Google Earth - Como Funciona

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
mdcastel
Mensagens: 9
Registrado em: 25 Jul 2008, 10:33
Localização: Monte Belo do Sul

Google Earth - Como Funciona

#1 Mensagem por mdcastel »

Google Earth - Saiba um pouco mais

1. O Google Earth surgiu do costume do Google de comprar boas idéias e turbiná-las. Em 2004, eles compraram a empresa Keyhole, criadora do Earth Viewer, uma espécie de Google Earth mais arcaico. A Keyhole, por sua vez, já fazia negócios com a empresa Digital Globe - dona do satélite Quickbird - que continuou sendo a maior vendedora de imagens para o Google Earth.

2. Lançado em outubro de 2001, o satélite Quickbird orbita ao redor da Terra a uma altura de 450 quilômetros. Sua capacidade de armazenamento é de 128 gigabytes. Viajando a uma velocidade média de 25 560 km/h, ele demora de um a três dias e meio para voltar ao mesmo ponto.

3. O Quickbird fotografa a superfície terrestre com diferentes níveis de zoom e resolução. Já notou a diferença das imagens de Las Vegas e São Paulo? Para locais muito procurados (como Las Vegas), o Google encomenda fotos melhores - e, portanto, mais caras. No zoom máximo, o Quickbird consegue clicar uma área de 1 km2 como se estivesse a 60 metros de altura.

4. Depois de tiradas, as fotos são enviadas para antenas que retransmitem o material para os laboratórios da Keyhole. Lá, os programadores juntam as fotos numa espécie de quebra-cabeça e depois mandam o arquivo para o Google, cuja sede fica na Califórnia.

5. Uma vez nos servidores do Google, usuários do mundo inteiro que baixaram o Google Earth podem conferir o resultado. Mas lembre-se de que essas imagens são de propriedade do Google. Portanto, se quiser usar imagens de satélite, prefira o World Wind, software da Nasa, livre de direitos autorais.

6. Nem tudo são flores. Temendo ações terroristas e defendendo segredos militares, governos do mundo inteiro entram na Justiça tentando censurar imagens estratégicas. E alguns conseguem: a imagem da casa do vice-presidente americano Dick Cheney, por exemplo, está totalmente desfocada.

7. O futuro do Google Earth é tornar as imagens tridimensionais. Enquanto isso não é feito com fotos, dá para o usuário criar digitalmente o volume de prédios, montanhas ou até da própria casa. Para isso, o próprio Google criou uma ferramenta para desenhar modelos 3D, o Google SketchUp (http://sketchup.google.com).
Veja "Roma Antiga" no Google Earth (>>Camadas>Galerias>Roma Antiga)
Fonte "Mundo Estranho" Editora Abril.

8 - Sobre as datas que aparecem em baixo a esquerda, são as datas da fotografia aerea. É comum, numa mesma area termos duas datas diferentes, pois a imagem mais nova, não cobriu a mesma area anterior e até por vezes não houve uma cobertura igual, detalhe que pode ser visto, no traçado das estradas, que em certos trechos elas não estão unidas perfeitamente, como bem podem analisar neste ponto( 28°39'15.97"S - 51°47'2.94"O - coloquem num marcador), bem visivel em torno de 1000m(altitude do ponto de visão). Notem tambem a diferença de imagens. A da esquerda é bem antiga, de baixa qualidade e nem tem data. Quanto mais nova, melhora a qualidade.
abraço
Moacir



Avatar do usuário
regis
Mensagens: 334
Registrado em: 13 Jun 2008, 21:44
Contato:

Re: Google Earth - Como Funciona

#2 Mensagem por regis »

Muito interessante, obrigado por compartilhar!


Abraços


Régis Candeia
Caxias do Sul - RS
Pirataria é crime. Não roube navios.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Google Earth”