NINGUÉM NESTE FÓRUM TIRA DÚVIDAS DE PRINCIPIANTE???????????

Mensagem
Autor
J Ricardo
Mensagens: 14
Registrado em: 08 Mai 2009, 15:23

NINGUÉM NESTE FÓRUM TIRA DÚVIDAS DE PRINCIPIANTE???????????

#1 Mensagem por J Ricardo »

Postei as mensagens abaixo ontem e, até o momento, ninguém deu a mínima. Aliás, lendo outros tópicos, constatei que muitas perguntas ficam sem resposta. Este fórum é apenas para os "experts" e os novatos não tem vez??????

1 - Para fazer o download do conjunto de POI's para alarmes, é orientado baixar o arquivo no PC, descompactar e transferir para o GPS. Para transferir os Mapas Rodoviários e Urbanos (versão cartão SD), também é necessário descompactá-lo, no PC, antes de transferi-lo para o cartão?

2 - Os POI's para alarmes também podem ser baixados diretamente no cartão SD, ao invés de baixá-los no GPS?

3 - O meu gps está com uma arquivo gmapsupp (155.936KB) na pasta Garmin (aparelho) e outro no cartão de memória (195.188KB). Ambos seriam mapas do Brasil? Não há um conflito dentro do GPS, ao tentar identificar uma rota?

4 - O mesmo acontece com a pasta POI. No aparelho tem o arquivo rte66_samp.gpi (97KB) e no cartão o arquivo poi.gpi (540KB). ´Podem me explicar do que se trata?

5 - O que é o arquivo GMAPSUPP.UNL, armazenado na pasta Garmin?

Desde já, agradeço a colaboração e, mais uma vez, peço desculpas pela total inexperiência no assunto.

Sds,
João Ricardo.


Data de registro: 08 Mai 2009, 16:23
Mensagens: 5
Latitude: 00.00000
Longitude: 00.00000

Re: Dúvidas na atualização do Nuvi 760

Pessoal,

Nem consegui tirar as dúvidas anteriores e já estou aqui postando outras.

É possível ter mais de um arquivo de mapas no SD, para utilização no Nuvi 760? Se positivo, como selecionar o mapa a ser utilizado?

Obrigado!

João Ricardo.



Machado3
Mensagens: 6
Registrado em: 11 Jul 2011, 23:30

Re: NINGUÉM NESTE FÓRUM TIRA DÚVIDAS DE PRINCIPIANTE????????

#2 Mensagem por Machado3 »

Eu também:

Estou com um garmin nuvi255w de um amigo, estava travado e em loop. Li todas as mensagens deste tópico e também de outros foruns, fiz todos os procedimentos possíveis, desde pre-boot, colocar firmware de cura, atualizei pelo webupdater da garmin, todos os procedimentos correram normalmente, só que o GPS não funciona, agora, ele fica numa tela assim: Select a location: < United States >, embaixo Back e OK, porém, nenhuma das opções funcionam. Se ligo ele pelo cabo USB o computador reconhece ele como um drive, aparece as pastas com os arquivos, mas nao passa desta tela. Já tirei o cartão SD fora, formatei ele, mas nada. Alguém tem uma luz, a última do fim do túnel.

Aguardo



seggia
Mensagens: 333
Registrado em: 13 Abr 2009, 18:44
Localização: Niterói

Re: NINGUÉM NESTE FÓRUM TIRA DÚVIDAS DE PRINCIPIANTE????????

#3 Mensagem por seggia »

Vamos lá:
1 - Para fazer o download do conjunto de POI's para alarmes, é orientado baixar o arquivo no PC, descompactar e transferir para o GPS. Para transferir os Mapas Rodoviários e Urbanos (versão cartão SD), também é necessário descompactá-lo, no PC, antes de transferi-lo para o cartão?
Existem muitos arquivos de alarme para radares e afins. Eu uso o do site g p s i n f o. c o m . b r (retire os espaços), lá vc encontrará os arquivos prontos para uso. Copie o arquivo poi que escolher no cartão Sd dentro da pasta Garmin/ poi.
Os mapas do projeto tracksource são fornecidos com versões para o cartão basta baixar e colocar dentro da pasta garmin.
Se seu gps for de serie inferior a 1000, só poderá usar um arquivo gmapsupp.img na pasta garmin do cartão. Se for maior que 1000, vc poderá colocar quantos mapas queira dentro de uma pasta map colocada na raiz do cartão, use nomes diferentes para cada mapa mas com a extensão.img sempre.

