RADARES - NOME ÚNICO

Espaço para enquetes e pesquisas de opinião.

Rótulo para POIS de radar:

Esta enquete foi concluída em 08 Jul 2006, 15:46

1 - mesma para qualquer tipo : RADAR  
32
56%
2 - diferenciada por tipo : BE  , LE  , PD   , etc.
25
44%
 
Total de votos: 57

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
casaretto
Mensagens: 162
Registrado em: 20 Set 2005, 18:49
Localização: Balneario Camboriu SC
Contato:

RADARES - NOME ÚNICO

#1 Mensagem por casaretto »

Voce é a favor de uniformizar a descrição dos radares como RADAR  , para todos os tipos de radares ou, manter a diferenciação de hoje com BE  , LE   , etc (, onde   é a velocidade ) ?


Paulo Casaretto F
Baln Camboriu - SC
Não respondo mensagens privadas.

Avatar do usuário
Igor
Mensagens: 205
Registrado em: 22 Set 2005, 00:06
Localização: Caxias do Sul - RS
Contato:

#2 Mensagem por Igor »

Importante explicar para quem não conhece:
BE: Barreira eletrônica
LE: Lombada eletrônica
PD: Pardal
SE: Semáforo Eletrônico


͍gor Tschoepke Goedel
eTrex 30
igortg arroba gmail ponto com

Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

#3 Mensagem por Wallace »

Deixando Radar + velocidade para os radares.
não sei o que é uma barreira eletronica!
não seria o mesmo que a lombada eletronica?
Pardal não seria o proprio radar?
Se for isso eu eliminaria tanto o BE como o PD.
Semáraforo eletronico não me importa e não uso isso, mas certamente deve ter que use.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Alex Rodrigues
Site Admin
Mensagens: 801
Registrado em: 19 Set 2005, 10:49
Localização: New Smyrna Beach, Florida
Contato:

#4 Mensagem por Alex Rodrigues »

Barreira eletrônica = Lombada eletrônica.
Pardal é o radar fixo, com sensor no chão.
Radar móvel é o que fica em um tripé com um notebook ao lado.

Penso que a tecnologia utilizada não acrescenta em nada ao projeto. O importante é saber se há algum radar e qual a velocidade dele...



Avatar do usuário
stanleyid
Mensagens: 10
Registrado em: 28 Jun 2006, 16:16
Localização: Brasília

#5 Mensagem por stanleyid »

Alex,
vc tem os radares de brasília atualizado?
teria como enviar pra mim ou manda algum link onde tenha.

Eu só consegui esse, http://www.borges.qsl.br/uploads/2005-0 ... IS-BSB.gtm


60scx

Simeão Dias Gomes
Mensagens: 49
Registrado em: 20 Set 2006, 13:19
Localização: Jaguarão e Pelotas S31° 46' 09.3" W52° 20' 27.1" - RS
Contato:

#6 Mensagem por Simeão Dias Gomes »

Radares, Pardais, Lombadas Eletronicas e Caetanos
Consegui alguns endereços, mas a maioria não fornece as coordenadas mas apenas a posição em Km:
http://www.guiasfacil.com.br/pardais/pardais_indice.htm
http://www.sinos.net/user/lorensini/11_page.htm
http://www.der.rj.gov.br/lombadas_radares.asp
http://www.siteamigo.com/dicas/seguranca/radares.htm
http://www.renovias.com.br/asp/index.as ... codigo=121
http://www.rio.rj.gov.br/smtr/cetrio/locais_radares.htm
http://www.pr.gov.br/derpr/malha_radares.shtml
http://www.der.sp.gov.br/home.aspx

http://www.albumfotografico.com.br/megatroper/gps.aspx - (arquivo .gpx) - SP
Radares catalogados:
- rodovia manoel da nóbrega, sp055, completa
- rodovia dos imigrantes, sp060, completa
- rodovia anhanguera, alguns trechos
- rodovia dos bandeirantes, alguns trechos
- rodoanel, completo
- br 116, entre juquitiba e rodoanel
- marginal pinheiros, cebolão até ponte transamérica
- marginal tiete, cebolão até shopping d
- pardais de semáforos e lombada eletrônica, somente alguns da zona oeste
O site acima cidado - http://www.borges.qsl.br/uploads/2005-0 ... IS-BSB.gtm - (arquivo .gtm) - DF
Salvei em .gpx para abrir com o MapSource (mostrando o mapa de fundo)
Simeão - GPSmap 60Cx



