Mapas roteáveis para cidades - projeto tracksource

Espaço para dúvidas, problemas e sugestões gerais sobre o Projeto.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
BDG
Mensagens: 37
Registrado em: 24 Ago 2006, 18:29
Localização: Araraquara/SP
Contato:

Re: Mapas roteáveis para cidades - projeto tracksource

#41 Mensagem por BDG »

então acho que você deveria mudar um pouco sua proposta, pois eu tinha entendido que iriamos substituir o TrackMaker pelo MapEdit, mas pelo visto não é isso.
Me expressei mal no post anterior. Forçar uma Substituição prá todo mundo não é a minha idéia. Estou simplesmente expondo o que penso, e o que pratico. O mapa de Araraquara está Roteável, com a maioria das restrições e endereços, em grande parte porque o desenvolvedor daqui e eu, passamos a trabalhar com o Mapedit. não paralizamos o desenvolvimento esperando definições de padrões, simplesmente analisamos o que tínhamos em mãos, as alternativas, e trabalhamos bastante. Fiz um conversor MP->GTM, com isso atendemos ao padrão do grupo, e todo mundo fica feliz :) Mudou o padrão ? Eu altero meu conversor e pronto. Se alguém quiser trabalhar como o Ary e eu, terei prazer em enviar o conversor.

Hoje o padrão do grupo é exclusivamente GTM, mas o que impede que o padrão de envio de mapas passe a aceitar Também MP, já que ele é o formato padrão do cGPSMapper ? Compatibilidade com outros equipamentos ? Sem problemas, isso se resolve facilmente, já que o MP tem uma quantidade de informação que pode ser facilmente convertida prá outro padrão. Poderíamos, com o fim das discussões intermináveis sobre padrões, conversões, e outras coisas, ter tempo para converter mapas para qualquer outro fabricante de GPS (já me ofereci prá estudar isso), e quem sabe o grupo "Outras marcas de GPS" no fórum pode deixar de ter 0 mensagens. :)
Reafirmando, minha proposta não é extinguir ou substituir o GTM, é simplesmente ampliar o padrão, para aceitar Também MP.
Quem quer continuar a trabalhar com GTM, ótimo. Quem quer trabalhar com o Mapedit, ótimo Também, já que pula uma etapa no processo de compilação.
Quanto às contribuições, na minha visão, isso não seria trauma prá ninguém. Se quem contribui (prá um desenvolvedor que usa o Mapedit) gosta de trabalhar com o GTM, manda GPX. Quem gosta do Mapsource, manda GDB. Afinal, quem tem um GPS Garmin, provavelmente tem o Mapsource instalado, que gera arquivos GDB. Eu sei que pelo menos você, Wallace, e eu Também, temos a boa vontade de pegar qualquer contribuição, em qualquer formato, e converter. Mas já pensou se todas as pessoas que contribuem, enviassem as contribuições prá você no formato GTM ? Seria mais simples, certo ? Quando comecei a trabalhar com o Mapedit, eu pedi prá vários amigos e conhecidos me enviarem os tracklogs, (90% formato GDB, do Mapsource, 10% GPX salvos diretamente do cartão do GPS, e 0% GTM) e foi mais ou menos isso que aconteceu. Adicionei os tracks diretamente, acertei os nós, coloquei as mãos de direção, restrições, os números na rua, e pronto. Nunca mais vou mexer nessa rua, não interessa o que mude no padrão do grupo, pois ela está no padrão que interessa, que é aquele que o equipamento entende. Se precisar converter prá qualquer outro padrão, por força de decisões do grupo, sem problemas, pois tenho informações de sobra.

Quanto às suas outras colocações, não discordo de nenhuma delas. você tem seu modo de trabalho, eu tenho o meu, não dá prá comparar. Se você usa um recurso no GTM que é vital pro teu trabalho, e o mesmo não existe no Mapedit, realmente sua melhor opção é continuar no GTM. Prá mim, pode ser melhor abrir mão do recurso X, em troca do recurso Y. Mas pelo menos nós instalamos, testamos, conversamos, e escolhemos o que era melhor no momento.

