Apagar mapas

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Fabriciocaete
Mensagens: 3
Registrado em: 15 Abr 2011, 20:53

Apagar mapas

#1 Mensagem por Fabriciocaete »

Boa tarde pessoal, tenho um Nuvi 265w, e estou com a seguinte duvida; ela ja vem com mapa Cn, e ja coloquei o Tracksource, e o auto guia, mas quero retirar dele os mapa da Argentina e Estados Unidos, mas nao sei onde esses arquivos ficam no GPS, quando ligo ele no PC, se possivel alguem poderia me disser o que apagar e onde.
Valeu



kaka_photos
Mensagens: 3
Registrado em: 17 Abr 2011, 19:03

Re: Apagar mapas

#2 Mensagem por kaka_photos »

Os mapas pré-instalados, como o mapa da América do Norte (gmapprom.img) ficam na pasta oculta /.system (você precisa habilitar o sistema operacional do seu computador para visualizar essa pasta). Muito cuidado ao alterar qualquer coisa. Se vc não tiver segurança do que está fazendo, é melhor instalar os mapas novos num cartão SD e não mexer nisso.



Avatar do usuário
Fabriciocaete
Mensagens: 3
Registrado em: 15 Abr 2011, 20:53

Re: Apagar mapas

#3 Mensagem por Fabriciocaete »

Amigo me desculpa a ignorancia, mas ja habilitei os arquivos ocultos e nao vi nada d+, o que vejo na pasta Garmin e isso, onde tenho que ir, e quais arquivos apagar.
Valeu

Imagem



Avatar do usuário
Batedor
Mensagens: 1011
Registrado em: 18 Set 2008, 20:37

Re: Apagar mapas

#4 Mensagem por Batedor »

Fabrício, acho que no 265 não tem, de fato, a pasta oculta ".system"....

Assim, dentro da pasta "Garmin", é que está o mapa que procuras, no arquivo "gmapprom.img", esse aí com 1.195.296 Kb....

Mas te aconselho a não deletares. Apenas renomeie-o para algo tipo "gmapprom.img.BKP", que ele não será identificado. Se quiseres retornar com ele, basta editar novamente o nome, deixando-o como estava.

Os demais mapas que desejares instalar, faça-o no cartão. Evite de toda forma ficar colocando e tirando maps da memória interna do GPS, pois um arquivo corrompido, sequelado, poderá decretar a morte prematura de seu aparelho.

Não esqueça do principal: Fazer um backup geral de todo o conteúdo da memória interna, ANTES de qualquer modificação, OK?



fujita
Mensagens: 202
Registrado em: 16 Jul 2009, 11:30

Re: Apagar mapas

#5 Mensagem por fujita »

fabricio,

como o colega Batedor adiantou, "normalmente" o mapa instalado de fábrica é o gmapprom.img, porem não é comum vir já com o mapa da Argentina...
Dos arquivos que vc tem no GPS todos os arquivos com terminação img são mapas. O gmapbmap.img normalmente é o basemap e o gmaptz.img o de timezone e não devem ser alterados (se forem realmente o bassemap e timezone originais). Como não dá pra ter certeza do conteudo dos seus mapas, sugiro que abra cada img no programa Gmaptool e através da função info ou detail verifique o conteúdo de cada img antes de deletar. E claro, antes de mais nada faça o backup total do conteúdo do GPS para seu PC, como dito anteeriormente.

[ ]s



niveiro
Mensagens: 58
Registrado em: 02 Dez 2008, 14:32

Re: Apagar mapas

#6 Mensagem por niveiro »

Fabricio e amigos bom dia,
No meu 1350 veio o mapa argentino e américa do norte. Dai fui na pasta mapas e apenas desabilitei eles, deixando ativos o autoguias, cn brazil e trc. Não é mais fácil? Ou entendi errado?

abs,

Flávio
Juiz de Fora



Avatar do usuário
Batedor
Mensagens: 1011
Registrado em: 18 Set 2008, 20:37

Re: Apagar mapas

#7 Mensagem por Batedor »

Se a proposta dele fosse apenas desabilitar os mapas, sim. Mas ele queria retirar, ou seja, que sequer aparecessem na opção de habilitar/desabilitar.

