Ajuda DM de Matupá-MT

Espaço para dúvidas, problemas e sugestões gerais sobre o Projeto.
Mensagem
Autor
jcrossini
Mensagens: 32
Registrado em: 05 Abr 2010, 15:00

Ajuda DM de Matupá-MT

#1 Mensagem por jcrossini »

Bom Dia!!!!! :D

Pessoal, eu estou começando no desenvolvimento, ajudei na criação do mapa de Guarantã do Norte, que saiu do 0 para completinho neste eu só tracei as ruas coloquei o nome de todas elas, adicionei os POIs e mandei para um desenvolvedor, mas agora estou trabalhando como desenvolvedor de Matupá, já tracei todas as ruas, coloquei o nome delas e estou tentando resolver os problemas depois de passar pelo Tsuite, e depois de várias tentativas preciso de ajuda com alguns que não estou conseguindo resolver:

Tem 2 retornos em uma avenida que não consigo resolver o diamante vermelho proximidade de nós de roteamento.

Além destes tem os diamentes verdes:
Afastamento de vias não assinalado como afastamento real - eu não consigo ver estes afastamentos para mim as vias estão conectadas e mesmo que eu apague o pedaço de uma e depois a prolongue cruzando a outra, fragmentando-a e apagando o pedaço que não existe, na próxima vez que passo pelo Tsuite o problema persiste.

O mesmo caso está acontecendo com o diamante verde cruzamento de vias desconexo não assinalado como cruzamento real, nestes casos eu vejo que as trilhas estão fragmentadas, mesmo assim repito o processo e na próxima validação o problema está persistindo.

Agradeço a todos que puderem me ajudar.
Att. Jan


JCROSSINI
HTC Touch 2 - Garmin Mobile XT.
HTC Wildfire S - Navitel
DM Matupá - MT
Colaborador - Guarantã do Norte, Peixoto de Azevedo, - MT

moraes19
Mensagens: 905
Registrado em: 09 Mar 2007, 22:28

Re: Ajuda DM de Matupá-MT

#2 Mensagem por moraes19 »

Nós de Roteamento tem que ter Mais de 6 Metros de Afastamento, um do outro.

http://br.groups.yahoo.com/group/tracks ... sage/25176

"Diamante verde = viaduto/afastamento não conferido. Eles estão lá para você conferir a situação e tomar uma atitude:

1) Mudá-lo para vermelho se for um viaduto/afastamento real.

2) Acertar o mapa e remover o diamente verde.

Qualquer outra coisa diferente disso o validador vai continuar acusando. A permanência de diamantes verdes no arquivo de viadutos é erro."



jcrossini
Mensagens: 32
Registrado em: 05 Abr 2010, 15:00

Re: Ajuda DM de Matupá-MT

#3 Mensagem por jcrossini »

Então Moraes, como eu mencionei, eu tento acertar o caso dos diamentes verdes como citado no meu post, eu gostaria de saber se estou fazendo do jeito certo ou se existe uma outra maneira de acertar estes "erros". Outra coisa no caso dos retornos os nós não estão a menos de 6 metros eu configurei o Tsuite para tolerar até 2 metros mas mesmo assim não estou conseguindo acertar este problema, mas os retornos estão lá nesta distância então como resolver o problema?


JCROSSINI
HTC Touch 2 - Garmin Mobile XT.
HTC Wildfire S - Navitel
DM Matupá - MT
Colaborador - Guarantã do Norte, Peixoto de Azevedo, - MT

moraes19
Mensagens: 905
Registrado em: 09 Mar 2007, 22:28

Re: Ajuda DM de Matupá-MT

#4 Mensagem por moraes19 »

Pelo que sei, as Configurações do T-Suite não estão Habilitadas.

http://br.groups.yahoo.com/group/tracks ... sage/24642

"Muita atenção, pois existe uma diferença muito grande entre a CRÍTICA do TSuite e a VERIFICAÇÃO do Editor de Nós.
O TSuite critica nós de roteamento muito próximos, a menos de 6 metros.
Ou seja, dois cruzamentos muito próximos, o que não é permitido pelos softwares de compilação dos mapas.
Isso é um erro que é criticado e precisa obrigatoriamente ser corrigido.