O que quero dizer com tudo isso é:Trackmaker não é o único bom programa prá trabalhar com mapas. Eu acho que o projeto está progredindo, e as ferramentas que usamos podem não ser as melhores nesse momento, e temos alternativas. Mas eu vejo que muitas pessoas não querem nem olhar prás alternativas, e não tô falando isso nem de você Wallace, que sei que tentou, e nem de ninguém especificamente. O que eu questiono no projeto como um todo é o "TEM QUE SER GTM". As vezes eu acho que isso parece coisa de religião, um dogma, um paradigma, sei lá...GTM->BOM, Qualquer outro->não presta. :)

Como sempre, qualquer crítica ou opnião é benvinda.

Abraços,
Bento


GPSMAP 60 CSx
Garmin Mobile XT @ Nokia N95

Avatar do usuário
Igor
Mensagens: 205
Registrado em: 22 Set 2005, 00:06
Localização: Caxias do Sul - RS
Contato:

Re: Mapas roteáveis para cidades - projeto tracksource

#42 Mensagem por Igor »

Reafirmando, minha proposta não é extinguir ou substituir o GTM, é simplesmente ampliar o padrão, para aceitar Também MP.
Quem quer continuar a trabalhar com GTM, ótimo. Quem quer trabalhar com o Mapedit, ótimo Também, já que pula uma etapa no processo de compilação.
Bento, acho que tu está com essa idéia por desconhecer um pouco o processo que acontece depois que o mapa sai da mão do desenvolvedor.

Todo mapa, sem excessão, ao ser recebido, passa pelo validador. Se houver erros ele é recusado, senão, é aceito.
Se passássemos a receber Também MP imediatametne criaríamos um problema: como validar o MP? O validador hoje trabalha com o formato TXT do GTM. Teríamos que ter DOIS validadores? Para gerar o mapa para Trackmaker o Compilador teria que, além de verificar os mapas com os dois validadores e depois converter os MPs prá GTM prá depois fazer o processo 'normal'.
Textualmente talvez seja difícil de enxergar, mas isso gera um trabalho extra significativo para o compilador.

E até agora não entendi como seriam eliminadas as TAGs dos arquivos, como tu comentou num post anterior. não tem como ter um arquivo do GTM no padrão atual sem usar TAGs para diferenciar algumas coisas ou inserir algumas informações.


͍gor Tschoepke Goedel
eTrex 30
igortg arroba gmail ponto com

Avatar do usuário
BDG
Mensagens: 37
Registrado em: 24 Ago 2006, 18:29
Localização: Araraquara/SP
Contato:

Re: Mapas roteáveis para cidades - projeto tracksource

#43 Mensagem por BDG »

Se passássemos a receber Também MP imediatametne criaríamos um problema: como validar o MP?
Compilando o MP com o cGPSMapper, como (eu acho que) já é feito. O cGPSMapper reportou erros ? Mapa MP recusado, e relatório dos erros enviado ao desenvolvedor para correção.
E até agora não entendi como seriam eliminadas as TAGs dos arquivos, como tu comentou num post anterior. não tem como ter um arquivo do GTM no padrão atual sem usar TAGs para diferenciar algumas coisas ou inserir algumas informações.
Se a origem do mapa MP for txt do GTM, realmente não é possível eliminar as tags. Mas veja a situação de Araraquara: Eu tenho um mapa MP, completo, com roteamento. Ou seja, o compilador não precisa pegar o txt do GTM e suas tags prá converter, já que estou enviando o MP pronto. Mas o projeto precisa Também do mapa GTM, certo ? Sem problemas. Posso enviar o mapa GTM (que converti a partir do meu MP) ou posso enviar ao compilador o meu programa de conversão, e ele converte, se achar que vale à pena. Esse mapa não precisa das tags, já que não será usado para ser convertido prá MP.

