TRACKSOURCE NÃO FUNCIONA NO NOVOS GARMIN 2012?

Mensagem
Autor
BRUXO SLS-MA
Mensagens: 40
Registrado em: 05 Jun 2012, 12:37

Re: TRACKSOURCE NÃO FUNCIONA NO NOVOS GARMIN 2012?

#41 Mensagem por BRUXO SLS-MA »

jpgon, porfavor leia e tente me explicar o que relatei no meu último post. O q será que aconteceu?



Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: TRACKSOURCE NÃO FUNCIONA NO NOVOS GARMIN 2012?

#42 Mensagem por jpgon »

BRUXO SLS-MA,
boa noite.
Uma coisa acabou de acontecer que me deixou intrigado: estava com o gps (2415lt) ligado, com bateria , sem estar ligado na entrada 12V do carro e sem rota pré estabelecida, o mapa que estava em uso era o Autoguia 3.08., e do nada, o GPS desligou, apagou. Tentei ligar e não voltou. Esperei uns instantes, conectei na entrada de 12V, liguei e ele respondeu positivamente.
Pergunto: será que ele apagou por não estar conectado na entrada 12v, ou o mapa que eu estava usando pode ter causado isso?
.
Interpretando o que voce expoe, no meu entendimento, acredito que o sistema pode ter parado de funcionar para preservar a bateria.
Motivo: quando voce ligou no fornecimento de energia(cabo veicular) ele retomou o funcionamento normal, usando o mesmo mapa Autoguia 3.08.


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

BRUXO SLS-MA
Mensagens: 40
Registrado em: 05 Jun 2012, 12:37

Re: TRACKSOURCE NÃO FUNCIONA NO NOVOS GARMIN 2012?

#43 Mensagem por BRUXO SLS-MA »

É VERDADE, PODE SER MESMO, UM ABRAÇO



Merks
Mensagens: 5
Registrado em: 04 Jul 2012, 16:55

Re: TRACKSOURCE NÃO FUNCIONA NO NOVOS GARMIN 2012?

#44 Mensagem por Merks »

JPGON, num tópilco aí atrás vc diz para deixarmos no cartão apenas duas pastas... MAP e POI, ocorre que comprei um Nuvi 3460lt e quando fui registrá-lo no site da Garmin me foi avisado que para atualização do mapa "América do Sul + Flórida" (que vinha com o gps) seria usada parte da memória do cartão.
Foi criada no cartão uma pasta chamada Garmin, e lá dentro tem 4 arquivos gmapprom.
Pergunto: deixo as 3 pastas?
Estou apanhando muito com este gps e tudo o que preciso é de um mapa com as rotas do Jalapão - viajo sozinho pra lá em setembro e ainda não consegui nem instalar o tracksource... muito menos as rotas disponíveis no wiclok...
Muito obrigado pela ajuda!!!!



Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: TRACKSOURCE NÃO FUNCIONA NO NOVOS GARMIN 2012?

#45 Mensagem por jpgon »

Merks,
Boa noite.

Acredito que o seu GPS Garmin nuvi 3460LT tenha 2GB de memória interna, e por isso o sistema utlizou automaticamente o cartão de memória para instalar uma parte dos arquivos de atualização.
Para isso ele cria a pasta Garmin no cartão.
Voce deve mantê-la com os arquivos que o sistema criou dentro dela.
Para mapas suplementares (TRC 12.07 e Autoguia 3.09), voce os instala na pasta Map.
Para os arquivos Poi.gpi de alertas (radares, semáforos radar, lombadas, policia, etc) devem ser instalados na pasta Poi do cartão de memória.


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

Merks
Mensagens: 5
Registrado em: 04 Jul 2012, 16:55

Re: TRACKSOURCE NÃO FUNCIONA NO NOVOS GARMIN 2012?

#46 Mensagem por Merks »

Jpgon! Muuuuuito obrigado!

Parece que deu tudo certo com o Tracksource e com os Pois.

Abusando de sua boa vontade e de seus conhecimentos, você saberia dizer onde instalo os arquivos GPX que baixamos, por exemplo, do wikiloc.com.

Há uma pasta GPX dentro da pasta Garmin, no cartão, e outra, também gpx, na memória interna do gps.

Já tenho rotas salvas em ambas, mas elas não "aparecem" no mapa.

Mais uma vez, obrigado. Abração!



Merks
Mensagens: 5
Registrado em: 04 Jul 2012, 16:55

Re: TRACKSOURCE NÃO FUNCIONA NO NOVOS GARMIN 2012?

#47 Mensagem por Merks »

Opa... segue aí a resposta para a minha pergunta acima, dada em outro tópico pelo Angelone!

Merks, até se consegue enviar as trilhas para os nuvis pelo Basecamp, eles vao para o arquivo temp.gpx da pasta GPX da memória interna, mas o gps nao consegue lê-lo, seguramente por questões de estratégia da Garmin, que nunca oferece todos os recursos em um unico modelo. Os hand helds (de mão), montanas e alguns poucos suportam oficialmente o recurso. Felizmente há uma saída para isso, sem muito trabalho (só um pouco, rs..). O tracklog (trilha) deverá ser transformado em rota, editado para diminuir drasticamente seus pontos e enviado para o GPS (modelos q suportam rotas).
O procedimento é o seguinte: com o gps conectado no micro e o Basecamp acionado, importar a trilha (tracklog) que interessa, que deverá aparecer na coluna da esquerda em Library. Clicando sobre ela, informaçoes vao aparecer na parte inferior da coluna, como waypoints, "trechos" q compõem a trilha, etc.. Com 2 cliques em cima do nome do tracklog na coluna de baixo ela aparece na tela da direita (no mapa, caso haja) e abre uma janela de informaçoes com todos os pontos da trilha, opçoes para alterar a cor, nome e, principalmente, a opçao “Create Route..”. Basta clicar nessa opçao e a rota estara criada, mas aqui há um passo importante: a trilha normalmente tem muiiitos pontos, de dezenas a milhares, dependendo da extensao, e os gps rodoviários qdo muito suportam rotas de 500 a 1000 (mais recentes como os 34xx). Entao há a necessidade de eliminar a quase totalidade desses pontos, mantendo somente os pontos chave que permitirão que o gps nao recalcule a rota/trilha de forma aleatória e altere nosso planejamento. Quando se clica em Create Route aparecerá uma janela perguntando o numero maximo de pontos da via (automático ou determinado pelo usuário) e em seguida as opçoes para se alterar os pontos da rota, nome, cor e, principalmente, o tipo de rota (o padrão é Direta, i.e., fora das vias, escolha Automotiva!). Os pontos de rota ainda podem ser apagados ou editados, basta ir selecionando os pontos na janela aberta (q vao aparecendo na trilha mostrada no mapa) e ir apagando, um por vez ou um conjunto deles. Findo essa etapa o processo estará pronto. Agora é só enviar para o GPS. Com o botao direito em cima do arquivo selecionado na coluna da direita, parte inferior, clicar novamente com o botao direito do mouse e escolher "Send To" e selecionar em "Device" o seu gps (Nuvi xxxx). As rotas aqui aparecem com um icone verde ao lado e as trilhas com duas pegadas, escolha a correta!
Para abrir as rotas/trilhas no gps, nos modelos Convencionais: 14xx, 7xx, 8xx, 295W, 465... a rota vai para a pasta “Meus Dados” (menu Ferramentas) e deve ser “importada” para aparecer na pasta “Rotas”. Em seguida, selecione a rota importada e a opçao “Exibir mapa”. Confira no mapa se esta correta e clique em “Ir” para navegar por ela.
Nos modelos com novo sistema operacional: 24x5, 25x5, 34xx, 35xx, a rota é enviada para a pasta “Planej. Viagem” – Trip Planner - (menu Aplicativos) onde poderá ser conferida no mapa, editada ou navegada.
Confira outras possibilidades de envio de rotas no meu tópico viewtopic.php?f=438&t=53021
Bom proveito!!

OBS.: o mapa do projeto Tracksource possui inumeras trilhas, off-road e para caminhar, incorporadas. Confira antes se as q procura já nao faz parte do mapa para evitar um trabalho desnecessário.



DrDreh
Mensagens: 24
Registrado em: 30 Out 2010, 07:27

Re: TRACKSOURCE NÃO FUNCIONA NO NOVOS GARMIN 2012?

#48 Mensagem por DrDreh »

Chegou hoje meu Garmin 2415 e não aparece pasta system, nem o arquivo de mapa dentro da pasta garmin no gps. Já coloquei pra aparecer arquivos e pastas ocultas e tal.
Coloquei os POIs no cartão SD e ele reconheceu, agora o mapa na pasta Map do SD não vai de jeito nenhum.
Aliás a interface dele é bem diferente agora. E sempre que ligo aparece pra escolher o país e em seguida os termos de utlização, um texto enorme pra ler.
Alguém sabe algo?



Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: TRACKSOURCE NÃO FUNCIONA NO NOVOS GARMIN 2012?

#49 Mensagem por jpgon »

DrDreh,
Boa noite.

Para visualizar a pasta oculta .System:
Os mais recentes Nuvis (ano 2012) começando com o 30; 40; 50; 1XXX e incluindo as séries 2XXX: 34XX; 37XX contem uma pasta oculta .System.
Os arquivos mais importantes sobre os nüvi novos estão nessa pasta chamada .System.
Esta é uma pasta oculta, e para que você tenha condições de visualizar a mesma será necessário configurar o sistema operacional de seu computador para que a mesma seja visível.

• No PC crie uma pasta para alojar o backup (p.ex. /Backup Nuvi).
• No Windows (ref.Win 7), Iniciar/Painel de Controle, escolha
• Opções de Pasta.
• Orelha 'Modo de Exibição' > Desmarcar a opção “Ocultar arquivos protegidos do sistema” > e na mesma página é necessário marcar a opção 'Mostrar arquivos, pastas e unidades ocultas'.
Verificar se a opção na linha “Ocultar as extensões dos arquivos conhecidos”está desmarcada. Se estiver marcada, desmarque.
• Clique sobre Aplicar a todas as pastas e de OK.
• Plugar o GPS pela porta USB.
• Aguarde que o sistema operacional identifique o GPS, e leia os drives, pastas e arquivos existentes no equipamento, tal qual é feito com um Pendrive.
• Vão aparecer os drives do GPS e do cartão Micro SDHC que está alojado nele, cada um com sua identificação por uma letra.

Caso mesmo assim, você não consiga visualizar pelo Windows Explorer a pasta .System , será necessário mais um procedimento (em alguns nüvi série 2012 e mais recentes):

Como definir nos modelos de nüvi ano 2012 (dispositivos MTP) para se comportarem como drive USB (Mass Storage)

Provavelmente você deve ter notado um ícone no seu PC na cor amarelo, em vez do branco habitual, em sua tela quando o GPS nüvi está conectado na porta USB do seu PC:
isso acontece porque o nüvi está no modo MTP e a pasta .System não está disponível também.
Então, como configurá-lo para o modo de armazenamento?
a) Desconecte a unidade do computador.
b) Ligue o GPS e quando ele estiver na tela principal de inicialização operacional, pressione o ícone de volume.
c) Na tela de controle de volume, pressione e segure o canto superior direito do ecrã durante dez a vinte segundos (não há ícone lá, basta pressionar e segurar bem no canto superior direito).
d) A pagina " "Diagnostics" " vai aparecer.
e) Vá para baixo e escolha "Configurações" MTP (MTP Auto Detect)
Ele provavelmente vai dizer "Auto MTP Detectar".
f) Você quer e vai mudar isso para "Mass Storage",
g) e em seguida pressione Salvar.
h) Volte à página inicial de abertura do funcionamento do GPS. Desligue a unidade nüvi (Power Off).
Nota: A configuração de modo de armazenamento em massa permite que os programas da Garmin possam se comunicar com a unidade nüvi através do computador.


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

DrDreh
Mensagens: 24
Registrado em: 30 Out 2010, 07:27

Re: TRACKSOURCE NÃO FUNCIONA NO NOVOS GARMIN 2012?

#50 Mensagem por DrDreh »

Opa valeu!

Eu havia feito todo o procedimento da primeira parte, mas não apareceu a pasta .system
Vou tentar depois esse outro procedimento.

Agora o mapa tracksource no cartão SD não entendi porque não aparece no gps, tentei na pasta Map e pasta Garmin, com nome gmapsupp e outros.



normando
Mensagens: 16
Registrado em: 17 Jul 2009, 22:46
Localização: Inhapim

Re: TRACKSOURCE NÃO FUNCIONA NO NOVOS GARMIN 2012?

#51 Mensagem por normando »

Tenho o South America na memória interna e o tracksource no cartão SD.
Tente o seguinte:
Ao abrir a tela entre em "Configurações".
Entre em "MAPA E VEÍCULO"
Desça a barra de rolagem até "myMaps"
Acesse "myMaps" e habilite TRC_Brasil 13.02.
Não se é o correto, mas deixo apenas um mapa habilitado.
O meu GPS é um 2415.



DrDreh
Mensagens: 24
Registrado em: 30 Out 2010, 07:27

Re: TRACKSOURCE NÃO FUNCIONA NO NOVOS GARMIN 2012?

#52 Mensagem por DrDreh »

Consegui!!!! YUPI!!! Abriu a pasta .System kkkkkkkkkkk

Aqui dentro tem:
gmapbmap.img 49mb
gmapprom.img 358mb

Esse último deve ser o mapa da garmin certo?

Bom fiz o backup de todas as pastas.

Agora onde coloco o tracksource e com que nome?
Já tentei no SD nas pastas Map e Garmin, com nomes diferentes, e simplesmente não aparece no MyMaps, aparece somente o CN South America NT 2013.30 Brazil

Não sei mais o que fazer!



Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: TRACKSOURCE NÃO FUNCIONA NO NOVOS GARMIN 2012?

#53 Mensagem por jpgon »

DrDreh,
bom dia.
Leia este pequeno tutorial neste link:
http://www.portalgps.com.br/viewtopic.php?f=438&t=48102
ajudará a resolver a maioria de suas perguntas.
abs


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

DrDreh
Mensagens: 24
Registrado em: 30 Out 2010, 07:27

Re: TRACKSOURCE NÃO FUNCIONA NO NOVOS GARMIN 2012?

#54 Mensagem por DrDreh »

Vamos lá, esse aparelho chegou ontem pra mim, a sequência de menus aqui é:
Configuração => mapa => myMaps : e aqui só aparece o CN South America 2013.30 Brazil com aquela marquinha de selecionado, e mais nada. Se eu desmarco, o gps fica sem mapa.

Formatei o cartão SD em FAT32, criei pastas Garmin, Map e POI.
Os pois que coloquei no cartão o GPS reconheceu na mesma hora, e já instalou.
O mapa nem apareceu na lista de mapas.

Tentei os seguintes nomes:
gmapsupp.img
gmapsupp3.img
TRC13.02.img
TRC13_02.img
TRC1302.img

Tentei isso na pasta Map, e depois na pasta Garmin, nada deu resultado.
Ou sou muito burro e estou esquecendo algo, ou tá com defeito!
rsrsrsrs



Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: TRACKSOURCE NÃO FUNCIONA NO NOVOS GARMIN 2012?

#55 Mensagem por jpgon »

DrDreh,
Bao tarde.

Na pasta Garmin do cartao de memoria voce pode usar somente um mapa, e com o nome de gmapsupp.img.
Pode ser o TRC ou qualquer outro, mas somente um mapa.
Na pasta Map do cartao de memoria voce pode usar quantos mapas quiser, limitado somente a capacidade do cartao de memoria.
Nesta pasta Map voce deverá renomear os mapas de gmapsupp.img para (caso do TRC) para TRC13fev.img (observando que deverá manter o formato e extensao .img
Na pasta Poi do cartao de memória poderá colocar os arquivos .gpi
O GPS só vai avisar que tem novos arquivos, quando forem instalados novos arquivos na pasta Poi do cartao de memoria.
Para os mapas o GPS nao avisa da existencia deles, mas mostra em myMaps.
abs

PS. No outro forum onde postou mensagem igual, já foi respondido seu questionamento. Leia atentamente e interprete as informações repassadas. Serào de grande valia para o bom funcionamento so seu GPS.
Editado pela última vez por jpgon em 15 Mar 2013, 00:20, em um total de 1 vez.


