Quais as vantagens de utilizar o Tracksource?

Espaço para dúvidas, problemas e sugestões gerais sobre o Projeto.
Mensagem
Autor
Caesium 137
Mensagens: 7
Registrado em: 29 Jan 2011, 21:52

Quais as vantagens de utilizar o Tracksource?

#1 Mensagem por Caesium 137 »

Olá.

Sou completamente novo no mundo dos GPSs. Recebi meu Garmin nüvi 1490t há 3 dias e gostei muito.

Quando comecei a pesquisar formas de melhorar o banco de dados de POIs do meu GPS descobri o Projeto TrackSource. Abri o último mapa do projeto no MapSource e descobri o seguinte. O mapa que veio em meu GPS (2011.40) possui uma quantidade muito maior de POIs do que o do Projeto TrackSource. Muitas ruas, principalmente em Pirabeiraba (município vizinho de Joinville, SC), não estão nem mapeadas. A rua em que minha irmã mora não existe no mapa TrackSource, mas existe no mapa do meu GPS, que acredito ser da Garmin.

Em minha rua, no mapa do meu GPS, há 6 POIs. No Tracksource há apenas 2.

Por isso pergunto, por quê deveria utilizar um mapa inferior?
Ou melhor, em quantos anos o Projeto Tracksource excederá a qualidade dos mapas da Garmin?
*Considerando apenas minha cidade.

O que mais me intriga é a quantidade de pessoas se esforçando para fazer algo que a Garmin já faz.

Nota: Neste tópico, estou desconsiderando por completo o fato de ter ou não ter que pagar pelo mapa. Para mim isto não faz diferença, o que me interessa é o conteúdo.
Espero não ter ofendido ninguém, só estou retratando meu ponto de vista, considerando minha perspectiva (de usuário que acaba de comprar um GPS e encontrou o Projeto Tracksource).

Abraços.



mabroglia
Mensagens: 396
Registrado em: 19 Jan 2006, 08:10

Re: Quais as vantagens de utilizar o Tracksource?

#2 Mensagem por mabroglia »

Prezado Caesium 137

Suas colocações são pertinentes e certamente vale a resposta.
Bom..., na minha opinião acho que você deve analizar a situação de uma forma mais ampla, em primeiro lugar lamento te informar mas não existe mapa perfeito em sua totalidade, seja qual for a origem, depende principamente do lugar do qual se pretende utilizar, um conjunto vai te atender melhor que outro, mas respondendo a sua pergunta esse na minha humilde opinião são os motivos:
1)Os mapas do Tracksource são oferecido sem custo, dizer que isso é irrelevante..., não é.
2)O Tracksource na sua origem foi criado para ser mapa rodoviário e nesse quesito tanto on-road como off-road não tem para ninguém.
3)Todo o trabalho envolvido no Tracksource é voluntário e colaborativo, e todos os maps estão em desenvolvimento continuo, logo se o mapa do lugar que você procura está incompleto é porque o desenvolvedor desse mapa não teve condições de melhora-lo por algum motivo, muitas vezes(não quero dizer que é caso) o desenvolvedor mora á 1500km do local pois não existe ninguém mais próximo disposto á desenvolver o mapa, e tenho certeza absoluta que desenvolvedor desse mapa está aberto á discutir com você os problemas desse mapa.
4)Muitas pessoas consideram o seu GPS como uma TV, onde se senta assiste o que quer desliga e vai embora, não que isso seja errado, para as pessoas que querem iteragir com o projeto, o Tracksource te dá essa possibilidade como nenhum outro, pois você pode entrar em contato com a própria pessoa que desenvove seu mapa, na sua lingua, e evoluir o que é de uso comum, daí vem o nome colaborativo.
5)Com os mapas Garmin(que também estão em desenvolvimento) se contribuir para futuras correções, isso não te exime de ter que pagar novamente US$80,00 pela próxima atualização.
6)Frequencia de atualizações, os mapas estaduais do Tracksource, em média são atualizados semanalmente, quando existem modificações criticas, as vezes as compilações acontecem mais que uma vez no mesmo dia.

Quando vier para São Paulo por exemplo você verá a diferença de traçado e roteamento, como disse depende muito do lugar e do tipo uso que gostaria de fazer.