Resumindo, vamos imaginar as situações possíveis (no meu ponto de vista, claro):

1-Cidade não roteada, ou roteada baseada em tags do GTM (o que acontece hoje):
O compilador faz exatamente o que já faz hoje:
Valida GTM
Converte GTM->MP
Compila MP para IMG

2-Cidade roteada, e o desenvolvedor enviou apenas o arquivo MP:
Compila MP para IMG
Converte MP->GTM (Usando o conversor MP->GTM, ele gera um mapa GTM "limpo", sem tags, para incluir no conjunto de mapas para o Trackmaker)
Valida o GTM

3-Cidade roteada, e o desenvolvedor enviou o MP e o GTM (que foi convertido por ele mesmo):
Compila MP para IMG.
Valida GTM, para incluir no conjunto de mapas do Trackmaker

Repare que o que proponho, que São as possibilidades 2 e 3, não acrescentam nenhum passo ao trabalho além do que é feito hoje. A não ser que exista algum outro problema, que eu não enxerguei, já que realmente eu não conheço a fundo o processo. O que sei é o que você me disse. Mas é prá isso que serve a discussão.

Abraços,
Bento


GPSMAP 60 CSx
Garmin Mobile XT @ Nokia N95

Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: Mapas roteáveis para cidades - projeto tracksource

#44 Mensagem por nqnnospam »

A validação é feita com o programa chamado Validador, e não com o cgpsmapper.

Uma vantagem do Validador é que, como foi desenvolvido especificamente com essa finalidade, produz mensagens mais explicativas. O cgpsmapper em geral retorna um erro numérico, sendo mais complicado identificar o erro.

Além disso, podemos distribuir o Validador (e o Conversor) para todos os desenvolvedores, e o cgpsmapper não. Assim os desenvolvedores podem testar o mapa antes de enviar para compilação. Se não tivéssemos o Validador, o mapa teria que ficar indo e voltando de/para o compilador, o que tornaria o processo todo mais moroso e complexo.

Sei que o Mapedit agora tem a função de verificar mapas, mas os tipos de verificação que ele faz não São os mesmos feitos pelo Validador (quem faz verificações equivalentes as do Mapedit é o Conversor). E o Validador verifica uma série de coisas importantes, como uso de abreviaturas válidas, uso apropriado das informações estendidas, uso de caracteres inválidos (que atrapalham o funcionamento dos índices de busca), detecção de elementos fora dos limites do mapa, consistência do mapa amarelo, etc.

Talvez para um desenvolvedor todas essas verificações não façam sentido, mas para a compilação elas São fundamentais, pois garantem o correto funcionamento e consistência dos mapas quando distribuídos na forma de um só mapset.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Avatar do usuário
BDG
Mensagens: 37
Registrado em: 24 Ago 2006, 18:29
Localização: Araraquara/SP
Contato:

Re: Mapas roteáveis para cidades - projeto tracksource

#45 Mensagem por BDG »

Além disso, podemos distribuir o Validador (e o Conversor) para todos os desenvolvedores, e o cgpsmapper não. Assim os desenvolvedores podem testar o mapa antes de enviar para compilação. Se não tivéssemos o Validador, o mapa teria que ficar indo e voltando de/para o compilador, o que tornaria o processo todo mais moroso e complexo.
Concordo totalmente, mas pode-se desenvolver um validador pro arquivo MP, como o Igor tinha me perguntado no post anterior. O desenvolvedor que quisesse trabalhar com o Mapedit, deveria usá-lo no lugar do validador de txt do GTM. Se o grupo achar interessante, posso desenvolver esse validador.
E o Validador verifica uma série de coisas importantes, como uso de abreviaturas válidas, uso apropriado das informações estendidas, uso de caracteres inválidos (que atrapalham o funcionamento dos índices de busca), detecção de elementos fora dos limites do mapa, consistência do mapa amarelo, etc.
Entendi Sérgio, essas outras checagens realmente eu não levei em consideração. Mas isso poderia ser resolvido com o validador prá MP.

Aí, os passos da compilação seriam os seguintes:

1 - O mapa enviado é GTM (o processo permanece o mesmo)
Valida-se o GTM, usando o Validador existente
Converte-se o GTM prá MP usando o Conversor existente

2 - O mapa enviado é MP
Valida-se o MP usando o validador que posso construir, se o grupo quiser
Converte-se o MP prá GTM, (prá usar nos mapas do Tracksource) usando o conversor que estou terminando

não haveria nenhum passo a mais e não seria necessário usar dois validadores pro mesmo mapa. Os passos seriam simplesmente diferentes. É claro que esse validador MP funcionaria "em lote", como o validador GTM existente, validando todos os arquivos MP de uma pasta, gerando logs independentes prá cada arquivo.