Agora....eu é que não entendi uma coisa que você disse: Você deixa habilitados os três mapas de abrangência do Brasil... simultâneamente??? O recomendável (altamente) é, para uma mesma região, utilizar apenas um mapa de cada vez....

Abs.



niveiro
Mensagens: 58
Registrado em: 02 Dez 2008, 14:32

Re: Apagar mapas

#8 Mensagem por niveiro »

Batedor, você tem razão. Andei fazendo uns testes com 3 mapas habilitados e o gps ficou confuso em várias situações. Depois passei a fazer uns testes usando individualmente TRC, CITY NAVGATOR e AUTO GUIAS. O melhor desempenho está sendo do TRC Brasil, em seguida o City. Me espantou foi o desempenho sofrível do Auto guias. Testei roteando por trajetos que eu conheço (da minha casa à casa do meu irmão). O TRC roteou certinho o melhor caminho. O City cometeu apenas um erro. Já o Auto guias cometeu 8 erros incríveis. Ai quem pergunta agora sou eu. Como faço para desocupar ele da memória do meu gps/cartão?



Avatar do usuário
Batedor
Mensagens: 1011
Registrado em: 18 Set 2008, 20:37

Re: Apagar mapas

#9 Mensagem por Batedor »

Niveiro, temos algumas hipóteses de onde posssa estar o mapa AG que você quer excluir:

1 - A mais dolorosa: a de que ele faça parte de um "pacotão" (muito comum) onde estejam aglutinados num único arquivo "gmapsupp.img" dentro da pasta GARMIN na memória interna ou no cartão. Aí a solução seria "extrair" - através do programa GmapTool - ou seja, separar os mapas que compões o "pacotão", e reempacotar apenas com os mapas desejados;

2- A mais fácil: A de que esteja colocado de forma individual num arquivo.img (provavelmente com nome.img) dentro da pasta MAP. Neste caso basta deletá-lo.

Eu sugeriria, caso positiva a hipótese numero 1, e caso você não tenha os mapas individuais, que ao separar os mapas do pacotão, nomeie-os individualmente.img e jogue-os para a pasta MAP do cartão. Nos nuvi da série 1xxx, não há porque ainda se usar "pacotes de mapas"....

Abs.



niveiro
Mensagens: 58
Registrado em: 02 Dez 2008, 14:32

Re: Apagar mapas

#10 Mensagem por niveiro »

Batedor, depois que postei minha pergunta, consegui comprar uma atualização do City Navgator, cujo código de desbloqueio acabou de chegar. Então se o A.G estiver no pacotão que tenho no meu gps (....img) posso excluir o arquivo todo, mesmo que vá junto o meu city navgator. Ai eu reinstalo o city 2011 que acabei de comprar e não terei mais o A.G no gps. Será que meu raciocio tá correto?
abs,



Avatar do usuário
Batedor
Mensagens: 1011
Registrado em: 18 Set 2008, 20:37

Re: Apagar mapas

#11 Mensagem por Batedor »

Corretíssimo. E o ideal, seria jogar ele pro cartão. Aliás, por falar em cartão, eu notei uma sensível melhora na navegação dos mapas depois que adquiri um do tipo HC, ou seja, um micro SDHC, classe 6. Claro que já aproveitei (já que ia fazer a despesa) e comprei logo um de 4 GB.... vá que amanhã ou depois eu ganhe uma viagem à Europa, e só o CN Europe 2012.10 é mais de 2 giga....rsrsrs

Abs.



niveiro
Mensagens: 58
Registrado em: 02 Dez 2008, 14:32

Re: Apagar mapas

#12 Mensagem por niveiro »

Opa,boa dica então. Não sabia que interferia na qualidade da navegação. O meu é um SDC 2gb. Assim que der eu pego esse ai que vc indicou. Logo vou fazer a instalação do mapa novo. Agora vou usar apenas o TRC e City, claro mantendo apenas 1 ativado.



niveiro
Mensagens: 58
Registrado em: 02 Dez 2008, 14:32

Re: Apagar mapas

#13 Mensagem por niveiro »

Mas qual a marca do cartão? Eu v (M.L) uns 4gb classe 10 mas de marca desconhecida



Avatar do usuário
Batedor
Mensagens: 1011
Registrado em: 18 Set 2008, 20:37

Re: Apagar mapas

#14 Mensagem por Batedor »

Niveiro, eu comprei os meus no Ebay e, sinceramente, não dou tanta importância assim pra marca, pois vejo os eletrônicos hoje como ôvo de galinha....não tem como saber quem é o pai da criança. Dá prá saber apenas a pátria: China, Taiwan, etc... Se tiveres esta opção, escolha os de Taiwan. Normalmente não dá zebra, mas para teres uma idéia de preço, navega um pouco no Ebay e terás a realidade. Assim, se no ML estiver muito barbada, desconfie, afinal, eles compram de lá....