2 - Os POI's para alarmes também podem ser baixados diretamente no cartão SD, ao invés de baixá-los no GPS?
Se vc usar um laptop que leia o cartão é possível sim.
3 - O meu gps está com uma arquivo gmapsupp (155.936KB) na pasta Garmin (aparelho) e outro no cartão de memória (195.188KB). Ambos seriam mapas do Brasil? Não há um conflito dentro do GPS, ao tentar identificar uma rota?
Se vc consultar os mapas existentes no gps vc poderá saber que mapas estão no cartão e na memoria.
Lembre-se de não gravar novos arquivos de mapas na memória. Vc poderá gravar um arquivo corrompido e ai o gps vai travar e vc estará envolvido numa tarefa ardua para consertar , se tiver conserto.
Haverá conflito se vc manter os dois mapas selecionados.
4 - O mesmo acontece com a pasta POI. No aparelho tem o arquivo rte66_samp.gpi (97KB) e no cartão o arquivo poi.gpi (540KB). ´Podem me explicar do que se trata?
Toda vez que vc for atualizar os poi's, apague os arquivos existentes na pasta poi do gps. Ao colocar o cartão no gps, após instalar os arquivos de poi novos, ele ira perguntar se vc quer gravar na memória. Se disser sim ele fará um estudo se o arquivo esta ou não corrompido e se tudo estiver bem gravará na memória, senão não. E aí ele vai perguntar sempre se quer gravar ou não , faça sua escolha e vamos em frente.
Por agora é só espero ter ajudado.



J Ricardo
Mensagens: 14
Registrado em: 08 Mai 2009, 15:23

Re: NINGUÉM NESTE FÓRUM TIRA DÚVIDAS DE PRINCIPIANTE????????

#4 Mensagem por J Ricardo »

1 - Meu GPS é um NUVI 760. Então, isto significa que eu só posso colocar um mapa no cartão de memória. A solução para eu não correr o risco de salvar um arquivo corrompido na memória do GPS seria eu ter DOIS cartões, sendo um com o City Navigator (para uso urbano) e o outro com os mapas do TRC (para uso em rodovias)?
- A versão do TRC para cartão não precisa ser descompactado?

2 - Os POI's para alarmes também podem ser baixados diretamente no cartão SD, ao invés de baixá-los no GPS?
R. Se vc usar um laptop que leia o cartão é possível sim.
Não entendi. Por que é necessário ter um laptop para gravar os POI's diretamente no SD, ao invés da memória do GPS?

3 - O meu gps está com uma arquivo gmapsupp (155.936KB) na pasta Garmin (aparelho) e outro no cartão de memória (195.188KB). Ambos seriam mapas do Brasil? Não há um conflito dentro do GPS, ao tentar identificar uma rota?
R - Se vc consultar os mapas existentes no gps vc poderá saber que mapas estão no cartão e na memoria.
Retirando o cartão SD e teclando ferramentas/configurações/mapa/info mapa, eu identifico os mapas que estão na memória.É o City Navigator Brasil 2010.10 e o City Navigator North América NT 2009. Porém, se eu acessar a memória do GPS, via PC, eu só consigo visualizar UM arquivo GMAPSUPP, com 155.936KB, armazenado na pasta Garmin. Se eu quiser excluir o CNB 2010.10, como posso identificá-lo?

Obrigado pela ajuda!



seggia
Mensagens: 333
Registrado em: 13 Abr 2009, 18:44
Localização: Niterói

Re: NINGUÉM NESTE FÓRUM TIRA DÚVIDAS DE PRINCIPIANTE????????

#5 Mensagem por seggia »

1=- vc pode ter vários mapas no cartão . Como fazer? Usando o programa Gmaptool. Como ele vc une vários mapas em um só colocando o nome gmapsupp.img no arquivo como os mapas unidos, vc terá os mapas disponíveis no cartão para uso. O gps identifica todos e os apresenta para sua escolha.
2- A versão para cartão do TRC vem em arquivo zipado. Vc descompacta e coloca o arquivo resultante numa pasta para uso futuro.
3- Eu gravo no meu laptop o cartão SD, sem uso do cabo do gps. Acho mais rápido e mais fácil. Mas, vc pode gravar pelo pc também . A razão de gravar no cartão e evitar colocar arquivo corrompido no gps. Qdo. vc usa o cartão e ele sugere que vc copie os avisos para o gps , se vc respoder que sim, o sistema fará uma análise crítica do arquivo e só grava se estiver OK.
4- coloque aqui os nomes dos arquivos com as extensões que ocupam a memória do gps para eu dar uma olhada.
Provavelmente o arquivo citado é do city brasil mas deixa eu ver todos os arquivos e eu lhe oriento.