Agora fugindo um pouco do assunto: Minha proposta não é complicar a vida de ninguém, muito pelo contrário. Sei que todo mundo aqui é voluntário, e dá muito valor ao seu tempo livre, assim como dou ao meu. É que vendo esse problema que amarra o desenvolvimento, que é preservar as informações de restrições e endereços, estou sugerindo uma saída diferente, que torne o processo mais simples e intuitivo, sem perda de informações, e na minha opnião o Mapedit é uma opção.
Bom, então acho que a única saída no momento prá quem quer desenvolver usando o Mapedit, é ter um conversor MP prá GTM, e continuar enviando GTM.
Se o grupo quiser, estou disponível prá desenvolver qualquer aplicativo necessário.

Abraços,
Bento


GPSMAP 60 CSx
Garmin Mobile XT @ Nokia N95

Avatar do usuário
paulocarvalho
Mensagens: 1316
Registrado em: 25 Set 2005, 19:24
Localização: Rio de Janeiro/RJ/Brazil
Contato:

Re: Mapas roteáveis para cidades - projeto tracksource

#46 Mensagem por paulocarvalho »

BDG escreveu:Bom, eu sugeri em outro tópico, que a partir do momento que se inicie o trabalho de roteamento em um mapa, deveríamos usar outro software, que suporte as funções de roteamento, como o GPSMapedit, por exemplo.

O que eu vejo como lado bom de usar o GPSMapedit:
- Ele suporta a criação de um mapa Roteável completo, com sentido das vias, restrições de manobras e numeração das ruas, intuitivamente, sem tags e tabelas.
- As contribuições podem ser inseridas sem problemas, pois ele aceita importação de arquivos no formato GPX (trilhas e waypoints)
- Todo o processo é absurdamente simplificado, sem conversões, validações, tags, tabelas, nada. O próprio programa tem sua rotina para checar erros, como proximidade de nós, por exemplo. Quando o erro aparece, você olha no mapa, corrige e pronto, nada de ficar trasportando NodeID's ou coordenadas prá poder editar no GTM, salvar de novo, e validar. Se existe um viaduto, você simplesmente clica no nó que está incorreto (não é um cruzamento ali) e escolhe: Desconectar nós. Simples assim.
- Ele gera diretamente o mapa .MP, já no formato correto prá compilação, nenhuma alteração ou correção é necessária.

O lado ruim, que me foi apontado pelo Igor:
- Ele é voltado para a criação de mapas para os GPS Garmin, dificultando e limitando a conversão dos mapas prá outros formatos.

Quanto ao lado ruim, pode até acontecer de um ou outro POI ou via poder ser descrito mais especificamente pelo GTM, para ser usado em outra marca de GPS, mas na minha opinião isso não justifica o trabalho todo que temos hoje. O GTM não tem como armazenar todas as informações que precisamos pro mapa Roteável, então precisamos de validações, conversões, tabelas, etc. prá converter o mapa. Por outro lado, o GPSMapedit gera o arquivo MP que tem informação de sobra prá converter prá GTM, ou qualquer outro formato, o que deixa o processo de conversão bem mais simples.
Eu me comprometi a desenvolver essa aplicação prá converter o arquivo .MP do GPSMapedit pro GTM, e essa aplicação está bem adiantada, o pessoal já fez uns testes, tem alguns bugs ainda, mas o que mais está 'emperrando' meu desenvolvimento, é a indefinição dos padrões. Como eu disse, o desenvolvimento é simples, pois o formato MP tem todas as informações necessárias, e o programa simplesmente descarta algumas que não São necessárias no GTM, como numeração de ruas, e restrições, por exemplo.
Acho que ao invés de ficar bolando saídas mirabolantes prá problemas complexos, que derivam de limitações de softwares e Também de padrões que restringem o desenvolvimento (os fontes do projeto só podem ser GTM) , poderiámos estar dedicando esforços à coisas que fazem mais sentido na minha opnião, como por exemplo, o novo padrão.
Tendo os novos padrões em mãos, eu garanto que em 15 dias ou menos, entrego o programa de conversão MP->GTM ,e aí teremos o arquivo MP, Roteável ou não, pronto prá compilação, e o GTM, com as informações que apenas interessam ao GTM, sem tags, nada.
Caso exista algum outro formato, como por exemplo um outro padrão proprietário de outra marca de GPS, eu me comprometo a fazer outro conversor, desde é claro, que eu tenha tempo hábil.

Bom, essa é a minha opnião, e como sempre, críticas São benvidas.

Abraços,
Bento
Tenho que tirar o chapéu...

Concordo plenamente. A idéia de gerar o mais simples (GTM) a partir do mais complexo (MP) que seria o único a ser editado (fonte) é mais viável.



Garmin Nüvi 255w
DM Rio de Janeiro Zona Oeste
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ
programador sênior do Tracksource.

Avatar do usuário
charlescbl
Mensagens: 83
Registrado em: 21 Mai 2007, 10:20
Localização: Juiz de Fora - MG

Re: Mapas roteáveis para cidades - projeto tracksource

#47 Mensagem por charlescbl »

paulocarvalho escreveu:
BDG escreveu:Bom, eu sugeri em outro tópico, que a partir do momento que se inicie o trabalho de roteamento em um mapa, deveríamos usar outro software, que suporte as funções de roteamento, como o GPSMapedit, por exemplo.

O que eu vejo como lado bom de usar o GPSMapedit:
- Ele suporta a criação de um mapa Roteável completo, com sentido das vias, restrições de manobras e numeração das ruas, intuitivamente, sem tags e tabelas.
- As contribuições podem ser inseridas sem problemas, pois ele aceita importação de arquivos no formato GPX (trilhas e waypoints)
- Todo o processo é absurdamente simplificado, sem conversões, validações, tags, tabelas, nada. O próprio programa tem sua rotina para checar erros, como proximidade de nós, por exemplo. Quando o erro aparece, você olha no mapa, corrige e pronto, nada de ficar trasportando NodeID's ou coordenadas prá poder editar no GTM, salvar de novo, e validar. Se existe um viaduto, você simplesmente clica no nó que está incorreto (não é um cruzamento ali) e escolhe: Desconectar nós. Simples assim.
- Ele gera diretamente o mapa .MP, já no formato correto prá compilação, nenhuma alteração ou correção é necessária.

O lado ruim, que me foi apontado pelo Igor:
- Ele é voltado para a criação de mapas para os GPS Garmin, dificultando e limitando a conversão dos mapas prá outros formatos.

Quanto ao lado ruim, pode até acontecer de um ou outro POI ou via poder ser descrito mais especificamente pelo GTM, para ser usado em outra marca de GPS, mas na minha opinião isso não justifica o trabalho todo que temos hoje. O GTM não tem como armazenar todas as informações que precisamos pro mapa Roteável, então precisamos de validações, conversões, tabelas, etc. prá converter o mapa. Por outro lado, o GPSMapedit gera o arquivo MP que tem informação de sobra prá converter prá GTM, ou qualquer outro formato, o que deixa o processo de conversão bem mais simples.
Eu me comprometi a desenvolver essa aplicação prá converter o arquivo .MP do GPSMapedit pro GTM, e essa aplicação está bem adiantada, o pessoal já fez uns testes, tem alguns bugs ainda, mas o que mais está 'emperrando' meu desenvolvimento, é a indefinição dos padrões. Como eu disse, o desenvolvimento é simples, pois o formato MP tem todas as informações necessárias, e o programa simplesmente descarta algumas que não São necessárias no GTM, como numeração de ruas, e restrições, por exemplo.
Acho que ao invés de ficar bolando saídas mirabolantes prá problemas complexos, que derivam de limitações de softwares e Também de padrões que restringem o desenvolvimento (os fontes do projeto só podem ser GTM) , poderiámos estar dedicando esforços à coisas que fazem mais sentido na minha opnião, como por exemplo, o novo padrão.
Tendo os novos padrões em mãos, eu garanto que em 15 dias ou menos, entrego o programa de conversão MP->GTM ,e aí teremos o arquivo MP, Roteável ou não, pronto prá compilação, e o GTM, com as informações que apenas interessam ao GTM, sem tags, nada.
Caso exista algum outro formato, como por exemplo um outro padrão proprietário de outra marca de GPS, eu me comprometo a fazer outro conversor, desde é claro, que eu tenha tempo hábil.

Bom, essa é a minha opnião, e como sempre, críticas São benvidas.

Abraços,
Bento
Tenho que tirar o chapéu...

Concordo plenamente. A idéia de gerar o mais simples (GTM) a partir do mais complexo (MP) que seria o único a ser editado (fonte) é mais viável.
O uso do MapEdit consumirá um novo aprendizado e adaptação de todos os desenvolvedores. Isto não é bom para o andamento das coisas, dependendo da disponibilidade de cada um.

Acho que a idéia da coordenação de desenvolver um Plugin para o TrackMaker, que faça as funções abaixo é a melhor solução hoje:

1 - Proporcionar a criação de uma aba Trilhas TrackSource para criação das trilhas
2 - Proporcionar a criação de uma aba Icones TrackSource para criação de POIs
3 - Proporcionar a edição de nós de roteamento para se colocar as restrições no próprio gtm (ainda que seja necessário o uso de uma tabela com ID de cada nó, mas que não se perca do gtm esta relação de união entre o id do nó e o id da restrição editada)
4 - Proporcionar a edição das trilhas para se acoplar a numeração de ruas, que posteriormente será usada no índice global dos navegadores Garmin.
5 - Talvez criar a opção de validador/conversor no próprio TrackMaker, para que ao se instalar o Plugin TrackSource sejam instaladas todas as ferramentas necessárias para desenvolvimento.

Feito isto, que já está em processo de idealização, tudo ficará perfeito e poderemos utilizar tal ferramenta para fazer tudo no próprio GTM.

Me corrijam, coordenadores, se me expressei errado em algum ponto, mas pelo que tenho conversado é isto que entendi sobre esta nova idéia.

Abraços a todos.

Charles
Mio P550 + GpsProxy + Garmin Que + TrackSource
GpsMap60CSx + TrackSource


Charles

Avatar do usuário
BDG
Mensagens: 37
Registrado em: 24 Ago 2006, 18:29
Localização: Araraquara/SP
Contato:

Re: Mapas roteáveis para cidades - projeto tracksource

#48 Mensagem por BDG »

Acho que a idéia da coordenação de desenvolver um Plugin para o TrackMaker, que faça as funções abaixo é a melhor solução hoje:
Com certeza. Se o Trackmaker tivesse as funções de roteamento e salvasse o arquivo como MP, tudo estaria resolvido. O problema, é que estamos falando de uma aplicação comercial, e que ao meu ver, tem como foco principal o rastreamento de veículos. não adianta nada a gente se prontificar a desenvolver um plugin, se isso não for uma prioridade pro Odilon. não estou dizendo em nenhum momento que ele não tem boa vontade de ajudar o projeto, só digo que ele tem os produtos dele e suas prioridades, afinal, é o sustento dele. Prá dizer o mínimo, creio que seria bem demorado ter uma Versão do GTM com esse plug-in (ou com todas as funções incorporadas diretamente no código fonte). Acho que não podemos nos dar ao luxo de esperar tanto prá poder dar continuidade aos mapas roteáveis, se temos opção. Opinião minha.
O uso do MapEdit consumirá um novo aprendizado e adaptação de todos os desenvolvedores. Isto não é bom para o andamento das coisas, dependendo da disponibilidade de cada um.
então Charles, mas a minha idéia é justamente deixar isso como opcional. Nada precisa parar, e nem mudar de rumo radicalmente. Continuamos desenvolvendo o plug-in pro GTM, e os desenvolvedores QUE QUISEREM trabalhar com o Mapedit nesse meio tempo, enviando os mapas roteáveis, tem essa opção. Quem quer continuar com o GTM, continua. E vai por mim, tem muitos desenvolvedores que estão trabalhando com o Mapedit, que ao contrário, está facilitando o andamento das coisas.
Tanto que hoje mesmo, o Alex criou um sub-forum pro Mapedit, dentro de Softwares e aplicativos, porque eu recebo pelo menos 1 ou 2 e-mails por dia de desenvolvedores com dúvidas e pedindo dicas. Tendo o fórum, fica mais fácil.
E por coincidência, eu comentei hoje com o Sérgio sobre o manual de roteamento que eu tinha feito pro Mapedit, e ele me pediu prá colocar uma cópia na página da Wikispaces do projeto. já está lá:http://tracksourcebrasil.wikispaces.com.então quem quiser conhecer o básico, já tem um manualzinho. está meia-boca ainda, mas está lá. :lol:

Abraços,
Bento


GPSMAP 60 CSx
Garmin Mobile XT @ Nokia N95

Avatar do usuário
charlescbl
Mensagens: 83
Registrado em: 21 Mai 2007, 10:20
Localização: Juiz de Fora - MG

Re: Mapas roteáveis para cidades - projeto tracksource

#49 Mensagem por charlescbl »

Bento,

Sua idéia é ótima, como Também a idéia do plugin.

O plugin será feito mesmo, através de dll e incorporado ao TrackMaker, desde que não prejudique o sistema comercial do sistema. será um add on ao TrackMaker, por conta e risco do usuário instalador.

Mas a idéia de se usar o MapEdit Também é excelente, desde que se tenha a opção de escolha no projeto.

Vamos ver o andamento das conversas e as opiniões de todos.

Abraços.

Charles


Charles

Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: Mapas roteáveis para cidades - projeto tracksource

#50 Mensagem por Wallace »

BDG escreveu:E por coincidência, eu comentei hoje com o Sérgio sobre o manual de roteamento que eu tinha feito pro Mapedit, e ele me pediu prá colocar uma cópia na página da Wikispaces do projeto. já está lá:http://tracksourcebrasil.wikispaces.com.então quem quiser conhecer o básico, já tem um manualzinho. está meia-boca ainda, mas está lá. :lol:

Abraços,
Bento
Muito bom o manual.
Só achei algo desatualizado.
Onde esta <MU=1>, agora é só <MU>
De toda forma, esta de parabens.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Forster

Re: Mapas roteáveis para cidades - projeto tracksource

#51 Mensagem por Forster »

Pessoal,

So um comentário sobre algo que merece ser lembrado... ao converter um mapa do GTM para o MapEdit devido a um update no mesmo, todas as informações de restrições inseridas no MP anterior São perdidas e devem ser inputadas no novo MP manualmente, de novo.. esse é um dos fatores complicantes em se usar o MapEdit, principalmente para mapas de cidades grandes.

A ideia de se trabalhar com as restrições no GTM seria ideal por não haver retrabalho, mas por outro lado existe a necessidade de desenvolvimento do SW como discutido acima.

Além destas opções, existe ainda a possibilidade (mencionada tb acima) de se utilizar o MapEdit como "ferramenta oficial" de desenvolvimento, e a partir dai, se gerar os outros mapas com informações derivadas (GTM, por exemplo). Mas isto é algo Também que tem seus contras, pois no que diz respeito a confecção dos mapas, o GTM é bem mais completo e facil de usar.

Acredito que a coordenação esteja justamente trabalhando com estas opções e se bobear mais algumas... mas acho que devemos aguardar mais um pouco, pois estamos passando por várias mudanças, e como se diz por ai, muita calma nesta hora :-)

Abraços.



Avatar do usuário
BDG
Mensagens: 37
Registrado em: 24 Ago 2006, 18:29
Localização: Araraquara/SP
Contato:

Re: Mapas roteáveis para cidades - projeto tracksource

#52 Mensagem por BDG »