O Editor de nós verifica a existência de segmentos muito pequenos nas vias.
São segmentos normais no meio das vias e na maioria das vezes não são segmentos pequenos entre dois cruzamentos.
Estes segmentos pequenos são permitidos e a verificação do Editor de nós tem o objetivo apenas de mostrar ao DM se ele está detalhando demais e sem necessidade uma via.
Não é um erro, mas um excesso de detalhamento!
Se os segmentos menores que 6 metros estiverem em uma curva, uma rotatória ou em outro detalhamento que necessite de pedaços pequenos, não há nenhum problema e podem ser mantidos.
Mas se estiverem em trechos de reta, estes segmentos pequenos podem ser eliminados e substituídos por um segmento reto maior.
Trata-se apenas de uma orientação para verificar alguns exageros no detalhamento e tanto é isso, que você pode configurar a distância no Editor de nós, alterando o valor para menos ou mais de 6 metros, de forma a fazer a verificação que melhor interessar."



jcrossini
Mensagens: 32
Registrado em: 05 Abr 2010, 15:00

Re: Ajuda DM de Matupá-MT

#5 Mensagem por jcrossini »

Lá no Tsuite, ferramentas, configurações, parâmetros, pelo que tinha entendido se eu colocar o valor de tolerancia 2 m, é o que ele vai tolerar na aproximação de nós e de bounds, mas enfim isso não é o meu problema, continuo sem conseguir resolver os diamantes verdes, se alguém puder me ajudar posta ai umas dicas.
As proximidades dos nós nos retornos eu resolvi afastando eles um pouco (2 m cada), não estão exatamente no local mas fazer o que se não tinha outro jeito.

vlw


JCROSSINI
HTC Touch 2 - Garmin Mobile XT.
HTC Wildfire S - Navitel
DM Matupá - MT
Colaborador - Guarantã do Norte, Peixoto de Azevedo, - MT

moraes19
Mensagens: 905
Registrado em: 09 Mar 2007, 22:28

Re: Ajuda DM de Matupá-MT

#6 Mensagem por moraes19 »

Leia o Manual do T-Suite que esta na mesma Pasta TSuite que o Programa é Instalado.

No Item 8.4 Temos:

"8.4. Verificando os Nós de Roteamento e Controlando os Viadutos

Agora o Validador também está fazendo a verificação da falta de nós de roteamento, o que até então era feito usando a ferramenta
Viadutos existente no programa Otimizador. Em todo cruzamento de vias deve haver um nó comum a todas elas, nó este que é chamado
de Nó de Roteamento. É uma das entidades mais importantes nos mapas e são estes nós que permitem a conversão entre as vias e a construção
das rotas. Não existindo um nó comum entre as vias, a conversão entre elas neste ponto é impossível, situação esta que ocorre apenas em viadutos,
túneis, trincheiras ou outros pontos onde a conversão não é permitida,situações estas que denominamos genericamente como Viaduto.

O Validador procura todos estes cruzamentos sem nós e os compara com um arquivo
AUXILIAR-viadutosreais, identificando assim as possíveis falhas na construção
dos nós. O procedimento para verificação e controle dos Viadutos é o seguinte:

• Ao validar o mapa, sendo encontrados cruzamentos sem nós, que não estejam
relacionados no arquivo AUXILIAR-viadutosreais, será gerado um Aviso indicando
o fato e recomendando a verificação;

• Caso seja a primeira vez e o arquivo AUXILIAR-viadutosreais ainda não exista,
o mesmo será criado na mesma pasta onde se encontra arquivado o GTM do mapa;