Avatar do usuário
Phantomc2003
Mensagens: 9
Registrado em: 10 Out 2006, 00:37
Localização: S 28º 43.055' W 049º 17.822'

#7 Mensagem por Phantomc2003 »

Olá pessoal,
Penso que só RADAR e a velocidade já é o suficiente, principalmente aqueles de difícil visualização.
Agora tenho uma dúvida, aqui em minha cidade foram instalados semáforos com sensor de pista, até aí tudo bem...
Se passar com sinal amarelo ou vermelho, leva multa, mas estes São especiais, se passar com sinal verde acima da velocidade permitida (40 Km/h) leva multa Também, pois aí está funcionando como RADAR...
Neste caso deveria ser considerado RADAR???

Grato...

Renato

PS.: Esta é a tecnologia a serviço da fábrica de multas.... etcha!


Perdido nunca mais...

Phantomc2003 é Renato dos Santos
GPSMAP 276 C - 4.5 - 256M
Rastreador Tracker II - Geo Studio
Içara - SC

Avatar do usuário
Haigh
Mensagens: 251
Registrado em: 14 Nov 2006, 11:29
Localização: São Paulo SP

#8 Mensagem por Haigh »

Eu acho que a nomenclatura deveria ser por função e não por tecnologia.

Tudo o que é para aferição de velocidade, urbano ou em estrada, deveria ser RADAR que é o nome popular mais comum (apesar de poucos serem radares mesmo)

Para semáforos com controle fotográfico, caso se queira que constem do mapa, deveriam usar outra terminologia. SE é o que se tem usado nos mapas hoje. Acredito até que devesse usar outro ícone de POI porque é outra função.

No caso do Renato acredito então que, apesar de ser um único equipamento, como exerce as duas funções devesse haver dois POIs no ponto do semáforo, um para o RADAR e outro para o SE.


Robert Haigh

It´s a WIKI world..... collaborate!

speedcam
Mensagens: 12
Registrado em: 13 Fev 2008, 09:54
Localização: São Paulo-SP

Re: RADARES - NOME ÚNICO

#9 Mensagem por speedcam »

Apesar de existir diversos tipos de radar (e seus apelidos, como pardal, caetano, etc..), uma base de radares precisar ser dinâmica, pois sempre existe o desejo de vincular um ícone para identificar o radar no mapa !

Assim, diminui-se bastante o número de categorias. A minha base está formatada da seguinte forma:

Radar: Todos os radares fixos, móveis, lombadas eletrônicas, bandeiras, etc, etc, etc...
Motivo: Tem a mesma função.
Ícone: Placa de limite de velocidade para todos os radares que tem o mesmo limite.
Exemplo: Radar 50, Radar 110.

Semaforo: Todos os radares de semaforo (sinal vermelho, farol, etc...) e parada sobre faixa de pedestres.
Motivo: Tem a mesma função, porém diferente da categoria Radar  , onde precisamos controlar a velocidade, na categoria semáforo precisamos para MESMO no sinal vermelho e não parar sobre a faixa de pedestres, pois é multa na certa !
Ícone: Um ícone de semáforo.

LAP: Radares de leitura automática de placas
Motivo: Evitar multas de rodízio e fiscalização de IPVA e multas atrasadas.
Ícone: Um ícone de camera

Sobre os comentários de cada radar, acredito que uma lista com todos os radares deva ser mantida para consulta apenas, mas na hora de converter o arquivo para a transferência para o GPS, a informação deve ser simples, no formato Long/Lat/Descrição.