Muito bom o manual.
Só achei algo desatualizado.
Onde esta <MU=1>, agora é só <MU>
De toda forma, esta de parabens.
Obrigado Wallace !
Vou acertar isso, e Também adicionar mais umas coisas.
Quanto tiver um tempinho, vou Também criar um outro manual, digamos "avançado", falando do endereçamento, níveis de zoom e Também documentar a estrutura do arquivo MP.
So um comentário sobre algo que merece ser lembrado... ao converter um mapa do GTM para o MapEdit devido a um update no mesmo, todas as informações de restrições inseridas no MP anterior São perdidas e devem ser inputadas no novo MP manualmente, de novo.. esse é um dos fatores complicantes em se usar o MapEdit, principalmente para mapas de cidades grandes.
então Forster, se o desenvolvedor quiser usar o Mapedit e apenas ele, não tem que se preocupar com isso. Acho que você está se referindo à situação em que o desenvolvedor quer trabalhar com o Mapedit E o GTM, certo ? Aí não compensa mesmo. Se passar a trabalhar com o Mapedit, não pode mais inserir contribuições no mapa GTM, senão perde todas as restrições e endereços quando for converter esse GTM prá MP. Ele pode usar o GTM prá trabalhar nas contribuições, e depois exportar o arquivo prá inserir no mapa "oficial", no Mapedit, mas acho isso trabalhoso demais. O desenvolvedor tem que analisar bem o custo/benefício, e principalmente, aprender a usar bem o Mapedit antes de fazer a mudança. Mesmo porque, não adianta muito o desenvolvedor querer implementar o roteamento num mapa, se faltar metade do traçado das vias.
Além destas opções, existe ainda a possibilidade (mencionada tb acima) de se utilizar o MapEdit como "ferramenta oficial" de desenvolvimento, e a partir dai, se gerar os outros mapas com informações derivadas (GTM, por exemplo). Mas isto é algo Também que tem seus contras, pois no que diz respeito a confecção dos mapas, o GTM é bem mais completo e facil de usar.
É o que eu tinha dito antes. Se faltar muito traçado no mapa, pode compensar continuar com GTM. não que não dê prá inserir contribuições com o Mapedit, dá sim, mas no GTM é mais fácil. O que eu venho propondo, é usar o Mapedit na etapa onde o mapa está praticamente completo, faltando apenas o roteamento. Dá prá dividir a confecção do mapa em 2 partes: O traçado, feito com o GTM, e o roteamento, feito com Mapedit. já que ainda não temos um software que faça bem as duas coisas, creio que devemos usar o melhor de cada um deles, dependendo do estágio de desenvolvimento.

Abraços,
Bento


GPSMAP 60 CSx
Garmin Mobile XT @ Nokia N95

Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: Mapas roteáveis para cidades - projeto tracksource

#53 Mensagem por Wallace »

não pode esquecer que alem do mapa com roteamento temos o mapa do Trackmaker, muito util pela posibilidade de busca de nome das vias.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Avatar do usuário
BDG
Mensagens: 37
Registrado em: 24 Ago 2006, 18:29
Localização: Araraquara/SP
Contato:

Re: Mapas roteáveis para cidades - projeto tracksource

#54 Mensagem por BDG »

não pode esquecer que alem do mapa com roteamento temos o mapa do Trackmaker, muito util pela posibilidade de busca de nome das vias.
não esqueci não Wallace, estou trabalhando (entre outras coisas) prá adaptar o conversor MP-GTM pro novo padrão.
Quando ele estiver terminado, eu aviso.

Abraços,
Bento


GPSMAP 60 CSx
Garmin Mobile XT @ Nokia N95

drsrg
Mensagens: 1
Registrado em: 16 Out 2007, 11:56

Re: Mapas roteáveis para cidades - projeto tracksource

#55 Mensagem por drsrg »

Saudações!

Adianto que li este e alguns outros tópicos, mas sinto-me como um asno diante do Taj Mahal.

Estou abismado com a seriedade com que algumas pessoas estão levando este projeto.
Espero ajudar de alguma forma.
Entretanto, tenho algumas dúvidas (espero não estar muito fora do tópico)
1- Minha cidade (Boa Vista - Roraima) tem um mapa simples (digo sem roteamento), mas que poderia melhorar bastante sua cobertura (ruas, bairros e afins). Como posso ajudar?
2- A partir deste mapa que citei acima, qual a maneira de torná-lo Roteável?
3- O mapa (considerando já Roteável), do quesito anterior, funcionaria com o PathAway? (tenho um Palm TX, que uso com um GPS BT e o PathAway)

Agradeço a ajuda e a compreensão com minha ignorância no assunto.

[[]],

Sérgio Stella



Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: Mapas roteáveis para cidades - projeto tracksource

#56 Mensagem por Wallace »

Recomendo entrar o contato com o desenvolvedor do mapa.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “TrackSource Geral”