• O DM então deverá abrir o arquivo AUXILIAR-viadutosreais para verificar, um a um,
os Diamantes Verdes, copiando, colando sobre o mapa e avaliando a situação do cruzamento;

• Caso seja uma falha no traçado da via ou na construção do nó, o mesmo deverá ser reconstruido,
fragmentando as vias ou movendo nós próximos. Neste caso, após o acerto do nó, o diamante verde
deverá ser deletado do arquivo AUXILIAR-viadutosreais;

• Caso seja realmente um viaduto, onde as vias devem se cruzar sem um nó, então mantenha
o mapa inalterado e mude o diamante de verde para vermelho no arquivo AUXILIAR-viadutosreais;

• No final, o arquivo AUXILIAR-viadutosreais deverá ter apenas Diamantes Vermelhos, que
indicam os pontos onde existem Viadutos Reais. Então deverá ser salvo e mantido sempre
na mesma pasta onde se encontra o mapa.

• Nas próximas validações, o arquivo AUXILIAR-viadutosreais será considerado e só serão
emitidos avisos para novos viadutos encontrados ou para aqueles ainda não verificados
que porventura sejam mantidos no arquivo.

As falhas na construção de nós prejudicam o correto roteamento e sempre devem ser
corrigidas pelos Desenvolvedores. Para dar uma tolerância e permitir que os mapas
sejam enviados, na fase inicial de implantação da ferramenta, o validador está gerando
apenas a mensagem de Aviso. Mas futuramente esta mensagem será transformada em Erro
e assim impedirá o envio do mapa para compilação."



jcrossini
Mensagens: 32
Registrado em: 05 Abr 2010, 15:00

Re: Ajuda DM de Matupá-MT

#7 Mensagem por jcrossini »

Moraes agradeço muito por você estar me ajudando, mas como eu mencionei eu faço o procedimento que você postou de acordo com o manual, o fato é que não estou conseguindo resolver o problema entende?
Eu já estou começando a achar que devo apagar toda a via e reconstruí-la por inteiro, gostaria de poder postar uma imagem do mapa para poder ficar mais claro.


JCROSSINI
HTC Touch 2 - Garmin Mobile XT.
HTC Wildfire S - Navitel
DM Matupá - MT
Colaborador - Guarantã do Norte, Peixoto de Azevedo, - MT

krodrigo
Mensagens: 29
Registrado em: 06 Jan 2011, 10:07
Localização: Brasília

Re: Ajuda DM de Matupá-MT

#8 Mensagem por krodrigo »

Só o deslocamento do vértice da reta, utilizando a ferramenta de arrastar vertice e wpt no tracksource, até que uma reta seja "colada" na outra, já corrige o nó. Num cruzamento, passe o mouse sobre as duas vias e, se tiver discordância dos nós, dá pra perceber. No máximo, arraste o nó de uma das duas vias para longe e depois retorne ele até "colar" na outra via.

Mas ainda acho que o problema é com o arquivo auxiliar de viadutos. Apague todos os diamantes verdes desse arquivo auxiliar. Se ainda existirem viadutos, o TSuite vai criar um novos diamantes para conferência, conforme orientação 8.4 do manual, mais acima. Veja então se as críticas continuam no ponto de conflito. Por último, apague o arquivo auxiliar de viadutos. Se existirem viadutos ainda, o TSuite vai apontar as críticas e criar novamente o arquivo. Viadutos reais devem ser corrigidos no arquivo auxiliar, mudando a cor para vermelho.

O problema é que o TSuite hoje não edita os diamantes verdes do arquivo auxiliar, depois que eles são criados, mesmo a gente corrigindo o mapa de desenvolvimento. É necessário ir no arquivo auxiliar e fazer manualmente essa edição.

Sugiro também se cadastrar no grupo do Tracksource (http://br.groups.yahoo.com/group/tracksource/). Problemas no desenvolvimento são facilmente resolvidos lá, pois todo mundo frequenta aquele espaço (desenvolvedores, programadores, coordenadores, colaboradores, etc.)