De qualquer forma estamos abertos á receber suas contribuições para melhoramento dos mapas do projeto.

Abraços


Marco Aurélio Broglia
Nüvi 255W, Nokia E72 + Garmin MobileXT + Loadstone
Desenvolvedor Municipal Tracksource:
SP-São Paulo-Zona Leste
SP-Itanhaém/Hortolândia/Olímpia

Avatar do usuário
casaretto
Mensagens: 162
Registrado em: 20 Set 2005, 18:49
Localização: Balneario Camboriu SC
Contato:

Re: Quais as vantagens de utilizar o Tracksource?

#3 Mensagem por casaretto »

Não sei seu nome. Portanto não sei a quem estou respondendo.

O tempo que voce levou para escrever sua nota, aconselho a usar para pensar e voce mesmo poderia responder a sua pergunta.
É extremamente improvável que mais de 500 pessoas (hoje) se juntem para criar algo que já exista e que nem custa assim tão caro. R$250,00 eu pago sem pensar por um bom mapa e deixo de perder meu tempo nisso.

Não vou argumentar. Vou somente dizer a voce que procure seu destino usando os mapas da Garmin.

Voce vai encontrar a resposta.

hehehehehehe ou melhor, perder.

Antes que eu esqueça. Para mostrar que não temos raiva da sua pergunta, fica um conselho,usando os mapas, entre nas ruas com calma. Não queremos que voce bata de frente com um outro carro.

Paulo Casaretto


Paulo Casaretto F
Baln Camboriu - SC
Não respondo mensagens privadas.

Caesium 137
Mensagens: 7
Registrado em: 29 Jan 2011, 21:52

Re: Quais as vantagens de utilizar o Tracksource?

#4 Mensagem por Caesium 137 »

casaretto escreveu:Não sei seu nome. Portanto não sei a quem estou respondendo.

O tempo que voce levou para escrever sua nota, aconselho a usar para pensar e voce mesmo poderia responder a sua pergunta.
É extremamente improvável que mais de 500 pessoas (hoje) se juntem para criar algo que já exista e que nem custa assim tão caro. R$250,00 eu pago sem pensar por um bom mapa e deixo de perder meu tempo nisso.

Não vou argumentar. Vou somente dizer a voce que procure seu destino usando os mapas da Garmin.

Voce vai encontrar a resposta.

hehehehehehe ou melhor, perder.

Antes que eu esqueça. Para mostrar que não temos raiva da sua pergunta, fica um conselho,usando os mapas, entre nas ruas com calma. Não queremos que voce bata de frente com um outro carro.

Paulo Casaretto
Olá, Paulo Casarretto. Como mencionou o mabroglia, e estou de acordo com ele através de minhas experiências com o GPS, os mapas realmente não chegam perto da perfeição. Mas notei uma coisa interessante: Quando traço uma rota no Google Maps para ir para o meu trabalho, ele me diz para seguir uma rua contramão, pois recentemente minha cidade sofreu críticas mudanças na estrutura do trânsito, e uma desatualização é compreensível.
Mas uma coisa me surpreendeu. Quando mandei o GPS calcular uma rota para o mesmo destino, ele entendeu que aquela rua não poderia ser transitada e desviou a rota para uma lateral, que é a única opção atualmente, entretanto mais longe do que se você seguisse reto antigamente (mas que hoje seguir reto não é mais possível).

Com isto só quero provar que os mapas da Garmin não são ruins. Mesmo em mudanças recentes aparentemente há uma preocupação da Garmin em atualizar e corrigir estes problemas, e também acredito que bater o carro consiste em ampla falta de atenção por parte do motorista nas placas do trânsito. Jamais alguém deve confiar cegamente no GPS no que diz respeito aos sentidos das ruas, independente do mapa, seja o City Navigator quanto o da TrackSource. É muita informação para registrar e monitorar, por isso considero estes erros aceitáveis e não tenho problema com isso. A função de recálculo de rota está aí para resolver este problema, basta não entrar na rua em que não se pode transitar e seguir seu destino com uma correção automática na rota.

