Antena Nacional

Mensagem
Autor
rpfernan
Mensagens: 31
Registrado em: 05 Nov 2006, 11:06
Localização: São Paulo
Contato:

Antena Nacional

#1 Mensagem por rpfernan »

Pessoal encontrei alguns comentários no site MundoGEO sobre o lançamento de antena nacional para GPS. Conforme reportagem trata-se de uma antena de bom desempenho e mais barata que as importadas.
Alguém já usou essa antena? (ver site: http://www.wavekey.com.br/produtos.html ). Estou interessado em adquirir antena para o meu GPSMap 60CSX. Agradeço se pudesse receber sugestão de modelos e lojas na cidade de São Paulo.

Obrigado

Roberto


Roberto P. Fernandes

Avatar do usuário
derrick
Mensagens: 13
Registrado em: 22 Set 2005, 16:53
Localização: Cataguases - Minas Gerais
Contato:

#2 Mensagem por derrick »

Roberto, tambem tenho interesse em comprar uma antena dessas.


[]'s
Derrick Albert Mackenzie
Pajero TR4 - Garganta Profunda
Cataguases - MG S 21º24,098' W 42º41,823' (32)9984-8808 derrick.mackenzie@gmail.com

rpfernan
Mensagens: 31
Registrado em: 05 Nov 2006, 11:06
Localização: São Paulo
Contato:

#3 Mensagem por rpfernan »

Derrick, falei com o properietário, ele me informou que no meu caso, GPSMap 60CSx não haverá ganho pois meu GPS já possui alguns features embutidos que otimizam a captação. Excessão seria o uso em alguns veículos como o Peugeot onde a laminação do vidro atrapalha. Seria interessante entrar em contato por tel com a loja para saber de preço, forma de entrega, e avaliar se no seu caso a antena é aplicável. Ouvi falar muito bem da antena. Se adquirir depois informa se está satisfeito. Que eu me lembro não era cara, mas não me recordo exatamente o preço. melhor ligar.


Roberto P. Fernandes

Avatar do usuário
Igor
Mensagens: 205
Registrado em: 22 Set 2005, 00:06
Localização: Caxias do Sul - RS
Contato:

#4 Mensagem por Igor »

Desculpem, mas ou o cara disse besteira ou a antena é ruim.

Mesmo sendo um 60CSx (ou Cx), a antena externa deve sim melhorar a recepção.
não importa o algoritmo de processamento e a sensibilidade, o sinal será prejudicado por estar dentro do carro.


͍gor Tschoepke Goedel
eTrex 30
igortg arroba gmail ponto com

rpfernan
Mensagens: 31
Registrado em: 05 Nov 2006, 11:06
Localização: São Paulo
Contato:

#5 Mensagem por rpfernan »

Pois é achei curioso o que o p´roprio fabricante da antena comentou, mas Também o pessoal da GPScenter teve a mesma opinião. Como engenheiro eu diria Como uma antena pode funcionar da mesma forma dentro e fora do carro? não dá ao meu ver. Obrigado pela opnião estou começando a ficar propenço em adquirir a antena nacional.


Roberto P. Fernandes

Jdesousa
Mensagens: 21
Registrado em: 12 Jun 2007, 13:49
Localização: Santo André
Contato:

#6 Mensagem por Jdesousa »

Senhores,
Alguém poderia me informar qual é a voltagem disponível no conector de antena externa do 60CS ?

Só para elucidar a informação quanto ao uso ou não de antena externa: O 60CS possui uma antena interna do tipo Helix, que é a melhor opção para GPS portateis, pois a mesma possui uma capacidade de recepção omnidirecional (todas as direções)...já uma antena externa geralmente é do tipo patch e direcional.
É valido usar uma antena externa se a mesma for colocada do lado de fora do carro ou mesmo em cima do painel, para compensar a perda de parabrisas blindados contra rádio frequência, como é o caso do Pegeout.
Em carros com parabrisa normal, a antena patch não fará muita diferença.
Visite a página produtos da Wavekey e conheça os novos modelos para Navegadores como o NAV 200 da Delphi e a antena Naútica :
http://www.wavekey.com.br
Atenciosamente,
Jefferson Sousa


Jefferson Sousa
Wavekey

Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

#7 Mensagem por nqnnospam »

Pela lógica a mesma que estiver alimentando o GPS, ou seja, 3V quando estiver funcionando com pilhas, ou a tensão da alimentação externa (o 60CSx suporta uma ampla faixa, estou sem meu manual aqui, mas basta consultar o manual no site da Garmin).

Notar que nas especificações técnicas de antenas externas para 60CS/C/CSx, a faixa de tensão de alimentação é sempre ampla (2.5V à 12V, apesar do 60CS/C/CSx trabalhar numa faixa maior):

Exemplos:

UM
DOIS
TRÊS


Ao comprar uma antena externa, deve ser observado se a mesma é a prova d'água, e se possui algum tipo de fixação. Para usar fora do carro de forma não permanente, recomendo as do tipo magnética.

Além disso, como sempre diz o Wallace, é interessante ter uma com conector BNC e usá-la com um cabo adaptador BNC-MCX (se o conector de antena do GPS for MCX, lógico). O conector MCX é muito frágil, além de difícil manuseio (muito pequeno e não tem onde segurar). Se o cabo da antena tem um MCX e ele quebra, é preciso cortar o cabo da antena para substituir, e pode ser complicado achar o conector avulso para comprar. Por outro lado, com um conector BNC, fica mais difícil de quebrar (mais robusto), e se o MCX do cabo adaptador quebrar é só trocar o cabo adaptador (mais barato e mais fácil de encontrar).

Deve-se Também escolher entre um conector 90º ou 180º, dependendo Também de como o GPS será fixado.

Eu tenho uma genérica que tem base magnética (conector MCX 90º). As vezes é até difícil removê-la do teto do carro, porque o ímã é muito forte. Sempre uso externamente, já que não vejo muito sentido em ter antena externa e usá-la dentro do carro. O conector MCX já está parcialmente danificado, e acho que logo terei que trocá-lo...


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Jdesousa
Mensagens: 21
Registrado em: 12 Jun 2007, 13:49
Localização: Santo André
Contato:

#8 Mensagem por Jdesousa »

Obrigado pela resposta.
Se o GPS é alimentado com 3V (pilhas) então a voltage disponível para a antena deve ser de 2,85V.
Sei que para alguns GPS mais antigos a voltage da antena é de 5V .
Queria ter certeza disso para afirmar a compatibilidade da nossa antena para este modelo de GPS...
Somos um fabricante nacional de antenas para GPS e nosso modelo BR5002 para GPS portáteis possui um range de 2,5V a 3,6V...e o consumo é bem baixo : entre 7 e 8 mA, o que contribui para a durabilidade das pilhas.
Convido-o a visitar nosso site para conhecer nossos produtos : http://www.wavekey.com.br
Fico à disposição para qualquer dúvida.
Atenciosamente,
Jefferson Sousa


Jefferson Sousa
Wavekey

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Cabos, antenas e suportes.”