Abs.



niveiro
Mensagens: 58
Registrado em: 02 Dez 2008, 14:32

Re: Apagar mapas

#15 Mensagem por niveiro »

To tentando instalar o city navgator 2011 no gps e vejo que ele está no cartão (pelo noteboock), mas quando abro os mapas no gps ele não aparece. O que será que tá acontecendo?



Avatar do usuário
Batedor
Mensagens: 1011
Registrado em: 18 Set 2008, 20:37

Re: Apagar mapas

#16 Mensagem por Batedor »

Niveiro, se ele está no cartão, na pasta MAP, como um arquivo tipo CNBr_2011.40.img, e não está abrindo, é porque provavelmente está bloqueado...

Para desbloquear, baixe (velho e bom Google) o programa GARMIN UNLOCKER ALTERNATIVE 6.02. Ele não requer instalação e é facílimo de usar, apenas descompacte-o numa pasta de sua escolha (crie uma), e proceda assim:

Dentro da pasta onde você descompactou, aparecerá o seguinte:
>> Uma pasta de nome"MAP locked", vazia, e na qual você copiará para dentro o arquivo.img do seu mapa.
>> O arquivo executável, e
>> o arquivo "MapSetName.txt" > Este arquivo texto deve ser aberto em modo de edição, e na primeira linha coloque o nome que voce quer que apareça no GPS como identificador do mapa.
>>Agora é só clicar no executável que o programa abre uma janela do DOS e providencia tudo. Vá clicando cfe. pedem as telas e no final do processo você verá que foi criada uma nova pasta "MAP UnLocked", dentro da qual estará o mesmo mapa...desbloqueado!
Abs.



niveiro
Mensagens: 58
Registrado em: 02 Dez 2008, 14:32

Re: Apagar mapas

#17 Mensagem por niveiro »

Batedor, mandei o mapa desbloqueado pra pasta garmin e além de não ativar no gps ele apagou o TRC que estava ali. Fiz alguma burrada no aparelho.



Avatar do usuário
Batedor
Mensagens: 1011
Registrado em: 18 Set 2008, 20:37

Re: Apagar mapas

#18 Mensagem por Batedor »

Deveria ter mandado para a pasta MAP, onde não precisa ficar restrito a nomenclatura "gmapsupp.img", que é o que deve ter acontecido, pois a pasta GARMIN só aceita UM arquivo. Se colocar outro, certamente ele sobrescreverá o que existia...

Se mesmo desbloqueado ele não apareceu, pode ser que esteja corrompido. Seria o caso de baixar novamente. E coloque na pasta MAP, com o nome tipo CNBR_2011.40.img



niveiro
Mensagens: 58
Registrado em: 02 Dez 2008, 14:32

Re: Apagar mapas

#19 Mensagem por niveiro »

camarada, consegue dar um print do conteudo do seu cartão na pagina incial e pastas garmin e maps. e depois da memória do gps na mesma forma? Preciso ver se deletei algum arquivo indevidamente.

grato



Avatar do usuário
Batedor
Mensagens: 1011
Registrado em: 18 Set 2008, 20:37

Re: Apagar mapas

#20 Mensagem por Batedor »

Niveiro, tentei atender o teu pedido. Note que o meu GPS é um 1490T (da mesma série do teu 1350). Montei 2 imagens, uma para a memória interna do aparelho com o conteúdo das pastas relevantes explodido, e outra só para o conteúdo do meu cartão de memória (4 gb). Observe que não sou o exemplo ideal, já que uso (por mania - coisa de véio) alguns procedimentos não recomendados. Mas como voce pediu, aí vai:

MEMÓRIA INTERNA

Imagem

CARTÃO MICRO SDHC (classe 6) de 4 gb)
Imagem

Abs.



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Serie Nuvi”