérgio, esta questão dos parâmetros de compilação dos mapas... sobre a precisão... vocês tiveram a oportunidade de testar isto? Estou a disposição para tentar ajudar como puder.
Que eu saiba demora em todos os equipamentos, mas no meu 276C eu posso pedir o recalculo da rota quando quiser.
Não tem essa opção no seu?
Não tem essa opção no seu?
Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui
Posso dar meu pitaco aqui tb?
Percebi o exposto acima:
mapa garmin - recalculo rápido
mapa ts - recalculo lerdo, e muitas vezes, dá a famosa "memoria cheia".
Locais que passo não tem muitas opções, ou se pega 2 ruas ou não se pega nada.

Percebi o exposto acima:
Ainda não, infelizmente.aloss escreveu: Sérgio, esta questão dos parâmetros de compilação dos mapas... sobre a precisão... vocês tiveram a oportunidade de testar isto? Estou a disposição para tentar ajudar como puder.
Na verdade, os testes tem que ser feitos "em campo", o que demanda tempo, que ultimamente está raro.
É preciso compilar várias versões do mesmo mapa (variando os parâmetros), carregar uma GPS, ir testar (na rua), depois trocar por uma outra, testar novamente etc.
É algo que pretendo fazer, assim que surgir uma oportunidade.
[]'s Sérgio Barroso
Juro que não entendi o que tentou informar?A Marcos escreveu:Posso dar meu pitaco aqui tb?![]()
Percebi o exposto acima:
Pode explicar melhor ou de outra forma.
Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Sérgio e demais colegas,
Tenho feito alguns testes passando sempre pela mesma rota (casa-trabalho-casa), hora utilizando o TRC 5.10 e hora utilizando o Brazil NT V4, errando caminhos de propósito para observar o comportamento de cada mapa.
Não tenho conhecimentos técnicos de como funciona o algoritmo de posicionamento do ponto-corrente (localização atual, ou do "carrinho" no Garmin) dentro do mapa, mas a sensação que eu tenho é como se existisse um circulo em volta do ponto-corrente, cujo o raio tem grande influência no "enquadramento" do ponto-corrente (carrinho) nas vias do mapa.
É complicado de explicar o que estou tentando dizer sem desenhar mas vou tentar da seguinte forma:
Parece que o raio desta circunferência virtual ao redor do ponto-corrente no mapa Brazil NT V4 é bem pequeno e o do TrackSource muito grande. O que significa que ao menor desvio da rota, o NT V4 percebe rapidamente e dispara o recálculo. Como o do TrackSource é muito grande, o desvio da rota tem que ser muito grande até que seja percebido e disparado o recalculo.
Não sei se isto faz sentido ou se estou falando a maior besteira da face da Terra, mas me dêem um desconto, pois tive meu primeiro contato com um GPS no sábado passado (04/10). Por outro lado, de informática e engenharia de software tenho uma boa quilometragem rodada ao longo de 25 anos de experiência e faço uma idéia de como um algoritmo de possionamento deve funcionar.
Se o que falei faz sentido, então a teoria do Sérgio dos parâmetros de precisão dos objetos nos mapas parece bem coerente.
Sérgio, vi que você anda sem tempo de testar e gostaria de me disponibilizar mais uma vez para realização dos testes em campo. Preciso apenas que você me dê algumas orientações. Posso inclusive compilar diretamente alguns mapas, variando parâmentros e testando em campo e, em seguida, lhes enviar um relatório de resultados. Se você me mandar algumas instruções básicas e os fontes necessários acredito que tenho condições de pegar rapidamente e começar a colaborar diretamente nesta questão.
Saudações,
Alexandre Loss
Tenho feito alguns testes passando sempre pela mesma rota (casa-trabalho-casa), hora utilizando o TRC 5.10 e hora utilizando o Brazil NT V4, errando caminhos de propósito para observar o comportamento de cada mapa.
Não tenho conhecimentos técnicos de como funciona o algoritmo de posicionamento do ponto-corrente (localização atual, ou do "carrinho" no Garmin) dentro do mapa, mas a sensação que eu tenho é como se existisse um circulo em volta do ponto-corrente, cujo o raio tem grande influência no "enquadramento" do ponto-corrente (carrinho) nas vias do mapa.
É complicado de explicar o que estou tentando dizer sem desenhar mas vou tentar da seguinte forma:
Parece que o raio desta circunferência virtual ao redor do ponto-corrente no mapa Brazil NT V4 é bem pequeno e o do TrackSource muito grande. O que significa que ao menor desvio da rota, o NT V4 percebe rapidamente e dispara o recálculo. Como o do TrackSource é muito grande, o desvio da rota tem que ser muito grande até que seja percebido e disparado o recalculo.