mabroglia escreveu:Prezado Caesium 137

Suas colocações são pertinentes e certamente vale a resposta.
Bom..., na minha opinião acho que você deve analizar a situação de uma forma mais ampla, em primeiro lugar lamento te informar mas não existe mapa perfeito em sua totalidade, seja qual for a origem, depende principamente do lugar do qual se pretende utilizar, um conjunto vai te atender melhor que outro, mas respondendo a sua pergunta esse na minha humilde opinião são os motivos:
1)Os mapas do TrackSource são oferecido sem custo, dizer que isso é irrelevante..., não é.
2)O TrackSource na sua origem foi criado para ser mapa rodoviário e nesse quesito tanto on-road como off-road não tem para ninguém.
3)Todo o trabalho envolvido no TrackSource é voluntário e colaborativo, e todos os maps estão em desenvolvimento continuo, logo se o mapa do lugar que você procura está incompleto é porque o desenvolvedor desse mapa não teve condições de melhora-lo por algum motivo, muitas vezes(não quero dizer que é caso) o desenvolvedor mora á 1500km do local pois não existe ninguém mais próximo disposto á desenvolver o mapa, e tenho certeza absoluta que desenvolvedor desse mapa está aberto á discutir com você os problemas desse mapa.
4)Muitas pessoas consideram o seu GPS como uma TV, onde se senta assiste o que quer desliga e vai embora, não que isso seja errado, para as pessoas que querem iteragir com o projeto, o TrackSource te dá essa possibilidade como nenhum outro, pois você pode entrar em contato com a própria pessoa que desenvove seu mapa, na sua lingua, e evoluir o que é de uso comum, daí vem o nome colaborativo.
5)Com os mapas Garmin(que também estão em desenvolvimento) se contribuir para futuras correções, isso não te exime de ter que pagar novamente US$80,00 pela próxima atualização.
6)Frequencia de atualizações, os mapas estaduais do TrackSource, em média são atualizados semanalmente, quando existem modificações criticas, as vezes as compilações acontecem mais que uma vez no mesmo dia.

Quando vier para São Paulo por exemplo você verá a diferença de traçado e roteamento, como disse depende muito do lugar e do tipo uso que gostaria de fazer.

De qualquer forma estamos abertos á receber suas contribuições para melhoramento dos mapas do projeto.

Abraços
Obrigado pela resposta, mabrogolia.

1- Quando mencionei que a questão do custo é irrelevante, quis dizer que era irrelevante para mim, apenas. O fato é que estou apenas atrás do melhor mapa disponível, e descarto os fatores envolvidos na obtenção, exceto se eu mesmo tenha que desenvolver o mapa que desejo.

2- Interessante saber disso, está aí uma informação da qual eu não tinha conhecimento. Farei uns testes com o TrackSource e com o CN em rodovia para verificar isto.

3- Isto é compreensível. Eu até mesmo estava refletindo que com o número ideal de pessoas no projeto, seria possível facilmente criar um mapa que bata de longe o City Navigator, tanto no que diz respeito ao mapeamento de ruas quanto na riqueza e frequência na atualização de POIs. Eu mesmo estou considerando começar a contribuir com este projeto. Já até fiz no Google Maps um esboço de 20 POIs aproximadamente, e as redondezas do meu bairro já ficaram bastante ricas em informação. Estou pensando em começar a mapear com mais seriedade e enviar para o TrackSource todas estas informações.

4- Isto é, de fato, bastante atraente.

5- Ponto válido, mas como já mencionei, descarto isso. Para outras pessoas, entretanto, isto é, sem dúvidas, uma vantagem crucial.

6- Isso é muito bacana, mas ainda assim o TrackSource parece não superar o City Navigator em alguns quesitos. Quem sabe esta frequência de atualizações possa significar algo grandioso a longo prazo.

Obrigado aos dois usuários pelas respostas. Algumas informações foram esclarecedoras, mas não mudaram muito meu ponto de vista.
De qualquer forma, não sou nem de longe contra o projeto. De fato, estou até mesmo pensando em contribuir, pois é muito relevante ideia de um mapa desbloqueável aberto para modificações.

Abraços.



mabroglia
Mensagens: 396
Registrado em: 19 Jan 2006, 08:10

Re: Quais as vantagens de utilizar o Tracksource?