É isso.
Rodrigo.



jcrossini
Mensagens: 32
Registrado em: 05 Abr 2010, 15:00

Re: Ajuda DM de Matupá-MT

#9 Mensagem por jcrossini »

Obrigado pelas dicas Rorigo!!!!


JCROSSINI
HTC Touch 2 - Garmin Mobile XT.
HTC Wildfire S - Navitel
DM Matupá - MT
Colaborador - Guarantã do Norte, Peixoto de Azevedo, - MT

jcrossini
Mensagens: 32
Registrado em: 05 Abr 2010, 15:00

Re: Ajuda DM de Matupá-MT

#10 Mensagem por jcrossini »

CONSEGUIIIII!!!!!!!!! :mrgreen: Consegui resolver os problemas dos diamantes verdes, depois de inumeras tentativas, apagando e refazendo a trilha, arrastando e colando novamente o vertice no nó de roteamento, o que dá para perceber é que mesmo parecendo que as trilhas estão unidas ou se cruzando na verdade ou falta ou pedaço muito pequeno que não fica visível para se unirem no mesmo nó ou no caso dos cruzamentos elas não foram efetivamente fragmentadas e se uniram.

Agora é o seguinte, já passei pelo Otimizador, corrigí novos erros e estou na fase do Editor de Nós, depois disso segundo o manual eu tenho que passar o arquivo por um conversor, é isso mesmo e se for onde está este conversor? :?:


JCROSSINI
HTC Touch 2 - Garmin Mobile XT.
HTC Wildfire S - Navitel
DM Matupá - MT
Colaborador - Guarantã do Norte, Peixoto de Azevedo, - MT

mabroglia
Mensagens: 396
Registrado em: 19 Jan 2006, 08:10

Re: Ajuda DM de Matupá-MT

#11 Mensagem por mabroglia »

Se o mapa passou pelo TSuite, o proxímo passo é mandar para compilação!


Marco Aurélio Broglia
Nüvi 255W, Nokia E72 + Garmin MobileXT + Loadstone
Desenvolvedor Municipal Tracksource:
SP-São Paulo-Zona Leste
SP-Itanhaém/Hortolândia/Olímpia

krodrigo
Mensagens: 29
Registrado em: 06 Jan 2011, 10:07
Localização: Brasília

Re: Ajuda DM de Matupá-MT

#12 Mensagem por krodrigo »

O conversor era um passo antigo que foi eliminado. Não se preocupe mais com ele. Se o TSuite validou sem nenhuma crítica, ele já cria um arquivo .zip na mesma pasta do mapa gtm. Basta encaminhar esse arquivo .zip pra compilação através do site.

Pra ajudar, atualmente estou com a seguinte metodologia:

- Com trilhas novas, vejo se é necessário otimizar, pra eliminar nós desnecessários. Se sim, uso o otimizador. Só uso o otimizador atualmente pra otimizar as trilhas novas. Corrigir viadutos eu uso o arquivo auxiliar do TSuite.
- Colo a trilha nova no arquivo gtm do mapa. Densenho normalmente e formato conforme o padrão do projeto.
- Valido com o TSuite e corrijo as críticas, com base no arquivo de diamantes.
- Corrigo os viadutos, com base no arquivo de viadutos reais criado.
- Critícas zeradas e viadutos corrigidos, rodo o Editor de Nós pra testar o roteamento.
- O Editor também tem uma parte pra localizar problemas. Rodo ela e faço as conversões. Aqui dá erro na parte de numeração, pois numerar todas as vias não dá pra fazer ainda. Só ignoro.
- Se tudo der certo e o roteamento estiver correto, rodo uma última vez o TSuite pra criar o .zip final.
- Envio para compilação.