J Ricardo
Mensagens: 14
Registrado em: 08 Mai 2009, 15:23

Re: NINGUÉM NESTE FÓRUM TIRA DÚVIDAS DE PRINCIPIANTE????????

#6 Mensagem por J Ricardo »

Seggia, valeu mesmo pela sua ajuda.

Os arvquivos que tenho na memória do GPS (pasta Garmin) são:

Pastas: - Diag, ExtData, GPX, Help, LEX_PKG, Logs, Poi ( dentro desta pasta o arquivo rte66_samp.gpi), RemoteSW, scm, text, Vehicle e Voice

Arquivos: Garamin Device, gmapbmap, gmapbmap.sum, gmapprom, gmapprom.sum, GMAPSUPP, GMAPSUPP.UNL e nuvi_drive.

Estas são as pastas e os arquivos existentes SOMENTE na pasta Garmin. Existem outras pastas e inúmeros arquivos dentro delas.

Seggia, muito obrigado pela sua atenção e ajuda.



J Ricardo
Mensagens: 14
Registrado em: 08 Mai 2009, 15:23

Re: NINGUÉM NESTE FÓRUM TIRA DÚVIDAS DE PRINCIPIANTE????????

#7 Mensagem por J Ricardo »

Caro Seggia,

Hoje, tentei baixar o arquivo TRC para SD, diretamente no cartão. A princípio, parecia estar tudo bem, porém, quando reinicializei o GPS e acessei o Info Mapa para visualizar o mapa baixado e selecioná-lo para uso, ele não apareceu, sendo visto apenas os 2 City Navigator que estão registrados na memória do GPS. Consultando pelo PC, eu vejo o arquivo baixado no cartão, mas pelo GPS não.

Qual a besteira que eu fiz?

Obrigado e desculpe por todo esse trabalho.

Sds,



jasgrafica
Mensagens: 1180
Registrado em: 25 Mar 2011, 13:27
Localização: Natal-RN

Re: NINGUÉM NESTE FÓRUM TIRA DÚVIDAS DE PRINCIPIANTE????????

#8 Mensagem por jasgrafica »

J Ricardo,
Em que pasta do SD vc gravou o 'gmapsupp.img' do TRC-Brasil?
Acho que para o seu modelo de Nuvi os arquivos de mapa deveriam estar na pasta \Garmin do cartão. Confira.

E só deixe UM mapa ativo por região de cobertura, senão vai dar conflito.

[]s


Garmin Nuvi 3760
Desenvolvedor Municipal - RN/PI/MA

tadferreira
Mensagens: 47
Registrado em: 11 Nov 2011, 23:01

Re: NINGUÉM NESTE FÓRUM TIRA DÚVIDAS DE PRINCIPIANTE????????

#9 Mensagem por tadferreira »

Pessoal isto é um forum não um help desk, Ninguém é obrigado a responder, respondemos porque gostamos de ajudar o próximo.
Não tenham a ideia que isto é um forum não um help desk da Garmin.

Um abraço e bons caminhos a todos
tadferreira



J Ricardo
Mensagens: 14
Registrado em: 08 Mai 2009, 15:23

Re: NINGUÉM NESTE FÓRUM TIRA DÚVIDAS DE PRINCIPIANTE????????

#10 Mensagem por J Ricardo »

Jasgrafica,

Enfim, consegui "fazer" com que o mapa apreça e funcione no cartão SD. O problema todo é que eu estava baixado o arquivo diretamente no cartão, sem descompactar. Resolvi fazer um teste, baixando o arquivo (versão SD) no PC, descompactar e transferir para o cartão. Pronto, deu tudo certo.

Obrigado pela ajuda.

Abs,



J Ricardo
Mensagens: 14
Registrado em: 08 Mai 2009, 15:23

Re: NINGUÉM NESTE FÓRUM TIRA DÚVIDAS DE PRINCIPIANTE????????

#11 Mensagem por J Ricardo »

tadferreira,

Na minha opinião, um fórum também serve para ajudar a tirar dúvidas daqueles que estão com dificuldade. Mas, isso é opinião de cada um.....
Além do mais, a dúvida que eu tinha era bastante pertinente ao fórum e não a um help desk.

Bons caminhos para vc também.



mabroglia
Mensagens: 396
Registrado em: 19 Jan 2006, 08:10

Re: NINGUÉM NESTE FÓRUM TIRA DÚVIDAS DE PRINCIPIANTE????????

