conversão de datum para utm

Mensagem
Autor
wagnerdamas
Mensagens: 8
Registrado em: 13 Mar 2009, 18:16

conversão de datum para utm

#1 Mensagem por wagnerdamas »

caros amigos, estou com um problema e gostaria do seu suporte para resolver.
a alguns dias a prefeitura de nossa cidade solicitou das empresas de exibição de outdoor a localização por gps dos paineis existentes na cidade e uma destas empresas me contratou para fazer o mapeamento de suas placas, o que fiz com um gps etrex venture. só que a prefeitura queria os dados em UTM com datum SAD69.

como peguei os dados com o gps em sua configuração normal em minutos e segundos, eu modifiquei o datum já no gps track maker e o programa fez a conversão dos dados. até ai tudo bem.

ocorre que duas outras empresas, ao inves de contratarem alguem que soubesse fazer uso de um aparelho de gps, pegaram emprestado de amigos e fizeram manualmente o registro dos dados, ou seja
copiaram as coordenadas para uma lista ou tabela e depois devolveram os aparelhos para seus donos.
ocorre que não pegaram no padrão que a prefeitura quer.

bom. agora querem que eu converta os dados para utm com datum sad69. só que o gps track maker não dá a opção de criar pontos manualmente. ou seja, eu não tenho como abrir um novo ponto e inserir em suas coordenadas os dados deles para depois mudar o datum do programa,

pergunta. existe algum aplicativo que eu possa inserir os dados originais e ele converta para outro datum,

não sei se me expressei de forma clara, mas gostaria de sua ajuda neste sentido[/color]



Calderan
Mensagens: 29
Registrado em: 15 Fev 2008, 12:25

Re: conversão de datum para utm

#2 Mensagem por Calderan »

Prezado wagnerdamas:

Acho que este link para um site rodando em plataforma Java pode lhe ajudar (talvez seja necessário instalar em seu micro o addon do Java), pois converte valores dos dados adquiridos entre datums diferentes.

Veja se atende a sua necessidade...

http://home.hiwaay.net/~taylorc/toolbox ... atumtrans/

Para um executável que faça essas conversões, vá ao link http://earth-info.nga.mil/GandG/geotran ... ownloading

Fraternais abraços.'.



wagnerdamas
Mensagens: 8
Registrado em: 13 Mar 2009, 18:16

Re: conversão de datum para utm

#3 Mensagem por wagnerdamas »

grato pela presteza calderan.

porem, confesso que não tenho tanta desenvoltura com relação ao uso de coordenadas, portanto se vc puder me dar um passo a passo do uso destes links te agradeço



Avatar do usuário
josergio
Mensagens: 8
Registrado em: 25 Fev 2007, 17:16
Localização: Montes Claros - M.G.

Re: conversão de datum para utm

#4 Mensagem por josergio »

Prezado Wagner,

Como opção, você pode inserir as coordenadas manualmente no GPS Trackmaker utilizando a ferramenta lápis na barra à esquerda ou na tecla de atalho F6.


Atenciosamente,
Sérgio Araújo
76CSX + NUVI 260
Desenvolvedor do município de Montes Claros - M.G.

Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: conversão de datum para utm

#5 Mensagem por nqnnospam »

Caro Wagner, criar waypoints no Trackmaker é uma operação muito simples. Bastam dois cliques de mouse e então digitar as coordenadas. Muito simples.

Recomendo fortemente que você leia a documentação do Trackmaker, porque ela explica passo a passo como fazer essa e outras operações (simples ou não).


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

wagnerdamas
Mensagens: 8
Registrado em: 13 Mar 2009, 18:16

Re: conversão de datum para utm

#6 Mensagem por wagnerdamas »

amigos,
sei que a maioria das duvidas dos usuários estão respondidas na pesquisa do forum, porem como é um problema com certa urgencia, não tenho tempo habil de estudar dudo até chegar à solução.

eu tentei criar um waypoint com a ferramenta lapis mas o ponto criado é em uma coordenada diferente da que eu quero converter, eu inseri manualmente a coordenada e fechei a caixa, ao reabrir, as coordenadas continuavam as do local onde cliquei o lapis.
eu pensei que ao mudar a coordenada o ponto seria transferido para o local correto no mapa.

isso é possivel?



moraes19
Mensagens: 905
Registrado em: 09 Mar 2007, 22:28

Re: conversão de datum para utm

#7 Mensagem por moraes19 »

