gps portatil qual o melhor?

Espaço destinado a topografia e o uso com GPS.
Mensagem
Autor
ricarjunior
Mensagens: 1
Registrado em: 20 Out 2005, 00:46

gps portatil qual o melhor?

#1 Mensagem por ricarjunior »

Olá primeiramente gostaria de parabelizar o forum muito util para tirar duvidas sobre GPS.

bom sou totalmente leigo sobre o assunto. mas queria saber qual o melhor GPS portatil para uso topografico? e tambem mais preciso?

desde já agradeço!!

aguardo respostas.

ricardo jr.



Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

#2 Mensagem por nqnnospam »

Olá Ricardo,

Para uso topográfico, o receptor GPS precisa de uma precisão alta (menor que 1m, se não me engano). Para conseguir isto você precisa necessariamente de um sistema externo de correção, além de um GPS compatível com este sistema externo. A correção por sua vez, pode ser feita em tempo real ou "pós-processada".

É possível aplicar correções em tempo real em receptores GPS de navegação normais compatíveis com DGPS. Imagino que todos os da linha GPSMAP da Garmin sejam compatíveis com DGPS, contudo não custa verificar a documentação. Naturalmente, além do receptor GPS, você vai precisar comprar/alugar/emprestar a estação que gera a correção e o receptor (de rádio) DGPS que deve ser acoplado ao receptor GPS.

Correções pós-processadas São possíveis com receptores GPS que gravem todas as informações necessárias para isso, qual sejam, satélites visíveis no momento exato da medida, momento da medida (com precisão de frações de segundo) e, é lógico, a medida... não São todos os modelos que gravam todas estas informações. Se não me engano, os Trimble fazem isto. Novamente, você precisa de uma estação que gere as correções. Além disso é necessário o software que aplica a correção.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Avatar do usuário
Ruy Lerac
Mensagens: 644
Registrado em: 19 Set 2005, 12:19
Localização: São Paulo

#3 Mensagem por Ruy Lerac »

Só lembrando que, para uso profissional/oficial (registros, laudos, etc...), a utilização de gps de navegação, mesmo que dotado de facilidades DGPS, não é permitida.


[ ]'s Ruy Lerac

Jiujiteiro

#4 Mensagem por Jiujiteiro »

Ruy, vc disse que para uso profissional o gps não é permitido! Onde posso confirmar isto?



Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

#5 Mensagem por Wallace »

É isso mesmo, não pode, é lei.
Acho que deve existir com conselho regional de topografica, assim como existe para engenharia.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Avatar do usuário
Igor
Mensagens: 205
Registrado em: 22 Set 2005, 00:06
Localização: Caxias do Sul - RS
Contato:

#6 Mensagem por Igor »

não é permitido o uso de receptores GPS de navegação!

Pode-se fazer este tipo de elvantamento com receptores e técnicas apropriadas, que podem resultar em precisões de milímetros.


͍gor Tschoepke Goedel
eTrex 30
igortg arroba gmail ponto com

Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

#7 Mensagem por nqnnospam »

Olá, já que o assunto é GPS topográfico, alguém pode me dizer claramente qual a diferença deles para os de navegação. não vale dizer que é a precisão! :D

já busquei informações na rede sobre os modelos ditos topográficos, e, pelo o que entendi dos manuais/especificações, eles só conseguem atingir precisões melhores que as dos GPSs de navegação com apoio de sistemas diferenciais (WAAS, LAAS, DGPS, etc.), ou pós-processamento. Sozinhos eles tem a mesma precisão que um GPS de navegação.

Pelo o que eu lí por aí, nenhum sistema GPS é capaz de compensar sozinho os erros introduzidos pelas variações atmosféricas. Mesmo que o GPS tenha uma antena melhor ou possa captar e processar o sinal de todos os satélites ao mesmo tempo, a acurácia dele vai ficar limitada pelos erros introduzidos na atmosfera.

Se alguém puder mandar um link com detalhes técnicos explicando a diferença entre os tipos de GPS, eu agradeço.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Avatar do usuário
Ruy Lerac
Mensagens: 644
Registrado em: 19 Set 2005, 12:19
Localização: São Paulo

#8 Mensagem por Ruy Lerac »

Sérgio,

A principal diferença está no tipo de sinal recebido. Os equipamentos geodésicos recebem os sinais das ondas portadores L1/L2, enquanto os equipamentos de navegação comuns recebem o códígo C/A, bem menos preciso. Resumidamente o pós processamento consegue passar a precisão inicial dos equipamentos geodésicos de centímetros para milímetros, enquanto que para os de navegação esta melhoria é de muitos metros para poucos metros.