Exemplo:
-46.545678, -23.651134, Radar 50

Isso é tudo que é necessário para identificar um ponto de localização de um radar !

Para os Garmin (POI Loader) a sintaxe muda um pouco:

-46.545678, -23.651134, Radar 50@50

Apesar de ser um radar de 50km/h, é necessário colocar um disparador "@50" para informar ao Garmin que esse POI deve ser alertado se estiver acima do limite de velocidade estipulado, no caso, 50km/h.

O alerta de distancia é configurado conforme descrito nos outros tópicos !

Eu prefiro as distancias default da Garmin:

Radar 30 -> 300 metros
Radar 40 -> 400 metros
Radar 50 -> 500 metros
Radar 60 -> 600 metros
Radar 70 -> 700 metros
Radar 80 -> 800 metros
Radar 90 -> 900 metros
Radar 100 -> 1000 metros
Radar 110 -> 1100 metros
Radar 120 -> 1200 metros
Semaforo -> 400 metros
LAP -> 500 metros

Claro que as duas últimas categorias São sugestão minha !



Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: RADARES - NOME ÚNICO

#10 Mensagem por Wallace »

Uma norma que é (ou era) seguida no projeto é a limitação do que pode efetivamente chegar no GPS.
não adianta querer colocar um icone ou POI de posto de gasolina se este não chegar efetivamente no GPS como tal.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

speedcam
Mensagens: 12
Registrado em: 13 Fev 2008, 09:54
Localização: São Paulo-SP

Re: RADARES - NOME ÚNICO

#11 Mensagem por speedcam »

De qual projeto vc está falando ?

Para padronizar um formato que seja lido na maioria absoluta dos softwares navegadores por GPS e PNAs, o formato é 22 x 22 pixels ! Inclusive todos os Garmin que possuem mapas.

Isso é suficiente para uma clara visualização do POI no mapa !

A Internet está inundada com esses ícones !!!


Marcelo Ribeiro
neonrj@hotmail.com
Destinator 7

Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: RADARES - NOME ÚNICO

#12 Mensagem por Wallace »

Pode ser qualquer um como o Projeto TrackSource que acho que foi a origem deste topico.
Meu 276C certamente tem icones com mais pixels que meu 60CSx ou ex 176C.
E como falei, não adianta querer colocar um icone diferente no mapa se o usuario precisar carregar um arquivo diferente para os icones.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

elderluis
Mensagens: 304
Registrado em: 29 Nov 2007, 23:18
Localização: São Bernardo/SP

Re: RADARES - NOME ÚNICO

#13 Mensagem por elderluis »

Em se tratando de TrackSource acho que a simbologia atual e única é a ideal e que deve ser usada, pq o projeta não se limita a mapear apenas radares, aliás, radares São apenas uma pequena parcela dentro do que é o tracksource em si.

Se eventualmente criarem um projeto independente exclusivamente para mapeamento de radares, aí sim eu acho que tem que ter um ícone, nome e o máximo de informações possíveis sobre cada ponto de radar ou fiscalização, se a idéia é não ser pego em hipótese alguma, todas as informações São bem vindas, especialmente pelo fato de que o público alvo estará procurando exclusivamente essas informações, não se importando se tem um hospital, pizzaria, fábrica, loja ou qualquer outro POI no resto do mundo. Se ele quiser saber se existem outras coisas, poderá procurar o TrackSource.


...Ante bellum memento mori...
Desenvolvedor do ABCD Paulista

Avatar do usuário
betocardoso
Mensagens: 36
Registrado em: 19 Nov 2005, 22:47
Localização: Porto Alegre-RS

Re: RADARES - NOME ÚNICO

#14 Mensagem por betocardoso »

Um dia destes um conhecido me pergutou qual o gps deveria comprar. Respondi que isto dependia do tipo de uso e das necessidades dele. Ele , então, me disse que queria um gps só pra que fosse avisado da proximidade de radares. :?