Não sei se isto faz sentido ou se estou falando a maior besteira da face da Terra, mas me dêem um desconto, pois tive meu primeiro contato com um GPS no sábado passado (04/10). Por outro lado, de informática e engenharia de software tenho uma boa quilometragem rodada ao longo de 25 anos de experiência e faço uma idéia de como um algoritmo de possionamento deve funcionar.
Se o que falei faz sentido, então a teoria do Sérgio dos parâmetros de precisão dos objetos nos mapas parece bem coerente.
Sérgio, vi que você anda sem tempo de testar e gostaria de me disponibilizar mais uma vez para realização dos testes em campo. Preciso apenas que você me dê algumas orientações. Posso inclusive compilar diretamente alguns mapas, variando parâmentros e testando em campo e, em seguida, lhes enviar um relatório de resultados. Se você me mandar algumas instruções básicas e os fontes necessários acredito que tenho condições de pegar rapidamente e começar a colaborar diretamente nesta questão.
Saudações,
Alexandre Loss
Notei isso tambem... estou usando TRC 5.10 em BH-Mg e demorou cerca de 10-15 segundos para meu nuvi 200w exibir a nova rota...
Voce tem o compilador ?aloss escreveu:Posso inclusive compilar diretamente alguns mapas, variando parâmentros e testando em campo e, em seguida, lhes enviar um relatório de resultados. Se você me mandar algumas instruções básicas e os fontes necessários acredito que tenho condições de pegar rapidamente e começar a colaborar diretamente nesta questão.
Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Não tenho o compilador.
Por isto precisarei de algumas orientações iniciais de vocês para começar a trabalhar nisto.
O compilador / ambiente de desenvolvimento é freeware?
Aqui no portal ou na área de desenvolvedores do Tracksource há algum tutorial inicial para que eu possa começar a me inteirar do assunto?
Obrigado
Por isto precisarei de algumas orientações iniciais de vocês para começar a trabalhar nisto.
O compilador / ambiente de desenvolvimento é freeware?
Aqui no portal ou na área de desenvolvedores do Tracksource há algum tutorial inicial para que eu possa começar a me inteirar do assunto?
Obrigado
Tb js senti isso nos mapas do Tracksource.
O recalculo da rota do city navigator é mais rápida mesmo.
Mas eu acho que já explicaram pq isso acontece. Nao me lembro o porque.
Abs,
Marcelo
O recalculo da rota do city navigator é mais rápida mesmo.
Mas eu acho que já explicaram pq isso acontece. Nao me lembro o porque.
Abs,
Marcelo
Negativo, o compilador custa alguns milhares de Euros.aloss escreveu:O compilador / ambiente de desenvolvimento é freeware?
Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Vamos lá Wallace:Wallace escreveu:Juro que não entendi o que tentou informar?
Pode explicar melhor ou de outra forma.
quis dizer que:
com o Mapa da Garmin (City Nav) o recálculo ao errar uma rua é extremamente rápido, ao lado que se eu usar o mapa do Track Source, o recálculo é bemmm mais lento.
Testei isso no mesmo lugar, e no local, só tem como pegar duas ruas pra seguir, não tem opção. E sempre com o mapa TS, ele dá o famoso erro que não é possível calcular rotas.
Não é o calculo em si que é mais lento, mas a detecção que se esta fora do caminho roteado anteriormente.
Como sempre:
Testou essa rota no Mapsource com o TRU (ou com o TRR ou TRC, pois não sei qual mapa esta usando).
Se fez tal teste e também deu erro deve conseguir simular outros roteamentos menores no caminho para identificar onde esta a causa da falha de roteamento; que normalmente é na divisa entre dois mapas.
Quando achar o problema basta informar ao desenvolvedor do mapa (ou dos mapas) que o problema é corrigido, talvez até no mesmo dia.
Essa é a grande vantagem dos mapas do TrackSource; que os erros ou inclusões nos mapas são feitos rapidamente.
Como sempre:
Testou essa rota no Mapsource com o TRU (ou com o TRR ou TRC, pois não sei qual mapa esta usando).
Se fez tal teste e também deu erro deve conseguir simular outros roteamentos menores no caminho para identificar onde esta a causa da falha de roteamento; que normalmente é na divisa entre dois mapas.
Quando achar o problema basta informar ao desenvolvedor do mapa (ou dos mapas) que o problema é corrigido, talvez até no mesmo dia.
Essa é a grande vantagem dos mapas do TrackSource; que os erros ou inclusões nos mapas são feitos rapidamente.
Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP