Alerta de voz de radares e pedágios

Mensagem
Autor
bwstefano
Mensagens: 1
Registrado em: 01 Fev 2009, 23:40

Alerta de voz de radares e pedágios

#1 Mensagem por bwstefano »

Oi pessoal,
Desde que o usuário "cybergeneral" decidiu cobrar pelos alertas de radares que ele desenvolvia, senti muita falta de uma solução à altura. Outros usuários criaram novas versões de alertas mas, ainda assim, não achei que estava legal. Decidi criar eu mesmo um arquivo com radares no estilo daqueles que o "cybergeneral" criava. Todos os alertas sonoros possuem a voz da Gabriela. Ela fala, por exemplo: "Atenção: lombada eletrônica com limite de 30 km/h". Usei a base de radares do site MapaRadar e os pedágios cadastrados em AoMeuRedor.com.
Disponibilizo abaixo duas versões para download criadas hoje, 25 de janeiro de 2010:

Radares com alerta por velocidade excedente (10,2Mb): http://bit.ly/5JprEb
Radares com alerta por distância (10,2Mb): http://bit.ly/6q4QUs


Características:
- Arquivo de alerta por velocidade excedente:
Sempre que você estiver próximo a um radar e exceder a velocidade regulamentada, será avisado sobre sua presença. Além disso, existem as seguintes notificações por distância:
- Postos de Polícia Rodoviária são notificados 600m antes
- Postos de Pedágio são notificados 800m antes
- Semáforos com fiscalização eletrônica são notificados 100m antes SOMENTE COM ALERTA VISUAL

- Arquivo de alerta por distância:
Sempre que você estiver próximo a um dos pontos cadastrados, será alertado de sua presença. As distâncias para alerta variam:
- Radares com limite de velocidade entre...
-- 30 e 40 km/h são notificados 350m antes do dispositivo
-- 50, 60 e 70 km/h são notificados 400m antes do dispositivo
-- 80 e 90 km/h são notificados 450m antes do dispositivo
-- 100, 110 e 120 km/h são notificados 500m antes do dispositivo

- Postos de Polícia Rodoviária são notificados 600m antes
- Postos de Pedágio são notificados 800m antes
- Semáforos com fiscalização eletrônica são notificados 100m antes SOMENTE COM ALERTA VISUAL

Conteúdo colaborativo:
A grande diferença desse arquivo que criei para qualquer outro já feito é que sua manutenção será feita de forma colaborativa. Isso significa que todos vão poder criar suas versões, modificá-las e disponibilizá-las para o grupo. Funciona assim: vou disponibilizar todos os arquivos e programas usados na criação desses alertas e um tutorial explicando como desenvolver um arquivo assim. Além disso, enquanto eu estiver mantendo esses pacotes, vou receber sugestões e arquivos para serem utilizados nos alertas. Uma parte que eu acho que ficou bem feia, por exemplo, são as imagens usadas para marcar os radares e semáforos existentes e gostaria de receber a contribuição de outros colegas mais entendidos com edição de imagens para melhorar esse pacote. Assim, qualquer um contribui não somente adicionando novos radares ou padágios aos sites MapaRadar e AoMeuRedor, mas também participa diretamente da construção do pacote. Isso vai impedir qualquer possibilidade de abandono do pacote ou tentativas de cobrança, além de lançar novas versões mais rapidamente.
Inicialmente disponibilizo aqui somente os pacotes e farei eu mesmo as modificações propostas por vocês, companheiros do Portal GPS. Para a próxima versão, que pretendo liberar antes do Carnaval, já vou colocar todos os arquivos usados e o tutorial para criação na internet e colocarei aqui o link.
A licença para uso e modificação desse arquivo é da Creative Commons: "Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Genérica"

Ponha a mão na massa você também! Vamos juntos criar o melhor arquivo de radares brasileiros para GPS Garmin e mantê-lo sempre gratuito!