Eu faço assim. Outros usam outros médodos. Aqui tem dado certo. Parece complicado, mas é só aparência.



jcrossini
Mensagens: 32
Registrado em: 05 Abr 2010, 15:00

Re: Ajuda DM de Matupá-MT

#13 Mensagem por jcrossini »

Rodrigo, obrigado pela ajuda, no meu caso eu notei que depois de corrigir todas as criticas do Tsuite e ao passar o mapa pelo otimizador ele me informou alguns viadutos existentes, então voltei ao passo de fragmentandar as trilhas para uni-las no mesmo nó já que não eram viadutos reais, no caso da cidade que estou desenvolvendo é bem pequena, e já fiz logo foi o mapeamento da cidade toda como pretendo fazer de outras aqui no norte do MT, agora só estou esperando a ajuda do DE de MT com o editor de nós uma coisa que não ficou bem clara para mim de acordo com o manual é se tenho que informar em todas as ruas quais são as direções que posso tomar ou se tenho que informar somento onde existem restrições de manobra ou contra mão? Depois disso o mapa tá prontinho.

Att.

Jan


JCROSSINI
HTC Touch 2 - Garmin Mobile XT.
HTC Wildfire S - Navitel
DM Matupá - MT
Colaborador - Guarantã do Norte, Peixoto de Azevedo, - MT

krodrigo
Mensagens: 29
Registrado em: 06 Jan 2011, 10:07
Localização: Brasília

Re: Ajuda DM de Matupá-MT

#14 Mensagem por krodrigo »

Boa

Com o tempo, fica tudo afinado e as coisas acabam se corrigindo sem nem precisar de manual. Para verificação de viadutos, o correto é utilizar o arquivo auxiliar de viadutos reais, criado pelo TSuite. Ele é muito mais preciso que o otimizador e está de acordo com a metodologia atual do projeto. O otimizador foi descontinuado há muito tempo e não é atualizado tem anos. Eu só utilizo ele pra eliminar nós desnecessários, em trilhas que vou incluindo no mapa.

A correção de cruzamentos é cansativa, mas fácil. O arquivo auxiliar aponta os viadutos com diamantes. Verdes, se não tiver sido verificado, vermelho, se for um viaduto real e se já tiver mudado a cor dele pra vermelho, dizendo ao programa que aquele é um viaduto real. Assim, se for um cruzamento, basta fragmentar as duas trilhas no mapa ou ajustar o contato e apagar o diamante verde no arquivo auxiliar. Se for um viaduto real, só mudar o diamante pra vermelho no arquivo auxiliar e não fazer nada no mapa.

Quanto a tag, somente ruas de mão única devem conter a tag <MU> (mão única) e o sentido da trilha no trackmaker deve ser o mesmo da direção possível, no campo. Essa correção é feita no trackmaker, colocando a tag no nome da trilha. É isso que vai dizer ao roteamento se posso ou não passar por essa rua e em que sentido. Todas as outras ruas, que são de tráfego normal, de mão dupla, não usam a tag <MU>, pois se utilizar essa tag vai dizer incorretamente ao roteamento que a rua seria de mão única, o que não corresponderia a verdade.

É por aí.
Rodrigo.



jcrossini
Mensagens: 32
Registrado em: 05 Abr 2010, 15:00

Re: Ajuda DM de Matupá-MT

#15 Mensagem por jcrossini »

Vlw Rodrigo, mas eu me expressei mal (coisas da lingua portuguesa).
Todas as ruas e avenidas do mapa que eu estou desenvolvendo que são mão única já estavam com a Tag <MU> desde o início no sentido do tráfego, isto eu entendi, e as que são de mão dupla não tem Tag nenhuma.
O que na verdade eu não sei, é lá na fase final do desenvolvimento usando o editor de nós com a ferramenta restringir manobras de 3 nós ou 4 nós, pelo que entendi você usa uma das duas ferramentas de acordo com o caso específico, e seleciona o primeiro nó em uma via, depois vai marcando os demais nós de acordo com o sentido que se pode trafegar em um cruzamento, rotatória, retorno ou cruzamento com semáforo, para ficar mais claro:
-Se estou na rua A e só posso dobrar a direita na rua B, eu uso a ferramenta restringir manobras em 3 nós, seleciono o último nó na rua A antes do cruzamento entre as duas ruas, marco o nó do cruzamento entre as duas ruas e depois marco o primeiro nó a direita na rua B, indicando que por ali é o caminho que pode ser feito, então o navegador com esta marcação vai entender que se eu for da rua A para a um endereço na rua B que fique virando a ESQUERDA no cruzamento ele NÃO vai me indicar este caminho porque sabe que esta manobra não é permitida.
É isso que eu entendi, gostaria da confirmação dos mais experientes antes de finalizar o mapa para que ele não tenha erros.
Abrçs.
Jan