[ ]'s Ruy Lerac

Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

#9 Mensagem por nqnnospam »

Oi Ruy,
Ruy Lerac escreveu:Sérgio,

A principal diferença está no tipo de sinal recebido. Os equipamentos geodésicos recebem os sinais das ondas portadores L1/L2, enquanto os equipamentos de navegação comuns recebem o códígo C/A, bem menos preciso. Resumidamente o pós processamento consegue passar a precisão inicial dos equipamentos geodésicos de centímetros para milímetros, enquanto que para os de navegação esta melhoria é de muitos metros para poucos metros.
Desculpe abusar ... :D (talvez este tópico devesse ser movido para outro lugar). Andei pesquisando. O que eu entendi até agora (ver aqui por exemplo) é que cada satélite transmite dois sinais portadores, L1 (1575.42 MHz) e L2 (1227.60 MHz).

A portadora L1 é modulada por três "códigos", o C/A (Coarse Acquisition), o "Navigation Message" e o "P-Code" (Precision). O C/A é o de baixa precisão, usado para calcular o tempo. O "Naviagtion Message" é usado para transferir informações sobre o satélite (o "almanaque"). O "P-Code" é o que dá mais precisão, e até 2003 era codificado (sistema "SA"). Agora não é mais e qualquer GPS pode usá-lo.

A portadora L2 é modulada só pelo "P-Code".

O que eu concluo é que os GPSs de navegação só usam os códigos (C/A e P-Code) da portadora L1. Concluo que eles usam o P-Code da L1 porque o C/A não é suficiente para fornecer a acurácia que nós temos hoje.

já os "geodésicos" usam Também o P-Code da L2. As duas portadoras, por terem frequências diferentes, vão sofrer efeitos diferentes na atmosfera. Provavelmente o receptor geodésico, conhecendo as frequências de cada portadora, deve saber como estimar o efeito da atmosfera através das diferenças das medidas que ele obtém com os P-Codes das portadoras L1 e L2. Este tipo de correção não pode ser mais preciso que (isto é, fornecer a mesma acurácia) um sistema DGPS que use Também L1/L2, porque o DGPS usa a posição medida da estação para melhorar a correção.

já um receptor de navegação, por só medir a L1 (C/A e P-Code), não consegue fazer esta correção.

não entra na minha cabeça porque um receptor destes custa mais de 10000 reais. No meu entendimento, um Geodésico equivale a dois receptores de navegação (um deles capaz de receber a L2) interligados para comparar o P-Code da L1 e da L2.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Avatar do usuário
Ruy Lerac
Mensagens: 644
Registrado em: 19 Set 2005, 12:19
Localização: São Paulo

#10 Mensagem por Ruy Lerac »

Sergio,

não acho que seja muito diferente do que vc falou. Acho que questões políticas, comerciais e de "segurança" São o fundamento para tais diferenças.


[ ]'s Ruy Lerac

Avatar do usuário
Igor
Mensagens: 205
Registrado em: 22 Set 2005, 00:06
Localização: Caxias do Sul - RS
Contato:

#11 Mensagem por Igor »

Pessoal, não é asism não!

Primeiro, o "P-code" continua restrito, a disponibilidade seletiva (SA) inseria um erro no sinal 'aberto', o CA. O P-Code continua fechado para quem sabe como ele é criptografado, ou seja, os donos do sistema.

Sobre os receptores geodésicos, eles não precisam receber necessariamente L1 e L2, existem modelos que só recebem L1.

há várias técnicas, mas para obter uma precisão da ordem de milímetros, só com pós-processamento.

Um receptor geodésico não trabalha sozinho, senão é um receptor de navegação e só. Tem-se que ter ao mesmo tempo, um outro receptor ligado em um ponto de coordenada conhecida (geralmente um marco), e esse receptor vai fornecer Também os dados dos satélites (em tempo, o receptor de navegação não calcula a posição, ele grava o sinal que está recebendo dos satélites, o cálculo de posição é feito depois, em software). Com os dados dos DOIS receptores (o de coordenada conhecida, que serve para que se calcule os erros atmosféricos (e outros que possam existir), e o do receptor do ponto a ser calculado, o software calcula a posição e obtém esta precisão de ordem milimétrica.

Espero ter sido claro, se não fui, tento explicar de outra forma.