Outro dia numa roda de amigos, conversando sobre o TrackSource, algém disse que o nosso projeto era gratuito porque era uma porcaria e não servia pra nada, pois ele recebeu uma multa de mais de 500 reais em um radar que não estava registrado no mapa e que pra ele não servia se as informações de radar não fossem confiáveis. :x

Comecei a achar interessante a idéia de um grupo que se dedicasse a mapas independentes somente de radares e fiscalização.

Abraços. :(

Beto



elderluis
Mensagens: 304
Registrado em: 29 Nov 2007, 23:18
Localização: São Bernardo/SP

Re: RADARES - NOME ÚNICO

#15 Mensagem por elderluis »

Beto

É uma coisa interessante de se pensar, e como a única preocupação é só radar, acho que nem precisa de mapa, basta mapear apenas os Waypoints dos radares e quem sabe, carregar até junto com o TrackSource no GPS.


...Ante bellum memento mori...
Desenvolvedor do ABCD Paulista

speedcam
Mensagens: 12
Registrado em: 13 Fev 2008, 09:54
Localização: São Paulo-SP

Re: RADARES - NOME ÚNICO

#16 Mensagem por speedcam »

Engraçado ! No outro tópico vcs reclamaram para caramba pois eu estou trabalhando nos POIs de radares, e nesse tópico, já estão até defendendo um estudo especial e separado apenas para os interessados nesse tipo de POI.

Vou dizer uma coisa nobre colegas: Trabalhar é bom, mas trabalhar certo, é melhor ainda !

Os POIs de radares São uma unanimidade e motivo de grande procura dos usuários de GPS com mapas e rotas.

Lutar contra os POIs de radares é andar na contra-mão !

não é sensato criar um mapa apenas para mostrar os radares ! Os usuários de GPS não precisam apenas disso ! Eles precisam das rotas Também !

Ao invés de usar de ideologia, que serve apenas a interesses de poucos, porque não investir em interesses de coletividade ! Eu pensei que o projeto Tracksource tivesse esse objetivo !

Se vcs não gostam dos POIs de radares, pois incentivam a irresponsabilidade, tudo bem ! Todos entendem, mas esse não é o único motivo ! há outros motivos Também ! Eu poderia citar inúmeros motivos ! Alguns até nobres !

Quem não vê importância em POIs de radares, faz isso por dois motivos: Decorou a posição de todos os radares em sua cidade ou localidade, ou então não anda ou viaja de carro !!! Infelizmente, essas pessoas São a imensa minoria !

Existe um perigo muito grande quando tentamos transformar exceções em regras !

Os POIs São importantes ! Porque o navegador 4 Rodas é o mais vendido ? Por causa dos POIs !

As empresas que vendem navegadores estão fornecendo uma base de radares como diferencial de venda: Airis, RotaGPS e Aquarius.

Continuo defendendo uma mobilização de todos os membros do projeto Tracksorce no sentido de melhorar os POIs, não apenas de radares !



Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: RADARES - NOME ÚNICO

#17 Mensagem por Wallace »

não, a eventual reclamação foi você querer cobrar trabalho dos outros e ao mesmo tempo ignorar o trabalho que já foi e é feito.
Assim como sua atitude de eventual sonegação de informação.
Os POIs de radares não São uma unanimidade e já tem bastante prova disso aqui.
Alias existe um frase que diz que a unanimidade é burra.
Acho que ninguem esta sendo contra, só que para muitos existem outras prioridades.
Para mim hospitais, farmacias, postos de policia e bombeiros, restaurantes, postos de combustivel, etc São mais importantes.
Eu não decorei os locais dos radares e ando bem de carro ou similar e mesmo tendo veiculo com mais de 300 cv não vejo tal importancia e nem sou multado por alta velocidade, simplesmente porque procuro seguir as leis.
Novamente voce se ilude com quantos realmente trabalham no projeto Tracksorce.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

elderluis
Mensagens: 304
Registrado em: 29 Nov 2007, 23:18
Localização: São Bernardo/SP

Re: RADARES - NOME ÚNICO

#18 Mensagem por elderluis »

Speed:

Como vc bem viu particularmente sou contra a informação de radares, mas diferentemente de muitos, não imponho minha opinião güela abaixo de ninguém, nem mesmo acho que minha forma de pensar é certa e dos outros é errado, é somente minha opinião.