#5 Mensagem por mabroglia »

Caesium 137

Lhe convido à fazer uma experiência:
Entre no site inscreva-se como desenvolvedor pegue um mapa da sua região para desenvolver(eu mesmo verifiquei que o município que você citou não existe) você contará com ferramentas "free" adiquiridas no próprio site, como o trabalho é voluntário você deve utilizar apenas o seu tempo livre, o compromisso mínimo com o grupo é que você faça uma atualização a cada 6 meses, e procurar atender as contribuições recebidas.
É sua chance de criar seu próprio mapa coisa que a Garmin jamais lhe concederá, e lhe garanto que sua visão mudará radicalmente após o seu primeiro mapa que partiu do zero ser compilado.

Abraços


Marco Aurélio Broglia
Nüvi 255W, Nokia E72 + Garmin MobileXT + Loadstone
Desenvolvedor Municipal Tracksource:
SP-São Paulo-Zona Leste
SP-Itanhaém/Hortolândia/Olímpia

Caesium 137
Mensagens: 7
Registrado em: 29 Jan 2011, 21:52

Re: Quais as vantagens de utilizar o Tracksource?

#6 Mensagem por Caesium 137 »

mabroglia escreveu:Caesium 137

Lhe convido à fazer uma experiência:
Entre no site inscreva-se como desenvolvedor pegue um mapa da sua região para desenvolver(eu mesmo verifiquei que o município que você citou não existe) você contará com ferramentas "free" adiquiridas no próprio site, como o trabalho é voluntário você deve utilizar apenas o seu tempo livre, o compromisso mínimo com o grupo é que você faça uma atualização a cada 6 meses, e procurar atender as contribuições recebidas.
É sua chance de criar seu próprio mapa coisa que a Garmin jamais lhe concederá, e lhe garanto que sua visão mudará radicalmente após o seu primeiro mapa que partiu do zero ser compilado.

Abraços
Estou seriamente considerando sua proposta.

Abraços.



Avatar do usuário
gcpeixoto
Mensagens: 19
Registrado em: 15 Ago 2008, 17:11

Re: Quais as vantagens de utilizar o Tracksource?

#7 Mensagem por gcpeixoto »

Caesium 137

Veja o meu exemplo (É lógico que cada caso é único).
No inicio de Janeiro de 2010, analizando os 3 mapas do Brasil para a minha região (Sul da Bahia) constatei:
- O City BR não tinha nada (ainda não tem). Com estradas deslocadas até a mais de 10 Km. As cidades, quando tinha uma rua, esta deslocada a mais de 300m. cidades pequenas, nem pesar.
- O Autoguia, não sei em outras regiões, mas na minha parece que foi copiado do mapa de papel da 4 Rodas e dos mapas de cidades do IBGE (Croquis), sem a preocupação de calibrar estes.
- O TRC, parecia mapa náutico, com mais rios e córregos que estradas e ruas e somente as cidades grandes.
Em resumo, não tinha mapa da região
.
Como minha cidade já tinha desenvolvedor, resolvi iniciar com uma cidade pequena próxima (Itagimirim-BA) e colaborar com o então desenvolvedor de Porto Seguro, que morava a 500 Km daqui.
Com o passar do tempo, aprendi, peguei outras cidades. Criei coragem e parti para as médias e grandes. Hoje estou desenvolvendo 70 cidades da região (todas) e tenho certeza que os viajantes podem confiar no TRC-BRASIL, aqui no sul da Bahia e nordeste de Minas (erros existem, mas cada dia menos). Confira.

Esperamos voce no time.

Gilberto



mabroglia
Mensagens: 396
Registrado em: 19 Jan 2006, 08:10

Re: Quais as vantagens de utilizar o Tracksource?

#8 Mensagem por mabroglia »

E o coitado com 70 mapas nas costas ainda se sente feliz :lol:


Marco Aurélio Broglia
Nüvi 255W, Nokia E72 + Garmin MobileXT + Loadstone
Desenvolvedor Municipal Tracksource:
SP-São Paulo-Zona Leste
SP-Itanhaém/Hortolândia/Olímpia

Avatar do usuário
regis
Mensagens: 334
Registrado em: 13 Jun 2008, 21:44
Contato:

Re: Quais as vantagens de utilizar o Tracksource?

