endereços e Restrições

Espaço para dúvidas, problemas e sugestões gerais sobre o Projeto.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
casaretto
Mensagens: 162
Registrado em: 20 Set 2005, 18:49
Localização: Balneario Camboriu SC
Contato:

Endereços e Restrições

#1 Mensagem por casaretto »

Pessoal

Quanto a alimentação de endereços e restrições, como disse o Foster, achamos que não é a hora ainda. O Mapedit se baseia no ID dos nós, que é perdido na rodada subsequente do Conversor.
A planilha, pretendeu fugir disso e se baseia no nome dos cruzamentos. Cada um tem seus defeitos. Sa as ruas estão já todas muito bem definidas e não há mudanças, a planilha é mais indicada, mas mesmo assim é precária, pois foi feita somente para validar os testes que estávamos fazendo e a pseudo interface gráfica que apresenta os cruzamentos falha muito na interpretação das informações. Além disso, ele exige que seja gravado em formato ESRI, o que dificulta mais um pouco.

Eu aconselho o uso da planilha uma única vez, porque ele monta a listagem das ruas em ordem alfabética. No GTM não temos essa visão e com isso, podemos corrigir muitos erros de grafia que de outra forma não é percebido. Esta correção inicial é fundamental para quem quiser continuar a usar, pois se a via for corrigida depois, suas informações serão perdidas.

Para quem quiser testar, não há problemas, tudo funciona, mas como alimentar os endereços exige muito trabalho, isto poderá causar frustração em caso de perda.

Paulo


Paulo Casaretto F
Baln Camboriu - SC
Não respondo mensagens privadas.

Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: Endereços e Restrições

#2 Mensagem por Wallace »

Eu ainda não sei se preciso usar a planilha obrigatoriamente ou não.
Estou colocando as TAG no .gtm e criando os .mp sem problemas.
E estou usando o MapEdit para verificar os roteamentos.
Se esta ok mando para compilação.
Se tem algum problema volto ao .gtm faço os acertos e retomo o processo.
Estou fazendo algo errado ou falta fazer mais alguma coisa?


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Avatar do usuário
casaretto
Mensagens: 162
Registrado em: 20 Set 2005, 18:49
Localização: Balneario Camboriu SC
Contato:

Re: Endereços e Restrições

#3 Mensagem por casaretto »

Wallace

Se o Conversor não acusar erros, o mapa está pronto para roteamento e não é necessário usar nem o Mapedit nem a planilha.
O Mapedit altera o .mp para Versão mais antiga, fazendo com que algumas formatações sejam perdidas. Deaaconselhamos seu uso e a planilha só serviu para testar a alimentação de endereços e restrições. Nenhum dos dois necessita ser utilizado.

Paulo


Paulo Casaretto F
Baln Camboriu - SC
Não respondo mensagens privadas.

Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: Endereços e Restrições

#4 Mensagem por Wallace »

Como falei só abro no MapEdit para testar os roteamentos.
já achei erros fazendo este procedimento.
Eu não modifico nada nem salvo no MapEdit.
Assim o .mp é o original criado pelo conversor.
Acho que é uma boa opção a do MapEdit já que assim pode ser posivel descartar futuros testes e demora para localizar a arrumar erros.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Forster

Re: Endereços e Restrições

#5 Mensagem por Forster »

Casaretto,

Se a ideia é não alterar os mapas no MapEdit, e a planilha não é recomendada, como fazemos para implementar as restrições? Lembro de um post do Sergio criticando mapas roteaveis que indicam manobras malucas, que é o que aconteceria com um mapa gerado com o conversor e sem as restrições de manobra implementadas, seja com o MapEdit ou com a planilha.

Abraços.



Avatar do usuário
casaretto
Mensagens: 162
Registrado em: 20 Set 2005, 18:49
Localização: Balneario Camboriu SC
Contato:

Re: Endereços e Restrições

#6 Mensagem por casaretto »

Foster

Temos duas opções.
Lançamos os mapas inicialmente assim, com algumas deficiências, como falta de endereços e restrições.
não lançamos nada e ficamos esperando alguns anos a solução final, definitiva e perfeita.
Quando falei anos, é anos mesmo. Lembre que o estadual roteavel, foi lançado no início do ano passado.
A evolução é um processo e por mais que a gente queira chegar lá, tudo tem seu tempo.

Se vc quer mesmo alimentar restrições use um dos dois.
Posso lhe garantir que alguns dos meus mapas estão com restrições (Balneario Camboriu) e já tiveram um terço da cidade com endereços completos. Eu uso a planilha porque fiz inicialmente duas coisas. Acertei todos os nomes e dividi todas as vias com mais de 60 nós, como manda o Conversor. Com isto, a memória fica preservada com a planilha e eu não perco nada.


Paulo


Paulo Casaretto F
Baln Camboriu - SC
Não respondo mensagens privadas.

Forster

Re: Endereços e Restrições

#7 Mensagem por Forster »

Casaretto,

Eu concordo com voce que ficar parado esperando não é a melhor opção, e acho que o que precisamos é exatamente o que voce fez: recomendações de como fazer. Todos estamos anciosos para termos os mapas roteaveis (muito mais voces que estão nisso ha anos, do que eu, que estou ha alguns meses), e as vezes fico um pouco perdido em como fazer. "MapEdit não é recomendável, mas a planilha Também não" fica meio "solto e é um tanto quanto desconfortante, acho que vc concorda comigo. Acho que algo como "apesar de não ser garantido pois estamos em testes ainda e voce pode perder seu trabalho, mas faça assim" é algo mais encorajante :-)

Eu diria que seu post acima ja ajuda bastante, pois afinal de contas, se vc ja colocou um terço da cidade com endereços completos, eu arriscaria fazer tb...