Para entra de coordenadas manualmente, certifique-se que sabe o Datum e que setou o mesmo no GPS Trackmaker.
Fechou a caixa ou clicou em OK.



wagnerdamas
Mensagens: 8
Registrado em: 13 Mar 2009, 18:16

Re: conversão de datum para utm

#8 Mensagem por wagnerdamas »

quanto ao datum de origem das coordenadas, este é o meu problema,

como eu falei no inicio, quando eu fiz o trabalho, eu usei o datum que estava setado no gps e passei os waypoits para o track maker diretamente do gps, com os dados no programa, eu pedi a mudança de datum e o programa perguntou se eu queria atualizar os dados para o novo datum, ele processou os dados e pronto, resolvido meu problema.

acontece que estas duas empresas que estão com problemas, fizeram o seguinte, anotaram as coordenadas que apareciam no gps em uma listagem manualmente e devolveram os aparelhos aos donos que me parece, limparam os dados. então não sei dizer em que datum eles coletaram, só tenho quatro coordenadas que me mandaram pra eu tentar mudar para utm sad69 que é o padrão que prefeitura quer. vou replicar aqui as coordenadas pra ver se algum de vcs consegue identificar o datum usado
12.26416° 38.994589°
12.26339° 38.94687°
12.26339° 38.94686°
12.26385° 38.94458°
12.26217° 38.94437°

para que voces possam se localizar vou por uma coordenada de minha casa
506882,044 8647651,800

o sistema de coordenadas está em utm e o datum esta como sad69 media.

tem uma caixa em datum que diz Datum #199

o sistema de coordenadas está em



wagnerdamas
Mensagens: 8
Registrado em: 13 Mar 2009, 18:16

Re: conversão de datum para utm

#9 Mensagem por wagnerdamas »

Amigos,
não consigo criar um ponto no track maker nas coordenadas que foram copiadas do gps.

como a pessoa não está com o aparelho em mãos, a unica forma de converter as coordenadas para utm é se puder iserir manualmente.

ainda não encontrei um conversor eficiente



Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: conversão de datum para utm

#10 Mensagem por nqnnospam »

Você está confundindo DATUM (WGS84, SAD69, SIRGAS2000 etc.), com formato das coordenadas (UTM, GRAUS etc.).

O DATUM não está ligado ao formato das coordenadas.

Aquelas coordenadas que você listou:

12.26416° 38.994589°
12.26339° 38.94687°
12.26339° 38.94686°
12.26385° 38.94458°
12.26217° 38.94437°

estão obviamente em formato hdd.dddd, pois não é possível ter 99 minutos, 94 minutos etc. Além disso, estão no hemisfério norte. Não seriam:

-12.26416° -38.994589°
-12.26339° -38.94687°
-12.26339° -38.94686°
-12.26385° -38.94458°
-12.26217° -38.94437°

Bom, voltando ao problema, o Trackmaker está no formato dd.dddd? Se estiver em outro formato, o Trackmaker obviamente não vai aceitar as coordenadas que você digitar.

Quanto ao DATUM, é praticamente impossível adivinhá-lo só com as coordenadas.

Um procedimento básico ao se anotar coordenadas é tomar nota do formato sendo usado, e também do DATUM.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

doolombo
Mensagens: 1
Registrado em: 03 Abr 2009, 09:42

Re: conversão de datum para utm

#11 Mensagem por doolombo »

Se eu entendi sua dúvida, você quer transformar de coordenadas geográficas para UTM certo?
Tenho um arquivo em excel que encontrei na internet que pode te ajudar.
Vou tentar anexa-lo aqui, caso não dê certo eu te passo por email.

Abraço

Fernando
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.



Danilo Matozinho
Mensagens: 1
Registrado em: 12 Fev 2010, 16:59

Re: conversão de datum para utm

#12 Mensagem por Danilo Matozinho »

Olá pessoal estou com um problema, trabalhava com um Gps Etrex Vista, só para coletar a posição em UTM (22 J xxxxxxxxx e tals) mas agora estou com um novo Gps Etrex Vista HCx .
e esta me dando a posição em Graus , como faço para altera para UTM ?
ps:. meu manual esta muito Inglês. rsrs..

desde já agradeço a ajuda.



Danniel
Mensagens: 1648
Registrado em: 06 Jan 2007, 18:19
Localização: DF

Re: conversão de datum para utm

#13 Mensagem por Danniel »

Settings > units > coordinates ou coisa parecida


Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “GPS TrackMaker”