#9 Mensagem por regis »

Prezado autor do tópico, cujo nome eu imagino não seja o do elemento químico... ;-)

A pergunta é pertinente, desde que formulada de outra maneira: "Porque usar o Tracksource, se existem mapas melhores?".

A minha resposta é simples: Aqui na minha cidade, os mapas da Garmin são inúteis. As ruas estão deslocadas, as mãos de direção estão erradas, importantes avenidas que foram duplicadas há mais de dez anos ainda não aparecem.
E Caxias do Sul não é uma cidade pequena. É a maior cidade do interior do Rio Grande do Sul. Demorei um ano para terminar o mapa, dedicando uma hora por dia, em média.

Eu sugiro que você experimente os mapas disponíveis. Os mapas do projeto tracksource (gratuitos), os mapas da Garmin e Autoguia (pagos). O City Navigator é vendido pela Garmin por um preço bem razoável (acho que 99 reais por ano). E simplesmente use aquele que achar melhor para a sua região ou cidade.

E se você quiser vir para o lado dos desenvolvedores, verá que desenvolver seu próprio mapa é uma atividade bem bacana e divertida.


Régis Candeia
Caxias do Sul - RS
Pirataria é crime. Não roube navios.

Avatar do usuário
Hélcio Assis
Mensagens: 1617
Registrado em: 18 Jan 2007, 16:33
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: Quais as vantagens de utilizar o Tracksource?

#10 Mensagem por Hélcio Assis »

regis escreveu:Prezado autor do tópico, cujo nome eu imagino não seja o do elemento químico... ;-)

A pergunta é pertinente, desde que formulada de outra maneira: "Porque usar o Tracksource, se existem mapas melhores?".

A minha resposta é simples: Aqui na minha cidade, os mapas da Garmin são inúteis. As ruas estão deslocadas, as mãos de direção estão erradas, importantes avenidas que foram duplicadas há mais de dez anos ainda não aparecem.
E Caxias do Sul não é uma cidade pequena. É a maior cidade do interior do Rio Grande do Sul. Demorei um ano para terminar o mapa, dedicando uma hora por dia, em média.

Eu sugiro que você experimente os mapas disponíveis. Os mapas do projeto tracksource (gratuitos), os mapas da Garmin e Autoguia (pagos). O City Navigator é vendido pela Garmin por um preço bem razoável (acho que 99 reais por ano). E simplesmente use aquele que achar melhor para a sua região ou cidade.

E se você quiser vir para o lado dos desenvolvedores, verá que desenvolver seu próprio mapa é uma atividade bem bacana e divertida.
- Boa tarde Caesium 137, considere também como se fossem minhas as palavras do Régis!


Abraços,
Hélcio G. Assis
276 C
Desenvolvedor de Sete Lagoas / Prudente de Morais / São João do Pacuí - MG
https://helciomoicano.webnode.com.br/
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique AQUI

Avatar do usuário
Rodrigo Piovesan
Mensagens: 51
Registrado em: 27 Jul 2010, 19:04

Re: Quais as vantagens de utilizar o Tracksource?

#11 Mensagem por Rodrigo Piovesan »

Caro, "Caesium 137"...

no dia 29 Jan 2011 as 21:52, vc postou essa duvida dizendo ser totalmente novo e que havia recebido seu Garmin nüvi 1490t há 3 dias.

Acredito que vc não tenha experiência suficiente para escolher o melhor mapa. No início eu também tive essa mesma duvida. Hoje, posso falar com consciência, pois sou desenvolvedor de Chapecó-SC e de mais 45 cidades do oeste de Santa Catarina.

Faça o que o Gilberto e outros amigos disseram, inicie no seu município.
É muito fácil e tenho certeza que vc fará muitos amigos. E o melhor, quando vc vir, pela primeira vez, um mapa ou uma simples rua criada por vc num GPS, vc não larga mais esse vicio.

Junte-se a nós. Eu e todos estamos à disposição para lhe ajudar.


Rodrigo Piovesan
Chapecó-SC
Desenvolvedor Municipal do Projeto Tracksource

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “TrackSource Geral”