Abraços.

PS: A propósito, estou com problemas na planilha versao 3.4 igual estava na 3.3. Sou só eu?



Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: Endereços e Restrições

#8 Mensagem por nqnnospam »

Comentando:

1) Pode-se usar o mapedit para visualizar o mapa PFM (.mp), com o cuidado de não gravar nada.

2) Pode-se usar o Mapedit para incluir restrições, com o cuidado de desabilitar o "snap to grid" dele, porque isso altera a posição dos nós, e já deu bode para algumas pessoas. Observar que é possível:

- converter o .gtm com Conversor
- fazer uma cópia do arquivo .mp
- abrir esta cópia no Mapedit e inserir as restrições
- abrir o arquivo produzido no item anterior com um editor de textos (notepad, por exemplo) e dar um copy nas restrições (ou gravar num arquivo separado, há várias formas de fazer).
- copiá-las para o arquivo .mp original (usando o notepad, por exemplo)

Isso evita o problema do "Snap to grid", além de uma série de outras modificações que o GPSMapedit faz no arquivo, mencionadas pelo Paulo. Em versões anteriores do GPSMapedit essas outras modificações corrompiam o arquivo gerado pelo Conversor. Contudo, parece que nas versões mais recentes este problema foi corrigido. Eu, pelo menos, não percebi nada.

Observar que o problema do Snap do Grid existe em todas as versões do Mapedit.

3) Pode-se usar o Mapedit para inserir endereços Também.

Por fim, notar que:

É quase certo (99.999999%) que todas as informações de endereços e restrições inseridas no arquivo PFM (.mp) com o uso do Mapedit serão perdidas na próxima conversão.

Neste aspecto (preservação de informações), é melhor usar a planilha de endereços do Paulo, que tem recursos para tentar evitar a perda de informações. Contudo ela não é infalível.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Forster

Re: Endereços e Restrições

#9 Mensagem por Forster »

nqnnospam escreveu:É quase certo (99.999999%) que todas as informações de endereços e restrições inseridas no arquivo PFM (.mp) com o uso do Mapedit serão perdidas na próxima conversão.
99.999999% é diferente de 100% :-D

Existe alguma opção para tentar preservar as restrições inseridas no .mp? A única ideia que passou pela minha cabeça seria gerar outro .mp com as alterações e colar sobre o .mp ja alterado, mas além de dar um trabalho danado para o desenvolvedor fazer issso, o risco de inconsistencia seria razoavel. Mas vc mencionou acima de abrir o .mp como txt e recortar e colar as restrições para gerar um .mp com restrições.. Neste caso, seria esse o 0.0000001% de chance de manter os dados recortando do .mp anterior e colando no novo .mp gerado com o conversor?

Abraços.



Avatar do usuário
Igor
Mensagens: 205
Registrado em: 22 Set 2005, 00:06
Localização: Caxias do Sul - RS
Contato:

Re: Endereços e Restrições

#10 Mensagem por Igor »

Tua idéia não deve dar certo, Forster!

há os Node IDs que São diferentes de uma conversão prá outra.
Provavelmente com a tua idéia de juntar partes do MP (que ainda teriam que ser procuradas dentro do arquivo) iriam ficar Node IDs duplicados e/ou inconsistentes e fosse dar erro.


͍gor Tschoepke Goedel
eTrex 30
igortg arroba gmail ponto com

Forster

Re: Endereços e Restrições

#11 Mensagem por Forster »

Realmente Igor, seu comentário esta correto. Alguma ideia do que poderia ser o 0.00001% de chance?

Abracos.



Avatar do usuário
Igor
Mensagens: 205
Registrado em: 22 Set 2005, 00:06
Localização: Caxias do Sul - RS
Contato:

Re: Endereços e Restrições

#12 Mensagem por Igor »

Sim, uma pequena margem de segurança.

Se aparecer alguém que conseguiu manter, o Sérgio não pode ser acusado de ter dado informação errada, isso ficaria no 0,00001% :-)

Agora falando sério, não vejo como possam ser mantidas, acho que os 99,99999% do Sérgio São nesse sentido, se há alguma forma, ninguém sabe.


͍gor Tschoepke Goedel
eTrex 30
igortg arroba gmail ponto com

Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: Endereços e Restrições

#13 Mensagem por nqnnospam »

0,00001% porque alguém pode fazer tudo na mão, conferindo os NodeIDs, etc. É muito trabalho, pode ser feito, mas a chance de errar é muito grande.

Sobre o copiar e colar, a idéia é não usar o .mp gerado pelo mapedit, mas sim o do Conversor, só com as restrições criadas no Mapedit. Só serve para restrições. Para endereços até há como copiar e colar, mas seria um trabalho insano.

De qualquer jeito, até que haja um aplicativo capaz de tratar .gtm/.mp ao mesmo tempo sem detonar as restrições e endereços, será muito complicado tratar estas informações. E não sei se é 100% seguro fazer isso com um aplicativo do tipo Conversor, que só poderia sincronizar os arquivos Após eles serem modificados no GTM ou no Mapedit. O ideal seria o GTM tratar estas inforções (o "plugin").


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “TrackSource Geral”