[]s

Ígor


͍gor Tschoepke Goedel
eTrex 30
igortg arroba gmail ponto com

Avatar do usuário
wanderson
Mensagens: 73
Registrado em: 06 Nov 2005, 01:21
Localização: Paço do Lumiar-MA

#12 Mensagem por wanderson »

Pessoal

Para quem quer saber a diferença entre os GPS de navegação, o topográfico e geodésio, aqui vai um link:

http://www.spg.com.br/informacoes/ artigos_gps/Dif_equip_GPS.pdf

Com relação a trabalhos profissionais, a única lei que até agora vi que proíbe o uso dos GPS de navegação foi a do GEORREFERENCIAMENTO DE IMÓVEIS RURAIS; levantamento topográfico, que é algo diferente, ainda aceita o uso de tais aparelhos, dependendo da precisão do seu trabalho.
Existem várias técnicas para melhorar a acurácia do seu aparelho, no caso do meu (etrex camo), não utilizando a técnica, ele fica de 2 até a 4 metros longe da coordenada verdadeira (de um marco geodésico, por exemplo), com a técnica ele conseguiu (acreditem) ficar a 75 cm da coordenada do marco.


[]s
Wanderson B. Cirillo
Geógrafo (CREA 6891/D)
02° 32' 12,9" S / 44° 06' 45,1" W (SAD 69)
GPS GARMIN Etrex Camo 2.2
VISITE O MARANHÃO!!!

André Cardoso Rota

#13 Mensagem por André Cardoso Rota »

Que técnicas seriam essas a que voc~e se refere?
como posso utiliza-las com meu e trex legend?



Julius

#14 Mensagem por Julius »

Gostaria de saber qual a precisão entre pontos relativos do e trex vista.
Por exemplo para medir a área de um terreno com aproximadamente 500,00 m² o erro é muito grande?



Avatar do usuário
wanderson
Mensagens: 73
Registrado em: 06 Nov 2005, 01:21
Localização: Paço do Lumiar-MA

#15 Mensagem por wanderson »

Tem de se trabalhar com dois gps, um fica fixado em um ponto de coordenadas conhecidas e o outro faz o percurso, assim que marcar, entra-se em contato, via rádio ou celular com usuário que está com o gps no ponto e verifica-se a variação de coordenadas em relação ao mesmo, e então, vai-se corrigindo as coordenadas do outro.

Essa técnica, para os de navegação, pode chegar a um raio de 15 km.


[]s
Wanderson B. Cirillo
Geógrafo (CREA 6891/D)
02° 32' 12,9" S / 44° 06' 45,1" W (SAD 69)
GPS GARMIN Etrex Camo 2.2
VISITE O MARANHÃO!!!

Valadao
Mensagens: 78
Registrado em: 07 Fev 2006, 14:50

#16 Mensagem por Valadao »

Amigos,

não utilizo pesoalmente GPS topográfico, mas contrato empresas que utilizam para mim. não tenho o conhecimento técnico para entrar nesta discussão, darei apenas uma opinião de usuario final.

O GPS geodésico que dispomos só consegue a precisão depois de muito tempo instalado. Sei que existem modelos mais caros que reduzem em muito este tempo. A empresa paga uma assinatura de um serviço (não sei qual é, mas se quiserem posso descobrir) para ter a correção. Termina sendo meio incoveniente, pois temos que determinar no campo coordenadas calculados no escritório. Assim coloca-se o GPS em um ponto próximo e a medida que a precissão aumenta vamos corrigindo a posição até chegarmos a coordenadas desejada. Da pra ver que este processo pode levar horas. Em geral usamos teodolitos (estações totais) partindo de um ponto de coordenadas conhecidas. Ou determinamos um ponto no GPS e apartir dai locamos todos os que desejamos.

Uma vez contratei um levantamento topografico plani-altimétrico que foi feito com um par de GPS geodésico (um estacionado em um ponto conhecido) obtivemos precisão de milímetros muito mais rapidamente que da maneira convencional (com teodolito).


Mauricio Valadão
Baiano morando em Aracaju
Finalmente perto de casa :)

Avatar do usuário
wanderson
Mensagens: 73
Registrado em: 06 Nov 2005, 01:21
Localização: Paço do Lumiar-MA

Re: gps portatil qual o melhor?

#17 Mensagem por wanderson »

Existe um receptor chamado JUNO ST, da TRIMBLE (do tamanho do Garmin GEKO) que tem uma alta precisão e trabalha com arquivo RINEX (na qual, usa-se para corrigir erros a partir de uma estação GPS, que funciona em órgãos como o INCRA, IBGE, Universidades e outros) melhorando a precisão do aparelho.


[]s
Wanderson B. Cirillo
Geógrafo (CREA 6891/D)
02° 32' 12,9" S / 44° 06' 45,1" W (SAD 69)
GPS GARMIN Etrex Camo 2.2
VISITE O MARANHÃO!!!

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Topografia”