JCROSSINI
HTC Touch 2 - Garmin Mobile XT.
HTC Wildfire S - Navitel
DM Matupá - MT
Colaborador - Guarantã do Norte, Peixoto de Azevedo, - MT

krodrigo
Mensagens: 29
Registrado em: 06 Jan 2011, 10:07
Localização: Brasília

Re: Ajuda DM de Matupá-MT

#16 Mensagem por krodrigo »

Boa...

Se entendi direito, é o contrário. A restrição de manobra do Editor é desenhada para apontar o sentido onde "não" é possível fazer a manobra. Ou seja, aquelas setas criadas com a restrição apontam onde não posso virar o carro.

No seu exemplo, se venho da rua A para a rua B, e só posso virar à direita em B, a restrição deve ser posicionada do Nó em A, cruzamento A/B e nó à esquerda em B, já que não posso virar à esquerda de A para B.

Pra ajudar, o que faço quando coloco restrição de manobra no editor, é traçar uma rota no cruzamento no sentido que não é possivel fazer a manobra na realidade. Lógico que sem a restrição, o editor vai desenhar a rota no sentido incorreto. Daí, ainda com a rota ativa, abro a ferramenta de restringir manobra adequada (3 ou 4 nós), e desenho a restrição. Feito isso, verá que a rota vai ser alterada automaticamente, procurando um novo trajeto possível.

Teste por aí e veja se é assim mesmo. O manual do editor está bastante detalhado também. Dê uma lida nele. O capítulo de restrição de manobras está bem didático.

Rodrigo.



jcrossini
Mensagens: 32
Registrado em: 05 Abr 2010, 15:00

Re: Ajuda DM de Matupá-MT

#17 Mensagem por jcrossini »

Muitíssimo obrigado Rodrigo.
Na verdade eu lí várias vezes o manual fiquei na dúvida de como apontar a restrição porque olha só o que está escrito nele na página 25:

É uma restrição de três nós tal como ela se apresenta no Editor de Nós. Imponha restrições habilitando a exibição de nós (CTRL+N) e a exibição de restrições (CTRL+R), exibir as mãos de direção costuma ajudar (CTRL+M), depois vá no menu Ferramentas->(restringir manobras 3 nós) (restringir manobras 4 nós) ou pressione CTRL+3 ou pressione CTRL+4. O cursor do mouse tornar-se-á indicando que você deve escolher o primeiro nó da restrição (o nó pode ser qualquer um). Ao aproximar o cursor do nó desejado, ele ficará realçado com um pequeno círculo, nesse momento você clica e o cursor mudará para, indicando que você deverá definir o segundo nó. Dessa vez apenas os nós para onde se pode ir a partir do primeiro e se forem de roteamento podem ser selecionados.

Foi graças a este trecho que está logo após um que fala que devemos assinalar para onde não se pode ir que fiquei com esta dúvida agora devidamente esclarecida por você.

Mais uma vez muito obrigado por me ajudar e espero agora que eu possa ajudar outros desenvolvedores.
Vlw
Jan


JCROSSINI
HTC Touch 2 - Garmin Mobile XT.
HTC Wildfire S - Navitel
DM Matupá - MT
Colaborador - Guarantã do Norte, Peixoto de Azevedo, - MT

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “TrackSource Geral”