gps portatil qual o melhor?

Espaço destinado a topografia e o uso com GPS.
Mensagem
Autor
ricarjunior
Mensagens: 1
Registrado em: 20 Out 2005, 00:46

gps portatil qual o melhor?

#1 Mensagem por ricarjunior »

Olá primeiramente gostaria de parabelizar o forum muito util para tirar duvidas sobre GPS.

bom sou totalmente leigo sobre o assunto. mas queria saber qual o melhor GPS portatil para uso topografico? e tambem mais preciso?

desde já agradeço!!

aguardo respostas.

ricardo jr.



Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

#2 Mensagem por nqnnospam »

Olá Ricardo,

Para uso topográfico, o receptor GPS precisa de uma precisão alta (menor que 1m, se não me engano). Para conseguir isto você precisa necessariamente de um sistema externo de correção, além de um GPS compatível com este sistema externo. A correção por sua vez, pode ser feita em tempo real ou "pós-processada".

É possível aplicar correções em tempo real em receptores GPS de navegação normais compatíveis com DGPS. Imagino que todos os da linha GPSMAP da Garmin sejam compatíveis com DGPS, contudo não custa verificar a documentação. Naturalmente, além do receptor GPS, você vai precisar comprar/alugar/emprestar a estação que gera a correção e o receptor (de rádio) DGPS que deve ser acoplado ao receptor GPS.

Correções pós-processadas São possíveis com receptores GPS que gravem todas as informações necessárias para isso, qual sejam, satélites visíveis no momento exato da medida, momento da medida (com precisão de frações de segundo) e, é lógico, a medida... não São todos os modelos que gravam todas estas informações. Se não me engano, os Trimble fazem isto. Novamente, você precisa de uma estação que gere as correções. Além disso é necessário o software que aplica a correção.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.