Avatar do usuário
NETO KASKA
Mensagens: 31
Registrado em: 14 Mai 2009, 13:21

Re: Alerta de voz de radares e pedágios

#2 Mensagem por NETO KASKA »

Parabéns pela iniciativa amigo.
Se vc quiser minha contribuição será um prazer pois também criei meu banco de dados personalizado porém com a voz da "RAQUEL" mesmo em .wav (sistema wave).
Consegui a voz da Raquel para utilizar em um sintetizador de vozes e portanto no meu ver ficou bom usando apenas um tipo de voz tanto para navegação quanto para os poi´s mas claro que gosto é gosto.
Segue o link que postei ontem com um exemplo disso que falei acima.
Estou a disposição.

h t t p : / / w w w . 4 s h a r e d .com/file/206457050/2a12bc36/exemplo_lombada_Eletronica_voz.html


Neto Kaska
_________________

logullo
Mensagens: 3
Registrado em: 24 Jan 2009, 10:16

Re: Alerta de voz de radares e pedágios

#3 Mensagem por logullo »

Olá colegas,
Estou na cidade de Curitiba e verifiquei que foram instalados vários novos radares e alguns foram mudados de local, hoje eu ainda uso o POI do cybergeneral mas gostaria de fazer parte do grupo como colaborador desse POI de radares do colega bwstefano.
Minha dúvida é de como seria a forma mais prática para conseguir essas informações dos pontos de radares da cidade, pensei a princípio de sair anotando o endereço e numero da rua dos radares novos que encontro, mas com o carro em movimento vai ser bem dificil, outra forma seria de indicar no GPS como ponto de favoritos, mas como passo esses pontos pra vcs depois?
Estou disposto a contribuir, mas gostaria de ter alguma idéia da melhor forma para isso.

Abraços.


_____________________
Logullo
nuvi 260W

luisapg
Mensagens: 57
Registrado em: 26 Abr 2009, 11:56

Re: Alerta de voz de radares e pedágios

#4 Mensagem por luisapg »

Este arquivo poderia ser colocado no IGO?



Thomas Raichle
Mensagens: 5
Registrado em: 25 Jan 2010, 08:28

Re: Alerta de voz de radares e pedágios

#5 Mensagem por Thomas Raichle »

Olá. eu moro em Curitiba tbm. Atualizei meu FOSTON 430N ontem, e ele está avisando radares e lombadas normalmente.

Se quiserem ajuda escrevam, euro_raichle@hotmail.com

Abraço...



Thomas Raichle
Mensagens: 5
Registrado em: 25 Jan 2010, 08:28

Re: Alerta de voz de radares e pedágios

#6 Mensagem por Thomas Raichle »

Ahhh, e se eu soubesse alterar esse esquema do aviso de radares, já teria tirado uns que o programa avisa mas não existem mais fisicamente... Se alguem me ajudar posso fazer isso...



cleber gol
Mensagens: 21
Registrado em: 09 Jan 2010, 15:20

Re: Alerta de voz de radares e pedágios

#7 Mensagem por cleber gol »

OLA ALGUEM SABE EM DIZER COMO POSSO CONFIGURAR PARA O MEU GPS FOSTON 430N, IGO 8.3.4 APARECER CONSTRUÇOES, PREDIOS ETC...
VALEU



wandersonjf
Mensagens: 2
Registrado em: 07 Jan 2010, 16:16

Re: Alerta de voz de radares e pedágios

#8 Mensagem por wandersonjf »

Muito bom... Parabéns pela iniciativa!!!

Atualizei meu Garmin 255w e funciona perfeitamente...

Aqui em BH tem novos radares de velocidade, vou salvar as coordenadas e te mando pra vc atualizar.

Abraço!



Avatar do usuário
dreh
Mensagens: 35
Registrado em: 27 Dez 2009, 16:32
Localização: Vila Velha - ES

Re: Alerta de voz de radares e pedágios

#9 Mensagem por dreh »

1- Está em wave?
2- Eu acho que a primeira coisa que o alerta deveria dizer seria a velocidade permitida, pois até ouvir a mensagem toda já passou um bom tempo útil pra diminuir a velocidade. Poderia ser tipo: "Atenção, 60km, radar à frente."
3- Poderia ter 2 arquivos, um pra cidade com distâncias menores, e um pra estrada com distância maiores.