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

normando
Mensagens: 16
Registrado em: 17 Jul 2009, 22:46
Localização: Inhapim

Re: TRACKSOURCE NÃO FUNCIONA NO NOVOS GARMIN 2012?

#56 Mensagem por normando »

Minha maneira Tabajara de transferir o TRC para a pasta map do cartão SD.
Abro a pasta MAP do cartão SD e removo o mapa instalado para a pasta backup que criei no pc.
Baixo a versão do TRC na pasta "TRC" que criei no PC. Descompacto o arquivo baixado.
Aí, com o botão direito do mouse arrasto o arquivo descompactado para a pasta "map" do cartão SD.
Simples, rápido e funciona sem nenhum problema.
mantenho o South America na memória do GPS,porque já faço a atualização direto do site Garmim sem ter que mexer em nada e o TCR no cartão SD.
O mesmo procedimento uso para atualizar os POIS fornecido pelo TCR que também deixo no cartão SD.

O TRC está no cartão como: "gmapsupp" em propriedades "gmapsupp.imag"

Desculpe o palavreado mas linguagem técnica pra mim é igual mandarim. :D



DrDreh
Mensagens: 24
Registrado em: 30 Out 2010, 07:27

Re: TRACKSOURCE NÃO FUNCIONA NO NOVOS GARMIN 2012?

#57 Mensagem por DrDreh »

Fiz download do TRC novamente, de outro servidor, para tentar outra vez, já perdi as contas de quantas vezes tentei. rs
Já formatei e reformatei o cartão, FAT32, já tentei vários nomes, pastas Map e Garmin, e nada!
Reli todo o tutorial, segui passo a passo.
Somente os POIs são lidos, o mapa não!
Continuo sem sucesso, até tirei print do cartão SD e fotos do GPS. Realmente não sei onde estou errando!!!
P.S. Postei sim em outro fórum pois não sei mais o que fazer, qualquer ajuda é válida.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem



jasgrafica
Mensagens: 1180
Registrado em: 25 Mar 2011, 13:27
Localização: Natal-RN

Re: TRACKSOURCE NÃO FUNCIONA NO NOVOS GARMIN 2012?

#58 Mensagem por jasgrafica »

DrDreh,

Está parecendo que vc deletou o arquivo gmapbmap.img - que é o mapa base mundial necessário para o bom funcionamento do GPS.
Normalmente ele fica na pasta oculta .System - verifique, se não estiver lá, busque-o do backup e reponha.

Na falta dele o GPS elege outro e não deixa desmarcar esse 'eleito'.
Pode ser isso...

[]s


Garmin Nuvi 3760
Desenvolvedor Municipal - RN/PI/MA

Avatar do usuário
Batedor
Mensagens: 1011
Registrado em: 18 Set 2008, 20:37

Re: TRACKSOURCE NÃO FUNCIONA NO NOVOS GARMIN 2012?

#59 Mensagem por Batedor »

... e essa hipótese é bem simples de verificar, mesmo sem "ver" se o mapa-base está lá.....

Basta tentar desmarcar esse único mapa aí... Se não conseguir, é porque o mapa-base não existe e esse está fazendo o papel dele, ficando, por conseguinte, bloqueado....

Abs.



DrDreh
Mensagens: 24
Registrado em: 30 Out 2010, 07:27

Re: TRACKSOURCE NÃO FUNCIONA NO NOVOS GARMIN 2012?

#60 Mensagem por DrDreh »

Está lá sim, antes eu nem conseguia ver a pasta System e também nao funcionava, com a ajuda de voces eu visualizei a pasta System e somente fiz backup, não mechi em nada.
Eu consigo desmarcar esse mapa que aparece, aí fica uma tela azul sem mapa nenhum.
Sinceramente desisto! Pior que esse mapa da Garmin é muito ruim aqui no estado!!!



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Serie Nuvi”