#12 Mensagem por mabroglia »

Porque ninguém responde:
Porque todas as suas dúvidas já foram respondidas em algum momento é só procurar na ferramenta de busca que tenho certeza que você acha.

Mesmo assim tem pessoas que respondem as mesmas perguntas recorrentes sistematicamente, logo sua cobrança não é procedente, pois suas dúvidas estão sendo respondidas, aqui todos procuram ajudar à todos.

Abraços


Marco Aurélio Broglia
Nüvi 255W, Nokia E72 + Garmin MobileXT + Loadstone
Desenvolvedor Municipal Tracksource:
SP-São Paulo-Zona Leste
SP-Itanhaém/Hortolândia/Olímpia

Alex Rodrigues
Site Admin
Mensagens: 801
Registrado em: 19 Set 2005, 10:49
Localização: New Smyrna Beach, Florida
Contato:

Re: NINGUÉM NESTE FÓRUM TIRA DÚVIDAS DE PRINCIPIANTE????????

#13 Mensagem por Alex Rodrigues »

Olá J Ricardo. Todas as suas dúvidas já foram respondidas diversas vezes em outros tópicos. Antes de postar gaste meia horinha pesquisando, irá te ajudar muito.

Como aqui é um espaço colaborativo, as pessoas entram para ajudar quando tem disponibilidade e principalmente quando é uma dúvida nova.

Abs,

Alex



J Ricardo
Mensagens: 14
Registrado em: 08 Mai 2009, 15:23

Re: NINGUÉM NESTE FÓRUM TIRA DÚVIDAS DE PRINCIPIANTE????????

#14 Mensagem por J Ricardo »

Marco Aurélio,

Em que lugar está escrito que o mapa TRC Brasil (versão SD) deve ser descompactado, ANTES de ser transferido para o cartão?

As únicas pessoas que tentaram ajudar, de alguma maneira, foram o Seggia e o Jasgrafica.

Desculpa, mas ou a sua concepção de fórum é muito diferente da minha ou este fórum é muito diferente dos tantos outros que participo. E se vc der uma "voltinha" pelo fórum, como eu fiz, em busca da MINHA RESPOSTA, verá que não foi só a minha pergunta que ficou sem solução, existem muitas outras sem resposta alguma e que, com certeza, nunca serão respondidas.

Um abraço para vc e até mais....



J Ricardo
Mensagens: 14
Registrado em: 08 Mai 2009, 15:23

Re: NINGUÉM NESTE FÓRUM TIRA DÚVIDAS DE PRINCIPIANTE????????

#15 Mensagem por J Ricardo »

Alex,

Muito obrigado pela sua resposta, mas também já postei a minha opinião.

Abs,



mabroglia
Mensagens: 396
Registrado em: 19 Jan 2006, 08:10

Re: NINGUÉM NESTE FÓRUM TIRA DÚVIDAS DE PRINCIPIANTE????????

#16 Mensagem por mabroglia »

Em que lugar está escrito que o mapa TRC Brasil (versão SD) deve ser descompactado, ANTES de ser transferido para o cartão?
Vá até a busca e digite "Tracksource SD descompactar" , http://www.portalgps.com.br/search.php? ... bmit=Busca
Encontrei 33 posts apenas com essas três palalvras, você pode tentar outras variações também funciona.

Não ia retrucar pois respeito a sua opinião, mas "cobrar a ajuda não vai bem", essa é a minha opinião.

Abraços


Marco Aurélio Broglia
Nüvi 255W, Nokia E72 + Garmin MobileXT + Loadstone
Desenvolvedor Municipal Tracksource:
SP-São Paulo-Zona Leste
SP-Itanhaém/Hortolândia/Olímpia

J Ricardo
Mensagens: 14
Registrado em: 08 Mai 2009, 15:23

Re: NINGUÉM NESTE FÓRUM TIRA DÚVIDAS DE PRINCIPIANTE????????

#17 Mensagem por J Ricardo »

Marco Aurélio,

Obrigado pela indicação, mas acho que um principiante, nem sempre, conhece todos os recursos de um fórum e se o fato dele insistir ou "cobrar" (como vc disse) uma resposta causa desconforto para alguns, da próxima vez que eu postar uma dúvida ficarei pacientemente esperando pela resposta.

Estou encerrando este assunto, porque o meu objetivo aqui é aprender e tirar dúvidas e não polemizar.

Abraços e obrigado.



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Serie Nuvi”