Garmin Nuvi 255w

gbchris
Mensagens: 10
Registrado em: 28 Dez 2009, 10:54

Re: Alerta de voz de radares e pedágios

#10 Mensagem por gbchris »

Opa, valeu pelos arquivos.
Também quero contribuir. Estou em Campinas/SP e vou testá-los no final de semana.
Tenho dúvidas sobre como criar esse tipo de arquivo.
Quando puder, disponibilize a lista de programas e o tutorial. Também quero fazer o meu e disponibilizar pra comunidade.
Abraço!



rhony
Mensagens: 4
Registrado em: 22 Nov 2009, 15:59

Re: Alerta de voz de radares e pedágios

#11 Mensagem por rhony »

ola uma pergunta no meu caso eu ja tenho instalado um poi de radar que foi disponilizado pelo amigo ajcearano qual a raquel informa os radares sera que o seu alerta de voz funciona com o alerta de radar que ja esta instalado no meu garmin como complemento ou nao :lol:



coutinhobr
Mensagens: 1
Registrado em: 23 Jan 2010, 23:30

Re: Alerta de voz de radares e pedágios

#12 Mensagem por coutinhobr »

Boa noite a todos!
Excelente iniciativa! Também sou novo na utilização de GPS. Moro em Brasília e certamente vou ajudar a aprimorar os arquivos!

Abraços a todos!



seggia
Mensagens: 333
Registrado em: 13 Abr 2009, 18:44
Localização: Niterói

Re: Alerta de voz de radares e pedágios

#13 Mensagem por seggia »

bwstefano
Saudações
Também andei buscando o melhor poi para meu uso.
Para seu governo, no inicio, cheguei a comprar o poi do Cyber pois achava o dele muito bom. Ele os atualiza muito pouco e mantém forma única o que, hoje, acho não ideal.
Conforme fui estudando e evoluindo com a ajuda de vários colegas, passei a fazer meus próprios poi’s.
Hoje, ainda estou aperfeiçoando os que fiz, mas acho que podem ser uteis para todos nos.
Estou pronto a colaborar no que vc achar que precise para fazer poi's cada vez melhores.
Eu uso a voz da Raquel para os avisos. E cheguei à conclusão que é melhor personalizar os poi de acordo com a utilização.
Acho que um único poi para uso na cidade e estrada não é o ideal já que na estrada trafegamos com velocidade maior e o número de avisos é menor. Neste caso acho que para evitar surpresas, o aviso em distancias maiores evita freadas bruscas e ser multado por não frear a tempo. Outro ponto a considerar é em que velocidade vc, geralmente circula. Aos que viajam nos limites superiores da velocidade permitida seria importante avisos a distâncias maiores e aos que viajam a velocidade menores avisos a distâncias menores. Ou seja, acredito devemos disponibilizar poi's para algumas situações específicas.
Acho que se todos colaborarem para a difusão do conhecimento a este respeito poderemos chegar aonde vc imagina.
A atualização ficará mais fácil e podemos até estipularmos os intervalos a serem considerados para a atualização.
Parabens pela iniciativa,
seggia



gbchris
Mensagens: 10
Registrado em: 28 Dez 2009, 10:54

Re: Alerta de voz de radares e pedágios

#14 Mensagem por gbchris »

Seggia,

Testei seus POIs nesse final de semana. Na realidade, o de estrada. O da cidade ainda não utilizei.
Percebi que um dos radares da Rod. dos Bandeirantes não está cadastrado. Acho que vc utiliza a base do Maparadar, certo? Então, já pedi pro administrador cadastrá-lo. Não sei qual a frequencia de atualização, mas logo deve estar ok.
Percebi que você configurou somente com um aviso sonoro (BIP) para avisar de um radar ou pedágio. É uma opção pessoal, com certeza, mas no caso de estrada, que existem menos pontos, não seria mais prático se houvesse uma voz para informar (Atenção: radar 120 km/h a frente)? Bom, só uma sugestão .. 8)
Outra coisa: apesar de concordar que as distâncias para aviso das cidades e estradas tem que ser diferentes, acho que é possível um único POI, desde que as distâncias de aviso sejam configuradas de acordo com as velocidades dos radares. Por exemplo, até 70km/h (normalmente cidades) uma distância menor. De 80 a 110 uma maior e a 120 um pouco maior ainda.
Vou dar uma treinada e pesquisada nas dicas que vc passou acima e tentar criar uns POIs. Depois posto aqui pra quem quiser, fazer uns testes.
Abraço e muito obrigado por toda ajuda!



jamaral21
Mensagens: 1
Registrado em: 29 Jan 2010, 09:42

Re: Alerta de voz de radares e pedágios

#15 Mensagem por jamaral21 »

Amigo, não consegui baixar o arquivo pelo Link que está nele existe outra forma de fazer isso ?