Por eu ter personalidade e respeitar a opinião dos outros, sou construtivo ao ponto de dar sugestões e opiniões que São contrárias as minhas, pois não quero impor minha opinião.

Se vc acha que tem que ter POI de radares, ótimo, é a SUA opinião e inclusive se quiser montar uma base ou projeto só de radares, vai fundo e seja feliz, o importante é ser feliz. Como vc msm disse, muita gente compra GPS por causa dos radares, então, para essas pessoas pouco importa os outros POI, por isso defendo a teoria de um projeto de radares que nem se quer precisa das vias públicas, aliás, vai por mim, fazendo só os POI vc vai ter infinitamente menos serviço. Vc disse que mapeou 3 mil pontos. Ótimo! Eu editei, corrigi, adaptei mais de 3 mil pontos de um único mapa, fora dos outros, portanto, tenha menos trabalho e faça apenas os POI dos radares.

Assim como o Wallace, tenho um carro meio "nervoso" tb, mas se a placa tá dizendo para andar a 20km/h, eu ando a 18km/h... se tá dizendo pra andar a 60km/h, eu ando a 50km/h... se naquela via não diz nada, eu respeito o código de trânsito, e para andar abaixo dos limites que a lei determina, definitivamente não precisa de GPS.

Por fim, eu passo mais tempo em rodovia do que vc imagina. Pode escrever. não conheço todos os pontos de radares da minha cidade pq eles mudam constantemente, se vc quiser fazer uma base de dados e não fica atualizando TODOS os pontos semanalmente, seu GPS vai ficar berrando o tempo td avisando de pontos que de fato não existem, se bem que isso seria bom, assim ninguém ficaria correndo feito um psicopata por aí sem necessidade.


...Ante bellum memento mori...
Desenvolvedor do ABCD Paulista

Avatar do usuário
paulocarvalho
Mensagens: 1316
Registrado em: 25 Set 2005, 19:24
Localização: Rio de Janeiro/RJ/Brazil
Contato:

Re: RADARES - NOME ÚNICO

#19 Mensagem por paulocarvalho »

O excesso de siglas só serve para confundir os usuários. Eles já têm dificuldades com as siglas que já usamos para os nomes das vias. Colocando coisas tipo BE, BA, CC, etc. só vai aumentar a confusão.



Garmin Nüvi 255w
DM Rio de Janeiro Zona Oeste
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ
programador sênior do Tracksource.

Avatar do usuário
paulocarvalho
Mensagens: 1316
Registrado em: 25 Set 2005, 19:24
Localização: Rio de Janeiro/RJ/Brazil
Contato:

Re: RADARES - NOME ÚNICO

#20 Mensagem por paulocarvalho »

speedcam escreveu:Se vcs não gostam dos POIs de radares, pois incentivam a irresponsabilidade, tudo bem ! Todos entendem, mas esse não é o único motivo ! há outros motivos Também ! Eu poderia citar inúmeros motivos ! Alguns até nobres !
Concordo contigo, nas aulas com o Tio José lá na escola aprendi que no Brasil as pessoas São inocentes até que se prove o contrário. Tirar os POIs de radares por temer o uso irresponsável é culpar todos a priori. Vamos banir o uso de facas Também, afinal de contas todos podem se tornar assassinos Também...

Nuff said.



Garmin Nüvi 255w
DM Rio de Janeiro Zona Oeste
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ
programador sênior do Tracksource.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Enquetes e Pesquisas de opinão”