seggia
Mensagens: 333
Registrado em: 13 Abr 2009, 18:44
Localização: Niterói

Re: Alerta de voz de radares e pedágios

#16 Mensagem por seggia »

gbchris
Saudações
Vou colocar, em breve, um poi novo atualizado com base no maparadar, versão fevereiro 2010.
Quanto a utilizar tipos de poi diferentes para estrada e cidade vc apenas verá diferenças nas distâncias entre eles.
Vou lhe dar um exemplo porque coloco distâncias diferentes entre os pois.
Na estrada que liga São Pedro da Aldeia e Macaé, no final de uma longa reta, temos um radar fixo ( pardal) de 50 km/h.
Normalmente ,a maioria dos motoristas, aproveitam esta reta para andar no limite de 110 km/h e, se o aviso for colocado a distância menor como no poi para cidade, vc não vai conseguir reduzir a velocidade à tempo ou vai ter de dar uma brecada forte. Vai correr o risco da multa ou levar uma batida por traz.
Acredito que outras armadilhas existam pelo nosso país a fora.
Os arquivos que coloquei tem avisos com a voz da Raquel . Não sei o que houve com o poi que vc baixou.
Há dois arquivos postados para estrada .Qual vc esta usando?O seu GPS aceita MP3?
Nos próximos poi’s vou colocar avisos para todas as formas de radares com voz diferente para cada um deles.
Coloquei , separados, os poi de pedágios e de quebra molas estes do projeto tracksource. Se vc quizer usar siga as orientações que tem no item
http://www.portalgps.com.br/viewtopic.p ... &sk=t&sd=a
Na página 9. Para sua utilização.
seggia



gbchris
Mensagens: 10
Registrado em: 28 Dez 2009, 10:54

Re: Alerta de voz de radares e pedágios

#17 Mensagem por gbchris »

seggia,
Entendi o motivo dos tipos "estrada" e "cidade" .. realmente a distância tem que ser diferente.
Mas uma pergunta .. quando vc troca os cartões, vc tem que desligar o GPS, ou pode fazer um "hot-swap"?
Tenho um nuvi 255w .. descobri que ele só aceita WAV, por isso não recebia as mensagens ... :(
Se, na sua próxima versão (fev/10), você puder disponibilizar uma versão em WAV também, eu agradeço ! .. :mrgreen:
Valeu,



seggia
Mensagens: 333
Registrado em: 13 Abr 2009, 18:44
Localização: Niterói

Re: Alerta de voz de radares e pedágios

#18 Mensagem por seggia »

gbchris
Saudações
Vou tentar fazer um com wav. Eu uso o software naturalreader para criar as vozes. Vou ver se tem opção para gravar em wav. Se tiver vai ser mole de fazer. Senão vou dar outro jeito.
Quanto aos cartões vc não deve retirá-los com o GPS ligado. Faça a troca antes de ligá-lo e não se esqueça de deixar a pasta poi do GPS vazia senão ele vai usar o poi do gps e do cartão juntos. Vai dar zebra se forem de mesmo objetivo.
Acho que vc entendeu bem o porquê de poi's diferentes, mas, ainda há outra razão para colocar outras coisas no cartão.
Se vc usa o mapa do tracksource que, como vc sabe, são atualizados com freqüência, é melhor gravá-los no cartão evitando usar a memória do GPS para gravar/apagar gravar/apagar. Vc pode dar um azar de ter um arquivo corrompido e ai vai dar um trabalhão para concertar o bicho.
Os mapas que mudam de versão mais raramente eu coloco na memória do gps. Escolho a que vou habilitar de acordo e não tenho tido problemas.
seggia



Ajuz
Mensagens: 16
Registrado em: 03 Mai 2009, 21:55

Re: Alerta de voz de radares e pedágios

#19 Mensagem por Ajuz »

Algumas perguntas:

1°- Tem os pedágios do RJ?
2°- Qual é a última data de atualização dos radares do RJ?

Grato.



Avatar do usuário
Schmidt
Mensagens: 144
Registrado em: 27 Out 2008, 08:15
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Alerta de voz de radares e pedágios

#20 Mensagem por Schmidt »

seggia, você não precisa ter o trabalhão de gerar suas mensagens novamente em WAV. Uma vez que você tem seus alertas em MP3 é simples converter em WAV de uma tacada só.
Quando quero converter MP3 em WAV eu uso o WinAmp versão gratuita, é só escolher o plugin de saída com o Disk Writer como na figura abaixo:

Imagem


nüvi 780 - Oregon 450

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Serie Nuvi”